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Onda saudável

Folha de S.Paulo – Juliana Vines – 09/06

Por sobrevivência, redes de fast food anunciam menus mais light, mas nutricionistas veem mudanças com desconfiança

Uma onda saudável tem atingido com força os principais restaurantes de comida rápida do país.

O “número 1” do cardápio do McDonald’s continua sendo o sanduíche com dois hambúgueres, alface e 494 calorias, mas desde o início do ano a rede no país também oferece duas novas opções de salada e um lanche com pão integral e frango grelhado.
No Bob’s, duas novas saladas com frango entraram no cardápio neste ano. No Giraffas, os lanches com batata frita e refrigerante sumiram do menu infantil. As únicas opções para crianças agora são arroz, feijão, carne e salada.

As mudanças por aqui seguem uma tendência mundial. Em março, nos EUA, o Burger King tirou o refrigerante do cardápio infantil, e o McDonald’s anunciou que vai oferecer produtos de frango sem antibióticos usados em humanos (a medida também vale para o Brasil).

Outras redes gringas, como Taco Bell, de comida mexicana, afirmaram recentemente que vão tirar conservantes, corantes e gorduras trans dos seus produtos.

A revolução não é à toa: enquanto redes tradicionais de fast food têm perdas de faturamento no mundo todo, marcas que já nasceram apoiadas na bandeira da alimentação saudável crescem.

Em 2014, as vendas globais do McDonald’s caíram 1% –descontando novas lojas. Aqui, os números ainda são favoráveis: no primeiro trimestre deste ano, o faturamento cresceu 3% em relação ao mesmo período de 2014.

Enquanto isso, o Seletti, rede de comida saudável, espera que o faturamento aumente 45% em 2015.

Pressão popular

“Temos pesquisas mostrando que a saúde é um fator preponderante na escolha do consumidor. Para a sobrevivência de todo o setor, as redes têm que mudar”, diz João Baptista da Silva Júnior, coordenador do Comitê de Alimentação da Associação Brasileira de Franchising.

“Há uma pressão sobre isso”, diz Nilce de Oliveira, socióloga e professora da Universidade Federal da Bahia que, nos dois últimos anos, coordenou pesquisa sobre o hábito alimentar de famílias de bairros pobres de Salvador.

“Mesmo nas classes baixas os valores da alimentação saudável estão difundidos. Ouvi frases do tipo: ‘Meu marido não dispensa feijoada, mas a nossa agora é light.”

O discurso em prol da boa alimentação e a oferta de produtos saudáveis, porém, ainda não se traduzem em números: as taxas de obesidade no Brasil continuam crescendo –52,5% da população adulta tem excesso de peso, segundo o Ministério da Saúde.

“A mudança de hábito é lenta e difícil. Nas lanchonetes, as opções mais leves são minoria”, continua Oliveira.

Além de minoria, as opções leves dos fast food não são tão saudáveis quanto parecem, diz a nutricionista Ana Beatriz Baptistella. “É mais marketing do que outra coisa.”

“Tem várias pegadinhas. Salada com frango empanado, suco industrializado cheio de açúcar, e muitos conservantes”, alerta a nutricionista Daniela Jobst.

Para ela, redução de sódio ou de calorias não quer dizer comida saudável. “Quanto mais natural, melhor. Difícil uma rede de comida rápida oferecer algo natural”, diz.

O que dizem as redes

O McDonald’s informou que desde 2011 faz reformulações para reduzir o teor de sódio, açúcar e as calorias dos produtos. “O McDonald’s oferece a seus clientes ingredientes de alta qualidade.”

O Giraffas disse que os pratos “são desenvolvidos e avaliados por nutricionistas para oferecer o valor nutritivo de uma refeição balanceada”.

Segundo o Bob’s, é possível incluir ou excluir itens dos pedidos, como por exemplo, pedir uma salada sem molho.

O Burger King informou que está “no DNA da rede a preocupação em oferecer um cardápio que atenda às necessidades de todos os nossos clientes”.

Mudanças

Burger King Nos EUA, neste ano tiraram o refrigerante dos combos para criança. No Brasil, há uma opção de salada e um sanduíche com frango grelhado. Em 2009 a rede assinou um compromisso público afirmando que restringiria a publicidade a menores de 12 anos, não anunciaria em escolas de ensino fundamental e iria promover práticas e hábitos saudáveis.

Bob’s Colocou duas novas saladas no menu (totalizando quatro). Além das saladas vende em maçã in natura, lanche com frango grelhado e lanches naturais de atum, peito de peru e pasta de frango.

KFC Nos EUA, já oferecem várias opções com frango grelhado e fazem campanhas com o nome “Kentucky Grilled Chicken” em vez de “Fried Chicken”. No Brasil, desde 2007 há uma opção de frango grelhado e uma salada.

McDonald’s já tinha reduzido o sódio nos lanches e na batata, e o açúcar dos sucos. Em janeiro deste ano lançou duas saladas, um lanche de frango grelhado com pão integral e tomate como acompanhamento do combo infantil. Também não vai mais vender produtos de frango que foram tratados com antibióticos usados em humanos.

Giraffas Em 2014, tirou os sanduíches do cardápio infantil (não tem mais combo com lanche) e deu mais destaque aos pratos com carne, salada, arroz e feijão. Em 2013, acabaram com as opções de batata grande e bebidas grandes. Em 2010, diminuíram o sódio dos pratos.