Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 77
Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição
Carlos Wizard adquire operações da Pizza Hut e do KFC no Brasil
O empresário Carlos Wizard Martins comprou as operações das marcas Pizza Hut e KFC no Brasil, pertencentes à gigante do mercado de restaurantes no mundo, Yum! Brands. A partir do primeiro trimestre deste ano, a família do executivo responderá como máster franqueada das redes no País e será a responsável pela gestão das marcas, pelo relacionamento com os atuais franqueados e pela expansão. O empresário, à frente da Sforza Holding e atualmente no comando das redes Mundo Verde e Taco Bell Brasil, entre outras, deve investir nos próximos cinco anos cerca de R$ 60 milhões na abertura de 20 lojas próprias da KFC e de R$ 75 milhões na abertura de 35 unidades da Pizza Hut.
O KFC conta com 47 unidades no Brasil, sendo 33 franquias e 14 lojas próprias, enquanto a rede Pizza Hut reúne 180 unidades franqueadas. O valor da aquisição não foi informado, mas a família divulgou que a compra será feita com recursos próprios.
www.sforza.com.br/
Jani-King Brasil reforça presença digital
A rede de franquias de limpeza comercial Jani-King lançou recentemente o seu blog, com o objetivo de compartilhar informações sobre diversos temas relacionados à oferta do seu modelo de negócios e serviços. A iniciativa se junta às páginas da empresa nas redes sociais, Facebook, LinkedIn e Twitter, consolidando a presença da marca no ambiente digital.
janikingbrasil.com.br/blog/
Ótris abre quatro unidades home-based
A rede de franquias de recuperação de crédito especializada em pequenas e médias empresas Ótris é uma das marcas que oferece a modalidade nanofranquia, em sistema home-based. Nesse formato, a rede abriu quatro unidades recentemente. No total, a marca conta hoje com oito operações, sendo três no estado de São Paulo, uma no Rio de Janeiro e mais duas em fase de implementação.
www.otrisfranquias.com.br
Água Doce Sabores do Brasil lança nova franquia: Rei do Escondidinho
A Água Doce Sabores do Brasil lançou nova marca no mercado: Rei do Escondidinho, que oferecerá o prato por meio de quiosques instalados em shoppings, centros comerciais, supermercados e outros pontos com grande circulação de pessoas. “Estamos no mercado há mais de 25 anos. Desde que o escondidinho entrou no cardápio da Água Doce, conquistou definitivamente os nossos clientes. São milhares de unidades vendidas todos os meses”, explica o presidente da rede, Delfino Golfeto. Para abrir um quiosque do Rei do Escondidinho são necessários cerca de R$ 168,5 mil.
www.aguadoce.com.br
Montana Grill abre três unidades
A rede Montana Grill inaugurou recentemente três unidades: no Catarina Fashion Outlet, em São Roque (SP), no Morumbi Town Shopping, na capital paulista, e outra no Porto Belo Outlet Premium, em Porto Belo (SC). A expectativa da rede, para 2018, é faturar R$ 180 milhões e vender 7,8 milhões de pratos.
www.montanagrill.com.br
Gracom avança no Sudeste e espera crescer 30% em 2018
A rede de escolas de efeitos visuais Gracom mira sua expansão no Sudeste ao longo deste ano. A marca projeta um crescimento de 50%, com a abertura de, ao menos, 12 unidades e espera atingir um total de 20 mil alunos em todo o Brasil. O faturamento previsto para 2017 é de R$ 26 milhões, com um crescimento de 30% em comparação a 2016, quando faturou R$ 20 milhões. Em 2018, a rede espera crescer 30% em relação ao ano passado.
www.gracomonline.com.br
Academia de Futebol Palmeiras chega ao Paraná
O Palmeiras inaugurou no início de fevereiro em Maringá (PR) sua segunda Academia de Futebol, por meio de uma parceria do clube com ProSports, empresa do Grupo Sforza Holding, especializado na gestão e expansão de franquias. A ProSports, do empresário Carlos Wizard Martins, espera abrir, em parceria com o clube, mais 15 unidades até o final de 2018, com previsão de investimentos de R$ 5 milhões. A primeira unidade foi inaugurada em setembro de 2017 no bairro do Panamby, em São Paulo, capital. Outra está prevista para o Butantã, zona Oeste de São Paulo.
www.academiapalmeiraspanamby.com.br
Campinas recebe nova loja da Marisol
A Marisol S.A. abriu mais uma unidade da marca, agora no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP). A inauguração é parte do processo de expansão da companhia, que já conta com lojas da marca em Curitiba e Maringá, no Paraná; Bauru e Presidente Prudente, em São Paulo; Belo Horizonte, em Minas Gerais; Campo Grande, em Mato Grosso do Sul; Canoas, no Rio Grande do Sul, e Campina Grande, na Paraíba. Fundada em 1964, a Marisol S.A. é detentora das marcas Marisol, Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre e Mineral Kids.
