Selo de Excelência em Franchising 2018: ABF anuncia marcas chanceladas

Selo
28º Selo de Excelência em Franchising ABF: recorde de inscrições e marcas chanceladas

Receber a aprovação dos franqueados, após uma detalhada pesquisa de satisfação envolvendo os mais relevantes aspectos da rede de franquias. Este é o principal objetivo das marcas que almejam obter o Selo de Excelência em Franchising (SEF), a mais importante chancela do mercado de franquias brasileiro. E em reconhecimento às redes que alcançaram tal desempenho, a ABF – Associação Brasileira de Franchising tem a honra de anunciar as marcas chanceladas neste ano (veja a lista completa abaixo).

Importante “termômetro” da gestão das redes, a Pesquisa do SEF 2018 indica que os maiores índices de satisfação dos franqueados com suas respectivas empresas franqueadoras estão relacionados à expectativa e efetivação do plano de negócios traçado. Associado a esse fator, os franqueados assinalaram, ainda, terem maior predisposição em abrir outras unidades da rede e em recomendar o mesmo negócio a outras pessoas.

O estudo aponta, ainda, que os franqueados também avaliaram positivamente a performance operacional e global das redes participantes do estudo, sinalizando mais uma vez a maturidade das marcas chanceladas (confira abaixo a metodologia da pesquisa e do Selo).

“Os principais resultados da Pesquisa do Selo este ano refletiram o trabalho das redes que conquistaram a chancela ao buscarem a excelência em suas gestões. Mais do que uma chancela, o Selo de Excelência em Franchising da ABF possibilita às marcas participantes analisar seus pontos fortes, aqueles em que a rede precisa melhorar, além do que, a pesquisa é um importante instrumento de direcionamento, confirmação e reorientação de políticas e metodologias de gestão da rede”, observa Altino Cristofoletti Junior, presidente da entidade.

A análise da correlação entre as questões da pesquisa permite identificar outros fatores avaliados pelos franqueados. A satisfação geral do franqueado no último ano, em todos os aspectos da rede, tem uma alta correlação positiva com os seguintes fatores: a franqueadora buscar novas alternativas e soluções para o cliente, visando aumentar a rentabilidade ou a participação de mercado da sua franquia; o suporte da franqueadora – treinamentos, reciclagem, consultoria de campo, manuais, sistemas, dentre outros, ou seja, tudo o que envolve o suporte; os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado – comitês, convenções, encontros regionais, Conselho, etc.; abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing promovidas pela franqueadora e a destinação dos investimentos para as ações de marketing.

Recorde de marcas participantes e chanceladas
Nesta 28ª edição do SEF, houve um recorde de redes participantes e chanceladas. Inscreveram-se 251 marcas, 248 concorreram à chancela (três participaram apenas da pesquisa) e 218 a conquistaram. Para tanto, foram realizadas mais de 1,1 mil entrevistas qualitativas com franqueados, um recorde também. Para Décio Pecin, presidente da Comissão de Ética da ABF, “o Selo de Excelência em Franchising reafirma a altíssima relevância da chancela em nosso mercado, não só pela tradição, mas pela qualidade e segurança atreladas à ABF, entidade que representa o setor de franquias no Brasil. Destaco a importância dessa chancela ser proporcionada pelos próprios franqueados da rede por meio de pesquisa, de forma espontânea e verdadeira. Ao longo de sua história, o SEF desenvolveu e consolidou uma metodologia sólida, tornando-se também uma ferramenta de altíssimo valor agregado para a gestão da marca, relacionamento com franqueados e engajamento da rede. Outro ponto fundamental no processo é o próprio resultado da pesquisa em formato de relatório, entregue pela ABF a cada franqueador participante do processo. Portanto, a simples submissão da rede a esse escrutínio já é um benefício importante e a obtenção do Selo uma verdadeira vitória, ainda mais se lembrarmos que no Brasil operam mais de 2,8 mil redes franqueadoras. Logo, menos de 10% das redes possuem a honraria”.

A pesquisa do Selo traz, ainda, outros resultados qualitativos importantes. É o caso da maior média do Índice de Performance Global. De acordo com Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, “em relação a esse índice, os franqueados assinalaram sua aprovação à franquia escolhida, afirmando que teriam novas unidades, caso estivessem pensando em iniciar um novo negócio e indicariam esta mesma franquia a um amigo ou familiar que estivesse buscando uma oportunidade de negócio”.

