Na Mira Edição 72

Na Mira Edição 72

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 72

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Carlos Wizard Martins investe em  empresa de venda direta
O empresário Carlos Wizard Martins decidiu investir em um novo projeto: a Aloha Oils, especializada em óleos essenciais. A nova empresa, que inicia sua operação em maio, venderá seus produtos exclusivamente via internet e no modelo de vendas diretas, que movimenta cerca de R$ 40 bilhões por ano no Brasil. A meta de Wizard é criar uma rede de 100 consultores até 2022, atingindo receita de R$ 1 bilhão por ano no mesmo período. No primeiro ano de operação, a Aloha Oils consumirá investimentos de R$ 20 milhões da Sforza, gestora da família Martins que controla no Brasil empresas como Mundo Verde, Taco Bell, BR Sports (das marcas Topper e Rainha) e HupPrepaid (de meios de pagamento pré-pago), entre outras.
www.alohaoils.com

Mary Help quer 100 pontos até dezembro
A rede de franquias Mary Help, que oferece mão de obra de diaristas para serviços em residências e empresas, quer alcançar 100 unidades até o final do ano. Há seis anos no mercado, a franquia tem hoje 62 pontos de venda. “As melhores unidades da rede já atingiram faturamento mensal de quase R$ 150 mil, deixando um lucro líquido de até R$ 35 mil no mesmo período”, disse o idealizador da rede, José Roberto Campanelli. O investimento total em uma franquia Mary Help parte de R$ 40 mil.
www.maryhelp.com.br/home

Pizza Hut busca franqueados em São Paulo
Com o objetivo de estar presente em todas as regiões da cidade de São Paulo, a Pizza Hut busca investidores interessados em se tornarem franqueados da rede na capital paulista com o modelo de loja Super Delco, unidades de rua com espaço para consumo no local, porém sem serviço de garçom. Segundo Andréa Kumruian, head de Expansão da Yum! Brands Brasil – empresa detentora e franqueadora da Pizza Hut no mundo –, o objetivo é encontrar um investidor que tenha o interesse em inaugurar cerca de vinte unidades na capital, no modelo Super Delco, dentro de três anos. O aporte inicial para abertura de uma unidade gira em torno de R$ 1 milhão. No Brasil, a Pizza Hut tem mais de 140 unidades distribuídas em 21 estados.
www.pizzahut.com.br

Óticas Carol lança campanha com Maitê Proença
Com o objetivo de se aproximar do público com mais de 30 anos e que tem a necessidade de óculos de grau, a Óticas Carol lançou nova campanha de marketing com a atriz Maitê Proença. A ação também comunica a promoção “Meu Primeiro Varilux Liberty”, que evidencia a liberdade de um par de óculos “dois em um”. A campanha engloba as grifes: Vogue Eyewer, Burberry e RayBan, reforçando um dos pilares da marca, que é oferecer o luxo acessível. Para divulgar o benefício, a Óticas Carol investiu em comunicação nos pontos de venda e em filmes de 15 e 30 segundos na televisão aberta. A marca tem hoje cerca de 950 lojas no País.
www.oticascarol.com.br

Mormaii aposta em projeto de estúdio fitness

A marca de esportes livres Mormaii pretende abrir vinte unidades franqueadas do Studio Mormaii Fitness, das quais 12 entram em operação este ano. Hoje, existem três unidades do projeto, em Caxias do Sul (RS), Florianópolis (SC) e Londrina (PR). Os próximos estados a receber as franquias são Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Uberlândia. O Projeto Mormaii Fitness foi criado em 2013 com o objetivo de melhorar o desempenho esportivo e a capacidade física de atletas profissionais e iniciantes na prática de atividades físicas.
fitness.mormaii.com.br/

Divino Fogão quer usar só ovos de galinhas livres
O Divino Fogão anunciou que até 2025 utilizará apenas ovos de galinhas não submetidas a confinamento em gaiolas em toda sua cadeia de suprimentos. A empresa já está trabalhando na conscientização de seus fornecedores sobre a importância dessa transição, já que o setor de compras não é centralizado. Após conversas com a Mercy For Animals, uma organização internacional de proteção animal, o Divino Fogão tomou essa decisão em resposta às expectativas do consumidor por melhores práticas no tratamento dos animais, reforçando um movimento de toda a indústria para somente utilizar ovos de galinhas livres de gaiolas.
www.divinofogao.com.br

