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Aberta a 1ª ABF Franchising Week

Aberta a 1ª ABF Franchising Week
João Baptista Junior apresenta dados comparativos dos mercados de food service dos Estados Unidos e do Brasil

Na manhã desta segunda-feira (13/6) foi aberta a 1ª ABF Franchising Week com o 10º Seminário Setorial de Food Service e Pós-NRA ABF, evento em que foram apresentados os resultados da 10ª edição da pesquisa do setor, encomendada pela Associação à consultoria ECD Food Service . O primeiro dia do evento, que termina no dia 18 com o encerramento da 25ª ABF Franchising Expo, reuniu mais de 200 congressistas no Expo Center Norte, em São Paulo.

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Cristina Franco na abertura da ABF Franchising Week

“Começamos a franchising week com um dos segmentos mais representativos, se não o mais representativo do franchising, que é o de Alimentação”, declarou a presidente da Associação, Cristina Franco. Fazendo referência ao momento vivido pelo País, a executiva afirmou: “Precisamos repensar o Brasil e o que faz o franchising ser diferente é que ele está sempre se repensando”.

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João Baptista Junior, coordenador do Comitê de Alimentação da ABF

João Baptista Junior, coordenador do Comitê de Alimentação da ABF, ressaltou que o segmento representa 20% da receita do franchising e o comitê, criado há 13 anos, reflete o próprio segmento. “A essência do nosso grupo está na confiança. O setor de alimentação é forte e unido. Exemplo está na participação recorde de marcas na pesquisa”. O estudo contou com uma amostra representativa de 80 marcas, que correspondem a cerca de 60% da receita do segmento.

O evento contou com um importante time de palestrantes. Gabriel Mariotto, gerente sênior de marketing e inteligência de mercado da Cielo, apresentou um panorama do desempenho do varejo e das franquias comparado aos negócios independentes.  Dados da companhia mostram que o mercado de food service tem mantido um crescimento de 0,4 pontos percentuais desde 2013.

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Painel tratou dos “Pilares indispensáveis para uma rede de sucesso”

No painel “Pilares indispensáveis para uma rede de sucesso”, Ricardo Bomeny, CEO do Grupo BFFC, que reúne as marcas Bob’s, Yoggi, Doggis, KFC e Pizza Hut; Salim Maroun, CEO da Bloomin’ Brands, presente no Brasil com os restaurantes Outback, Abbraccio e Flemings; Ricardo Alves, presidente executivo da Halipar, holding das marcas Griletto, Jin Jin Wok e Montana Grill; e Philippe de Grivel, gerente de supply chain da Subway, apresentaram cases de inovação, os princípios e crenças que norteiam suas empresas e algumas das ações estratégicas que resultaram em sucesso para as redes. Marcelo Rodrigues, sócio da Francap, moderou o painel apresentado por Marcelo Biasoli, superintendente de estratégia corporativa e marketing da Seguros Sura.

Bomeny detalhou as ações de reposicionamento do Bob’s. A tradicional rede de lanchonetes passou por uma completa revisão de design, logomarca, produtos e modelo de comercialização, equipamentos e processos mais avançados no modelo de operação de lojas. Segundo Bomeny, tudo foi feito com customização, e personalização muito fortes. Terminais de autoatendimento, em média dois por loja, também fazem parte dessas ações. O foco em sustentabilidade está, por exemplo, no avanço da coleta de lixo seletiva, nos projetos de redução de energia e na utilização de móveis com madeira de origem certificada.

As pessoas são o principal ativo da Bloomin’ Brands, onde 96 mil pessoas trabalham. “Marca para mim são pessoas, visão, princípios, liderança, estas são a alma de nossas marcas. Se cuidarmos de nossas pessoas, a instituição cuidará dela por si mesma,” definiu Maroun.

Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF, Mauro Peres, coordenador do comitê de Business Intelligence da entidade, Enzo Donna, diretor geral da consultoria ECD Food Service e Simone Galante, CEO da Galunion, analisaram os resultados da Pesquisa Setorial de Food Service da ABF. (Para acessar a pesquisa, clique aqui).

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André Friedheim, diretor internacional da ABF, destaca o NRA Show

Pós-NRA Show ABF

No painel de encerramento, o Pós-NRA Show ABF 2016, maior evento mundial da indústria de alimentação, promovido pela norte-americana National Restaurant Association, os especialistas do Grupo ABF que participaram da missão em Chicago realizada em maio detalharam os principais temas, desafios e tendências do mercado de Food Service dos Estados Unidos e sua relação com o setor de food service no Brasil. O painel contou com a participação de André Friedheim, diretor internacional da ABF, João Baptista Junior, Simone Galante e Julio Monteiro, CEO da Megamatte.

Segundo Baptista, os mercados americano e brasileiro têm uma diferença estrutural considerável. Enquanto lá 62% são de redes estruturadas, no Brasil elas têm uma fatia de apenas 19% do setor. “Isso mostra o potencial que há no mercado de food service brasileiro. Temos um espaço grande de crescimento da alimentação fora do lar”, avaliou Baptista.

De acordo com Friedheim, os Estados Unidos vivem a “era dos megafranqueados”, os empresários do franchising com no mínimo 100 unidades.

Entre as tendências, Simone destacou a importância dos millennials, ou geração Y, conceitualmente as pessoas nascidas entre 1980 e 2000, que estão e continuarão ditando os rumos do consumo e dos negócios mundialmente. Concluindo, Simone enfatizou o que é essencial que as redes de franquia façam: “Valorizar nossas equipes, nossos convidados clientes, manter a relevância, reinventar conceitos e trazer isso para a maior simplicidade possível”.

O primeiro dia da ABF Franchising Week foi bem avaliado pelos participantes. Para Bruno Gorodicht, sócio executivo da rede Espetto Carioca, “sem dúvida alguma, o ponto alto do primeiro dia foi a troca de experiências aliada à visão de grandes gurus do mercado de food service. Aliás, o formato foi excelente e o tema é extremamente atrativo”. Ainda segundo Gorodicht, fechar com as informações do NRA Show 2016 enriqueceu ainda mais o conteúdo do dia, com informações muito relevantes da grande referência do mercado de food service mundial, os EUA.

De acordo com Luiz Felipe Costa, sócio-fundador do Grupo Billy The Grill, foi “muito boa a iniciativa da ABF com esse evento que nos proporciona conhecer as ações das redes do nosso segmento, proporcionando a troca de experiências e promovendo a identificação com as tendências de Food Service mundial. Além disso, as palestras fazem com que nós, franqueadores, abramos as nossas mentes para pequenas ações que fazem diferença no dia a dia da operação”.

Fotos: Keiny Andrade