Restaura Jeans INAUGURA mega franquia
A rede de franquias especializada em limpeza e conservação de vestuário Restaura Jeans inaugurou recentemente, no bairro do Cambuci, centro da capital paulista, sua terceira mega franquia. Esse modelo contempla as duas marcas do Grupo Restaura em um mesmo ambiente: a Restaura Jeans e a Minha Lavanderia. Portanto, além dos serviços de tingimento profissional, customização, costura e renovação de couro, a unidade também oferecerá serviços de lavanderia com tecnologia de última geração.
www.restaurajeans.com.br
Banneg abre primeira unidade em Curitiba
A rede especializada em consórcios e financiamentos Banneg – Banco de Negócios inaugurou ontem em Curitiba (PR) sua primeira unidade física. O bacharel em Sistemas de Informação, Cícero José Breda, e o engenheiro cartógrafo, Vinícius Henrique de Moura Breda, estarão à frente da nova operação. Pai e filho também serão máster-franqueados da rede, ou seja, trabalharão em atividades voltadas para sua expansão. A expectativa da empresa é encerrar o ano com faturamento bruto mensal para consignados de R$ 300 mil; consórcios R$ 500 mil e capital de giro de R$ 100 mil ao mês e, até dezembro, abrir ao menos seis novas lojas na região.
www.banneg.com.br
Bradesco lança linha de crédito de R$ 300 milhões para franquias
O Bradesco anunciou no início de janeiro a abertura de uma linha de crédito de R$ 300 milhões com foco em redes de franquias. Esse crédito será voltado tanto para clientes franqueados de marcas parceiras do banco quanto para aqueles que estão constituindo uma nova operação. Os recursos poderão ser investidos de diferentes maneiras: podem ser destinados ao repasse de uma franquia já existente para um novo proprietário, na abertura de um novo negócio franqueado, ou na conversão de uma empresa para uma rede de franquia. O financiamento poderá cobrir, ainda, a taxa de franquia, que inclui despesas com o ponto comercial, tecnologia e infraestrutura, além de outras exigências da rede. O banco irá financiar até 90% do projeto econômico financeiro, com prazo de até 60 meses e carência de, no máximo, 12 meses.
www.bradesco.com.br
Hospital do iPhone CHEGA a nove unidades em 2017
O Hospital do iPhone (HDI), rede de franquias especializada em assistência técnica e venda de acessórios da Apple, encerrou 2017 – ano que entrou para o franchising – com nove pontos em São Paulo e no ABC, além de uma loja em Diadema. “Em 2017 aumentamos o nosso faturamento em mais de 50% em relação a 2016. Esse resultado nos deixa com mais foco para o próximo ano. A meta é abrirmos mais de 30 lojas em 2018”, diz o diretor de expansão da rede, Fabio Reis.
www.hospitaldoiphone.com
iGUi inaugura sua primeira franquia em Dubai
A rede de franquias de piscinas iGUi acaba de abrir sua primeira unidade em Dubai, maior cidade dos Emirados Árabes Unidos. A entrada da marca no Oriente Médio é um importante avanço da expansão global da iGUi, segundo o CEO da rede, Filipe Sisson. Com mais de 2,8 milhões de habitantes, rica em petróleo e com um PIB superior a US$ 105 bilhões (2015), Dubai é o principal emirado dos sete que compõem o país localizado na costa do Golfo Pérsico. O primeiro carregamento de piscinas já chegou à loja do franqueado Atul Shah. A unidade de Dubai soma-se às mais de 800 franquias da iGUi Worldwide ao redor do mundo, entre lojas de piscinas iGUi, lojas e home-offices Trata Bem e lojas Splash.
www.igui.com/br
Arena Baby chega a Maceió
A rede de franquias especializada na comercialização de itens e roupas infantis novas e seminovas Arena Baby abriu sua primeira unidade em Maceió (AL). Fundada em 2015 pelos irmãos Flavio Thenório e Giovanna Domiciano, a marca permite que o cliente troque peças que as crianças não utilizem mais por créditos que valem como dinheiro, para a compra de outros itens – estimulando, dessa forma, o consumo consciente. Os preços chegam a custar até 70% mais baixos do que numa loja tradicional, com peças por R$ 15, R$ 20 e até R$ 25.
