Na Mira Edição 61

Na Mira Edição 61

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.

Lavasecco completa dez anos com promoções
Em comemoração aos seus dez anos, a rede de lavanderias Lavasecco pretende fazer uma série de ações promocionais ao longo dos próximos meses. A primeira campanha, iniciada em abril, dá desconto de R$ 1,00 por unidade para quem contratar a lavagem de até dez peças de roupas de uma só vez. www.lavasecco.com.br

Montana Express quer R$ 160 milhões em faturamento
O Montana Express abriu mais duas unidades no Estado de São Paulo: no Parque Shopping Maia, em Guarulhos, e no novo Shopping Cidade São Paulo, na capital paulista. Em todo o Estado de São Paulo, são cerca de 70 lojas do Montana Express, que também podem ser encontradas em outros 13 estados. A previsão da rede para 2015 é aumentar em R$ 20 milhões o faturamento em relação a 2014, chegando a R$ 160 milhões, além de ampliar de 7 milhões para 8 milhões o número de pratos vendidos. www.montanaexpress.com.br

Arranjos ExpressArranjos Express projeta 55 lojas até dezembro
A Arranjos Express, rede europeia de lojas de customização de roupas e costura, inaugurou a primeira unidade no município de Rio Claro, no Shopping Rio Claro, totalizando dez lojas no interior de São Paulo. A rede de franquias, que este ano completa três anos de atuação em território nacional, tem 31 unidades inauguradas em oito estados brasileiros. Com base em contratos já assinados, a previsão é chegar a 55 lojas em operação até o final do ano. www.arranjosexpress.com.br

Los PaleterosLos Paleteros aposta em modelo compacto
A Los Paleteros lançou modelo de operação compacto, com taxa de franquia de R$ 50 mil. A rede especializada em paletas (sorvetes mexicanos) prevê inaugurar 75 unidades este ano, sendo pelo menos 35 no novo modelo de negócio. Hoje, a Los Paleteros tem 84 unidades em funcionamento nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, além do Distrito Federal.
www.lospaleteros.com.br

Instituto Embelleze Revista Franquia & Negócios Ed.61Instituto Embelleze forma 700 mil alunos
O Instituto Embelleze, especializado em capacitação profissional para o mercado de beleza, atingiu a marca de 700 mil alunos formados. A marca também está em fase de implantação de franquias no Equador e na Colômbia. Em 17 anos de história, essa é a primeira vez que a rede investe no exterior. Atualmente existem 372 franquias do Instituto Embelleze no Brasil. A empresa também lançou nova marca de cosméticos: a Magi Liss, para quem deseja um cabelo mais liso ou com redução de volume.   www.institutoembelleze.com

Marisol - Revista Franquia & Negócios Ed.61Marisol lança projeto de franquias
A Marisol lançou seu projeto de franquias com a abertura da primeira loja com a marca própria, no Shopping Palladium, em Curitiba (PR). A empresa, especializada no segmento de confecção infantil, tem a expectativa de abrir 15 lojas até o fim do ano. www.marisol.com.br

Minds inaugura a 73ª unidade
A Minds English School, rede de franquias especializada na língua inglesa, inaugurou em União da Vitória a sua 73ª unidade. Esta é a quarta escola da marca no estado do Paraná. Para 2015, o plano da Minds é chegar a 80 escolas. O investimento em uma unidade da rede varia de R$ 200 mil a R$ 250 mil, com prazo de retorno em 24 meses. www.mindsidiomas.com.br

Sobrancelhas Revista Franquia & Negócios Ed61Sóbrancelhas almeja expansão pelo Brasil
A Sóbrancelhas, rede especializada na composição da estética do olhar, prevê terminar o ano com 80 franquias em todo o Brasil. Em maio, a marca inaugurou oito franquias em São Paulo e no Rio de Janeiro. Atualmente, a Sóbrancelhas tem 38 unidades em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e 60 contratos fechados. Segundo a fundadora, Luzia Costa, o mapa de expansão da rede prevê ocupar todo o território nacional. www.sobrancelhasfranquia.com.br
____________

