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Seminário de Food Service debate resultados de pesquisa inédita do segmento

Seminário de Food Service debate resultados de pesquisa inédita do segmento
(A partir da esq.) Tom Moreira Leite, Simone Galante, Isaías Oliveira e Ricardo Bomeny no painel sobre os "Desafios da transformação dos negócios"

Pesquisa Setorial de Food Service constata resiliência, pressão de custos, revisão do menu e explosão do delivery das franquias de alimentação na pandemia

O primeiro dia da ABF Franchising Week Virtual 2021 culminou com o Seminário Setorial de Food Service. O evento foi marcado pela divulgação da Pesquisa inédita do segmento (confira link abaixo), realizada pela Associação em parceria com a Galunion, consultoria especializada em food service.

Antonio (Tom) Moreira Leite, vice-presidente da ABF e CEO do Grupo Trigo, deu as boas-vindas aos palestrantes e ao público virtual. O executivo conduziu todo o evento, que contou com a participação de Simone Galante, CEO da Galunion, responsável pela apresentação dos resultados do estudo, e de outras importantes referências do segmento e do setor, que compartilharam suas opiniões e experiências, especialmente no combate aos impactos da pandemia.

Para falar a respeito da “Performance Geral do Franchising no Segmento de Alimentação”, a ABF reuniu Luiz Marcelo (McDonald’s), Elidio Biazini (Didio Pizza), Lindolfo Paiva (Mr. Cheney) e Leonardo Lamartine (Grupo BHF – Business Hub & Franchising).

O painel “Gente e Gestão dos Negócios, Expansão e Operações” envolveu Cesar Antonelli (Taco Bell), Brenda Branco (BRMania), Carlos Sadaki (Grupo Trend Foods) e Fernando Ribeiro (Sal e Brasa).

“Marketing, Oferta, Tendências e Sustentabilidade” foram assuntos tratados por Alex Macedo (Burger King) e Tatiana Lanna (Liv Up). Já os “Desafios, Digitalização e Desafios” centralizaram a análise de Fernando Soares (Domino’s Pizza).

No painel final, o Seminário de Food Service debateu os “Desafios da Transformação dos Negócios”. Participaram o VP da ABF Tom Moreira Leite, Ricardo Bomeny (BFFC), presidente do Conselho da entidade, Isaías Oliveira (Chiquinho Sorvetes) e Marcelo Rodrigues (Café do Ponto).

Como mensagem de encerramento, Bomeny afirmou: “Continua sendo muito importante no nosso setor a experiência operacional, a forma como você é servido, é atendido, a equação de valor que você tem, só que agora tem um novo ingrediente, que é a experiência operacional digital, que precisa ser tão boa quanto a experiência física”. O presidente do Conselho da ABF também recomendou que todos olhem não só para a experiência física do seu consumidor, mas também para a digital.

Simone Galante salientou o quanto é importante as redes estarem atentas a tudo o que está acontecendo no mercado. “Desejo que todas as marcas estejam cada vez mais preparadas para o faturamento aumentar, para conseguir seguir as tendências que estão acontecendo, seja na linha de saúde e bem-estar, que têm uma importância muito maior hoje na mente do consumidor, e também todas as questões ligadas à sustentabilidade dos negócios e do planeta”, disse. Ainda segundo a especialista, os canais físicos e digitais serão cada vez mais ‘figitais’.

Moreira Leite destacou os principais insights do Seminário. Segundo ele, há que se levar em conta também a reformulação do cardápio para essas novas formas de consumo, o investimento na divulgação de novos produtos e é indispensável que a marca comunique esses lançamentos.

“Ficou bastante evidente o quão relevante se tornou a comunicação dentro do ambiente digital, consumindo grande parte da verba de marketing das marcas que operam no franchising nacional. E temos que estar preparados para essas novas ocasiões de consumo. O delivery se apresenta, sem dúvida nenhuma, como uma oportunidade de faturamento incremental, a partir da volta do atendimento físico e devemos pensar essa operação para que possamos oferecer a mesma experiência dentro e fora dos nossos restaurantes”, afirmou.

O evento terminou com um vídeo de João Baptista Junior, coordenador da Comissão de Food Service da ABF, que, após um longo período de internação, venceu a Covid e está se recuperando em casa. “Todos nós passamos por grandes desafios ao longo dessa pandemia 2020-2021, seja no plano pessoal, seja no plano empresarial e, uma coisa que é incrível, todos nós estamos superando essas adversidades porque nós temos uma associação que nos apoia, que é feita por gente, de relações humanas, como a essência do franchising. Franchising é a arte de administrar relações, pessoas e isso transforma a Associação nesse grande diferencial. Conseguimos, com muita resiliência, superar todos esses desafios”, concluiu.

Confira os principais resultados da Pesquisa Setorial de Food Service ABF 2021.

Acesse aqui a apresentação feita durante o Seminário da ABF Franchising Week Virtual 2021.

Imagem: ABF/Reprodução