Ao falar do Franchising Íntegro, creio que seja necessário dar um panorama do ponto de vista institucional do trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira de Franchising e da vivência das boas práticas do setor. A ABF tem como principal papel desenvolver, replicar tais práticas, e capacitar o público para que elas sejam adotadas sempre. A entidade tem, ainda, a função de ser uma voz ativa, especialmente junto ao poder público (no seu trabalho de advocacy), levando conhecimento a respeito do franchising.
Outro importante aspecto do trabalho da ABF está relacionado aos “prospects” ou potenciais franqueadores ou franqueados, procurando apurar e melhorar a cada dia a qualidade da informação levada a eles, tendo uma área de Inteligência de Mercado para entender o que está acontecendo com ele. A entidade procura, dentro do sistema de franquias, criar mecanismos que incentivem a troca de informação de qualidade, como por exemplo, o Selo de Excelência em Franchising. Por meio da pesquisa do SEF, feita por uma empresa independente com a base de franqueados, podemos entender a qualidade do serviço prestado pela franqueadora aos seus franqueados e assim eles, por meio da pesquisa, chancelam as redes com melhor desempenho. E, mais do que reconhecer, a Associação entrega às redes participantes uma pesquisa de alta qualidade para que elas possam trabalhar nas oportunidades de melhoria do seu negócio.
Para o candidato a franqueado, a ABF tem uma série de canais que são fonte de informação e conhecimento, e que leva a ele informações fidedignas com a velocidade do digital, para que o potencial franqueado tenha onde aterrissar e validar algumas informações do plano de negócio prometido pela rede de franquia a ele como candidato a franqueado. A entidade conta com o Portal do Franchising, a ABF Academy, o Podcast Fala Franchising e o Guia Oficial de Franquias (também impresso), disponíveis no seu site (www.abf.com.br), além do Portal Parceria Sebrae ABF (https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parceriaabf).
O trabalho da ABF por um Franchising Íntegro também envolve expandir o franchising de qualidade para o interior do Brasil como um todo, disseminando conhecimento, informação igualmente qualificada, capacitação, networking, ou seja, um franchising de qualidade para os candidatos a ingressarem no sistema, tanto como franqueadores quanto como franqueados.
O franchising brasileiro já é benchmark e referência para o mundo, e o papel da ABF também é levar o que há de melhor no setor nacional para outros países, e o know-how das boas práticas, isso feito por meio da nossa Diretoria Internacional e também da parceria com a ApexBrasil.
Como exemplo, do ponto de vista da vivência da rede de educação que fundei e lidero nas boas práticas do setor (essência do Franchising Íntegro), a espinha dorsal do sistema da rede é o Programa de Excelência em Franchising (PEF) no qual está todo o manual que o franqueado precisa seguir detalhadamente – desde KPIs, práticas operacionais, de gestão e de ESG, por exemplo – para que ele possa operar a sua franquia com qualidade e ser bem-sucedido.
Entendo que o Franchising Íntegro está muito vinculado ao ESG, especialmente à prática de governança que, no caso dessa rede, é o PEF. E além dele, ainda exemplificando as boas práticas de governança, nossa empresa é auditada por uma big four há quatro anos.
Concluindo, trabalhamos em nossa base de alunos e com os franqueados com um programa NPS (Net Promote Score – pesquisa de satisfação) que acompanha e monitora seu grau de satisfação com a franqueadora e as nossas equipes têm metas para melhorar o desempenho da empresa ano a ano.
Essas são práticas que nos dão a certeza, tanto do ponto de vista da ABF quanto da rede, de que vivenciamos o Franchising Íntegro.
Rogério Gabriel
Foto: ABF/Divulgação
*Rogério Gabriel é diretor de Desenvolvimento de Mercado da ABF – Associação Brasileira de Franchising, fundador e CEO do Grupo MoveEdu (formado pelas marcas Prepara Cursos, Microlins e Ensina Mais Turma da Mônica)