Início Notícias Pavimentando a expansão

Pavimentando a expansão

Jornal do Commercio (RJ) – 14/04 – Redação 
 
O setor de alimentação mais uma vez se mostra como um dos mais expressivos no mercado de franquias. Segundo levantamento publicado no dia 11 de março pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 16,6% em 2013. A estabilidade econômica nacional proporcionou aumento considerável no chamado food service, ou seja, no mercado da alimentação fora do lar. Em 2013, do gasto com alimentação das famílias, mais de 30% foram feitos fora do lar. Como consequência, o segmento cresceu 9,8%, de acordo com o Anuário Brasileiro da Alimentação Fora do Lar.

Em Goiás, o QG Jeitinho Caseiro é exemplo de empresa que contribui para a evolução do franchising no setor de alimentação. Em 2013, a rede de restaurantes inaugurou quatro novas unidades, com crescimento no faturamento de 28% em relação a 2012.

A expansão resultou no crescimento de 180 novos postos de trabalho e o aumento de 40 mil clientes atendidos por mês. Com o maior número de lojas, a rede passou a contar com 680 colaboradores e fluxo mensal de 220 mil clientes. Entre os produtos mais consumidos em 2013, cerca de 40% foram os grelhados, seguidos dos pastéis com 25% e os sanduíches representaram 11% das vendas.

Para 2014, a projeção é que mais 10 lojas sejam abertas, o que representaria crescimento de 91% no número de aberturas em relação ao ano passado e permitindo à marca chegar a 33 lojas até dezembro. As inaugurações devem gerar mais 250 novos postos de trabalho, informa a rede.

Além disso, o processo de revitalização continua nas lojas já existentes. A exemplo do que já foi realizado nos pontos de venda do Flamboyant Shopping Center e do Araguaia Shopping, as unidades do Buriti Shopping e Goiânia Shopping estão entre as instalações previstas para receber melhorias em 2014.

Os investimentos do QG Jeitinho Caseiro na expansão do sistema de franchising são reflexos do potencial da região Centro-Oeste. De acordo com a ABF, embora o número de unidades franqueadas seja maior na região Sudeste, nos últimos anos as redes têm investido mais no interior e fora do eixo Rio-São Paulo.

O Centro-Oeste responde atualmente por 8% da concentração de franquias no País. O franchising brasileiro ocupa a terceira colocação no ranking do World Franchise Council (WFC) em número de marcas, atrás apenas da China e Coréia do Sul. Das marcas em operação no Brasil, 92,4% são genuinamente nacionais.

Com mais de 30 anos de atuação no setor de alimentação, o QG Jeitinho Caseiro conta com 33 unidades, sendo 23 em operação outros 10 contratos já assinados, localizadas em Goiás, Tocantins e no Distrito Federal. São mais de 500 funcionários e fluxo mensal de 180 mil clientes. A marca foi eleita a 3a melhor franquia de alimentação do País em 2013, após pesquisa realizada pelo Serasa Experian, que integra o anuário da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Embora o pastel continue sendo o carro-chefe da rede QG, a demanda pelos demais produtos também é crescente. O mix é composto também por grelhados, sanduíches e saladas em um mesmo espaço físico, com capacidade para todos os tipos de refeição, do lanche ao jantar.

Há um ano, a dupla de jovens empreendedores Bruna Caiado, de 23 anos, e Celso Brandão, de 24, lançava a startup Entregaweb, site especializado em delivery online. Não imaginava que pouco tempo depois ampliaria sua área de atuação. De Goiânia, eles atendem também a Anápolis e caminham para conquistar a liderança no segmento na região Centro-Oeste.

O projeto ousado começou a se concretizar com a aquisição da concorrente Ligons, portal de entregas com atuação na capital. Com a operação, o site ganha novo sócio, o empresário Cauê Silveira Campos, 31, que era proprietário da Ligons e passa a ser investidor e membro do Conselho Administrativo do Entregaweb.

Seguindo o planejamento para alcance das metas de expansão para 2014, ainda em abril o serviço será levado para Brasília (DF), onde o trio pretende dominar esse nicho de mercado, e, até o final do ano, para Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS).

A empresa, que já conta com mais de 12 mil usuários e uma média de 6 mil pedidos mensais, deve chegar a 18 mil clientes e mais de 80 parceiros com a incorporação da Ligons. A expectativa, segundo o executivo do grupo, Celso Brandão, é aumentar em 40% o volume de pedidos feitos por mês, com a conquista dos clientes da empresa adquirida.
 
Além da operação comercial, que promete ser um grande passo rumo à liderança no Centro Oeste, a incorporação também acarretará ganhos tecnológicos para a startup, que irá contar com mais segurança e agilidade das transações, com a adoção do UX (da sigla em inglês User Experience ou experiência de usuário). O sistema permitirá unir as pesquisas e experiência do Entregaweb no desenvolvimento de plataformas ainda mais intuitivas, fáceis e agradáveis ao cliente, com conseqüente evolução do layout dos aplicativos e site da empresa.

Como funciona
 
O Entregaweb é uma empresa on-line que facilita as compras do dia a dia do usuário e, além do site, disponibiliza aplicativos para smartphones que utilizam os sistemas Android e IOS. O delivery on-line goiano ainda é um dos primeiros a oferecer opção de pagamento com cartão de crédito por celular.

O site possibilita que muitas empresas, algumas ainda fora da internet, possam oferecer seus produtos por meio de plataforma única e sem investimento extra. Além disso, permite que uma gama maior de clientes seja atingida, e sistematiza os pedidos de forma rápida e eficiente. A entrega dos produtos é feita pelo próprio estabelecimento.