VAI E VEM

Cristina Franco Revista Franquia & Negócios Ed.615àsec tem nova Plataforma de Gestão Compartilhada
A executiva Cristina Franco, fundadora da rede Bit Company – vendida em 2010 para o Grupo Multi – e atual presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), vai liderar a nova Plataforma de Gestão Compartilhada, criada este mês pelo Grupo 5àsec para gerir os negócios da marca no Brasil. Essa plataforma, que tem como objetivo tornar a estrutura de gestão da 5àsec mais robusta no País, será formada por quatro executivos do mercado de franquias: Juarez Leão, sócio-diretor da consultoria Leão Business Upgrade; Fernando Tardioli, advogado especialista em franquias e sócio do escritório Tardioli Lima Advogados; e Daniel Pascuali, executivo de carreira do Grupo 5àsec, além de Cristina Franco. www.5asec.com.br

Novo diretor da Lig Lig - Revista Franquia & Negócios Ed.61Lig-lig tem novo diretor-geral
A franquia de culinária chinesa Lig-Lig tem novo diretor geral: Frederico Loriggio. “Criar e manter um modelo de negócio lucrativo e sólido para nossos parceiros, focado principalmente em treinamento, qualidade do produto, relacionamento, lucratividade, metas e excepcional suporte, é minha missão nesta nova empreitada”, disse. No setor de alimentação, o profissional passou por redes como Pizza Hut, KFC, Habib’s, Mixirica e Yakissoba Factory, entre outras. A empresa opera cerca de 40 lojas pelo sistema de franquias. www.liglig.com.br

______________

MC Donalds - Revista Franquia & Negócios Ed61McDonald’s aposta em tecnologia LED
A partir de agora, todos os restaurantes McDonald’s inaugurados no Brasil serão equipados com luzes de tecnologia LED. Segundo a marca, a economia de energia elétrica na iluminação dos restaurantes poderá chegar a 40%. No médio prazo, a medida será estendida aos mais de 800 restaurantes da empresa no País. www.mcdonalds.com.br

Temakeria Makis Place investe em food truck
A Temakeria Makis Place, rede com 132 unidades no Brasil e nos Estados Unidos, acaba de lançar o Food Truck Makis Place. A franquia móvel oferece mais de cem sabores de temakis e sobremesas. O investimento para abrir o food truck da rede é de R$ 280 mil, fora o custo do automóvel. www.makisplace.com.br

Óticas Carol: luxo acessível e fast fashion
A Óticas Carol prevê crescer 24% em 2015, e encerrar o ano com cerca de 900 lojas em todo o Brasil. Hoje, a marca tem mais de 730 unidades. “O luxo acessível e o fast fashion são palavras que nunca foram utilizadas pelo setor ótico. A Óticas Carol está em crescimento porque inovou no modo de ver o segmento. Trouxemos métodos do varejo tradicional para dentro da empresa.”, disse o CEO da empresa, Ronaldo Pereira Jr. www.oticascarol.com.br

BrCondos - BRCondos: administração de 2 mil condomínios
Hoje com dez franquias nas regiões Sul e Sudeste, a BRCondos, administradora de serviços para condomínios, prevê chegar a 30 franquias este ano e atingir 2 mil condomínios administrados, o que pode elevar o número de propriedades atendidas de 15 mil para 30 mil. Fundada em 2013, a BRCondos é um investimento da HFPX Holding, que se dedica a projetos de tecnologia e internet. www.brcondos.com.br

Pão Express - Revista Franquia & Negócios Ed.61Pão Express abre unidade piloto em São José do Rio Preto
A Pão Express, padaria no modelo drive thru, pretende chegar a 50 unidades em 2015. A rede tem hoje quatro unidades em funcionamento e três diferentes modelos de negócios, tradicional, container e lojas de shopping. Segundo a marca, na unidade piloto da Pão Express, situada em São José do Rio Preto, são vendidos, em média, 1,2 mil pães por dia. Com um faturamento mensal de cerca de R$ 70 mil, a lucratividade da loja chega a 30%.
www.redepaoexpress.com.br/franquia

Restaura Jeans - Revista Franquia & Negócios Ed61Restaura Jeans adota embalagens ecológicas
A Restaura Jeans – rede especialista em serviços para roupas, como lavanderia, costura, tingimento, customização e recuperação de artigos em couro, entre outras opções – adotou embalagens ecológicas em substituição às sacolas de plástico. As novas embalagens são feitas de papel kraft, impressas em tinta à base d’água e montadas com cola à base de amido. A Restaura Jeans estima que, apenas em 2015, a iniciativa fará com que deixem de circular pelo menos um milhão de sacolas plásticas no Brasil. www.restaurajeans.com.br

