Na Mira Edição 91

Na Mira Edição 91

As notícias mais quentes do mercado

Olhar Certo entra para o franchising
Após dois anos desde a fundação, a rede de oftalmologia Olhar Certo – pertencente à Salus Participações, holding detentora também das marcas GiOlaser e Sorridents – entrou para o franchising.

Com duas unidades próprias nos bairros do Tatuapé e Jardim Iguatemi, ambos na Zona Leste de São Paulo, a marca prevê abrir este ano a terceira unidade própria na Vila Mariana e mais 20 unidades franqueadas na capital paulista e Grande São Paulo.

Em 2019, a rede faturou R$ 3 milhões e, até o final do ano, a previsão é alcançar receita de R$ 7,5 milhões. A Olhar Certo também terá um centro cirúrgico próprio.

“Já atuei na esfera pública e vi o quanto vários pacientes têm que aguardar para passar em uma consulta oftalmológica, muitas vezes esperando anos por um tratamento cirúrgico”, disse o oftalmologista Fernando Drudi, sócio-fundador da rede junto com a esposa, Priscila Drudi, também oftalmologista, e Carla Sarni, presidente da holding Salus Par.

“Assim como na Sorridents, acredito que o acesso ao médico oftalmologista também é um direito de todos”, afirmou Carla.
www.olharcerto.com.br

Maple Bear investe em Santa Catarina
A Maple Bear decidiu dobrar sua presença em Santa Catarina nos próximos anos e implantar mais sete escolas no Estado em cidades como Criciúma, Chapecó, Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí, Brusque e Tubarão. Atualmente, a rede tem três escolas em operação em Santa Catarina, com cerca de 500 alunos nos ensinos Infantil e Fundamental, nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú e Joinville. Segundo a franquia com metodologia canadense de ensino bilíngue, o investimento na região será de R$ 15 milhões, com a geração de 400 empregos diretos. A Maple Bear chegou ao Brasil em 2006 e foi adquirida em 2017 pelo grupo SEB. A rede tem 145 unidades em operação e mais de 30 mil alunos.
www.maplebear.com.br

Boali quer alcançar 100 pontos alternativos este ano
Além de dobrar o número de lojas físicas para 60 este ano, a Boali planeja alcançar outros 100 pontos de atendimento alternativos em ambientes corporativos, como empresas, hospitais, faculdades e academias. Destes, 30 serão unidades móveis que circularão pela cidade (Boali Móvel), 50 serão no formato Micro Market e 20, na Omnibox. O Micro Market é uma mini loja de conveniência onde o consumidor escolhe o produto, pega e paga no modelo auto serviço. Já a Omnibox funciona como um dispenser autônomo em formato de geladeira onde os clientes compram e pagam por meio de um aplicativo. “Até 2022 queremos ter 280 operações em todo o Brasil”, disse o CEO da Boali Rodrigo Barros. No ano passado, a Boali faturou R$ 35 milhões, valor que deve ser acrescido em 30% este ano.
www.boali.com.br

Maislaser mantém meta de crescimento para o ano
A Maislaser prevê alcançar 110 franquias até o fim do ano. “Apesar do atual cenário, estamos confiantes para a retomada da atividade econômica no País e vamos manter a nossa meta”, disse Sidney Eduardo Kalaes, sócio da marca e presidente do Grupo Kalaes. No primeiro trimestre, a rede inaugurou oito unidades, cinco delas no Estado de São Paulo (Osasco, Santo André, Santos, São Paulo e Araraquara) e as outras em Balneário Camboriú (SC), Brasília e Vitória (ES). Atualmente, a marca tem mais de 70 franquias entre inauguradas e em implantação. Em função da pandemia de Covid-19, a Maislaser também postergou a arrecadação dos royalties de março e abril, colocou uma equipe financeira e jurídica à disposição dos franqueados e capacitou-os com técnicas para vendas on-line, descontos, reagendamento e revenda.
www.maislaser.com.br

Supera inaugura 12 franquias no 1º trimestre
A rede de franquias Supera – Ginástica para o Cérebro inaugurou 12 unidades no primeiro trimestre de ano. As cidades contempladas foram Cabedelo (PB), Curvelo (MG), Guará (DF), Maracaju (MS), Ourinhos (SP), Brasília – Lago Norte (DF), Campos Novos (SC), Piripiri (PI), Londrina-Vila Sian (PR), Marataízes (ES), Itabuna e Gurupi (TO). Até dezembro, o Supera pretende inaugurar mais de 30 unidades. A rede tem hoje cerca de 450 unidades em todos os estados brasileiros.
www.franquiaeducacional.com

