Início Notícias ABF em Ação Último dia do NRF Big Show enfoca o consumidor e as tendências do varejo

Último dia do NRF Big Show enfoca o consumidor e as tendências do varejo

Último dia do NRF Big Show enfoca o consumidor e as tendências do varejo
Painel no dia de encerramento da edição 2017 do NRF Big Show

No encerramento do NRF Retail’s Big Show 2017, nessa terça-feira (17/1), o Grupo ABF acompanhou painéis que analisaram temas estratégicos do varejo relacionados ao consumidor e as principais tendências do setor.

O varejo é um dos setores que mais sofre a influência de tecnologias disruptivas. Em função disso, soluções até então inimagináveis estão se tornando reais e acessíveis. No entanto, ressaltam os especialistas, é preciso colocar o consumidor no centro do negócio. O cliente quer usar a tecnologia para interagir num sentido mais profundo com a marca, ou seja, ele quer ter não só o serviço e/ou produto, mas também diversão, relacionamento e isso só será viabilizado com a criação de ofertas ou soluções com o máximo de personalização possível (cocriação). Neste sentido, mais uma vez observa-se a junção de tecnologia com o fator humano. Afinal, o varejo se faz essencialmente de relações interpessoais e assim é preciso capacitar, envolver e engajar a equipe.

Considerando ainda o tripé de tecnologia, pessoas/relacionamento e processos, as informações relativas às operações precisam compor parte da inteligência estratégica dos varejistas para permitir o desenvolvimento da experiência total do cliente. A mensagem-chave aos participantes da convenção é enfática: “O futuro do varejo não é ‘o quê’, mas quem”.

A programação do dia selecionada para o Grupo ABF envolveu os seguintes painéis:
• Evolução do Comportamento do Consumidor: Uma Visão do Federal Reserve Bank de Nova York (Terry J. Lundgren e William Dudley).
• A Enorme via Rápida do Varejo – O Varejo na Velocidade Disruptiva (Pano Anthos, Erik Skantze, Liyia Wu, Joe Beninato, Alexa Fleischman e Leslie Cohen).
• Conquistando o Cliente Conectado dos Dias de Hoje (Christopher Gavigan, Lars Petersson e Tristan Pollock).

Encerrando o dia de atividades, o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, participou de um painel em que o franchising e o varejo entrevistaram o jornalista Caio Blinder. Moderado por João Galassi, diretor dos Supermercados Galassi, o painel contou também com a participação de Glauco Humai, presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), João Sanzovo, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Roberto Meir, presidente do Grupo Padrão.

Termina o evento da NRF mas não a missão da ABF em Nova York. Na quarta (18), o grupo do franchising brasileiro assistiu a palestras no Harvard Club e teve um encontro de networking com empresários e executivos locais. Já na quinta-feira, o dia foi dedicado a visitas técnicas guiadas a redes de referência no varejo e no franchising dos Estados Unidos. Nesta sexta (20), o Grupo ABF volta ao Brasil.

Os insights e destaques extraídos da missão do franchising brasileiro ao maior evento do varejo mundial serão apresentados no Pós-NRF ABF. Inscreva-se! O evento é gratuito.

Foto: ABF/Divulgação