Spá das Sobrancelhas - Revista Franquia & Negócios - Ed61Spa das Sobrancelhas tem novo modelo de negócios
O Spa das Sobrancelhas acaba de inaugurar mais uma unidade de seu novo modelo de negócios, na Zona Norte do Rio. O quiosque foi aberto no Norte Shopping e a previsão da marca é abrir mais 150 desses nos próximos dois anos. O novo espaço conta com especialistas em visagismo e um mix de produtos cosméticos e de tratamento para o rosto. A rede tem hoje cerca de 300 lojas franqueadas no País. www.spadassobrancelhas.com.br

Guru de Vendas - Divulga Pão - Revista Franquia & Negócios Ed 61DivulgaPão lança o Guru de Vendas
A DivulgaPão, rede de mais de 200 franquias que utiliza o saco de pão como mídia para veicular anúncios publicitários, lançou o Guru de Vendas. A ferramenta funciona como um suporte virtual e tem como objetivo responder, mensalmente, as dúvidas mais frequentes dos franqueados para aprimorar argumentos e técnicas de venda. Cada franquia da DivulgaPão pode enviar até três perguntas por mês, sempre até o dia 20, e aguardar a publicação da resposta no Portal dos Franqueados. www.divulgapao.com.br

CNA projeta expansão em 2015
A rede de escolas de idiomas CNA, hoje com 601 unidades e 500 mil alunos, espera abrir 65 novas escolas em 2015. A meta de faturamento da empresa para este ano é chegar R$ 890 milhões. Mapeamento recente realizado pela rede identificou 299 cidades brasileiras com potencial para receber novas escolas de idiomas. www.cna.com.br

Ortodontic Center - Revista Franquia & Negócios Ed61Ortodontic Center avança
Com faturamento de R$ 81,5 milhões e mais de dois milhões de atendimentos realizados em 2014, a Ortodontic Center pretende inaugurar 150 novas clínicas e fechar o ano de 2015 com faturamento estimado em R$ 120 milhões. www.ortodonticcenter.com.br

Arezzo&Co quer expandir franquias da Anacapri
A Anacapri, marca do grupo Arezzo&Co, está intensificando a expansão da sua rede de franquias em diferentes cidades do País. As unidades têm entre 40m2 e 50m2 e podem ser instaladas em shoppings, centros comerciais ou lojas de rua, com um investimento inicial a partir de R$ 500 mil. www.anacapri.com.br

Billy The Grill Revista Franquia & Negócios - Ed61Billy The Grill pretende abrir 17 unidades neste ano
O Billy The Grill, rede de franquias de alimentação especializada em porções de carne servidas na pedra com acompanhamentos, pratos executivos, petiscos e sanduíches, está com planos agressivos de expansão em 2015 e prevê abrir 17 unidades, totalizando 40. As próximas unidades serão inauguradas no estado do Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, Ramos, Niterói, Macaé e Nova Iguaçu. A intenção da marca é expandir para o interior desse estado e, posteriormente, chegar a São Paulo. www.grupobtg.com.br

Centro Britânico fará parceria com escolas regulares
A rede de ensino de idiomas Centro Britânico vai apostar na parceria com escolas particulares para angariar mais alunos. Deste modo, estabelecimentos de ensino regular podem oferecer cursos com a metodologia do Centro Britânico aos seus alunos.  Em relação ao plano de expansão da marca, a meta é abrir dez unidades neste ano. www.centrobritanico.com.br

Unhas Fast - Revista Franquia & Negócios Ed 61Unhas Fast abre a primeira unidade franqueada
Com três unidades próprias em Goiânia, a rede Unhas Fast abriu sua primeira unidade franqueada na cidade, no Plaza D´Oro Shopping, dentro de um contêiner. Segundo a marca, este tipo de obra sai 25% mais barato do que uma obra convencional. Além das unidades na cidade natal de Goiânia, a rede tem lojas no Rio de Janeiro (Shopping Tijuca, West Shopping, Shopping Metropolitano Barra e Américas Shopping) e em Ribeirão Preto (Shopping Iguatemi). www.unhasfast.com.br

Let’s Eat em alta
A Let’s Eat, nova franquia de alimentação que surgiu no final do ano passado pelas mãos do empresário Marcos Nunes, espera alcançar até dezembro dez unidades e faturamento de R$ 10 milhões. Hoje, a marca, que é um misto de hamburgueria gourmet e cozinha mexicana, tem cinco restaurantes em São Paulo e um em Sergipe. Cada unidade recebe uma média de três mil clientes por mês, com ticket médio de R$ 37,00. www.letseat.com.br