Carlos Sadaki Kaidei assume comando do China in Box e Gendai
Depois de um período marcado por reestruturações nas lojas e no escritório central, o Grupo TrendFoods anuncia Carlos Sadaki Kaidei como seu novo CEO, após afastamento de Robinson Shiba por motivos médicos. Fundador da bandeira Gendai, o executivo atuava como vice-presidente desde 2008, ano em que se uniu à Shiba, criador do China in Box. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Kaidei atuou por dois anos como Executivo de Marketing da Sakura Alimentos. Em 1992, fundou com três sócios o primeiro Gendai, no Shopping Morumbi. Desde o ano passado, Sadaki está à frente da retomada dos planos de expansão da empresa, que serão retomados após a pandemia do novo coronavírus. “Nesse momento, nosso foco é continuar investindo na plataforma e-commerce e aplicativo próprio, além de parcerias com outros marketplaces, como o iFood, a fim de atender às necessidades dos consumidores”, diz Sadaki.

Escape 60 lança e-commerce com produtos próprios e jogos de tabuleiro
O Escape 60, franquia de jogos de fuga, lançou sua plataforma de e-commerce, na qual venderá produtos da marca como bottons, canecas, plaquinhas, chaveiros, bonés, cadeados e outros. A plataforma terá ainda produtos da Galápagos Jogos, editora brasileira dos principais jogos de tabuleiro e cartas da atualidade no mundo. Dentre os títulos estarão dois jogos que trazem para dentro de casa a experiência dos desafios de escape: Deckscape – lançamento que celebra a abertura loja online da Escape60 – e Escape Room: Board Game. “Sempre quisemos ter um e-commerce em nosso site, e esta época nos fez acelerar esse processo”, afirma a diretora de Marketing do Escape 60 Jeannette Galbinski.
escape60store.com.br

Brasil Canadá planeja crescer 200% em 2020
Em 2020, mesmo em um cenário repleto de incertezas, a expectativa da Brasil Canadá é crescer 200% com a venda de 20 novas unidades. Em 2019, a marca abriu sete unidades. Segundo o empresário e fundador da rede Beto Silveira, em função da pandemia de Covid-19, a Brasil Canadá tem parcelado a taxa da franquia e estuda outras medidas de apoio ao franqueado. O valor do investimento para ter uma franquia do Colégio Brasil Canadá – que vai da educação infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental – é de R$ 1,2 milhão a R$ 2 milhões. O sistema, que tem como um dos sócios o cantor e compositor Rogério Flausino, da banda Jota Quest, tem hoje nove sócios máster franqueados regionais e mais quatro unidades em implantação.
www.colegiobrasilcanada.com.br

SEF premia chancelados em 2020,ano em que completa três décadas
A ABF divulgou em abril os vencedores do Selo de Excelência em Franchising (SEF), premiação que chega à 30ª edição repleta de novidades. Pela primeira vez, a pesquisa, agora aplicada pela Nielsen, passou a ser 100% on-line, e não mais por telefone. Além disso, foi criada mais uma categoria de premiação: Evolução da Performance. A rede que levou esse prêmio foi a Yes! Idiomas, que também foi destaque na categoria Máster. Nas outras categorias, entre as 200 marcas chanceladas em 2020, destacaram-se: Pizza Crek (Pleno), Rockfeller Language Center (Sênior) e Fisk Centro de Ensino (Mega). Já o 26º Prêmio ABF Destaque Franchising foi entregue para o CNA, na categoria Franqueador do Ano, e Marcelo Cherto, em Personalidade do Ano.

Sóbrancelhas lança e-commerce
A Sóbrancelhas lançou sua loja on-line. “O projeto tem o intuito de ofertar nosso portfólio de produtos para todo o mercado nacional, atingindo cidades que ainda não têm uma unidade da Sóbrancelhas”, disse a fundadora Luzia Costa. O e-commerce da marca pratica os mesmos preços das lojas físicas e pode ser acessado de diversos navegadores e também pelo aplicativo, que está disponível nas versões Android e iOS. Além disso, a marca lançou a “Quarentreina Sóbrancelhas” com 12 lives exclusivas, que abordam assuntos sobre serviços e produtos, estratégias de vendas, como se reinventar na crise e ações de marketing.
loja.sobrancelhas.com.br

