Na Mira Edição 92

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As notícias mais quentes do mercado

Mary Help cresce com novo serviço de sanitização
O novo serviço de sanitização de ambientes, que reduz a chance de as pessoas se infectarem por vírus, bactérias e fungos, fez a procura por franquias da Mary Help crescer 50%, segundo o fundador e diretor da empresa José Roberto Campanelli. “A demanda por serviços de limpeza, higiene e desinfecção está aumentando cada vez mais devido ao novo coronavírus. Desde que iniciamos com a novidade, já foram feitos mais de 100 serviços”, disse. Com isso, a rede vendeu cinco franquias nas regiões de Recife (PE), Salvador (BA), Uberlândia (MG), Osasco (SP) e Rio de Janeiro (RJ) desde o começo da pandemia. Com 120 unidades, a Mary Help fez uma média de 400 mil diárias no ano passado e obteve um faturamento de R$ 52 milhões.
www.maryhelp.com.br/home

História de 30 anos do SEF é contada em livro histórico
Lançado em julho, o livro de 30 anos do Selo de Excelência em Franchising (SEF) resgata a memória dessa premiação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que já mobilizou mais de 450 marcas de franquias e cerca de 2,5 mil chancelas em três décadas de trajetória. Produzido pela Editora Lamonica, a obra traz o depoimento dos
ex-presidentes da ABF e de vários empreendedores que ajudaram a construir essa história, que teve um papel fundamental na consolidação do franchising brasileiro ao conferir uma certificação de qualidade às redes. O livro também recorda os destaques do setor, como Franqueador do Ano, Franqueado do Ano, Personalidade do Ano, e muitos outros prêmios que homenagearam as pessoas que fizeram e fazem a diferença na construção de um franchising sólido e ativo no País.
editoralamonica.com.br

 

Petz doa R$ 1 milhão para o combate à Covid-19
A Petz anunciou a doação de R$ 1 milhão aos planos de contingência ao combate à epidemia da Covid-19. O montante visa a ajudar à luta contra o novo coronavírus. O investimento foi direcionado para a capacitação e treinamento de profissionais que estão na linha de frente, montagem e acompanhamento dos hospitais de campanha, equipamentos de segurança, compra de respiradores e demais necessidades. “O nosso objetivo principal é o de colaborar com a sociedade. Queremos que nosso País e o mundo saiam logo dessa situação difícil e sem precedentes na história”, disse o presidente da Petz, Sergio Zimerman. A rede de petshop tem 107 lojas no País.
www.petz.com.br

Morana lança e-commerce adaptado aos franqueados
A rede de franquias de acessórios femininos Morana lançou em junho seu e-commerce em um modelo diferente: na plataforma, cada uma das 300 franquias da rede tem a sua própria vitrine virtual e loja on-line. Isso significa que cada unidade tem seu endereço virtual e decide quais produtos quer expor na primeira página do site. Da mesma forma, a gestão de cada loja virtual está interligada com o estoque da franquia correspondente. Segundo a empresa, é possível expor na vitrine virtual até 500 peças. “Tudo é pronta-entrega, porque sai da loja mais perto do endereço do cliente. Nosso foco é delivery expresso”, explicou o Danilo Assumpção, do Comitê Executivo do Grupo Ornatus, do qual a Morana faz parte junto com Balonè, Little Tokyo e Love Brands.
www.morana.com.br

Wizard by Pearson garante mensalidade de alunos desempregados
Os atuais alunos da Wizard by Pearson que se rematricularem em seus cursos estarão cobertos por um seguro para continuar estudando caso fiquem desempregados. Todos os valores serão subsidiados por uma seguradora contratada pela Pearson, franqueadora da rede Wizard, e não vão gerar custos adicionais para os alunos e franqueados. O seguro-desemprego irá garantir seis meses de mensalidades. Serão cobertas pelo benefício pessoas com registro na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) que forem demitidas sem justa causa após um mínimo de 12 meses ininterruptos em trabalho com vínculo empregatício de pelo menos 30 horas semanais. Segundo a rede, a novidade pode ajudar mais de 100 mil estudantes.
www.wizard.com.br