www.arenababy.com.br
Mundo Cheff busca expandir pelo País
Criada em 2015, a rede de utensílios culinários Mundo Cheff busca expandir por todo o País por meio de um formato compacto de franquias voltados para os apaixonados pela culinária. A rede, que tem como um dos sócios Raul Lemos, finalista da segunda edição do MasterChef Brasil, conta hoje com oito franquias em funcionamento em quatro estados do Brasil e seu modelo compacto, de cerca de 50 m², é organizado de forma a ajudar o franqueado. Dentre os cerca de 1,2 mil itens da loja, que tem 15 fornecedores, há desde churrasqueiras, panelas de cerâmica, afiadores, eletroportáteis, aventais, frigideiras, facas de titânio, coolers e temperos.
www.mundocheff.com.br
Mary Help fecha 2017 com faturamento de R$ 24 milhões
A Mary Help, rede de franquias de diaristas e mensalistas, registrou crescimento de 25,8% em 2017, com a abertura de 16 operações e faturamento de R$ 24 milhões no período. A expectativa da marca para 2018 é conquistar mais dez unidades ainda no primeiro semestre. O investimento inicial para abrir uma franquia da marca varia de R$ 40 mil a R$ 60 mil, com retorno de 12 a 14 meses, o faturamento médio mensal gira em torno de R$ 60 mil.
www.maryhelp.com.br
Quinta Valentina cresce 35% em 2017
A rede de franquias Quinta Valentina encerrou 2017 com um crescimento de 35%, além de ter faturado R$ 13 milhões e atingido um total de 306 unidades. A previsão para este ano é comercializar 120 franquias e atender a todas as regiões brasileiras. Os franqueados da marca não atuam em pontos físicos, mas sim, por meio da venda direta: os produtos previamente selecionados são levados à casa do cliente.
quintavalentina.com.br/
Piticas quer abrir mais de 100 lojas este ano
A Piticas, rede de franquias especializada em camisetas licenciadas de bandas e personagens que permeiam a cultura pop, registrou crescimento de 25% em 2017. A empresa encerrou o ano com 314 lojas e quiosques espalhados pelo País, além de uma nova fábrica em Guarulhos (SP), com 11 mil m², 500 funcionários e capacidade de produção de 17 mil peças diariamente. “Nosso plano de expansão prevê inauguração de 100 lojas no próximo ano, entre lojas físicas e quiosques. Sendo assim, nosso maior desejo é chegar em 2020 com 600 lojas abertas, incluindo 50 no exterior”, explica Felipe Rossetti, um dos fundadores da Piticas.
franquia.piticas.com.br
Franquia Protect inaugura primeira unidade franqueada
A Protect, microfranquia home based especializada em seguros e soluções administrativas para micro, pequenas e médias empresas, comemora a inauguração de sua primeira unidade franqueada. O especialista em seguros de vida, Renato Augusto Gonçalves, estará à frente da nova operação que atenderá as cidades de São Paulo e da Baixada Santista. Criada a partir de um projeto da American Life, seguradora brasileira, a operação da microfranquia é totalmente on-line, o que facilita tanto a retirada de dúvidas quanto o atendimento e geração de orçamentos aos clientes.
www.protectsolucoes.com.br
Rei do Mate moderniza meio de pagamento
O Rei do Mate está modernizando o método de pagamento para seus clientes e irá permitir que os pedidos sejam pagos pelo celular, através do sistema de pagamento digital móvel do Google, o Android Pay. “Acredito que o Android Pay é um meio de pagamento que veio para ficar e aumentar o leque de opções como uma alternativa rápida e segura para o público”, afirma o diretor comercial de marketing do Rei do Mate, Antônio Carlos Nasraui. As lojas que disponibilizam o serviço estão identificadas com um adesivo próximo ao caixa.
www.reidomate.com.br
Bidon Corretora de Seguros cresce 550% no ano
A rede Bidon Corretora de Seguros encerrou seu primeiro ano no franchising com um crescimento de 550% e 110 novos franqueados. O foco da marca em 2018, além da expansão da rede, é o investimento em suporte para os investidores, como a criação de uma nova plataforma de ensino, com o objetivo de buscar maior riqueza em conteúdo e controle para capacitação dos franqueados. Hoje a empresa conta com um total de 130 franqueados em operação trabalhando exclusivamente com o modelo home office.
bidon.com.br