VIGGO entra para o franchising e foca Nordeste e Sudeste
Criada em Natal (RN) em julho de 2005 com a abertura da primeira loja, no Shopping Midway, a VIGGO, especializada em calçados e acessórios masculinos, aderiu ao franchising com o objetivo de expandir para todo o Brasil. Hoje com seis lojas – sendo três em Pernambuco, duas no Rio Grande do Norte e uma na Paraíba –, a marca quer abrir até 2020, pelo menos, vinte franquias em diferentes cidades do País, com foco nas regiões Sudeste e Nordeste. “Buscamos candidatos à franquia em consonância com a nossa cultura e posicionamento de marca”, afirma o diretor de marketing e expansão das Lojas Viggo, Diogo Oliveira. A empresa tem 58 funcionários diretos e produz, via parceiros industriais localizados em Franca (interior de SP), cerca de 50 mil pares por ano. A formatação da rede, que tem investimento inicial a partir de R$ 400 mil, contou com a consultoria da ba}Stockler.
www.lojasviggo.com.br

Pingu’s English abre segunda unidade em SP
A Pingu’s English, escola internacional de inglês para primeira infância, inaugurou a segunda franquia da marca no estado de São Paulo, precisamente no bairro do Paraíso. “A região é um dos logradouros mais importantes da cidade e centro financeiro do País, e este cenário positivo contribui para a implantação de novos negócios e para expansão da nossa marca”, disse o fundador e presidente do Grupo Prepara, Rogério Gabriel. A rede tem sete unidades no Brasil, sendo que as demais estão situadas nas cidades de São José do Rio Preto (interior de SP), Recife (PE), Macaé, Rio de Janeiro (RJ), Conselheiro Lafaiete (MG) e Mato Grosso do Sul ( MS). A expectativa da marca é chegar até o final do ano com vinte unidades em operação no Brasil. No mundo, a marca conta com mais de 100 franquias.
www.grupoprepara.com.br/pingusenglish

Grupo Sobrancelhas Design inaugura 53º unidade em SP
O Grupo Sobrancelhas Design abriu a 53º unidade no Estado de São Paulo, no bairro Cerqueira César, na região dos Jardins. As próximas inaugurações da empresa também ocorrerão em regiões nobres da capital, como Faria Lima e Avenida Paulista. Segundo a rede, as unidades do Estado de São Paulo representam 24,6% da receita total do Grupo. “São mais de 68 unidades comercializadas, sendo 52 franquias em plena atividade, que recebem mensalmente uma média de 45 mil clientes, totalizando mais de meio milhão de atendimentos”, disse o vice-presidente do Grupo SD, Alisson Ramalho. No Estado de São Paulo, o plano de expansão inclui todos os shoppings. No total, o Grupo tem mais de 380 lojas no Brasil e no exterior.
www.sobrancelhasdesign.com.br

Brasil está em 5º lugar na lista de empreendedores mais determinados
Estudo elaborado pela startup Expert Market, baseada no Texas (EUA), apontou que o Brasil está em quinto lugar, em uma lista de 15 países, quando o assunto são os empreendedores mais determinados do mundo, ou seja, aqueles que embora enfrentaram muitas dificuldades e burocracias, ainda assim apresentaram um alto número de negócios criados em 2016. De acordo com o levantamento, em uma escala de 1 (mais fácil abrir um negócio) até 130 (mais difícil), o Brasil ganha pontuação 125. Ao mesmo tempo, na escala que mede a abertura de negócios e que varia de 1 (maior número de negócios criados) até 130 (mínimo negócios criados), o Brasil ganha pontuação 48. A lista dos 15 países, em ordem, são: Botswana, Malta, Timor-Leste, Gabão, Brasil, Belize, Antígua e Barbuda, Bulgária, Croácia, Suriname, Vanuatu, Estados Unidos, África do Sul, Uganda e Chipre.

Mercadão dos Óculos quer comercializar 250 unidades em 2017
O Mercadão dos Óculos, rede de óticas de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, prevê chegar até dezembro com 250 unidades comercializadas. Em março, a empresa inaugurou cinco unidades nos estados de Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais e o plano é abrir mais de 100 lojas este ano. Com isso, o Mercadão dos Óculos estima dobrar seu faturamento, que no ano passado foi de R$ 50 milhões. Outra aposta da marca para aumentar as vendas das lojas é a nova grife exclusiva da apresentadora Chris Flores. Com 12 marcas próprias, o Mercadão dos Óculo foi criado para atender classes com menor poder aquisitivo. Na rede é possível encontrar armações de grau de  R$ 19,90 até R$ 239,90 e óculos de sol a partir R$ 79,90.
www.mercadaodosoculos.com.br

Sketch visa atingir marca de 100 lojas este ano
A grife masculina Sketch Men’s Collection prevê inaugurar vinte pontos de venda este ano, alcançando 100 lojas. A marca mapeou 600 cidades e somente no estado paulista, diz o diretor de expansão da rede, Fábio Longo, a grife prevê um potencial para mais 40 lojas. Recentemente, a Sketch inaugurou lojas em Bragança Paulista, Taboão da Serra, Barretos, Santo André, Piracicaba e outras duas na capital paulista, no Boavista Shopping e Shopping Morumbi Town. Atualmente, a marca possui 80 unidades em 12 estados brasileiros. O investimento inicial para ser um franqueado da Sketch é de R$ 250 mil, incluindo taxa de franquia e capital de giro.
O faturamento mensal é de cerca de R$ 100 mil. Já o lucro médio mensal corresponde a aproximadamente 12% do faturamento bruto.
www.sketch.com.br