Instituto Gourmet alcança a venda de 100 unidades
O Instituto Gourmet, rede de franquias de educação profissional em gastronomia,
alcançou a marca de 100 unidades comercializadas no País. Só no primeiro semestre, foram vendidas 16 unidades e a intenção é comercializar 35 até dezembro. Durante o período de isolamento, a marca – que anunciou no início deste ano sociedade com a holding SMZTO – criou métodos de ensino à distância, focando no empreendedorismo e, principalmente, no delivery. Criada em 2014 e com o início da expansão em 2017, a rede faturou R$ 45 milhões no ano passado. O investimento em uma franquia do Instituto Gourmet é de R$ 250 mil.
institutogourmet.com

Grupo Kalaes e Ana Hickmann fazem sociedade com a Além do Olhar
O Grupo Kalaes e a empresária e apresentadora Ana Hickmann fecharam sociedade com a franquia de beleza Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas. A marca foi criada em 2014 pela empresária Rose Lourenço, em Goiânia (GO), e conta com oito unidades, sendo seis na capital, uma em Aparecida de Goiânia (GO) e uma em Rondonópolis (MT). De acordo com Sidney Eduardo Kalaes, presidente da holding, a meta é inaugurar 15 franquias neste ano e chegar a 250 unidades até 2023. “No setor de beleza, muitos empreendedores estão em busca de uma franquia inovadora, que tenha um modelo de negócio rentável. A Além do Olhar oferece todas essas vantagens, com potencial também de expansão internacional”, conta. Na cidade de São Paulo, a primeira unidade está prevista para agosto. Com a novidade, o Grupo Kalaes expande seu portfólio de marcas, que já conta com o Instituto Ana Hickmann e Maislaser (ambas também em sociedade com a apresentadora), Odonto Special e Brasil Canadá.
www.kalaes.com.br

OAKBERRY foca no delivery e no take-out
Com mais da metade das unidades fechadas durante a quarentena imposta pela pandemia de Covid-19, a OAKBERRY concentrou suas vendas via delivery, por meio do IFood, e modelo take-out. Segundo a rede de alimentação saudável focada em açaí, as vendas no delivery representaram 87% do faturamento em março. Em abril, disse a empresa em nota, foram quase 43 mil pedidos realizados no Brasil, com aumento de 11% no valor do tícket médio das compras via delivery. Com isso, a OAKBERRY manteve o plano de expansão, inclusive para outros países, como a China, onde já estão sendo implantadas novas unidades. Com 220 operações, das quais a metade estão em São Paulo, a rede faturou R$ 90 milhões no ano passado e prevê alcançar  R$ 150 milhões este ano. O investimento inicial em uma unidade da empresa é de R$ 300 mil.
oakberry.com

Chilli Beans aposta 100% em óculos de grau
Para atender a demanda do cliente por um item de necessidade, a Chilli Beans decidiu apresentar uma campanha 100% focada em óculos de grau. Criada pela Purple Cow, a “Chilli Mil Grau – Óculos de Grau não precisa ser formal” convidou os consumidores a darem um “tapa” no visual, começando pelas armações. Além do desconto de 25% em todas as peças, a campanha concedeu brindes aos clientes em junho e em julho, como a tecnologia Blue UV Filter, em parceria com a Essilor, e o VR One Plus, os óculos de realidade virtual da indústria alemã de lentes ZEISS. “Neste momento resolvemos equilibrar o mix de marketing para se adaptar ao que o cliente realmente precisa”, afirma CEO da Chilli Beans Caito Maia.
loja.chillibeans.com.br/

Acqio adere ao uso do auxílio emergencial nas maquininhas
A fintech de meios de pagamento Acqio passou a permitir o pagamento de compras com o auxílio emergencial em suas maquininhas. Para que não haja contato físico direto com o cartão e a maquininha, o pagamento funciona da seguinte maneira: o vendedor digita o valor da compra na máquina, clica em “confirmar” e depois no botão QR Code. Em seguida, o cliente abre o app Caixa Tem, seleciona a função “pagar com a maquininha” e lê o QR Code gerado na máquina, confirmando a compra. “A nossa presença é muito forte nas regiões de interior e periferias de todo o País, justamente as mais afetadas por conta da pandemia e com as pessoas que mais necessitam do auxílio neste momento”, disse o CEO da empresa Robson Campos. “Esperamos uma grande adesão a esse novo formato de compra e venda”, completou. A Acqio conta com mais de 1700 franqueados e 120 mil lojistas parceiros em todo o País.
acqio.com.br/