Buddha Spa oferece duas mil massagens gratuitas
Para amenizar o estresse das pessoas com a pandemia do coronavírus e o isolamento social, o Buddha Spa oferecerá gratuitamente duas mil massagens, que poderão ser agendadas assim que as unidades forem reabertas. Parte dessa cota será destinada aos profissionais da saúde que combatem o coronavírus na linha de frente. “É a nossa forma de agradecer a esses profissionais”, diz o sócio-fundador do Buddha Spa Gustavo Albanesi.
Os vouchers distribuídos darão direito à massagem Indian Head, feita nos ombros, pescoço e cabeça para melhorar a imunidade e a circulação, eliminar toxinas, melhorar a flexibilidade e o sono e reduzir a fadiga.
www.buddhaspa.com.br

Acquazero investe em app de delivery
Para enfrentar o período de distanciamento social motivado pela pandemia de coronavírus, a Acquazero apostou no delivery de limpeza automotiva. O serviço é demandado via aplicativo, de forma que o cliente não precise sair de casa, nem ter contato com o limpador, que vai até o local em uma moto com baú acoplado e com os acessórios necessários para realizar a limpeza do veículo. “Não é apenas o serviço estético, mas sim um serviço que proporciona bem-estar e saúde para toda a família. Daí a importância de manter o veículo bem higienizado, pois uma das maiores preocupações é a rapidez com que esse novo coronavírus se espalha”, afirma o diretor-executivo da franquia Acquazero Henrique Mol.
www.acquazero.com

Giraffas faz doação de dez mil refeições
O Giraffas doou 10 mil refeições para segmentos da sociedade mais atingidos pela pandemia do coronavírus: os trabalhadores da área da saúde e as pessoas em situação de rua. As doações, de pratos prontos embalados para consumo ou de insumos de qualidade para locais com estrutura para a produção das refeições, ocorreram no Distrito Federal e nas cidades de Maringá (PR) e São Paulo (SP). Na capital paulista, entre os beneficiados estão o Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo e o Hospital Santa Marcelina (integrado ao Sistema Único de Saúde – SUS). Com mais de 400 unidades em 25 estados brasileiros, o Giraffas prevê crescer 8% este ano, com a abertura de 40 unidades.
www.giraffas.com.br

5àsec libera delivery gratuito
Em função da pandemia de coronavírus, a 5àsec liberou o delivery gratuito por tempo indeterminado. Segundo a empresa, a decisão visa promover facilidade, segurança e bem-estar aos consumidores, que são orientados a não saírem de suas residências. Os pedidos podem ser feitos pelo e-commerce, aplicativo ou por telefone. “Hoje, uma parcela significativa dos nossos clientes usa o serviço de delivery, pois essa é uma prática cada vez mais normal entre os consumidores, que não tem tempo e optam por esta praticidade”, disse o presidente do Conselho de Administração Fábio Roth. A rede também realizou um trabalho de orientação com seus franqueados referente ao cuidado no atendimento ao cliente e manuseio das roupas. A 5àsec tem 442 unidades no País.
www.5asec.com.br

Calçados Bibi doa máscaras e mil pares de calçados
Em meio à pandemia de Covid-19, a Calçados Bibi doou mil pares de calçados para crianças. Os produtos foram entregues para instituições nas comunidades onde a empresa tem unidades fabris: Cruz das Almas (BA) e Parobé (RS). Em ambas as regiões, a doação foi feita para as prefeituras municipais e em Parobé as doações também chegaram à APAE e ao Hospital São Francisco de Assis. A Calçados Bibi ajudou, ainda, o Lar Padilha e o Instituto Vida Breve, ambos em Taquara (RS). Além de sapatos, a empresa doou máscaras confeccionadas com um não tecido que tem tratamento antimicrobiano e tecnologia Drop Bibi, que transpira e repele a água. Essa doação também foi realizada aos seus colaboradores e equipe do varejo.
www.bibi.com

CNA decide ações de enfrentamento aos efeitos do coronavírus
Para garantir a continuidade do ensino de seus mais de 400 mil alunos, o CNA orientou as 614 escolas a estimularem os alunos a usaram o CNA Net, plataforma virtual que era utilizada pelos estudantes em complemento ao ensino realizado em sala de aula. A ferramenta conta com correção automática nas atividades de escrita e jogos, além de professores on-line para tirar dúvidas, entre outras funcionalidades. Essa foi uma das medidas tomadas pelo Comitê de Crise criado pela rede para gerir as alterações impostas pelo coronavírus. O Comitê também estuda a oferta de aulas on-line, em tempo real. “Para garantir a normalidade de ensino novamente, ainda que o isolamento social permaneça”, disse o presidente do CNA Décio Pecin.
www.cna.com.br

