O franchising não para

O franchising não para

Conheça franquias se associaram à ABF durante a pandemia de Covid-19 e como elas trabalham para se diferenciar em um período tão inóspito para os negócios

Na primeira quinzena de junho, 1,3 milhão de negócios brasileiros estavam com atividades suspensas ou encerradas e, desse total, 522 mil (39,4%) apontaram como causa as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Os dados fazem parte da pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O efeito da crise que assola o mundo foi sentido em todos os setores da economia: chegando a 40,9% nas companhias do comércio, a 39,4% nas de serviços, 37,0% nas da construção e 35,1% nas da indústria. As franquias também foram atingidas, mas de forma menos acentuada por, entre outras coisas, sua característica de formatação em rede. Além disso, elas já começaram a recuperação.

Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a empresa AGP, mostra que, em junho, o setor registrou, pelo segundo mês consecutivo, redução nas perdas de faturamento das redes: a queda mídia foi de 30,1%, significativamente menor do que em maio (41%) e em abril (48,2%).
Outro dado que indica a força do sistema i que, mesmo com a Covid-19 e suas consequências desastrosas, 50 novas marcas se associaram à entidade entre margo e julho deste ano. Dessas, 47 já atuavam como franquias há algum tempo e três iniciaram o processo recentemente.

Uma delas é a Mazze Semi Joias, que nasceu em Curitiba em 2013 e ingressou no franchising no ano passado. “Temos uma rede grande de representantes na região Sul, cerca de 180, e produtos com boa aceitação de mercado. Por conta disso, decidimos expandir os negócios e enxergamos na franquia a melhor solução. As vendas das unidades começaram efetivamente no meio deste ano, e fechamos julho com 28”, conta o responsável pelo setor de Expansão da empresa, Nylmar Diego Zacharias.

São três os modelos oferecidos: Silver (R$ 9 mil), Gold (R$ 12 mil) e Diamond (R$ 15 mil).

“O nosso principal diferencial, e que tem chamado especial atenção neste momento de pandemia, é sermos 100% on-line. Cada franqueada recebe um site personalizado e já pronto para as vendas. O que elas fazem i divulgar, para atrair clientes, e quando as compras são realizadas, a Mazze fica responsável pela entrega, assim, elas não precisam nem ter estoque”, complementa o profissional.

Mais uma marca que há pouco tempo resolveu apostar no sistema foi a Dona Maria, de limpeza doméstica e comercial. Como conta o sócio Fernando Antônio Martins de Oliveira, a empresa nasceu há cinco anos em Maringá, também no Paraná. “Conheci o fundador, o Jesner Marques Cobucci, quando o contratei para fazer um serviço.

Durante a nossa conversa, soube da vontade dele de franquear e, como eu atuo no ramo há alguns anos, hoje com a Cheflera e a Senhor Espeto, firmamos uma parceria, relata.
Com tudo devidamente formatado, a comercialização das unidades foi iniciada em fevereiro deste ano quando a pandemia começava a ganhar território no Brasil. Até agora, dez unidades foram negociadas, sendo que três já estão operando. “A pandemia atrapalhou bastante nossos planos, mas, aos poucos, a procura esta aumentando, as pessoas estão voltando a investir, a empreender, ati porque muitas perderam seus empregos nesse período”, pontua Oliveira.

O investimento em uma unidade Dona Maria parte de R$ 17,5 mil (modelo home based). A meta da companhia, revista por conta da crise mundial provocada pelo novo coronavírus, é chegar a 25 unidades ati o final deste ano  inicialmente, a previsão eram 50.

Sob a tutela da SMZTO Holding de Franquias, o belle.club, salão de beleza fundado há três anos em Sorocaba, no interior de São Paulo, começou a dar seus passos no franchising brasileiro no ano passado. Duas unidades foram comercializadas desde então, no bairro do Itaim, em São Paulo, e na cidade de Santo Andri, na regico do Grande ABC Paulista.
Segundo o cofundador da marca Luís Lanaro, antes da pandemia a expectativa era ter dez salões inaugurados este ano e 30 com contrato assinado para abertura em 2021. A intenção, agora, é fechar 2020 com cinco operações em funcionamento e mais 20 para abertura no ano que vem.

“Acredito que temos espago para 400, 500 unidades no País. Nosso objetivo é nos tornarmos a maior e mais inovadora rede de beleza e mudar a forma como se pensam em salões, propondo uma nova dinâmica que traz mais praticidade e qualidade para os serviços, adequando-se às mudanças no dia-a-dia da mulher brasileira”, afirma o cofundador da marca Luís Lanaro.

O investimento para ter uma unidade belle-club parte de R$ 150 mil e, nela, as clientes pagam uma assinatura mensal com valores que vão de R$ 19,90 a R$ 287,00, que lhes da acesso ilimitado a serviços de escova com hidratação, manicure, pedicure e esmaltação, a depender do plano escolhido.

“Oferecemos serviços de beleza acessíveis, com praticidade, comodidade, agilidade e qualidade. Queremos eliminar as fricções dos salões tradicionais. Aqui, por exemplo, os agendamentos podem ser realizados de forma antecipada por meio do aplicativo, e os atendimentos não passam de 70 minutos”, finaliza Lanaro.

Empresas que se associaram à ABF no período da pandemia:

ALIMENTAÇÃO
Box Mineiro Delivery
EAT10
Espetinho Bom
Fichips Food
Kom Coxinhas
Mais1
Maria Pitanga Açaiteria
Sirène Fish & Chips
The Hot Machine
Xôk`S Chocolates

CASA E CONSTRUÇÃO
Container Segurança
Ledseleds
Love Gifts
Pormade

COMUNICAÇÃO, INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS
Agility
Campinas Celulares Franquias
Kingcase

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO
Donna Maria
Doutor Sofá
Elav Lavanderia
Mr Jeff

MODA
Baby Duck
Mazze Semi Joias
Shopmasp

SAÚDE, BELEZA E BEM-ESTAR
Acuidar
Amor & Cuidado
Belle.Club
Cachos Brasil
Dinastia da Barba
Drogarias Farmagnus
Emporium da Beleza
QÓculos
Rede Vitória Spa Residência Assistida Para Idosos
Solumedi
Sorriso Fácil
Spa & Bronze

SERVIÇOS AUTOMOTIVOS
Muniz Autocenter

SERVIÇOS E OUTROS NEGÓCIOS
É Seguro Corretora
Emive Franchising
Energy Brasil
Estetic Face
Ideal Cred Marketing Ltda (Br/Rs)
Interag
Rapidão App
Rede Autoriza
Seguranga Total
Solarprime
Sustentare
Thrive Franchising
Tutore Desenvolvimento de Negócios