Giraffas Revista Franquia & Negócios Ed61Giraffas tem novo posicionamento
O Giraffas lançou em maio novo posicionamento que norteará a marca nos próximos anos. Com o tema “Gostinho Brasileiro”, a rede quer defender o território da comida brasileira. Atualmente, o cardápio da marca conta com mais de 30 opções de refeições, nove sanduíches, além de sobremesas e bebidas. “Queremos mostrar que é possível preparar um prato do jeito que o brasileiro gosta, para comer fora, com o mesmo cuidado que ele teria em casa”, afirma o diretor de marketing da rede, Ricardo Guerra. As iniciativas contemplam desde o ambiente do ponto de venda até o atendimento, levando atributos que estão presentes na vida do brasileiro, como hospitalidade e alegria, para dentro das 400 unidades Giraffas no País. www.giraffas.com.br

Seletti implanta ferramenta da AlphaGraphics
Em parceria com a AlphaGraphics, o Seletti Culinária Saudável implanta na rede o AgOnline, ferramenta de web-to-print que permite controle e customizações locais sobre os itens solicitados por qualquer setor da empresa. Segundo a marca, a ferramenta reduz os custos de gestão e o tempo de cotações e de busca de arquivos, bem como permite à franqueadora rastrear os pedidos realizados pelos franqueados de forma instantânea. www.seletti.com.br

Depyl Action - Revista Franquia & Negócios Ed61Depyl Action investe no interior do País
A Depyl Action, rede de franquias especializada em depilação, está concentrando os investimentos no interior do País. Neste mês, a marca inaugurou mais uma loja na Paraíba, desta vez na cidade de Patos. Segundo a diretora executiva da marca, Danyelle Van Straten, a região Nordeste assumiu em 2015 como a de maior faturamento na rede, representando 33% do total. Em maio, a marca inaugura mais uma loja no interior de São Paulo, em São José dos Campos. www.depylaction.com.br

Bobs - Revista Franquia & Negocios Ed.61Bob’s lança casquinha com Paçoquita
A rede de fast food Bob’s firmou parceria com a Santa Helena, fabricante da Paçoquita, para lançar a nova linha de sobremesas com amendoim em seus sorvetes e milk-shakes. A campanha conta com sorvete de casquinha Paçoquita, casquinha de baunilha e Paçoquita, casquinha mista Paçoquita, casquinha de chocolate Paçoquita, Bob’s Max Paçoquita, milk-shake de Paçoquita 300, 500 e 700 ml e Paçoquita com chocolate de 300, 500 e 700 ml. A marca também lançou novo slogan baseado em pesquisas com consumidores que apontaram a marca como associada à autenticidade e abundância: “Vem se lambuzar no Bob’s”. www.bobs.com.br

Mr. Beer Revista Franqua & Negócios Ed61Mr. Beer cria clube de assinaturas
A Mr. Beer lançou o clube de assinaturas de cervejas especiais Clube Mr. Beer. Segundo o diretor da rede, Humberto Ribeiro, o assinante recebe todo mês em casa de dois a quatro rótulos de cervejas nacionais e importadas, material com informações e dicas de harmonização, além de fichas de degustações colecionáveis e uma surpresa diferente em cada kit. Os associados também têm direito a vouchers de descontos de até 70% em todas as lojas da rede, a depender da ação.
A associação ao Clube Mr. Beer custa R$ 99,90 por mês. O cadastro pode ser feito nowww.mrbeercervejas.com.br ou em alguma loja da rede.

Mercadão dos Óculos - Revista Franquia & Negócios Ed.61Rio de Janeiro está na mira do Mercadão dos Óculos
A capital fluminense deve receber 20 lojas do Mercadão dos Óculos nos próximos anos, sendo três já em junho de 2015. Apesar de já ter lojas em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, Pará e Pernambuco, o Rio de Janeiro tornou-se o foco da marca pela densidade demográfica, segundo o diretor de expansão, Gustavo Freitas.  www.mercadaodosoculos.com

Casa do Construtor- Revista Franquia & Negócios Ed61Casa do Construtor abre nove lojas em maio
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia receberam nove lojas da Casa do Construtor em maio. De acordo com o sócio fundador da rede, Altino Cristofoletti Junior, há muitas cidades que podem ser exploradas pelo setor. “O mercado de franquias é a bola da vez para quem deseja conquistar o seu próprio negócio e os investidores destas regiões procuram por uma marca inovadora e de credibilidade”, afirma. www.casadoconstrutor.com.br

