Prêmio ABF+RDI Design anuncia vencedores da edição 2016

Neste ano, a premiação criada pela ABF em parceria com o Retail Design Institute registrou a participação de 84 projetos de 52 marcas.

George Homer, presidente do RDI (à esquerda) e Carlos Zilli, ex-diretor de marketing da ABF (à direita), entregam aos representantes da Outer Shoes o troféu de 1º lugar em Projeto Arquitetonico, categoria Loja.

20O design se consolidou como uma estratégia de negócios fundamental para o mercado de franquias, uma vez que é, ao mesmo tempo, um elemento de diferenciação e de interação das marcas com seus consumidores e demais stakeholders. Para reconhecer, valorizar e incentivar redes e profissionais do sistema que fizeram um uso inovador do design em suas estratégias de negócio – contribuindo assim para o desenvolvimento do franchising no Brasil –, a ABF e o RDI – Retail Design Institute anunciam os vencedores do 6º Prêmio ABF+RDI Design.

Para a presidente da ABF, Cristina Franco, “um mundo e um consumidor em transformação demandam estratégias cada vez mais sofisticadas e o design é uma das respostas. Ele atrai o consumidor, e demais públicos, incentiva relacionamentos de longo prazo e agrega valores intangíveis, auxiliando a marca a diferenciar-se de sua concorrência. Além disso, o design reforça a essência de marca, seus propósitos e valores, itens altamente apreciados pela geração milênio”. A presidente da ABF acrescenta que “o franchising é um dos setores mais desenvolvidos na aplicação do design em seus negócios. Com o prêmio, buscamos identificar e homenagear as melhores e mais inovadoras práticas que apontam novos caminhos para o desenvolvimento do setor”.

Este ano concorreram ao Prêmio 84 Projetos, de 52 marcas, das quais 28 sagraram-se vencedoras em seis categorias, algumas com subdivisões:

CATEGORIA SUBCATEGORIA
Projeto Arquitetônico Loja
Quiosque
Visual Merchandising Vitrine
Ação de Ponto de Venda
Campanha de PDV
Produto
Embalagem
Brand Design
Design Consciente

 

George Homer, presidente do Retail Design Institute, ressalta que “o prêmio evidencia que a cultura do design faz parte do franchising e envolvendo as redes como um todo, das menores às maiores e independentemente do tamanho dos projetos. Isso valoriza as franquias, os profissionais envolvidos e os próprios clientes”, afirma.

De acordo com Décio Pecin, diretor de Marketing da ABF, “o perfil e hábitos dos consumidores mudaram, logo os espaços de negócio devem também se adaptar para estimular a interatividade e proporcionar uma experiência de compra única. A premiação evidencia que o franchising tem muitos bons exemplos, em várias frentes, sendo referência inclusive para outros setores”, destaca.

Além de receberem troféus, as marcas e profissionais premiados integram o livro impresso e digital do Prêmio ABF+RDI Design 2016. Iniciativa da ABF, a obra traz em detalhes o que constitui o prêmio, os projetos, as marcas e os profissionais vencedores, a composição da comissão julgadora, além de artigos de especialistas em design no varejo.

As redes vencedoras nas seis categorias do Prêmio ABF+RDI Design 2016 são as seguintes:

CATEGORIA MARCAS VENCEDORAS
Projeto Arquitetônico- Loja 1º Outer Shoes
2º The Body Shop
3º Dumond
Projeto Arquitetônico – Quiosque 1º The Body Shop
2º Maybelline
3º Nutty Bavarian
Visual Merchandising – Vitrine 1º Puket
2º Imaginarium
3º CI e Via Mia
Visual Merchandising – Ação de PDV 1º Tip Top
2º Via Mia
3º iGUi
Visual Merchandising – Campanha de PDV 1º Vivenda do Camarão
2º 5àsec
3º Lig Lig
Produto 1º iGUi
2º Odontoclinic
3º Pandora
Embalagem 1º Nutty Bavarian
2º Fábrica di Chocolate
3º iGUi
Brand Design 1º Maxsushi
2º 5àsec
3º Posé
Design Consciente 1º iGUi
2º Maybelline
3º Tip Top