Representantes de diferentes marcas selistas falaram de suas impressões após participarem das visitas técnicas do Selo de Excelência em Franchising 2023.
A ABF dividiu em grupos os representantes de marcas chanceladas no 32º Selo de Excelência em Franchising, que se inscreveram para participar das visitas técnicas (VTs). A atividade foi realizada na manhã do dia 5 de maio, data da entrega da chancela
Confira os depoimentos de alguns dos participantes:
“A gente trabalha arduamente para fazer o franchising íntegro acontecer na prática. Estamos com todo o nosso time nas visitas técnicas em busca de conhecimento e de aprendizado, porque estamos falando de grandes marcas que desenvolvem um trabalho sério.”
Elizangela Siqueira, fundadora do Açaí no Kilo, de Euclides da Cunha (BA)
“O principal do Kumon é trabalhar com o raciocínio lógico e a visita à rede foi muito importante, principalmente porque estamos prestes a passar por uma revolução na educação com a chegada de mecanismos de Inteligência Artificial, como o ChatGPT. A educação precisa impulsionar o raciocínio das crianças e adolescentes e o Kumon preza muito pelo autodidatismo e disciplina”.
Francielle Rodrigues, da Algar Telecom
“Todo ensinamento de redes de sucesso é agregador. Além disso, podemos conhecer outros franqueados que estão nessa visita [à RE/MAX] buscando também aprimorar as empresas desse modelo que emprega e gera tanto retorno financeiro para a economia do País”.
Érico Ribeiro, gerente de expansão da Auxiliadora Predial
“Foi particularmente muito importante para mim essa visita, essa absorção de conhecimento, entender processos de outras empresas que estão no setor de franquias. A importância é o mercado em si se comunicar. A gente colhe experiências de outras empresas para praticarmos na nossa e com certeza eu vou levar muito conhecimento [da Flytour] para casa, para nossa empresa”.
Marcos Campos, gerente de Expansão da holding Encontre Sua Franquia, de Belo Horizonte (MG)
“A ABF proporciona isso, troca de experiência, de conhecimento… Ela encurta caminhos”.
Henrique Mol, fundador e CEO da holding Encontre Sua Franquia
“O Kumon é uma inspiração para nós da iGUi, tanto pela história do fundador, quanto pelo propósito de confiança e credibilidade. Para nós, que vendemos microfranquias, era um sonho vir aqui porque nos espelhamos nos que são os melhores em tudo o que fazem. Foi maravilhoso!”
Lilian Marques, diretora de Expansão da iGUi
“Foi uma visita técnica sensacional realizada pela ABF. Estou no franchising há nove anos e foi um dos momentos mais ricos, onde tivemos aqui o diretor de Expansão, o diretor comercial Chilli Beans e o próprio sócio-fundador, o Caito. A gente teve uma interação única, que pôde conversar olho no olho, tirar dúvidas, e é impressionante a quantidade de conteúdo e material que eles entregaram, de forma aberta, sem nenhum preconceito em apresentar documentação e transmitir informação. Aprendi muito e espero estar em outras oportunidades junto à ABF”.
Pablo Farias, sócio-fundador da Loucos por Coxinha, de Natal (RN)
“Como somos do interior de São Paulo, não é sempre que temos portas abertas em toda a franqueadora e esse contato mais próximo com os colegas de São Paulo. Gostamos muito dessa iniciativa e inclusive viemos em uma equipe e foi cada um para uma visita técnica das que estão sendo realizadas, inclusive viemos um dia antes para participar. Vemos com muito bons olhos a iniciativa, estou saindo [da RE/MAX] com o caderno cheio de anotações e já pensando como podemos aplicar essas ideias na Maria Brasileira”.
Felipe Buranello, CEO da Maria Brasileira
“Vim para a visita para entender um pouco mais de um varejo diferente do que a gente pratica na empresa. Acredito que temos sempre que tirar proveito dessas oportunidades. Eu tenho mais de vinte anos de varejo, de franquia, mas a gente aprende todo dia e estamos aqui para isso”.
Márcia Pereira, da MC Têxtil
“Para a gente acaba sendo de grande valor trazer esse conhecimento de outras redes maiores, que já passaram pelo que nós estamos passando agora, e poder ter esses insights. Essa riqueza de poder ouvir alguém que já passou pelo momento que a gente está acaba agregando muito e traz a aceleração que às vezes a gente iria demorar mais tempo para conseguir no dia a dia nosso. A visita foi excelente. A Flytour está num nível que nós almejamos chegar algum dia, com certeza, e é uma empresa referência nacional, então, acho que a palavra é essa: agregador. Acho que é muito agregador a gente poder participar desses encontros, dessas trocas”.
Ronaldo Pires, sócio-partner e head de Vendas da Viva Eventos, de Juiz de Fora (MG)