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Pós-IFA ABF 23: insights vão de private equity à cultura, ESG, empatia e geração de valor

Pós-IFA ABF 23: insights vão de private equity à cultura, ESG, empatia e geração de valor
Tom Moreira Leite, presidente da ABF, na abertura do Pós-IFA 2023

Curadores de conteúdo da Missão da ABF à Convenção da IFA – International Franchise Association apresentaram seus insights e detalharam o que de mais importante aconteceu no maior e mais importante evento do franchising mundial.

A ABF realizou na manhã desta terça-feira (22/3) seu tradicional Pós-IFA, trazendo um balanço da Convenção da International Franchise Association 2023. O encontro realizado no Auditório Santander, em São Paulo, foi transmitido pelo canal da TV ABF no YouTube e contou com o apoio do Banco Santander e da Casa Bauducco.

Os palestrantes, todos curadores de conteúdo do Grupo ABF na IFA, apresentaram insights e detalharam tudo o que de mais importante aconteceu na missão da entidade, realizada de 21 de fevereiro a 2 de março. A delegação oficial do franchising brasileiro desembarcou primeiro em Atlanta e cumpriu uma agenda de visitas técnicas monitoradas e exclusivas às marcas Revel Systems, Focus Brands, Inspire Brands, Jan-Pro, IHG Hotels e Resorts, e Coca-Cola Company. Depois, o grupo foi para Las Vegas e acompanhou a Convenção propriamente dita.

Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, abriu e conduziu o evento, dando boas-vindas a todos. Na sequência, Tom Moreira Leite, presidente da entidade, destacou alguns pontos que lhe chamaram a atenção na Convenção. “Na IFA de 2023, destaco a importância dada à agenda de advocacy, o envolvimento de fundos de private equity no franchising e o foco na agenda de diversidade e inclusão no setor”, afirmou.

Outro ponto de destaque para Moreira Leite é a maneira como a entidade internacional enxerga os fundos de investimento de private equity. Segundo o executivo, o franchising norte-americano reconhece a relevância desses players para fazer com que a jornada das empresas nos negócios avance, e a ABF, como entidade oficial do setor de franquias brasileiro, pode contribuir nesse avanço.

O presidente da ABF apresentou um panorama do franchising nos Estados Unidos, onde o setor cresceu 4,8% no ano passado frente a 2021, com uma receita da ordem de US$ 825 bilhões. O executivo tratou, ainda, da análise de performance do IHG Hotels, uma das visitas técnicas monitoradas feitas pelo Grupo ABF. Assuntos como engajamento, colaboração e inovação também foram abordados por Moreira Leite.

O tema “Operações e Relacionamento: impulsionando a consistência da marca” teve a curadoria de Fabiana Estrela, diretora-executiva da ABF, de João Brito, diretor comercial e de Relações Internacionais do Grupo BITTENCOURT, e de Adir Ribeiro, fundador e CEO da Praxis Business.

Fabiana trouxe três grandes insights relacionados ao tema: foco na performance e lucratividade dos franqueados; FBC – Franchise Business Coach, uma ferramenta de coaching voltada para o desenvolvimento dos franqueados, e cultura de franchising.

Segundo a executiva, é preciso investir cada vez mais em capacitação e treinamento, e a cultura de franchising traz sempre o franqueado para o centro dos negócios, algo que, por mais ‘lugar comum’ que seja, precisa ser reforçado para todo o time da franqueadora. “Por isso que gente e cultura são tão importantes”, ressaltou.  Ainda de acordo com Fabiana, “ESG é humano” e quanto à liderança, se ela for empática proporcionará mais agilidade e lucratividade à rede. “A disrupção só vai vir de um olhar empático com o time. É o ser humano que gera conexão emocional. No franchising, é preciso liderar com empatia”, afirmou

Suporte aos franqueados e geração de valor
Suporte às franquias e sobre como gerar valor aos franqueados foram temas abordados por João Brito, diretor comercial e de Relações Internacionais do Grupo BITTENCOURT.

Segundo Brito, o que gera valor para o franqueado envolve cinco grandes pontos fundamentais: desenvolver o senso de comunidade, gamificação, comemorar o sucesso, realizar treinamentos interativos e divertidos e promover o senso de propriedade para o negócio.

O que podemos agregar a mais na jornada do suporte ao franqueado foi uma das importantes lições trazidas da IFA 2023 pelo executivo. “O que gera valor para o franqueado? Dar foco onde ele não pode errar, prestar uma consultoria exemplar, com planejamento, ação, acompanhamento e retroalimentação do processo, e gerar conexão sem envolvimento emocional”, enfatizou.

Três outros principais insights foram apresentados em vídeo por Adir Ribeiro. O primeiro deles é a missão no suporte, que, segundo o especialista, tem a ver com cultura, engajamento e com o porquê de os franqueados estarem na rede. Em segundo lugar é a cultura do franchising, “o quão importante é que as franqueadoras exercitem, se disciplinem, capacitem cada vez mais os seus times”, disse. E o terceiro insight é o FBC, que, segundo Ribeiro, tem uma missão estruturada, não espasmódica, com método, ferramenta e capacitação para que seja criada uma linha de suporte ao franqueado.

Foto: Keiny Andrade