InicioFranchising BrasilNoticiasRede de chocolates Cacau Show se torna a maior franquia do Brasil em número de lojas

Rede de chocolates Cacau Show se torna a maior franquia do Brasil em número de lojas

Rede de chocolates Cacau Show se torna a maior franquia do Brasil em número de lojas

De acordo com o ranking mais recente divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Cacau Show assumiu pela primeira vez a liderança na lista de maiores franquias do país. No último ano, a rede de chocolates fundada pelo empreendedor Alexandre Costa em 1988 teve um crescimento de 33,10% em relação ao ano anterior, fechando 2022 com 3.763 franquias em operação.

Após conquistar o Brasil, a franquia participante do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) — já tem planos para abrir unidades em novos países, como Colômbia, Estados Unidos e Portugal.

Conversamos com Arlan Roque, Gerente de Expansão da Cacau Show, para saber quais são os próximos passos da empresa rumo ao exterior. Confira abaixo a entrevista. 

FB: A Cacau Show se tornou a maior rede franqueadora do Brasil, com 3.763 lojas no país. Quais fatores foram fundamentais para esse crescimento?

Arlan: Há um mercado potencial ainda muito grande no Brasil. Com esse volume de quase 4 mil operações, ocupamos em torno de 12% do mercado nacional de chocolates, ou seja, ainda há muito o que fazer. Temos mapeados, no total, 5.500 pontos possíveis e vamos trabalhar para ocupar esses espaços.

FB: Em 2022, a Cacau Show recebeu 38 mil inscrições para novas franquias. Quais características da marca têm atraído esses novos investidores?

Arlan: Este ano a Cacau Show completará 35 anos de sua fundação, nossa primeira loja foi aberta há 23 anos. Além de uma ótima relação custo x benefício para o consumidor, uma pessoa interessada em empreender em uma franquia da Cacau Show percebe sua força de marca. Temos muita segurança e solidez para oferecer. Existe confiança no negócio.

FB: Depois dessa conquista, existem planos para expansão internacional? Se sim, para quais novos mercados a Cacau Show deve ir nos próximos meses?

Arlan: Temos trabalhos sendo desenvolvidos na Colômbia, Estados Unidos e Portugal. Na Colômbia, abrimos um escritório, temos uma pessoa em processo de negociação de ponto para abertura de lojas; para Estados Unidos, muito recentemente realizamos a primeira exportação e em Portugal, estudamos o melhor formato de desembarcar no país.

FB: Você acredita que existem diferenças no consumo de chocolate no Brasil e no resto do mundo? Como isso pode impactar na expansão internacional?

Arlan: O chocolate é universalmente desejado. O que existe são diferenças nos volumes consumidos. Por exemplo, na Europa o consumo per capita anual passa de 10 kg, no Brasil é em média 3 kg ano, mas com muitas variações regionais e somente por aqui temos a quantidade de lojas que temos. Então, em relação à expansão internacional, o processo está em compreender para cada local o gosto do consumidor e melhor ocasião de consumo. Além de naturalmente conseguirmos oferecer valor agregado, mas com boa relação custo x benefício para o cliente.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.