- Inscrições para concorrer às principais honrarias do setor de franquias brasileiro vão até o dia 31 de março
- Os vencedores das quatro categorias, além do Franqueador do Ano, serão anunciados na cerimônia de entrega do Prêmio ABF Destaque Franchising e Selo de Excelência em Franchising, no dia 29 de abril, em São Paulo
São Paulo, 24 de março de 2022 – A Associação Brasileira de Franchising anuncia a abertura das inscrições para o Prêmio ABF Destaque Franchising 2022 em quatro categorias: Jornalismo, Trabalho Acadêmico, Sustentabilidade e Franqueado do Ano.
Quanto ao Prêmio de Jornalismo, os profissionais da imprensa cujos trabalhos em 2021 tenham enfocado o setor de franquias têm a oportunidade de concorrer à principal premiação do franchising no País.
As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31 de março (a exemplo das demais categorias), enviando as matérias para o e-mail [email protected].
Em sua 27ª edição, após interrupção por dois anos devido à pandemia, o Prêmio criado pela ABF visa a reconhecer jornalistas e veículos de comunicação que tenham contribuído para a divulgação do sistema de franquias e para o desenvolvimento do setor como um todo.
A premiação na Categoria Jornalismo está dividida nas seguintes subcategorias:
Revista, Jornal, Mídia Digital e Mídia Regional — Veículos cujas sedes estão situadas fora das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo região metropolitana;
De acordo com o Regulamento, o mesmo jornalista poderá se inscrever nas duas modalidades e por vários veículos. Em uma mesma categoria, cada jornalista poderá inscrever até 5 reportagens.
Uma comissão julgadora instituída pela própria ABF se reunirá para julgar as melhores matérias que renderão a seus autores um prêmio no valor de R$ 6.000,00 para cada um e um Certificado de Reconhecimento.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou telefone: (11) 5105-7171.
Em 2020, último ano de entrega da premiação da ABF, referente a 2019, antes da pandemia, os vencedores foram: em Jornal, Ana Carolina Diniz, do O Globo, por sua reportagem “Shopping 4.0”. Fabiano Candido, de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, sagrou-se vitorioso em Revista com a matéria “A urgência da transformação digital”. Na Mídia Digital, Márcia Rodrigues, do portal Plena Mulher, conquistou o 1º lugar com sua reportagem “Mulheres no comando do franchising brasileiro”.
Por fim, na Mídia Regional, a vencedora foi Amanda Araújo, do jornal O Povo, do Ceará, assinando a matéria “Donos de franquias”.
Trabalho Acadêmico
Os pesquisadores que tenham dedicado estudos ao franchising também têm a oportunidade de concorrer ao Prêmio ABF Destaque Franchising 2022 – Categoria Trabalho Acadêmico.
Por meio do Prêmio, a ABF reconhece os estudos acadêmicos que trazem originalidade e agreguem informações que reflitam positivamente as características do setor de franquias.
Os interessados devem inscrever seus trabalhos, monografias ou teses sobre o setor de franchising também até o próximo dia 31 de março, por e-mail ao Departamento de Comunicação e Marketing da ABF, através do endereço: [email protected].
Segundo o Regulamento, não é necessário que o(a) autor(a) tenha concluído o bacharelado, mestrado ou doutorado e podem ser inscritos estudos elaborados há dois anos em relação ao ano-base da vigência do respectivo Prêmio. O(s) autor(es) do melhor trabalho receberá(ão) um prêmio no valor de R$ 5.000,00 e um Certificado de Reconhecimento.
Com sua tese de mestrado focada nos multifranqueados do segmento de Moda, Jonathan Piccolo de Lima foi o ganhador do Prêmio ABF Destaque Franchising de Trabalho Acadêmico de 2020. Intitulada “Multifranqueados: oportunidades e desafios no segmento de moda e vestuário no Brasil”, a tese foi defendida em 2019 no Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
Sustentabilidade
Há mais de 15 anos a ABF também valoriza as redes de franquias por suas práticas sustentáveis e de responsabilidade socioeconômica, por meio do Prêmio Destaque Franchising Sustentabilidade.
O objetivo da entidade é identificar, estimular e dar o devido reconhecimento a empresas franqueadoras e seus respectivos franqueados que se destaquem por suas tais iniciativas.
Em parceria com a DOM Strategy Partners, consultoria focada em estratégia corporativa e especialista em sustentabilidade, a Associação avalia os projetos inscritos alinhados aos critérios e às informações disponibilizados no questionário do Selo de Excelência em Franchising (SEF).
Nessa análise são considerados o papel transversal da sustentabilidade econômica, social e ambiental nos negócios, utilizando referências nacionais e internacionais.
O Prêmio ABF Destaque Franchising – Categoria Sustentabilidade contempla quatro premiações, sendo uma para cada categoria de franqueadores e seus franqueados: Pleno, Sênior, Máster e Mega.
As redes têm até o dia 31 de março para inscrever seus cases e as vencedoras receberão troféus como reconhecimento. Confira o Regulamento.
Franqueado do Ano
A rede e o franqueado que contribuíram positivamente para o desenvolvimento e crescimento do setor de franquias concorrem ao Prêmio ABF Destaque Franchising de Franqueado do Ano.
Conforme o Regulamento, serão considerados inscritos os cases enviados à ABF, para o e-mail [email protected], até o próximo dia 31 de março.
Além de receber um troféu, o(a) franqueado(a) vencedor(a) e a respectiva franqueadora ganham um pacote com hospedagem e inscrição para a 20ª Convenção ABF, em Comandatuba (BA), de 19 a 23 de outubro de 2022.
Os nomes dos vencedores das quatro categorias, além do Franqueador do Ano, serão anunciados na cerimônia de entrega do Prêmio ABF Destaque Franchising e Selo de Excelência em Franchising, no dia 29 de abril, no World Trade Center (WTC) São Paulo.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro.
O setor registra um faturamento anual superior a R$ 185,068 bilhões em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil.
Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores.
Atualmente com mais de 1.300 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor.
O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético.
A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios