O segundo dia do Congresso Internacional de Franchising ABF teve início com o discurso de Gustavo Schifino, vice-presidente da ABF, agradecendo a participação dos congressistas nesta primeira edição do evento. Segundo ele, com tantos empresários interessados nas melhores práticas, o franchising nacional só reforça ainda mais a sua importância na economia nacional. ‘’O sistema de franquias já se mostra fundamental para o desenvolvimento do País e o envolvimento de todos em busca das tendências mundiais, reflete ainda mais essa nossa posição’’, afirmou Gustavo.
Na primeira palestra do dia, Reynaldo Saad, da Deloitte Brasil, apresentou as principais reflexões e resultados da pesquisa ‘’Os Poderosos do Varejo Global – 2014’’, divulgada oficialmente pela consultoria na edição deste ano da NRF, o maior evento de varejo do mundo. Segundo ele, entender as transformações tecnológicas nunca foi tão fundamental para o varejo. “Propor uma mudança para além das formas convencionais de varejo, reformando todos os aspectos da indústria foi a principal conclusão trazida nesta 17ª edição do estudo”, avaliou.
“A enorme quantidade de dados, unida ao acesso onipresente à informação, torna a velocidade das mudanças no setor ainda mais latente. Para lidar com essas gigantescas mudanças econômicas e tecnológicas, o varejo precisará transformar as suas bases”’, afirmou Reynaldo.
Na lista dos 250 poderosos do varejo global, a marca brasileira Lojas Americanas é a 5ª maior da América Latina. Segundo o palestrante, a competição mais acirrada com varejistas estrangeiros nas principais capitais tem levado os brasileiros a aumentar sua presença no interior do País. ‘’O sistema de franquias vem, cada vez mais, se consolidando como uma aposta eficiente para a expansão de varejistas nacionais longe dos grandes centros’’, finalizou.
Painel Panorama do Franchising Internacional
Desafios e ganhos da internacionalização das marcas, os entraves encontrados no Brasil – como a carga tributária e os custos dos shoppings -, e as estratégias adotadas por essas redes de franquias para obter ou manter o sucesso de suas operações foram a tônica do painel Panorama do Franchising Internacional. Moderado pelo diretor Jurídico da ABF, Luiz Henrique do Amaral, o encontro reuniu Dave Buzza (Alphagrafics), Eric Jacobs (Marriott), Michel Cohen (Lolita) e Brad Jacobs (The Coffee Club).
Depois de conhecerem cases de sucesso de grandes franqueadores internacionais, os congressistas tiveram a oportunidade de trocar experiências com franqueados nacionais experientes. André Friedheim, diretor de internacionalização da ABF, moderou o bate papo entre Norberto Lichtenstein, franqueado de 8 redes diferentes e 26 franquias multimarcas, e Jorge Aguirre, franqueado Pizza Hut com 40 unidades.
Os empresários dissertaram sobre o processo de escolha de um bom franqueado e a importância de mantê-lo como parceiro. ’’O franqueado não é um funcionário da franqueadora, ele precisa se sentir parte de um todo’’, afirmou Norberto. Para Jorge, manter o foco no seu negócio é essencial para alcançar o sucesso. “Chame o seu franqueado para a briga, compartilhe os fracassos e lance a ele o desafio de transformar aquele momento ruim em uma grande transformação para ele e para a rede”, afirmou o empresário que é também o proprietário da loja franqueada da rede Pizza Hut que mais fatura no mundo, localizada no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Marcelo Cherto, consultor e membro do Conselho da ABF, apresentou uma interessante “Visão do futuro do franchising”. Sintetizando o crescimento do mercado de franquias no Brasil, Cherto destacou que nos anos 80, início do franchising no país, houve uma explosão de micro e pequenas empresas. A década seguinte foi de “encantamento”, quando surgiram grandes marcas. Nos anos 2000 houve a consolidação da expansão do franchising nacional. E na década atual, o foco do mercado está na qualidade das operações, produtividade e escala. “O franqueado do futuro é aquele com mais lojas”, sentenciou Cherto.
Ainda segundo ele, nos últimos anos está havendo uma derrocada de marcas, algumas delas bastante fortes, mas que desapareceram ou foram compradas, como é o caso da Nokia que hoje passa a ser Microsoft Mobile.
Um dos cases internacionais mais esperados do Congresso, Sean Tuohy, multifranqueado internacional com mais de 90 lojas multimarcas, finalizou o segundo dia do evento.
Durante o bate papo comandado por Erik Cavalheri, diretor de franqueados da ABF, Sean contou que comanda 93 franquias de fast food incluindo Taco Bell, Long John Silver´s e KFC. O filme “Um sonho possível” foi inspirado em sua história de vida.
O filme que conta como Sean e sua esposa adotaram um menino de rua que sofria preconceito social, guarda relação com sua visão empreendedora. Sean reforçou ainda que o mais importante é que as empresas devem doar, no sentindo de valorizar as pessoas. “Se você não é uma empresa que doa, você morre”.
(Fotos: Keiny Andrade)
Clique aqui e confira a cobertura completa do primeiro dia do Congresso Internacional