Início Notícias 9º Seminário de Food Service ABF destaca pesquisas e debate principais temas do segmento

9º Seminário de Food Service ABF destaca pesquisas e debate principais temas do segmento


Evento detalhou também os principais conteúdos trazidos pelo Grupo ABF do NRA Show 2015, principal evento do mercado de alimentação do mundo

O 9º Seminário Setorial de Food Service ABF e Pós-NRA 2015 foi aberto nessa quarta- feira (10), com as boas-vindas de Claudio Tieghi, diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade da ABF, seguido de André Friedheim, diretor internacional da entidade, que representou a presidente da ABF, Cristina Franco.

Maria Aparecida Toledo, diretora da Toledo Associados, discorreu sobre o comportamento do consumidor analisado na pesquisa feita com 100 líderes de empresas de alimentação, comunicação e finanças, intitulada “Significados e Práticas da Alimentação Contemporânea”.


De acordo com Maria Aparecida, da Toledo Associados, inovação e criatividade têm sido as palavras de ordem nas empresas

Segundo a palestrante, o estudo mostra que a mudança de comportamento do consumidor tem se potencializado. “No passado, em pesquisa nós falávamos do consumidor da classe A, B ou C. Se contratarem pesquisa analisando o consumidor por essa ótica, vão errar. Temos de falar sobre comportamento, novos arranjos familiares, ciclos de comportamento. O importante é entender os nichos de comportamento que vão diferenciar cada vez mais esse consumidor”, afirmou. Ainda segundo a palestrante, inovação e criatividade têm sido as palavras de ordem nas empresas, como implantá-las é o grande desafio.

No painel apresentado por João Baptista Junior, coordenador do Comitê de Alimentação da ABF, Enzo Donna, da ECD Food Service – parceira da entidade na realização do Balanço Setorial das Redes de Franquias no Setor de Alimentação 2014 –, detalhou as etapas e os resultados da pesquisa.


Enzo Donna, da ECD Food Service, deu detalhes sobre a pesquisa feita em parceria com a ABF

O levantamento apontou um crescimento de 12% na receita bruta das redes de food service pesquisadas. Num universo de 260 marcas associadas, com faturamento da ordem de R$ 21,692 milhões no ano passado, 73 franquias respondentes tiveram receita de R$ 13,575 milhões. Representativa, a amostra equivale a 62,85% do faturamento das franquias do segmento Alimentação e a 48,68% do número de unidades, ou 9.134 unidades de um total de 18.763 pontos de venda (PDVs) dos associados.

Para os especialistas, a maturidade e a consistência do segmento Alimentação do franchising sustentaram o crescimento nominal indicado na pesquisa, mesmo em um período de economia desaquecida.
No entanto, observou Donna, “o mercado está retraído. Em 2014 já havíamos dado um prenúncio da retração de demanda, que não está nem perto da queda de 2015”, salientou. Ainda segundo ele, a crise é positiva ao menos na redução de custos dos aluguéis, em novos contratos e também nas renovações, de forma geral, tanto em shoppings, galerias e outros espaços comerciais quanto em lojas de rua.

De acordo com o estudo, 39% das marcas pesquisadas fazem coleta seletiva e destinação adequada de resíduos sólidos e apenas 5% delas utilizam embalagens ecológicas. Para Claudio Tieghi, “é fundamental que as redes desenvolvam essas duas práticas”.

Clique aqui e acesse a pesquisa.

Atualização fiscal


Lúcia Correia, advogada da AFRAC, ministrou a palestra: “Update Cupom Fiscal Eletrônico: Desafios da Implementação”

A necessidade de acompanhar as mudanças das regras tributárias foi tema da palestra “Update Cupom Fiscal Eletrônico: Desafios da Implementação”, ministrada por Lúcia Correia, advogada da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC). Segundo ela, as empresas têm o desafio da implementação da nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e) em substituição ao sistema Emissor de Cupom Fiscal (ECF). “Cada Estado do Brasil funciona como um país, a transição da ECF para a NFC-e acontece de maneira distinta em cada um”, explicou.

A especialista orienta que os empresários guardem seu documento fiscal de previsão decadencial, mesmo que haja estado que dispense esse procedimento, como é o caso do Acre.


(Esq. para dir.) Luís Garbelini, vice-presidente de Relações Institucionais da AFRAC, Ricardo Carreón, diretor geral da NCR, Rodrigo Andrade, diretor de Food Service da Linx e Rafael Mendes, diretor vertical de Software Food Service da Bematech

A seguir, Luís Garbelini, vice-presidente de Relações Institucionais da AFRAC; Ricardo Carreón, diretor geral da NCR; Rodrigo Andrade, diretor de Food Service da Linx e Rafael Mendes, diretor vertical de Software Food Service da Bematech apresentaram soluções tecnológicas para a “Revolução no PDV – Como integrar o físico com o digital?”, tema em debate no seminário.

A baixa informatização dos negócios no País ainda é assustadora. “Só quinze por cento do mercado brasileiro é automatizado”, disse Garbelini. Segundo ele, a automação não chegou à maioria dos negócios porque a legislação os impediu. Com a nova lei fiscal já vigente, o processo é simplificado e facilitará o avanço da automação. “Se você não souber usar a tecnologia a favor do seu negócio, você sai do mercado”, alertou.


Ricardo Carreón, diretor geral da NCR, foi um dos participantes do debate sobre a revolução no PDV

Para Carreón, a revolução no PDV vai além dele. Segundo o executivo, um exemplo de tendência são os sistemas com beacon (dispositivo de proximidade que emite informações por meio da tecnologia bluetooth aos smartphones cadastrados), que possibilita saber exatamente onde está o cliente, se ele está na fila ou fora do PDV, e qual prato ele quer.

No quadro “Mercado de Food Service Brasil x EUA”, João Baptista Jr foi enfático: “Os últimos dois anos serão muito desafiadores para nós, porém com mais oportunidades para quem estiver bem posicionado”.

Pós-NRA


André Friedheim, diretor internacional da ABF, apresentou os dados e tendências do NRA Show 2015

Os principais dados, insights e as tendências trazidas pelo Grupo ABF do NRA Show 2015, principal evento global do segmento Alimentação realizado em maio na cidade de Chicago (EUA), foram apresentados pelo diretor internacional da ABF André Friedheim e Simone Galante, sócia-diretora da Galunion. De acordo com a executiva, a feira que este ano completou sua 96ª edição reuniu 44 mil visitantes e mais de 2.000 expositores.

Segundo Friedheim, 62% do mercado americano são de redes de alimentação e entre os dez maiores franqueadores, seis são do segmento. Já a expansão internacional é decisiva para as redes locais. “Hoje a internacionalização das marcas americanas é que garante o crescimento dos franqueadores dos Estados Unidos”, afirmou.


De acordo com Simone Galante, sócia-diretora da Galunion, autenticidade e transparência, local e “hyperlocal” e integração tecnológica são três dos principais insights 

Autenticidade e transparência, local e “hyperlocal” e integração tecnológica são três dos principais insights do ano no mercado americano de food service observados por Simone. “As pessoas querem tratar com coisas de verdade, também querem o local, com muitas questões sobre o que é bom para o abastecimento local, para a comunidade, e o ‘hyperlocal’, como ter uma horta na própria rede, por exemplo, e estar integrado a tudo e conectado a esse novo consumidor”, concluiu.

(Fotos: Keiny Andrade)

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