Início Notícias Prêmio ABF Santander Destaque Franchising e Selo de Excelência em Franchising

Prêmio ABF Santander Destaque Franchising e Selo de Excelência em Franchising

Cristina Franco, presidente da ABF, durante o discurso de abertura do evento

A ABF realizou, no dia 25 de abril, no Espaço Vila dos Ipês, em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio ABF Santander Destaque Franchising. A premiação reuniu aproximadamente 800 pessoas em uma noite de gala e conferiu reconhecimento aos profissionais e redes que mais se destacaram ou contribuíram para o desenvolvimento do sistema de franchising brasileiro.
 
O prêmio é composto por seis categorias: Franqueador, Franqueado, Jornalismo (Jornal, Revista, Mídia Digital e Sustentabilidade), Trabalho Acadêmico, Personalidade do Franchising (Setor Público e Privado) e Sustentabilidade (franqueador e franqueado).

 Multicoisas Franquias, recebe o prêmio de Franqueador do Ano

Uma das categorias mais concorridas da noite, a de Franqueador do Ano, foi entregue por Cristina Franco, presidente da ABF e Artur Grymbaum, Grupo Boticário e membro do Conselho de Associados ABF, ao empresário Lindolfo Martin, da marca Multicoisas Franquia. A rede nasceu na região centro-oeste e atua no mercado há 30 anos. Com um faturamento consolidado e crescendo ano a ano, a Multicoisas é a maior rede de varejo na área de utilidades, oferecendo soluções, reparos, acessórios e novidades para o cotidiano das pessoas.
 
A marca Quality Lavanderia foi a vencedora na categoria Franqueado do Ano com o case “Econobag”. O prêmio foi entregue por Erik Cavalheri, diretor de franqueados da ABF e Lucas Barros, da Endeavor, representante da empresa que avaliou os cases de franqueados. O franqueado João Sampaio foi o responsável pela criação do Plano Família, onde o cliente compra uma sacola de tamanho único da lavanderia e paga um preço fixo, colocando quantas roupas couberem na sacola. Hoje, 95% das lojas utilizam esse sistema, obtendo crescimento de 9,3% em 2012/2013. Por motivos de agenda, o empresário não esteve presente na premiação, sendo representado pela franqueadora.
 

Juarez Leão, diretor de treinamentos e eventos da ABF, Helder de Souza Aguiar e Jayme Paulo Carvalho Junior

Já na categoria Trabalho Acadêmico, o contemplado foi Helder de Souza Aguiar, do Centro Universitário da FEI. Ele recebeu o prêmio das mãos de Juarez Leão, diretor de treinamentos e eventos da ABF e Jayme Paulo Carvalho Junior, do Santander, por seu estudo sobre “Internacionalização das Redes de Franquias Brasileiras: O Processo de Internacionalização Conduzida”.
 

André Ranalli Mariano da Fonseca, Altino Cristofoletti, Alexandre Costa, da rede Cacau Show e Cristina Franco, durante entrega do prêmio de Personalidade Privada

Além de premiar as marcas que mais se destacaram no setor, a ABF também prestigiou as Personalidades do Franchising nos setores público e privado. Os homenageados deste ano foram Alexandre Costa, da rede Cacau Show, que recebeu o prêmio de Personalidade Privada do Franchising entregue por Cristina Franco, presidente da ABF, Altino Cristofoletti, membro do Conselho de associados da ABF e Presidente da Comissão de Ética da ABF, e André Ranalli Mariano da Fonseca, do Santander. Já Humberto Ribeiro, do MDIC – Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, recebeu o prêmio de Personalidade Pública do Franchising das mãos de Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF e de Ricardo Young, vereador da cidade de São Paulo e um dos fundadores da ABF.

 Delfino Golfeto, Ricardo Camargo, Humberto Ribeiro e Cristina Franco: Prêmio Personalidade Pública
 

O empresário Alexandre Costa criou a Cacau Show em 1988, produzindo uma encomenda inicial de 2 mil ovos de páscoa. Hoje, são mais de 1500 lojas em todo o Brasil, sendo hoje a maior rede de chocolates finos do mundo.

Já Humberto Costa, desde que assumiu a secretaria do ministério, sempre cooperou com a ABF e o setor de franquias. Dentre suas contribuições, estão o reforço do acordo de internacionalização das marcas e o encontro do Ministro (ministro) Mauro Borges Lemos com o grupo brasileiro durante a NRF. Durante a premiação, inclusive, o acordo acima citado foi reafirmado pela ABF e o secretário.
 

ABF premia jornalistas autores de reportagens que contribuíram para o desenvolvimento e disseminação do franchising nacional em 2013

Na categoria Jornalismo os vencedores foram Kátia Simões, do Jornal Valor Econômico, com a matéria “Cidades pequenas entram no mapa das grandes redes”; Bruna Martins Fontes, da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, pela reportagem “No País das Franquias”; e Priscila Zuini, do Portal Exame.com, com a matéria “Redes inovam para melhorar resultado de franquias”.

 Jornalistas premiadas na categoria Sustentabilidade em Franquia

Entre as reportagens que trataram do tema sustentabilidade em franquia e em pequenos negócios, as vencedoras foram Bruna Martins Fontes, da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, com a matéria “Negócios com causa – escolha a sua”; e Camila Lam, do Portal Exame.com, pela reportagem “5 dicas essenciais para tornar sua empresa sustentável”.

Redes recebem prêmio na categoria Sustentabilidade

Na categoria Sustentabilidade, o Prêmio ABF Santander Destaque Franchising foi entregue a dois franqueadores e a um franqueado.  A rede Moldura Minuto recebeu o prêmio de Franqueador Sênior pelo projeto MoldurA, que capacita jovens e adultos de comunidades menos favorecidas, e a  Onodera Estética recebeu o prêmio de Franqueador Pleno com o projeto Novas, que qualifica e capacita mulheres que vivem em condições de vulnerabilidade social para atender a demanda crescente do mercado de saúde e beleza.

A categoria franqueado premiou o Grupo Cedro – da rede O Boticário, que reúne práticas na franquia relacionada ao tema sustentabilidade. Os objetivos do programa são compartilhar o tema sustentabilidade com colaboradores e clientes, promover práticas de sustentabilidade nas unidades de negócios e nas estratégias do grupo. 

 

Selo de Excelência em Franchising
 
Durante a cerimônia, a ABF anunciou também a lista dos franqueadores que conquistaram o Selo de Excelência em Franchising. A chancela foi entregue a 197 redes, do total de 225 inscritas. O SEF visa reconhecer a qualidade e excelência da empresa em relação a sua atuação como franqueadora, além de estimular a melhoria de seu desempenho, por meio da valorização das melhores práticas e do profissionalismo das empresas que atuam no sistema de franchising.
 

Mc Donald’s é agraciado com o destaque na categoria Máster
 

Dividido em três categorias, o selo premia as redes de acordo com o número de franqueados que possui e com o tempo de atuação no mercado de franchising: Categoria Pleno, para as marcas com mais de três anos de atividade e com 10 ou mais franqueados; Categoria Sênior, para as marcas com mais de cinco anos e com 30 ou mais franqueados; Categoria Máster, para marcas com mais de 10 anos e mais de 60 franqueados. 

Rede Rockfeller Language Center recebe prêmio de destaque na categoria pleno
 
Na categoria Máster, o destaque foi a rede Mc Donald’s. Na categoria Sênior, a premiada foi a Influx English School, chancelada pelo 5º ano consecutivo. Já a rede que mais se destacou na categoria Pleno foi a Rockfeller Language Center. 

Influx English School recebe destaque na categoria sênior

Clique aqui e confira a lista completa das empresas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2014, por ordem alfabética.
 

Parceria ABF e Santander

A noite contou também com a assinatura do contrato de parceria entre a ABF e o Santander, que anunciaram, em primeira mão ao setor de franquias, um convênio de microcrédito. 

Cristina Franco, presidente da ABF, Cristiane Nogueira, superintendente do Santander e Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF

O Santander Microcrédito oferecerá crédito e orientação financeira a pessoas físicas ou jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte. 

Após a premiação e jantar, os convidados puderam finalizar a noite curtindo um show exclusivo do sambista Diogo Nogueira.

(Fotos: Keiny Andrade)