Início Notícias Não se fazem mais velhinhos como antigamente…

Não se fazem mais velhinhos como antigamente…

Não se fazem mais velhinhos como antigamente…
Painel ABF Talks destaca a importância do consumidor maduro

Pesquisas de mercado mostram que a população brasileira com 60 anos ou mais é responsável por consumo de R$ 3 trilhões ao ano. Dos 50 milhões de domicílios brasileiros, 20% são chefiados por pessoas maduras, autossuficientes e que moram sozinhas. A importância do consumidor maduro foi um dos assuntos do ABF Talks no 4º dia da Convenção ABF do Franchising sob o tema “Perspectivas para o futuro: Fortalecendo o Franchising em qualquer cenário econômico. Comportamentos, tendências e oportunidades de atuação com consumidor maduro”.

“Infelizmente, a sociedade e as marcas não enxergam esse mercado consumidor”, disse Roni Ribeiro, da consultoria Gagarin, ao afirmar que em 2028, a população do Brasil terá o mesmo número de crianças (até 14 anos) e de maduros (mais de 60).

Ainda segundo o especialista em público maduro, as empresas e profissionais de marketing quando definem público-alvo para produtos e serviços focam, na maioria das vezes, na faixa de 18 a 50 anos. “Ora, pessoas com mais de 50 não comem? Não tomam banho? Não se vestem?” Provocou a plateia. “Estamos deixando de lado cerca de 24 milhões de pessoas!”, ressaltou.

Outro sócio da Gagarin, o arquiteto Carlos Mancebo trouxe para o debate também a necessidade de pensar além de produtos e serviços, mas também o atendimento e o design da loja.

Após a palestra, Marcelo Cherto, membro do Conselho de Associados da ABF e um autêntico representante da população madura moderna, liderou o bate papo dos especialistas com a plateia.