Getnet lança índice de desempenho do varejo
A Getnet, empresa de tecnologia do Santander Brasil, lançou o IGet, índice que reflete o desempenho do comércio varejista brasileiro a partir do volume de transações de estabelecimentos que utilizam suas máquinas de cartões. O Departamento Econômico do Santander, responsável pela análise dos dados, utiliza a metodologia “same store sales”, ou seja, compara as vendas das mesmas lojas desde o início da série, retroativa a janeiro de 2016. O primeiro resultado divulgado, referente ao último mês de março, reflete o forte impacto das ações de isolamento social sobre o varejo em estados e municípios brasileiros. A queda na comparação mês a mês foi de 25,1%, e de 37,1% em 12 meses. “Os resultados mostram que as ações necessárias ao enfrentamento da pandemia causaram um baque sobre o varejo nas últimas semanas de março, mas em abril já vemos uma reação nas transações online, que vêm superando nossas expectativas”, disse o CEO da Getnet Pedro Coutinho.
www.site.getnet.com.br

GrandVision By Fototica transforma colaboradores em revendedores
Com o fechamento das lojas devido à pandemia de Covid-19, os funcionários e franqueados da GrandVision By Fototica passaram a promover os produtos do e-commerce da marca por meio de grupos de amigos, familiares, redes sociais, sites e blogs pessoais. Além disso, a rede criou o “Projeto Parceiros GrandVision”, que transforma todos os colaboradores ativos e novos parceiros em revendedores digitais. “Visão é uma necessidade essencial e por isso continuamos operando nosso laboratório e centro de distribuição para melhor atender nossos clientes que precisam de correção visual. Ao mesmo tempo, vemos hoje uma grande necessidade de empreendedores e autônomos de geração de renda adicional”, disse o presidente da companhia Murillo Piotrovski.
www.oticagrandvision.com.br

Grupo Heineken cria “Brinde do Bem” para ajudar bares
O Grupo Heineken criou o movimento “Brinde do Bem” para ajudar os bares que perderam faturamento em razão da pandemia de Covid-19 a manterem empregos, pagamentos e salários em dia. Funciona da seguinte forma: os donos de bares de todo o Brasil se cadastram no site do movimento e criam uma campanha de arrecadação para o seu bar. O consumidor escolhe o estabelecimento de sua preferência e contribui com R$ 25, R$ 50, R$ 75 ou R$ 100 e o Grupo Heineken dobra o valor das contribuições computadas de 3 de abril a 31 de maio. A contribuição do consumidor será revertida em consumação, que poderá ser resgatada no bar escolhido, assim que as atividades forem normalizadas.
www. brindedobem.com

iGUi produz álcool em gel para doação
A iGUi está produzindo em uma de suas fábricas homologadas álcool em gel para doação a seis instituições de Cedrau, interior de São Paulo, região em que a franqueadora está instalada. “O nosso lema é levar felicidade às pessoas. Queremos ajudar com as ferramentas que temos. A fábrica que produz o nosso aromatizante de ambiente, conhecido no mercado como Cheirinho de Praia, usará o tempo ocioso para produzir o álcool em gel e envasar”, disse o CEO da iGUi Filipe Sisson. Os primeiros mil frascos devem ser entregues para instituições carentes já atendidas pela marca na região de São José do Rio Preto (SP).
“Vamos enviar junto com o álcool em gel, alimentos que estejam faltando, como por exemplo leite, arroz, feijão e óleo”, afirmou.
www.igui.com.br

Hot N’Tender lança app para aumentar vendas pelo delivery
Para crescer as vendas pelo delivery, sobretudo durante a pandemia de coronavírus, a Hot N’Tender lançou um aplicativo próprio para pedidos e entrou no canal de WhatsApp Business via Goomer. Segundo a companhia, as vendas cresceram 300%, sendo que o app já registrou mais de 30 mil downloads e respondeu por metade das vendas em abril – a outra metade ficou dividido entre Uber Eats e Rappi. Das lojas abertas, 50% já opera com o novo app em paralelo aos já existentes no mercado. Segundo Dany Levkovits, CEO da Foodbrands – holding que administra a HNT –, o resultado surpreendeu e fez com que a direção da empresa voltasse mais investimentos para a ferramenta do WhatsApp Business. A Hot H’Tender tem 40 unidades no Brasil e três nos Estados Unidos e pretende inaugurar 12 lojas este ano.
www.hotntender.com.br