Loucos por Coxinha é selecionada pelo programa Scale-Up da Endeavor
A Loucos por Coxinha foi uma das empresas selecionadas pela Endeavor este ano para integrar seu programa de aceleração Scale-Up. “Queremos continuar crescendo com sustentabilidade. Temos a meta para 2023 de chegarmos a 200 quiosques no Brasil. A troca de experiências será, sem dúvidas, um grande incentivo para conquistarmos esse resultado”, disse o empresário da Loucos por Coxinha Pablo Farias. Em 2019, o programa da Endeavor acelerou, em todo o País, 227 empresas que tiveram crescimento médio anual de 70%, geraram mais de 17 mil empregos diretos e tiveram um faturamento acumulado
de R$ 4,1 bilhões.
www.loucosporcoxinha.com.br/

Fábrica de Bolo Vó Alzira investe em novo sistema de delivery
Para acelerar as vendas no delivery durante a pandemia de Covid-19, a rede Fábrica de Bolo Vó Alzira colocou em seu site uma ferramenta que direciona o cliente diretamente para a loja: basta selecionar o estado, clicar na loja e automaticamente o sistema levará o consumidor para um atendimento personalizado via WhatsApp com a unidade. “Implementamos um sistema fácil. Estamos com 60% das lojas cadastradas na plataforma nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Queremos oferecer uma experiência única na nossa marca”, disse o CEO André Rodrigues da Fábrica de Bolo Vó Alzira. Segundo a rede, as vendas no delivery já dobraram em maio, em relação a abril.
www.fabricadebolo.com/

OMO lança rede completa de lavanderias
A OMO, marca pertencente à Unilever, lançou a sua rede de lavanderias OMO Lavanderia™, completando o hub de serviços da marca, que já contava com OMO Passa Fácil™, de passadoria, e OMO Lavanderia Compartilhada™, com espaços em condomínios. O movimento marca a entrada da Unilever no mercado de serviços com a aquisição das operações do Grupo Acerte, detentor das marcas de franquias Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderias Express, Laundry 4 You – lavanderia em condomínios e Linha e Bainha Costuras. A intenção da OMO Lavanderia™ é se tornar a maior rede de lavanderias do Brasil nos próximos cinco anos.
www.omolavanderiaespecializada.com.br

Maria Brasileira avança durante a pandemia de Covid-19
Desde o início da pandemia, em março, a rede Maria Brasileira vendeu mais de 20 unidades e chegou a duas novas capitais: Cuiabá (MT) e Rio Branco (Acre). Das unidades vendidas, a grande maioria é no modelo home office, que faz parte da estratégia de expansão da rede por reduzir os custos para o franqueado e permitir que a marca chegue com mais facilidade às pequenas cidades. Para os franqueados que ingressaram na rede em abril, a Maria Brasileira isentou as mensalidades de royalties e o fundo de propaganda até julho de 2020 (paga a partir de agosto). Para quem ingressou na rede em maio, o prazo de isenção vai até agosto (paga a partir de setembro).
mariabrasileira.com.br

Não+Pelo aposta em tecnologia Sun & Safe
A Não+Pelo espera reverter o prejuízo em torno de 60% no faturamento no primeiro semestre – ocasionado pela pandemia de coronavírus, que fechou o comércio em boa parte do País –, com a nova tecnologia Sun & Safe, desenvolvida pela matriz No Más Vello, em Madrid. Segundo a rede, ela possibilita que o procedimento seja realizado sobre a pele bronzeada, além de ser adequada a todos os tons de pele. De acordo com a Não+Pelo, a tecnologia trabalha no comprimento de luz entre 700 e 900 nanômetros, reduzindo a zero as chances de queimaduras. “A inovação tecnológica consegue atingir menos o cromóforo hemoglobina eliminando o cromóforo água e tornando o procedimento mais eficaz e seguro”, explicou a empresa, em nota. O investimento nessa tecnologia foi de dois milhões de euros.
www.naomaispelo.com.br/

