Parceria entre ABF e AGF: apresente sua marca a empreendedores da Guatemala!

Parceria

Associação Brasileira de Franchising e Associação Guatemalteca de Franquias fazem parceria para incentivar expansão internacional

A área internacional da ABF iniciou um processo de fortalecer relações e parcerias com entidades e organizações internacionais que fomentam relações comerciais entre o Brasil e o restante do mundo.

Inicialmente, esse processo envolve os dez mercados-alvo do convênio 2021-2023 do projeto Franchising Brasil, firmado em parceria com a Apex-Brasil. Os mercados a serem trabalhados são: EUA, México, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai, Portugal, Espanha, China e Emirados Árabes Unidos.

A reunião mais recente foi com o diretor executivo da Associação Guatemalteca de Franquias (AGF), José Fernandez.  Ele afirmou que historicamente as franquias brasileiras apresentam um bom êxito na Guatemala. Sempre há muito interesse de investidores e empreendedores guatemaltecos em marcas e negócios brasileiros. Segundo o banco de dados da ABF, são seis marcas brasileiras que possuem operações no país e há possibilidades de expansão.

Sobre o panorama atual do franchising na Guatemala, o diretor explicou que o setor de restaurantes, alimentos e bebidas apresentou uma queda de faturamento e o processo de recuperação será complicado, mas não impossível. O varejo segue crescendo no formato virtual e apostado fortemente no e-commerce e o setor de serviços (cuidados pessoais, limpeza) segue crescendo e se destacando. Segundo ele, é um segmento muito promissor no país neste momento.

A parceria entre a ABF e a Associação Guatemalteca de Franquias já tem sua primeira inciativa marcada. Já no mês de abril a ABF é convidada especial em um evento virtual da AGF e fará uma apresentação sobre a associação, o setor de franquias brasileiro e as oportunidades que ele apresenta. Junto a apresentação institucional, a associação contará com a presença de marcas brasileiras que atuam no país e buscam expansão e parceiros locais ou que almejam iniciar a sua internacionalização na Guatemala.

Caso você tenha interesse no mercado de franquias da Guatemala, estude o mercado e esteja em busca de potenciais parceiros e investidores na região, entre em contato com a área internacional ([email protected]) para analisar a possibilidade de apresentar a sua marca a empreendedores guatemaltecos.

Imagem: ABF/Reprodução