Spoleto Revista Franquia & Negócios - Ed61Spoleto reduz preços de pratos tradicionais
Com investimento de R$ 800 mil, a rede de alimentação italiana anuncia a campanha Pratão por um Precinho, que consiste em oferecer pratos clássicos da casa, como o Spaguetti Bolognesa por R$ 10,90. A campanha fica vigente em todos os restaurantes, até o dia 30 de junho e tem estimativa de aumentar as vendas mensais em 12%. www.spoleto.com.br

PBF completa 50 anos
A rede de ensino de idiomas comemora cinco décadas de existência em 2015. Em sua fundação, em 1965, a marca era conhecida como Pink and Blue, e foi rebatizada após ser adquirida pelo Grupo Fisk, em 1983. Desde então, a PBF criou seu próprio material didático para crianças e adultos e já contabiliza mais de 50 mil alunos formados. www.pbf.com.br

30 anos de Ponto Natural
Presente em 19 estados brasileiros, a rede de alimentação saudável chega aos 30 anos de funcionamento em 2015. Fundada em 1985, a marca iniciou a expansão por franquias em 2011 e tem a meta de dobrar o faturamento anual este ano, além de abrir mais de dez lojas. www.pontonaturalbrasil.com.br

Franchising cresce 9,2% no 1º trimestre
Pesquisa de Desempenho Trimestral do Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que o setor elevou o faturamento nominal em 9,2% no primeiro trimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. Nessa base de comparação, o faturamento do setor passou de R$ 28,7 bilhões para R$ 31,3 bilhões. Os dados apresentados abrangem um ajuste realizado pela ABF no faturamento do mercado em 2014, que passou de R$ 119,668 bilhões para R$ 128,876 bilhões, em virtude de novos dados relevantes identificados. “O resultado desta pesquisa trimestral é um forte indicativo da resiliência de nosso setor”, afirma a presidente da ABF, Cristina Franco. www.portadofranchising.com.br

Selo de Excelência 2015 - Revista Franquia & Negócios - Ed.61Selo de Excelência em Franchising chancela 205 marcas
O Selo de Excelência em Franchising 2015 alcançou recorde histórico ao chancelar 205 franqueadoras. A avaliação dos candidatos é feita pelos próprios franqueados, sob o ponto de vista de gestão e relacionamento, e as marcas são premiadas nas categorias Pleno (com mais de três anos de atuação e ao menos dez franqueados), Sênior (redes com mais de cinco anos e 30 ou mais franqueados) e Máster (redes com mais de dez anos de atuação e 60 ou mais unidades). A candidatura é voluntária e contou com 232 inscrições em 2015. As marcas destacadas foram Centro de Ensino Grau Técnico, na categoria Pleno, Curso Evidente, na categoria Sênior, e Uptime, na categoria Máster.

Fampe para Franquias - Revista Franquia & Negócios - Ed.61Fampe para as franquias
Em meados de maio, os convênios técnico e de cooperação entre o Sebrae e o Bradesco para acesso ao Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas (Fampe) foram formalizados, iniciando a captação para franquias. Criado há vinte anos, o Fampe representa atualmente um patrimônio de R$ 650 milhões. O valor destinado ao projeto assinado é de R$ 25 milhões, com possibilidade de chegar a R$ 300 milhões em movimentações. O Bradesco é o primeiro banco privado a utilizar o Fampe como garantia real para liberação de crédito para capital de giro de franquias, em até 48 vezes. A taxa de juros prevista é de 1,98%.

Chilli Beans - Franqueador do Ano - Revista Franquia & Negócios Ed.61Chilli Beans é a franqueadora do ano
A Chilli Beans recebeu este ano o Prêmio ABF Destaque Franchising na categoria Franqueador.  “Depois que soubemos que ganhamos esse prêmio, ao invés de abrirmos 70 lojas em 2015, vamos abrir 100”, disse o fundador da Chilli Beans, Caito Maia. Na categoria Franqueado, o vencedor foi Luiz Henrique Silva, da rede Trópico, com o case “VOE – Você orienta sua escalada/Treina Fácil”. O Ministro-chefe da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, foi reconhecido como Personalidade Pública do setor e o fundador da Fisk, Richard Hugh Fisk, como Personalidade Privada. As marcas iGUi, Jan-Pro, O Boticário e Casa do Construtor foram reconhecidas pela atuação sustentável. A ABF também premiou os destaques em Jornalismo (jornal, revista, mídia digital e sustentabilidade) e Trabalho Acadêmico.