Casa da Empada reformula layout e lança produtos
Após mais de três décadas de história, a Casa da Empada decidiu modernizar sua identidade visual e lançar novos projeto de loja e linha de produtos. As mudanças fazem parte do planejamento estratégico desenvolvido pela nova gestão da rede, que tem como objetivo modernizar a marca para ampliar sua atuação com o público mais jovem e aumentar o ritmo de crescimento no Rio de Janeiro. O novo projeto será apresentado na reinauguração da loja do Shopping Downtown e na inauguração da unidade do Shopping Millenium, ambas localizadas na Barra da Tijuca e com previsão de início de operação para agosto. “Estamos remodelando os produtos e embalagens para melhor apresentação e possibilidades de consumo. A embalagem permitirá que o cliente tenha os quitutes congelados em casa ou no trabalho”, disse o diretor da Casa da Empada, Sergio Murilo.
www.casadaempada.com.br

McDonald’s doa mais de 40 toneladas de alimentos
A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, doou mais de 43 toneladas de alimentos para instituições beneficentes no Brasil, que se dedicam a preparar e oferecer refeições para a população carente em diversos estados. Os alimentos consistem em ingredientes utilizados no menu dos restaurantes da rede, como carne, ovos, tomate, cenoura, alface, mix de folhas e cebola, entre outros. “A união de todos neste momento delicado é imprescindível para vencermos juntos a batalha contra a Covid-19. Estamos direcionando parte do nosso estoque de ingredientes para organizações que estão na linha de frente no combate à fome, garantindo a alimentação das pessoas mais necessitadas”, afirma Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
www.arcosdorados.com

Mr. Kids planeja expansão no Amapá
A Mr. Kids fechou parceria com uma rede de supermercados em Macapá, capital do Amapá – estado em que quer concentrar os planos de expansão.
“Já negociamos no Supermercado & Magazine Fortaleza, um local com excelente circulação de pessoas, especialmente famílias, que são o nosso público-alvo. Também estamos em negociação com shoppings e outras redes de varejo, além de centros comerciais em diversas cidades do estado”, disse o gerente de Expansão da Mr. Kids, Rodrigo Loredo. Segundo ele, o Amapá é uma localidade com boas oportunidades de investimento, enorme potencial de consumo e economia diversificada. Atualmente, a rede tem mais de sete mil máquinas de vendas automáticas de brinquedos espalhadas por todo o Brasil e cerca de 200 franqueados.
www.mrkids.com.br

GiOlaser lança e-commerce com promoções durante a pandemia
A GiOlaser, clínicas de estética e depilação a laser pertencente à holding Salus Par, lançou em julho seu e-commerce com valores promocionais exclusivos para tratamentos de beleza durante o período de pandemia de Covid-19. Os procedimentos estéticos estão com 30% de desconto, enquanto os de depilação a laser estão pela metade do preço. A rede também fechou parceria com a Pago Livre para facilitar as opções de pagamento. Com essas ações, a GiOlaser quer ampliar os negócios das 28 clínicas em operação em oito estados brasileiros, ganhar mais proximidade com os clientes e favorecer a experiência de compra. A expectativa da rede é fechar este ano com 60 novas clínicas.
Loja.giolaser.com.br

Bibi abre primeira microfranquia em Uruguaiana
O município de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, foi o primeiro a receber a loja piloto em novo formato criado pela Bibi: o de microfranquia com investimento de R$ 90 mil, incluindo instalações, soluções tecnológicas, primeiro estoque, capital de giro e taxa de franquia. Nesse modelo de negócio, a unidade com produtos infantis recebe um mostruário com tênis, sandálias, sapatilhas, bolsas, pulseiras, tiaras e pochetes da Bibi. Dessa forma, apenas calçados e acessórios da marca podem ser vendidos na unidade, além dos demais itens e peças de vestuário ou brinquedos que já eram comercializados. A fachada do ponto de operação também passa a contar com um logo da Bibi. Voltado para cidades do interior, com até 100 mil habitantes, o novo formato deve ser adotado em, ao menos, dez unidades.
www.bibi.com.br

Flyworld Viagens oferece desconto na taxa de franquia
Em função da pandemia de Covid-19, a Flyworld Viagens oferece parcelamento em duas vezes e desconto de 20% na taxa de franquia, que varia conforme o número de habitantes da cidade onde se pretende abrir a unidade. Com o desconto, o investimento inicial em uma unidade da rede parte de R$ 14,2 mil. “O franchising, diferentemente de iniciar um negócio do zero, traz menos riscos para o empreendedor porque o modelo de negócio já foi testado. Além disso, a franqueadora oferece suporte, know-how, força de marca e marketing para o seu franqueado”, disse a diretora de Expansão da empresa Márcia Ximenes. Presente no mercado de turismo há mais de 30 anos, a Flyworld Viagens tem 50 unidades no País.
flyworld.com.br/franquia/

