Início Notícias ABF em Ação O trabalho da ABF por um franchising íntegro

O trabalho da ABF por um franchising íntegro

O trabalho da ABF por um franchising íntegro
Cristina Franco, presidente do Conselho da ABF

“Íntegro”, do latim “integrus”, é um adjetivo de significado profundo. Mais do que “completo, apresentado em sua totalidade, completamente preenchido”, ser “íntegro” é a “qualidade de quem não se deixa corromper, que age com honestidade”.

Integridade é a meu ver uma das principais qualidades que se pode atribuir a pessoas, empresas, instituições. A Associação Brasileira de Franchising (ABF), criada há mais de 35 anos, sempre trabalhou, trabalha e continuará trabalhando duro, com afinco, para que o setor de franquias brasileiro seja reconhecido por sua integridade.

A entidade cumpre sua missão de apontar o caminho ético e íntegro, mantém escuta ativa “no” e “para” o setor, dialoga com todos os atores públicos e privados, e atua na interlocução com todos para a defesa do sistema de franquias. A ABF age de forma harmônica com seus interlocutores na defesa dos interesses do setor, o que amplia suas ações na defesa e na valorização do franchising íntegro, responsável, de acordo com a Lei de Franquias.

Além de honestidade, o franchising íntegro envolve atributos como transparência e reputação. Em minha trajetória na ABF, antes de ter a honra de ser vice-presidente (2010-2012) e presidir a entidade (de 2013 a 2016), tive igualmente a honra de liderar a sua Comissão de Ética, na gestão do meu amigo Artur Grynbaum (2005-2008).

A partir daí tive ainda mais ciência a respeito da importância do conceito de integridade para o desenvolvimento do franchising brasileiro. Atual e honrosamente também, presido o Conselho da Associação e junto com incríveis conselheiros temos mantido o foco na defesa e na promoção de um setor de franquias íntegro. A ABF, portanto, tem sua estrutura calcada em governança, contando com o trabalho voluntário de profissionais com larga contribuição para o franchising.

Um sistema de franquias íntegro se reflete em empresas transparentes, de conduta ilibada, reputação inabalável, mais eficientes e lucrativas. Tal integridade, no entanto, vai além do sucesso financeiro das corporações. Ela envolve também (e mais do que nunca) as práticas de sustentabilidade ambientais, sociais e de governança (ESG).

Eu acredito que é dessa forma que construímos relações de longo prazo baseadas na confiança e no respeito mútuos, em que franqueadores e franqueados trabalham juntos para alcançar o sucesso, o que, por sua vez, beneficia colaboradores, clientes e a nação brasileira.

Cristina Franco
Presidente do Conselho da ABF – Associação Brasileira de Franchising