Início Notícias ABF em Ação Visitas técnicas marcam dia de entrega do Selo de Excelência em Franchising ABF

Visitas técnicas marcam dia de entrega do Selo de Excelência em Franchising ABF

Visitas técnicas marcam dia de entrega do Selo de Excelência em Franchising ABF

As chanceladas Chilli Beans, CNA, Flytour, Hope, Kumon, New Era e RE/MAX receberam grupos de associados representantes de outras redes igualmente selistas.

Elas já se tornaram tradicionais e são um atrativo a mais no dia da Cerimônia de Entrega do Selo de Excelência em Franchising e do Prêmio ABF Destaque Franchising. As visitas técnicas (VTs) de representantes de redes chanceladas a outras igualmente selistas, organizadas pela Associação, se tornaram também um programa indispensável e uma oportunidade para marcas de fora de São Paulo conhecerem redes de referência do setor localizadas na capital e região.

Exclusivas para as redes chanceladas, com as VTs a ABF tem por objetivos principais promover troca de experiências e conhecimento, networking e maior integração entre os associados.

Anfitriãs
Neste ano foram sete redes anfitriãs que receberam, na última sexta-feira (5/5), grupos de associados que se inscreveram para participar das VTs: Chilli Beans, CNA, Flytour, HOPE, Kumon, New Era e RE/MAX.

A rede Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia. Vinte anos depois, se consolidou como a maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, com mais de 1.000 pontos de venda, incluindo Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Chile, México, Estados Unidos, Portugal, Kuwait e Tailândia. Tendo o fast fashion como plataforma de negócios, com lançamentos de 10 novos modelos por semana, a Chilli Beans foi pioneira no conceito de ótica self-service, que permite ao cliente manusear e experimentar os produtos, e a primeira com PDVs monomarca no segmento. Recentemente, a marca tornou-se case de estudos na Harvard Business School, onde Caito Maia, presidente da Chilli Beans, contou sua história de sucesso.

O CNA é uma das mais tradicionais e maiores redes de ensino de idiomas do Brasil. Fundada em 1973 por Luiz Gama em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, atualmente a franquia reúne mais de 600 unidades distribuídas por todo o País e cerca de 8.000 colaboradores. Tendo à frente o CEO Decio Pecin, a rede, que já era referência no mercado e no segmento de Educação, avançou ainda mais com os investimentos em tecnologia, alavancados devido à pandemia de Covid-19. Para atender os diferentes perfis de investidores, a franqueadora oferece sete modelos de negócios: Microfranquia (novidade na rede), Studio, Compacta, Pequena, Média, Grande e Escola. O Prêmio ABF Destaque Franchising de Franqueador do Ano em 2021 veio coroar uma brilhante trajetória da rede, fundamentada em propósitos e valores muito sólidos. Além disso, o CNA recebeu no ano passado um troféu especial da ABF por ter alcançado a incrível marca de 30 Selos de Excelência em Franchising e pôde celebrar agora em 2023 a conquista da 31ª chancela.

Visitas técnicas
Grupo de participantes durante a Visita Técnica à Flytour

A Flytour, líder em viagens corporativas na América Latina, faz parte da holding BeFly, maior ecossistema privado de turismo de negócios e lazer do continente. Com 48 anos de história e mais de 30 no franchising, fundada por Eloi Oliveira (hoje membro do Conselho), a rede conta  atualmente com 90 unidades em 16 estados, mais de 1.000 colaboradores e totalizou R$ 1 bilhão em faturamento no ano passado. Segundo Fábio Oliveira, diretor-executivo de Franchising, após atravessarem o período mais difícil da pandemia, a receita cresceu 30% mesmo com as empresas fechadas e o faturamento já supera o registrado em 2019, pré-pandemia. “Inovação e tecnologia são essenciais no turismo”, afirmou. Junto com a Belvitur, marca da holding que a adquiriu, a Flytour somou mais dez anos de mercado, e ao lado da VaiVoando (outra franquia do grupo), são mais de 300 pontos de venda e de 700 mil passageiros/mês. “Creio que lotamos dois ‘Copacabanas Palace’ por dia”, disse. A transparência é a marca da relação entre os franqueados e a franqueadora, que criou grupos de transformação ao invés de comitês de franqueados, com voluntários que se reúnem semanalmente. Já o Conselho de Franqueados da rede existe há 30 anos, desde o início da Flytour no franchising.