Destaques por categoria

Selo
Redes da Categoria Pleno comemoram o Selo

O Selo de Excelência em Franchising é dividido em três categorias. As marcas com ao menos dez franqueados e dois anos de atuação no mercado fazem parte da Categoria Pleno. De acordo com a pesquisa, o destaque do SEF 2018 nesta categoria é a rede Centro de Ensino Grau Técnico.

Assista ao vídeo com depoimentos de selistas da categoria Pleno:

Marcas com no mínimo 30 unidades franqueadas e cinco anos operando no franchising  integram a Categoria Sênior. Nela, segundo o estudo, a rede First Class obteve maior projeção.

Selo
Categoria Sênior: marcas celebram a conquista do SEF

Veja o vídeo que ilustra os premiados Sênior:

Já as redes de maior porte e mais maduras do setor de franquias brasileiro estão reunidas na Categoria Máster. São marcas que contam com 60 ou mais unidades e operam no franchising há mais de dez anos. A rede que alcançou melhor performance nesta categoria, de acordo com a pesquisa da ABF, é a Influx English School.

SeloCelebração: marcas da Categoria Máster comemoram a conquista do Selo de Excelência em Franchising

Assista ao vídeo com depoimentos de marcas selistas da categoria Máster:

Troféu especial
Para homenagear as marcas detentoras de Selos por vários anos, a ABF instituiu a entrega de um troféu especial. No 28º Selo de Excelência em Franchising, as redes homenageadas são:

Por 20 chancelas até 2018 – Ouro: Habib’s e Rei do Mate.

Por 15 chancelas até 2018 – Prata: Camarão & Cia., Casa do Construtor, Giraffas, Montana Grill, Morana, Multicoisas, PUC, Skill, Spoleto e The Kids Club.

Por 10 chancelas até 2018 – Bronze: AlphaGraphics, Chilli Beans, Guendai, Gordão Lanches, Influx English School, Instituto Embelleze, Megamatte, Onodera, Patroni Pizza, Prepara Cursos Profissionalizantes, Ragazzo, Risotto Mix e Santa Lolla.

Confira a lista completa das marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2018:

Pleno Sênior Máster
ACQIO 10 PASTÉIS 5ÀSEC
ACTIONCOACH BRASIL A FÓRMULA ÁGUA DOCE CACHAÇARIA
ALPHAGRAPHICS ALPHABETO AREZZO
ANACAPRI APOLAR IMÓVEIS ASTRAL
ARTEX ARQUIVAR – GESTÃO DE DOCUMENTOS BOB´S
ARTWALK AUXILIADORA PREDIAL CARMEN STEFFENS
AUTHENTIC FEET AVATIM CASA DO CONSTRUTOR
BALONE BEBELU SANDUÍCHES CCAA
BELLA GULA BIBI CEBRAC – CENTRO BRASILEIRO DE CURSOS
BILLY THE GRILL BURGER & GRILL BONO PNEUS CHILLI BEANS
BOALI CAFÉ DO PONTO CHINA IN BOX
CAFÉ DO FEIRANTE CAMARÃO & CIA CI
CAPODARTE CASA DE BOLOS CNA
CASA BAUDUCCO CHIQUINHO SORVETES COIFE ODONTO
CASA PILÃO CLUBE MELISSA DEKRA
CATA-VENTO CÓDIGO GIRLS DEPYL ACTION
CAVERNA DO DINO COLCCI DIVINO FOGÃO
CENTRO DE ENSINO GRAU TÉCNICO CROASONHO DOMINO’S PIZZA
CETELBRAS EDUCACIONAL DAMÁSIO EDUCACIONAL EMAGRECENTRO
CONSTANCE DOCTOR FEET FEDERAL INVEST
CULTURA INGLESA DROGARIAS MAX FISK CENTRO DE ENSINO
DIOLASER ENSINA MAIS FLASH COURIER
DOCTOR MED CLÍNICA MÉDICA PARTICULAR EVOLUTE CURSOS PROFISSIONALIZANTES FLYTOUR FRANCHISING
DR JARDIM EXPERIMENTO GIRAFFAS
DUMOND FARMELHOR HABIB´S
ESPAÇOLASER FASTFRAME – MOLDURA NA HORA HERING STORE
ESPETTO CARIOCA FIRST CLASS HOPE LINGERIE
EURODATA INTERATIVA GOU IMAGINARIUM
EVIDENTE GRILETTO INFLUX ENGLISH SCHOOL
EXPENSE REDUCTION ANALYSTS – E.R.A BRASIL GUIA-SE NEGÓCIOS PELA INTERNET INSTITUTO EMBELLEZE
FARMÁCIA ARTESANAL HAVAIANAS JIN JIN
FARMÁCIA ROVAL HERING KIDS KONI STORE
FORUM HOME ANGELS KOPENHAGEN
FRANQUIA REDE ORTOESTÉTICA IE INTERCAMBIO NO EXTERIOR KUMON
GENDAI JAPANESE FAST FOOD IGUI LILICA & TIGOR
GLOBAL STUDY IGUI TRATABEM LOCALIZA RENT A CAR
GORDÃO LANCHES INSTITUTO MIX MCDONALD´S
HINODE JORGE BISCHOFF MEGAMATTE
ICE CREAMY SORVETES LANCHÃO & CIA MICROLINS
IGA LIG LIG DELIVERY MMARTAN
INSPIRAR LUBRAX + MONTANA GRILL EXPRESS
INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS MINDS ENGLISH SCHOOL MORANA
LEZ A LEZ MOLDURA MINUTO MR. CAT
LINK MONITORAMENTO MR. MIX – MILK SHAKES MR. PRETZELS
L’OCCITANE EN PROVENCE NÃO+PÊLO MULTICOISAS
LOFT NTW CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL NUTTY BAVARIAN
LOJAS CALCI ODONTOCOMPANY O BOTICÁRIO
LOUYT ON BYTE ODONTOCLINIC
MAGIC FEET ONODERA ESTÉTICA ORTHODONTIC
MANIA DE CHURRASCO! PRIME STEAK HOUSE ORTOPLAN – ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS ÓTICAS CAROL
MARIA BRASILEIRA OUTLET LINGERIE PATRONI PIZZA
MERCADÃO DOS ÓCULOS PARK IDIOMAS PBF – INGLÊS E ESPANHOL
MIL MILK SHAKES PARMEGGIO GRELHADOS E LANCHES PEOPLE COMPUTAÇÃO
ORTHOCRIN PELLO MENOS DEPILAÇÃO PORTOBELLO SHOP
ORTHOPRIDE PHARMAPELE PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES
OUTER. SHOES POSÉ PUKET
PELO ZERO DEPILAÇÃO RAGAZZO QUALITY LAVANDERIA
PEZINHO E CIA REDEORTO REI DO MATE
PINGU´S ENGLISH CENTER REMAX RESTAURA JEANS
PROCOB ROCKFELLER LANGUAGE CENTER S.O.S COMPUTADORES
PUC SILUETS SANTA LOLLA
RISOTTO MIX GASTRONOMIA SOBRANCELHAS DESIGN SKILL INGLÊS E ESPANHOL
RONALDO ACADEMY SPÉ O SPA DO PÉ SODIÊ DOCES
SESTINI SUCO BAGAÇO SORRIDENTS
SORRISUS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS TIP TOP SPOLETO
SP IMPLANTES TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS TUTORES SUPERA – GINÁSTICA PARA O CÉREBRO
SR. SORVETE VAZOLI THE KIDS CLUB – INGLÊS SÓ P/ CRIANÇAS
STALKER VIA MIA UNIDAS ALUGUEL DE CARROS
STERNA CAFÉ WERNER COIFFEUR UPTIME CONSULTANTS – COMUNICAÇÃO EM INGLÊS
TEVAH WORLD STUDY WIZARD BY PEARSON
TOUCH WORLD TENNIS YÁZIGI
VIVENDA DO CAMARÃO YES RENT A CAR YES! – CURSO DE IDIOMAS
VIZINHANDO GASTRONOMIA DE BAR
YOGGI

 

Metodologia do SEF
A ABF promove todos os anos o Selo de Excelência em Franchising – SEF, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens. O questionário de satisfação atual conta com 21 perguntas. As perguntas são agrupadas em 5 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional, Relacionamento e Sustentabilidade), sendo que cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtida pela rede individualmente (medido por uma média ponderada dos itens mencionados anteriormente) e atrelada à comparação deste resultado com o obtido com os demais participantes na mesma categoria, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.

Fotos: Keiny Andrade e Marcel Uyeta