Gigatron Franchising define estratégias para equilibrar receita
Para equilibrar a receita e os gastos durante a pandemia de Covid-19, a Gigatron Franchising definiu quatro estratégias emergenciais para auxiliar os cerca de 70 franqueados da rede e seus clientes: Compre do pequeno (isentando todos os clientes finais das franquias próprias durante a quarentena), Não demita (a franqueadora realizou reduções de custos para manter o time), Expansão hoje e amanhã (a rede lançou um novo modelo de negócio, com investimento 80% mais baixo) e Entregamos em sua casa (ofereceu 60 dias grátis para quem contratar o software GigaChef). “Esse é um momento muito delicado que estamos enfrentando, por isso precisamos ter serenidade e equilíbrio para saber encarar essa situação da melhor maneira possível”, disse o diretor da Gigatron Franchising Marcelo Salomão.
www.gigatron.com.br

Cia. Hering incrementa iniciativas sociais
Em reforço às ações solidárias no combate à Covid-19, a Cia. Hering – gestora das marcas Hering, Hering Kids, PUC e DZARM – direcionou parte de sua produção para confeccionar 300 mil máscaras de tecido e doá-las à população em vulnerabilidade social de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), estado onde a companhia possui unidades produtivas e Centro de Distribuição. Segundo a companhia, a iniciativa objetiva contribuir com a proteção de pessoas carentes da região, por meio da doação e do incentivo ao uso de máscaras, além de colaborar com o amparo das famílias goianas em situação de vulnerabilidade social.
www.ciahering.com.br

Spoleto lança linha de produtos para preparo em casa
De olho no comportamento do mercado consumidor em tempos de pandemia – com o aumento do número de pessoas que preferem preparar a própria refeição –, o Spoleto lançou o “Mercato Spoleto”, que permite ao consumidor comprar as massas, molhos, proteínas, condimentos e bebidas da rede e prepará-las do seu jeito em casa. “Implementamos um sistema fácil ao nosso consumidor nas plataformas iFood e UberEats. Estamos com 55% da rede operando com o Mercato Spoleto, o equivalente a 200 restaurantes. A ideia do projeto é impulsionar ainda mais nosso sistema de delivery”, afirma a diretora-geral do Spoleto Viviane Barros. Um pacote de 200 gramas de gnocchi ou de ravioli, por exemplo, sai por R$ 6,50 cada.
www.spoleto.com.br

Pesquisa aponta hábitos de alimentação durante a pandemia
A pesquisa “Alimentação na pandemia – como a Covid-19 impacta os consumidores e os negócios em alimentação”, realizada pela consultoria Galunion em parceria com o Instituto Qualibest com 1.086 pessoas entre 2 e 6 de abril, apontou que 93% dos consumidores estão fazendo seu próprio alimento em casa e que o consumidor está mais preocupado com a higiene e limpeza do que com o sabor e o preço dos alimentos. No delivery, isso se traduz na preferência, por exemplo, de embalagens que possam ser higienizadas e nas redes que oferecem brinde como o sache de álcool em gel. Ainda no delivery, o consumidor dá preferência para alimentos que já conhece como pizza, hambúrguer e comida brasileira. Confira a íntegra da pesquisa no QR Code.

Divino Fogão prepara campanha com microbiologista
Com 184 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo todas em shopping centers, o Divino Fogão elaborou a campanha “É seguro comer no Divino Fogão” com as orientações do microbiologista Dr. Eneo Alves. Quando as lojas reabrirem para o público, umas das mudanças será a inserção de adesivos no chão com a definição do distanciamento entre os clientes. Além disso, toda a equipe de loja usará, junto com as toucas higiênicas, máscaras personalizadas. “Cada unidade contará com uma comunicação visual diferenciada, explorando os cuidados e concedendo algumas orientações. Teremos adesivos próximo aos talheres e pratos, com comunicado sobre a limpeza e esterilização dos utensílios, além de banners reiterando a importância de lavar as mãos com água e sabão, e utilizar o álcool em gel”, explica o fundador e presidente do Divino Fogão, Reinaldo Varela.
www.divinofogao.com.br