Água Doce lança projeto de fast food
A Água Doce – Sabores do Brasil lançou a Água Doce Express, projeto de fast food que contempla lojas e quiosques para praças de alimentação em shoppings, centros comerciais ou ruas de grande movimento. Essas lojas servirão almoços, jantares e petiscos para o happy hour. Com a nova marca, a rede – hoje composta por mais de 90 restaurantes – pretende dobrar de tamanho em cinco anos. O projeto de fast food da Água Doce requer investimento entre  R$ 200 mil e R$ 250 mil e está disponível para todo o País. “É um projeto bem diferente, que exige investimentos reduzidos e, também, de operação singular (…), que exige um perfil de franqueado adequado a ela”, disse o diretor de expansão, Júlio Bertolucci.
www.aguadoce.com.br

Rede Leve Pizza define ações para crescer
Após encerrar 2016 com 130 unidades em operação, sendo 12 estreantes, e faturamento bruto de aproximadamente R$ 100 milhões, a Rede Leve Pizza prevê alcançar 150 unidades até dezembro e elevar o faturamento para cerca de R$ 125 milhões. Entre as ações para o alcance dessas metas estão novas contratações, mudanças no cadastro de leads para aperfeiçoar os resultados, novo sistema de acompanhamento nas comunicações com os investidores e participação mais acentuada em feiras de franquias de grande porte. A rede também está desenvolvendo seu modelo de microfranquia e já lançou novos sabores no cardápio.
www.redelevepizza.com.br

Pão to Go aposta em padaria de conveniência
Conhecida pelo sistema de drive-thru, a Pão to Go lançou uma padaria de conveniência em postos de combustíveis para atender ao público que busca agilidade e comodidade. A primeira loja conceito foi aberta em um posto BR Petrobras de São Carlos, cidade natal da marca. Com investimento inicial estimado em R$ 199 mil, a empresa estuda ampliar o modelo para outras cidades, sendo que Atibaia, também no interior paulista, deve ser a próxima a receber uma unidade de conveniência em posto de combustível. Atualmente, a marca conta com mais de vinte unidades entre os modelos drive-thru, quiosque, express e padaria de conveniência, operando em diversas regiões do País, além do exterior, com lojas nos Estados Unidos e em Portugal.
www.paotogo.com

Animal Place abre a quarta franquia
A Animal Place, rede de franquias especializada em cuidados para pets criada há dez anos, inaugurou a quarta unidade no Jardim Felicidade, na Zona Oeste da capital paulista. O plano de expansão da marca, que oferece a integração de serviços de hospital, veterinário, centro estético, hotel e loja com soluções, prevê alcançar vinte unidades até 2020.
O valor para investimento na rede Animal Place é de  R$ 195 mil e o prazo de retorno é de aproximadamente dois anos.
www.animalplace.com.br

JAN-PRO prevê crescer 80% e faturar R$ 90 milhões no Brasil
Após fechar 2016 com 230 unidades em operação e faturamento de R$ 50 milhões, a JAN-PRO espera abrir este ano 50 franquias e elevar o faturamento para R$ 90 milhões. Para o diretor executivo da marca no Brasil, Renato Ticoulat, o trabalho de captação de novos contratos com clientes corporativos tem sido fundamental para que a marca continue com seu ritmo de crescimento, fato que contribuiu para o alcance de 40% de sua meta de faturamento para o ano.
O principal foco da expansão da marca está voltado para as capitais dos estados brasileiros onde ainda não há escritórios regionais e que têm demanda de clientes nacionais, contemplando cidades como Brasília, Curitiba, Campo Grande, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis.
empresadeservicosdelimpeza.com.br/

Sigbol Fashion aposta em formato enxuto de negócio
A Sigbol Fashion, franquia de cursos profissionalizantes de confecção e moda, aderiu ao modelo de microfranquia, com investimento inicial de R$ 80 mil e prazo de retorno estimado entre 9 e 18 meses. Segundo a empresa, o formato enxuto foi desenvolvido com o intuito de viabilizar o crescimento fora dos grandes centros.
O plano de expansão contempla municípios com mais de 150 mil habitantes como Santos, São Vicente, Piracicaba, Bauru, Americana, Ribeirão Preto, São Carlos e Limeira. A expectativa da marca é a de abrir, pelo menos, uma escola em cada uma dessas regiões ainda neste ano. Hoje com 18 unidades em operação, a rede quer chegar ao final deste ano com faturamento de R$ 10 milhões.
www.sigbol.com.br

