Transformação digital e multifranqueados em foco na reunião da ABF Sul

Transformação multifranqueados

A Regional Sul da Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou seu segundo encontro do ano com associados no dia 18 de maio. Com foco em temas relacionados a transformação digital e multifranqueados, os participantes puderam assistir palestras, trocar ideias, debater assuntos de interesse comum e interagir, tudo de forma on-line devido à pandemia de Covid-19.

O evento contou com moderação de Fabiana Estrela, diretora de capacitação da entidade, e do diretor da Regional Sul André Belz, e com a palestra sobre “A jornada da Transformação Digital”, ministrada por Julio Monteiro, coordenador da Comissão de Transformação Digital da ABF e CEO da rede Megamatte.

Monteiro resumiu como está hoje o mercado e a utilização de novas ferramentas por parte das redes. Além disso, o executivo ressaltou a questão do papel de humanização nos processos. Nele, a transformação digital tem muito mais a ver com transformação cultural, liderança, gestão de pessoas e desenvolvimento de softskills, que são habilidades comportamentais subjetivas, mais difíceis de serem mensuradas. Essas aptidões estão relacionadas à maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações.

Segundo ele, muito mais do que desenvolver o digital, que já está bem evoluído, o diferencial está na capacidade de alinhamento. Para Monteiro, é preciso alinhar as competências que precisamos ter em relação ao desenvolvimento de habilidades softskills com as competências que as empresas precisam ter para se transformar e fazer uma entrega diferenciada ao cliente final e para a sua comunidade da marca.

“Participar de um evento desse porte é entender diferentes modelos de negócio e as possibilidades de inovação e tecnologia que já estão acontecendo no mercado. Pra isso é importante explicar como cada negócio é afetado e como cada parte do ecossistema das organizações está envolvida nesta jornada. O primeiro passo dessa transformação digital é a mudança de visão dos líderes, na construção de uma estratégia adequada ao seu modelo de negócio,” afirmou o executivo.

Além das palestras, a programação incluiu duas mesas-redondas. No painel “Transformação Digital, boas práticas: Pessoas e Processos”, que contou com a participação de Raphael Mattos, da rede PremiaPão, e de Thiago Felden, da rede Lunelli, se falou muito em condução dos gestores ou dos líderes no desenvolvimento de novas estratégias das marcas.

Multifranqueados
O segundo painel tratou da importância dos multifranqueados nas redes de franquias e como a empresa deve se preparar como negócio para recebê-los com planejamento estruturado de todos os setores, tendo margem suficiente e  indicadores financeiros adequados para as questões tributárias de um grupo econômico.

Os participantes trataram, ainda, sobre como clusterizar, personalizar e engajar os multifranqueados no processo da rede. O debate foi coordenado pelo diretor regional André Belz com a participação do diretor de franqueados da ABF, Alberto Oyama, do multifranqueado das redes Adidas, Arezzo e Schutz Mauro Nomura, e do especialista do setor e CEO da Praxis Business, Adir Ribeiro.

“Fica claro que o franchising brasileiro está mais maduro para suportar a importância do multifranqueado. Há um nível de maturidade na gestão da franqueadora e um nível de consciência cada vez melhor no perfil desse multifranqueado. Esse evento mostrou como o mercado vem se profissionalizando e a ABF como vetora disso tudo,” declarou Ribeiro.

Imagem: ABF/Reprodução