NRF 2018: empoderamento feminino, parcerias e tendências no varejo

No segundo dia do evento, delegação do franchising brasileiro assistiu a palestras com destaque para Deloitte e Apple.

NRF
Evento anual da National Retail Federation revela tendências do varejo global

O empoderamento das mulheres no varejo foi tema do painel que abriu o segundo dia de atividades do Grupo ABF na NRF 2018, nessa segunda-feira (15/1).

No painel “Liderança em transformação – a mudança do empoderamento feminino” foram entrevistadas diversas líderes de negócios que falaram sobre como estão enfrentando os desafios do mundo moderno, seja na condução de seus negócios ou de suas equipes. Transformação e volatilidade foram as palavras mais ouvidas durante a conferência.

Dentre os principais assuntos debatidos, a relevância das parcerias para o crescimento dos negócios foi destacada no painel, fato que guarda uma estreita relação com o franchising.

Lee Peterson, vice-presidente executivo de marca, estratégia e design da WD Partners, mostrou como o varejo pode lidar com a positividade e provocou a plateia à reflexão de “olhar o outro lado da história”, sempre, inspirado em um provérbio japonês que diz: “o outro lado tem sempre um outro lado”- (“ the reverse side”).

Tendências
Algumas tendências foram apontadas no painel, entre elas o “BOPIS” – sigla em inglês para Buy on-line e pick up in store (compre on-line e retire na loja). Considerado cada vez mais comum e gerador de mais fluxo de pessoas na loja física e de maior volume de vendas para os varejistas, esse fato requer uma remodelagem das lojas físicas.

Sempre esperada em função das pesquisas e do preciso panorama da economia global, a palestra da Deloitte, apresentada por Ira Kalish, trouxe um panorama econômico do varejo ao redor do mundo e o tradicional painel dos Top 250 Retailers (Global Powers Retailing 2017). A liderança do ranking permanece com o Walmart, com faturamento anual de US$ 485 bilhões, seguido pela Costco (US$ 118 bi). Kalish observou que as grandes economias mundiais estão crescendo menos nos últimos anos.

Outra palestra bastante esperada devido à ausência da marca no evento da NRF há cerca de dez anos, Jeniffer Bailey, vice-presidente de serviços de internet da Apple, mostrou como a gigante da tecnologia está “entregando a experiência de consumo do varejo moderno”.

A executiva responsável pelo Apple Pay, sistema de pagamento móvel e carteira digital desenvolvido pela Apple em 2014, acredita que o cliente vai substituir sua carteira ou cartão de crédito físico por compras sem fio (NFC). Partindo da constatação de que a maioria das pessoas começa e termina o dia usando o celular, Jeniffer conclui que boa parte das nossas decisões são tomadas com base nesse uso e a Apple entende que mudamos a forma como estamos realizando compras no varejo.

Nesta terça-feira (16), último dia do NRF Retail’s Big Show, o grupo ABF faz uma “aterrissagem” com o grupo BTR Varese, uma reunião de trabalho para debater as conclusões dos participantes a respeito do evento. A missão da ABF segue com atividades até o dia 19, envolvendo seminários e palestras no Harvard Club, visitas técnicas guiadas a grandes varejistas dos Estados Unidos e ao New York Institute of Technology.

Para saber os “insights da NRF 2018 e suas aplicações para o Franchising Brasileiro”, participe do Pós-NRF ABF. O evento será realizado no Auditório Santander, em São Paulo, no próximo dia 6 de fevereiro. Inscreva-se!

Fotos: ABF/Divulgação