Se existem alguns segredos para ser uma franquia de sucesso e manter a excelência por meio do Selo de Excelência em Franchising (SEF) da ABF, eles foram revelados durante o Webinar “Selo de Excelência em Franchising: como conquistar esse importante reconhecimento para a sua marca” realizado pela ABF Rio em seu canal no YouTube nesta quinta-feira, 23 de maio. Com a presença de franqueados de diferentes categorias (Mega, Pleno, Sênior e Master), entre eles o presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento (YES! Idiomas) e o vice-presidente da entidade, Júlio Monteiro (Megamatte), que foi o mediador do evento.
Na categoria Mega, Humberto Madeira (Prudential) e Rafael Pardo (Spoleto); na Máster, Clodoaldo Nascimento (YES! Idiomas); da Sênior, Flavio Barros (Fuel Eyewear) e Bruno Gorodicht (Espetto Carioca), e da categoria Pleno, Luiz Pedreira (Spa do Pé). “Concedido anualmente para as principais empresas do mercado de franquias, o Selo tem a parceria com a Nielsen, que faz a pesquisa com os franqueados das marcas e todo o processo de auditoria, analisando as performances econômicas, operacionais e relacionais, além dos critérios de ESG”, destacou Monteiro. Com os dados obtidos no processo de obtenção do Selo ABF, as marcas têm, ainda, oportunidade de extrair informações reais e completas de sua rede para entender tudo o que tem que ser olhado e corrigido e observado e fortalecido.
De acordo com os empresários, a honraria é extremamente relevante para dar uma visão interna da rede que traz oportunidades de evolução. “Com esses dados, a franquia pode fazer um alinhamento de longo prazo, além de ter uma visão mais transparente no relacionamento com os clientes, pois o trabalho é feito com critérios internos, mas chancelados por uma consultoria externa e especializada da Nielsen”, assinalou Madeira, da Prudential.
Nesse processo, de acordo com Pardo, do Spoleto, um grande desafio é transformar os relatórios em análises em ações práticas para a realidade sensível dos franqueados. “É importante que tenhamos uma escuta ativa da rede em todas as etapas e uma das grandes riquezas do Selo é o relatório detalhado fornecido às marcas, pois ele permite ver oportunidades e pontos que trazem necessidade de correção. As empresas fazem um ótimo aproveitamento desse material se estiverem abertas a escutar e entender, aprendendo nesse processo”, ressaltou ele.
Resultados na prática
Os franqueados querem resultados financeiros, afinal, o modelo de negócio do franchising é testado e aprovado, com transferência de know-how. Por isso, de acordo com Nascimento, dois indicadores são primordiais: performances econômicas e operacional, pois são decisivos para os resultados positivos ao final de cada mês. “Nosso papel é com o dia a dia do franqueado e com o cumprimento do padrão da rede franqueadora, pois sabemos como cada procedimento do dia a dia é importante no final”, disse o presidente da ABF Rio.
Nesse sentido, as etapas de preparação são fundamentais e é preciso se preparar continuamente, ensina Barros, da Fuel Eyewear, detentor do SEF na categoria Sênior. “A preparação se dá ao longo de todo o ano e a adaptabilidade é chave para o sucesso, porque em torno da franquia há um cenário complexo: incertezas econômicas, mercado externo, variação cambial, alfândega, relacionamento com a rede etc. Diante de tudo isso, a participação dos franqueados no processo decisório das redes é fundamental e é para isso que existem os conselhos mensais”, explica. De acordo com ele, as ações e a participação são necessárias para que a colaboração entre todos seja sentida e aproveitada em ações práticas como projetos sociais, eventos, colaborações e outras iniciativas para crescimento da marca.
Mais um segredo revelado: trocas e resultados
Receber o Selo da ABF é um passo importante para a excelência, mas a sua manutenção é uma garantia ainda maior para uma franquia de sucesso. Segundo Gorodicht, da Espetto Carioca (categoria Sênior), um dos passos para sempre estar entre as franquias mais competitivas e detentoras da chancela, é o acompanhamento do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) em detalhes e isso pode ser feito por meio de incentivos financeiros, resultando em dados concretos para garantir a rentabilidade e o crescimento da marca de forma consistente. “A observação dos números e dados vai além da visita de loja: a gente se antecipa e pode trabalhar com as mudanças que precisam ser feitas, levando em conta critérios técnicos que elegem as franquias para receber o Selo de Excelência”, explicou.
Para uma franquia de Saúde e Bem-Estar, como a Spa do Pé (categoria Pleno), a capacitação tem um papel fundamental, explica Luiz Pedreira, CEO da marca. “Toda franquia precisa mensurar resultados e ter foco na lucratividade. Ter suporte e um pessoal preparado para chegar a esses resultados é uma das etapas fundamentais para o Selo”, afirma ele. “Na nossa franquia, por ser um negócio extremamente técnico, desenvolvemos parcerias em nível universitário para deixar todo o time preparado, oferecendo suporte técnico e de campo. É um suporte geral, unindo profissionais das unidades e os franqueados, impulsionando o desenvolvimento de tecnologias para o crescimento da rede”, concluiu.