Fundada por Nissin Hara em 1966, a HOPE abriu sua primeira loja franqueada em 2005 e já no ano seguinte inaugurou seu e-commerce. Tendo uma expertise de 18 anos no mercado de franquias, a rede é referência no segmento de moda íntima. Os pilares da marca são guiados pelo conforto, qualidade e inovação, que acompanham mulheres e homens em todos os momentos da vida. Com cases icônicos de marketing, foi pioneira em trazer grandes nomes para as suas campanhas e inovar no lançamento de coleções sustentáveis, pautadas pelo pilar ESG. Contando com 12 Selos de Excelência em Franchising, hoje a HOPE é líder em moda íntima no Brasil com 211 lojas exclusivas e mais de 4.000 pontos de venda, além de exportar para diversos países.

Visitas técnicas
Representantes de marcas selistas em Visita Técnica ao Kumon

O Kumon abriu sua primeira unidade na América do Sul em 1977, na cidade de Londrina, Paraná. Atualmente, está presente em 63 países e conta com mais de 24 mil unidades, cinco matrizes regionais e uma global no Japão. Só no Brasil são 1.500 franqueados. “Hoje estamos na casa do franchising. A iniciativa da ABF mostra a força do nosso setor e esse momento de troca é muito valioso”, afirmou com entusiasmo Cleiton Lopes, diretor de Marketing e Estratégia de Mercado da rede na América do Sul. O executivo informou que a rede lançou no mês passado sua unidade própria virtual, chamada de Kumon Connect. Por meio de aulas ao vivo em um tablet, a fim de atingir áreas onde não há unidades presenciais em um raio de 50 km. “Essa unidade terá aulas ao vivo e ajudará na melhoria do suporte e acesso ao nosso franqueado”, disse. Julio Segala, vice-presidente de operações do Kumon na América do Sul e membro da Comissão de Educação da ABF, completou: “A tecnologia veio para ajudar ainda mais a relação entre o franqueado, os alunos e os pais”. Já Reginaldo Miranda, CTO da rede na América do Sul, finalizou: “Toda transformação que elaboramos é consequência de um trabalho em conjunto e confiança da rede de franqueados com o que nós do Kumon construímos. Sem falar que um dos pontos fortes da marca são os orientadores e nós andamos juntos com todos”.

A rede New Era (NE) foi fundada em 1920 em Buffalo, no estado de Nova York (EUA), e se tornou franquia em 2006.  Atualmente, a marca está presente em mais de 125 países, com mais de 100 lojas pelo mundo. As unidades no Brasil oferecem as coleções de vestuário, acessórios e calçados, além da sua famosa linha de bonés. Referência no segmento de Moda, desde 2012 a NE está presente no maior evento esportivo do mundo, o Super Bowl. A marca é, ainda, fornecedora oficial dos bonés para as ligas de beisebol (MLB), basquete (NBA) e futebol americano (NFL), e possui também uma linha de vestuário masculino e feminino, traduzindo todo lifestyle dos esportes para o dia e a noite. A franquia possui, ainda, colaborações com as marcas mais desejadas do mundo, como Supreme, Moncler, Kenzo, New Balance, The North Face, além de coleções com Star Wars, Cartoon, Universal, entre outras.

Visitas técnicas
Associados representantes de marcas chanceladas durante Visita Técnica à RE/MAX

Com 50 anos de história, a RE/MAX conta atualmente com mais de 550 unidades no Brasil e está presente em mais de 110 países. O grupo de visitantes foi recepcionado pelo CEO da rede, Peixoto Accyoli, e contou com participações de representantes de Marketing, BI (Business Intelligence) e Tecnologia, RH, Sucesso do Cliente, Auditoria e Ouvidoria. Além deles, dois franqueados com participação ativa na marca explicaram mais de cada área da franqueadora, metas e objetivos para crescimento da rede. Para Accyoli, a visita técnica é uma experiência gratificante: “Muito bacana esse encontro entre franqueadores. Para nós também é muito importante mostrar o tamanho da RE/MAX e promover a cultura de franquias imobiliárias no mundo do franchising, que ainda é pouco conhecida”, afirmou.

Confira aqui os depoimentos de participantes.

Fotos: Keiny Andrade e Cyndi Diniz; Flytour; Kumon e RE/MAX