ABF Rio promove workshop sobre Consultoria de Campo

Com o auditório lotado, a Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) trouxe o especialista em Franchising, membro do Conselho de Ética da ABF e consultor da Praxis Business, Adir Ribeiro, que ministrou a palestra “Consultoria de Campo e Relacionamento com a Rede”. A apresentação ocorreu nesta quarta-feira (18/10), durante o Café com Franquia, evento mensal da entidade, em sua sede no Centro da cidade.

Dentre as questões abordadas, destaque para atuação do franqueador como empresário e empreendedor e as características de comportamento do consultor no relacionamento com os franqueados e colaboradores. Além disso, Adir expôs a rotina e as ações deste profissional, enfatizando a importância dele para a rede. “O consultor de Campo tem um papel fundamental na rede. É preciso alinhar as expectativas. Isso gera resultados e engajamento”. Adir apresentou a sua metodologia “OVG – Operações,  Vendas e Gestão”, além de trocar experiencias e fazer exercícios com os cerca de 60 participantes sobre o dia a dia das suas operações.

Plateia participando ativamente das discussões

Ribeiro ressaltou também a importância da cultura da rede e a relação dos empreendedores com o atual cenário do mercado. “Ser empreendedor é lutar todo dia contra a sua zona de conforto. As crenças e valores devem ser trabalhadas com os franqueados. A relação deve ser verdadeira e o franqueador precisa se por no lugar de seus parceiros”, afirmou.

Gerenciar uma rede necessita planejamento. A consultoria de campo é uma atividade que visa promover o desenvolvimento do franqueado, ajudá-lo a alcançar melhores resultados, garantir a integridade da marca e criar uma relação de diálogo, em via de mão-dupla. Para o especialista, é essencial proporcionar à rede franqueada uma experiência de atendimento positiva, reduzir o ‘atrito’ no relacionamento e ampliar o engajamento dos franqueados e suas equipes. “Engajamento vai muito além de satisfação. Envolve comprometimento, resiliência, entusiasmo e a busca por desafios. O comportamento da equipe de consultoria de campo tem forte influência sobre o engajamento dos franqueados”, afirmou.

Para a presidente da ABF Rio, Eliane Bernardino, a metodologia explicada pelo palestrante Adir Ribeiro, de maneira descontraída e bem-humorada, sempre com muita interação com os presentes, ajudou a apresentar o tema de uma maneira didática e aplicável, o que foi elogiado pelos associados que participaram do workshop. “Queremos realizar, cada vez mais, encontros que contribuam no desenvolvimento dos associados e que ajudem a promover mudanças e a aumentar o sucesso em suas empresas. Este Café com Franquia foi um claro exemplo”, concluiu a presidente.

Confira abaixo a galeria de fotos