ABF Centro-Oeste tem recorde de participantes no último encontro do ano

Associados se reuniram no dia 17 de novembro, no Allia Gran Hotel, em Brasília

ABF Centro-Oeste tem recorde de participantes no último encontro do ano

A diretora regional da ABF Centro-Oeste, Claudia Vobeto, o diretor de inteligência de mercado, Claudio Tieghi e Gustavo Schifino, presidente da Comissão de Ética da entidade, reuniram-se no dia 17 de novembro em Brasília com franqueadores e franqueados locais para tratar de assuntos do universo do franchising e do mercado da região central do País.

Claudia iniciou o encontro apresentando os principais tópicos abordados durante a 16ª Convenção ABF do Franchising. Em seguida, Tieghi compartilhou com os participantes os números da Pesquisa de Desempenho Trimestral do setor no 3º trimestre de 2016, realizada pela ABF. O mercado de franquias no Brasil teve um crescimento de 8,8% em sua receita ante o mesmo período do ano passado. O faturamento passou de R$ 35,699 bilhões para R$ 38,836 bilhões nesse mesmo período. De janeiro a setembro de 2016, o setor registrou um crescimento de 7,9% na comparação com os mesmos meses do ano passado.

Outro assunto que permeou o encontro foi o perfil das gerações de novos consumidores. Schifino apresentou informações sobre a era pós Millenium e a geração Y. Segundo Claudia Vobeto, o conteúdo levou os participantes a uma reflexão.

O gerente jurídico da ABF, Valério Travain, também presente no encontro, fez um update jurídico acerca do franchising nacional: “Houve um grande debate em torno do assunto, muitos associados apresentaram dúvidas. Travain sanou as questões e orientou os presentes sobre as melhores práticas para as redes de franquias”, observa Claudia.

A diretora regional finalizou a reunião, apresentando as mudanças em torno do Selo de Excelência em Franchising (SEF), para o ano de 2017.