Mundo Verde busca ampliar presença na região Sudeste
O Mundo Verde, rede de lojas especializadas em produtos naturais e orgânicos e para o bem-estar, decidiu ampliar sua participação na região Sudeste do País. Neste ano, nove lojas foram abertas, sendo seis em São Paulo e três no Rio de Janeiro. Na capital paulista, as novas unidades estão localizadas nos bairros de Pinheiros e Vila Romana, Tietê Plaza Shopping, Carrefour Limão, e no Aeroporto Internacional de Guarulhos, além de ter chegado também à cidade de Americana, no interior. Já no Rio de Janeiro, a capital carioca ganhou duas novas lojas: no Recreio Shopping e na Avenida Marechal Floriano-Centro. Além disso, o Mundo Verde abriu também mais uma unidade em Nova Iguaçu. Atualmente, o Mundo Verde conta com mais de 390 unidades pelo Brasil e a projeção para 2017 é inaugurar 62 unidades.
www.mundoverde.com.br

Nutty Bavarian prevê abertura de 35 operações em 2017
A Nutty Bavarian, rede especializada em grãos torrados e glaceados, prevê a abertura de 35 operações, sendo 12 delas no Nordeste, oito no Sudeste, seis no Centro-Oeste, cinco no Sul e quatro no Norte do País. Nos Estados Unidos, a empresa pretende chegar ao vigésimo quiosque até final do primeiro semestre deste ano. Atualmente, a Nutty Bavarian tem mais de 140 quiosques no Brasil, além de seis unidades em funcionamento e mais cinco contratos assinados nos Estados Unidos. No ano passado, a empresa obteve faturamento de R$ 52 milhões, o que representou crescimento de 12% em relação a 2015.
www.nuttybavarian.com.br

Sterna Café mira a terceira idade
De olho no envelhecimento populacional do Brasil, a cafeteria Sterna Café desenvolveu um plano de negócios para que as pessoas da terceira idade possam ter um negócio próprio. O franqueador da marca, Deiverson Migliatt, fechou parceria com a Senior Social, um clube de vantagens que assessora as organizações no relacionamento com o mercado sênior, criando benefícios para a maturidade e oportunidades para as empresas. “A proximidade com este público me fez pensar num plano de negócio, com atributos de financiamento do valor da franquia para montagem do café e um modelo prático”, disse. A ação já resultou no primeiro contrato com um franqueado da terceira idade.
www.sternacafe.com.br

Jin Jin Wok tem primeira unidade em shopping a céu aberto
A Jin Jin, rede de culinária asiática, inaugurou a primeira unidade Jin Jin Wok na cidade de Itupeva, interior de São Paulo, no shopping Outlet Premium São Paulo, o primeiro empreendimento do segmento aberto no Brasil em 2009. Com essa loja, a empresa alcança 29 unidades no interior de São Paulo e 77 franquias ativas nos principais shoppings do País. “Enxergamos oportunidades para rede na região em relação à abertura de novas unidades e acreditamos muito no potencial do Shopping Outlet Premium São Paulo, já que é considerado uma excelente opção como centro de compras, entretenimento e gastronomia”, disse o diretor de marketing da Jin Jin, Christiano Evers. A Jin Jin faz parte do Grupo Halipar, resultado da fusão entre o Grupo J. Alves e Ornatus Alimentação, que aconteceu em novembro de 2015.
www.jinjin.com.br

Onodera Estética aposta em marketing e parcerias para crescer
Em 2017, a Onodera Estética quer aumentar a receita em 12% e abrir dez unidades. Para tanto, a empresa pretende investir em marketing e em novas parcerias, que equipem as clínicas com procedimentos inovadores. No ano passado, quando inaugurou quatro novas clínicas, a Onodera investiu na revitalização de fachadas das unidades, fechou parceria com outras marcas e ampliou o portfólio de procedimentos – como o Shock Wave para tratamento de celulite e o Shape Detox, para redução do tamanho e da quantidade de células de gordura. Atualmente, a Onodera conta com mais de 1,2 mil colaboradores em cerca de 50 unidades localizadas em todas as regiões do País.
www.onodera.com.br

New Era, de bonés, entra para o franchising
A New Era, rede de franquia do segmento de heardwear, decidiu investir no franchising e a meta é abrir dez franquias este ano. Antes, os produtos eram vendidos apenas em lojas multimarcas e e-commerce e, desde 2016, a empresa abriu 12 pontos de vendas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. O investimento inicial em uma franquia New Era é de R$ 350 mil, com prazo estimado de retorno entre 18 e 24 meses e faturamento médio de R$ 90 mil a R$ 120 mil por unidade. A marca norte-americana de bonés e outros acessórios para a cabeça, como toucas e viseiras, tem 97 anos e atua no Brasil há oito anos.
www.neweracap.com