Jan-Pro abre escritório regional em Palmas
A Jan-Pro abriu novo escritório regional em Palmas, capital de Tocantins, que ficará responsável por atender à demanda da região. Segundo a empresa, a pandemia de Covid-19 aumentou em 300% a demanda pelos seus serviços, sobretudo pela desinfecção de ambientes. “É uma questão de saúde e não apenas de estética. Quando o ambiente de trabalho está realmente limpo, o risco de transmitir doenças aos funcionários – não apenas virais, como no caso de Covid-19 -, mas também respiratórias, como rinite, é bem menor”, disse o máster-franqueado da rede Renato Ticoulat. No Brasil desde 2011, a Jan-Pro tem 400 franquias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pará, Tocantins, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rondônia.
www.jan-pro.com.br

Barela alcança 45 unidades durante a pandemia
A Barela, corretora especializada em venda de seguros e planos de saúde para pequenas e médias empresas do grupo It’sSeg Company, conquistou três franqueados desde o início da pandemia de Covid-19 e alcançou 45 unidades no modelo home office. Segundo a rede, o faturamento de R$ 8 mil e o aumento na procura por planos de saúde têm sido alguns dos atrativos para a ampliação da rede. “Chegamos a ter 60 unidades no ano passado. Percebemos que alguma delas não estavam alinhadas aos nossos propósitos e decidimos encerrar a parceria. Após essa reestruturação, elaboramos um novo plano de negócios, com um foco maior na qualidade do atendimento do franqueado e de satisfação dos nossos clientes”, disse o presidente da It’sSeg, Thomaz Menezes. A companhia tem cerca de
20 mil empresas clientes e administra uma carteira com cerca de 100 mil vidas.
www.barela.com.br

Magrass lança programa Fadas Empreendedoras
A Magrass lançou o programa Fadas Empreendedoras, no qual oferece mais de cinco mil oportunidades de negócios para mulheres que tiveram seus empregos perdidos ou empresas fechadas durante a crise. Segundo a rede, essas consultoras vão atuar atraindo clientes para as clínicas, por meio de um atendimento personalizado. Elas também poderão levar até o cliente pratos congelados saudáveis da linha Magrass, ouvir as principais queixas e enviá-las às profissionais da franquia à qual está vinculada. “Acredito que a maneira como se consome vai se transformar de forma definitiva, assim como os cuidados com a saúde e a qualidade de vida. Essa é a grande lição que esse momento vai nos deixar”, disse o CEO da Magrass Paulo Córdova. A rede tem mais de 300 unidades em todo o Brasil.
www.magrass.com.br

Sodiê Doces participa da campanha Apoie um Restaurante
A Sodiê Doces aderiu ao movimento Apoio um Restaurante, que ajuda financeiramente restaurantes e bares fechados pela pandemia em todo o Brasil. A campanha foi criada pela ChefsClub e ganhou o apoio da Nestlé, que agregou as categorias Cafeterias e Confeitarias na ação. Os vouchers são no valor de R$ 70, sendo R$ 35 reais pagos pelo cliente e R$ 35 custeados pela Nestlé. Cada CPF tem direito a uma compra, que é concretizada no site www.apoieumrestaurante.com.br. São 80 vouchers por loja e os valores poderão ser usados quando todas estiverem funcionando normalmente ou até 31 de dezembro de 2020. A Nestlé reverterá 100% do valor dos vouchers para as lojas, sem cobrança de taxas, no dia seguinte da compra.
www.sodiedoces.com.br

Rei do Mate abre dois pontos no Terminal Rodoviário do Tietê
O Rei do Mate abriu duas unidades na cidade de São Paulo em julho, ambas no Terminal Rodoviário do Tietê – uma loja no Desembarque e um quiosque no Mezanino. Com isso, a rede chegou a 55 unidades na capital, 115 no Estado de São Paulo e 305 em todo o Brasil. “A abertura das duas operações da rede Rei do Mate no terminal Rodoviário do Tietê é outro marco para a rede pela relevância do local, potencial de vendas, visibilidade da marca e pelo início da parceria com a GRSA. Acredito que irá gerar benefícios e novas oportunidades”, disse o diretor de Franquias e Expansão do Rei do Mate, João Baptista.
www.reidomate.com.br