Na Mira Edição 70

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 70


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Casa do Construtor prevê crescer 10% em 2017
Em um ano de economia recessiva, a Casa do Construtor conseguiu manter sua receita relativamente estável em relação aos resultados do ano passado. De acordo com a rede, o faturamento em 2016 foi de R$ 180,839 milhões, uma queda de 0,7%. Foi considerado o período de outubro de 2015 a outubro de 2016. A rede encerra o ciclo com 245 lojas, 22 a mais do que o mesmo período avaliado em 2015. O cliente Pessoa Física, sem ligação com a construção civil, representou a maior fatia de novos contratos da rede (15%), seguido do perfil Pessoa Jurídica, também sem conexão com o mercado (14%). A meta para 2017 é que o faturamento cresça 10%, baseado na expectativa de evolução de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, e mais 45 lojas.
www.casadoconstrutor.com.br

Carlos Wizard Martins adquire participação na Hickies
Por meio da Sforza Holding, o empresário Carlos Wizard Martins adquiriu 16% da norte-americana Hickies, empresa que fabrica um produto exclusivo que substitui o cadarço nos calçados. Com o investimento de R$ 20 milhões, a marca Hickies passa a integrar o portfólio da BR Sports, divisão da Sforza especializada em produtos de moda e esportivos que já conta com marcas como Topper e Rainha. A BR Sports terá a exclusividade na distribuição dos produtos da marca no Brasil, que estarão disponíveis em lojas de produtos esportivos, multimarcas e por meio do site a partir de janeiro de 2017.
www.hickies.com.br

academia-do-futebol-revista-franquia-negocios-ed70Criada Academia do Futebol
A Sforza, empresa de investimentos do empresário Carlos Wizard Martins, também fechou parceria com a Sociedade Esportiva Palmeiras para a criação de uma rede de franquias de escolas de futebol. A nova rede se chamará Academia de Futebol e as franquias funcionarão como embaixadas do clube, um centro de entretenimento e eventos onde os torcedores poderão assistir aos jogos do time e consumir produtos e serviços oficiais. “Sempre acreditei no esporte como uma ferramenta essencial para a educação de jovens e crianças, e para um futuro melhor para o País”, afirma Martins, ressaltando que a expectativa é abrir vinte unidades da Academia da Futebol no primeiro ano.
www.sforza.com.br

Astral inicia internacionalização em 2017

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A Astral, franquia especializada em controle de pragas e vetores urbanos, planeja começar seu processo de internacionalização em 2017, a partir dos Estados Unidos. A intenção é instalar cinco unidades na Flórida e no Texas. Outra novidade na rede é o lançamento de um aplicativo que disponibiliza gratuitamente informações sobre as principais pragas no País, principalmente, mosquitos e os temidos Aedes Aegypti, que transmitem numerosas doenças, entre elas dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya. A Astral tem hoje 70 unidades franqueadas em 22 estados e deve fechar o ano com mais quatro em operação e faturamento de aproximadamente R$ 60 milhões.
www.astralsaudeambiental.com.br

5asec-revista-franquia-negocios-ed705àsec anuncia novo CEO no Brasil
A 5àsec anunciou novo CEO no Brasil: Fabio Roth tem mais de vinte anos de experiência, em sua maioria dedicados ao franchising, e é formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Controladoria e Contabilidade Internacional, além da certificação na Sociedade Brasileira de Coaching. Roth chega na 5àsec com o objetivo de implantar mais eficiência nos trabalhos e, consequentemente, conquistar maior lucratividade para as unidades franqueadas. “É necessário reforçarmos os processos para que o time fique ainda mais estruturado, qualificado e apto para comandar a franqueadora”, afirma Fábio.
www.5asec.com.br

fisk-revista-franquia-negocios-ed70Fisk pretende abrir 30 unidades até fim do ano
Com mais de mil escolas em funcionamento, sendo 31 próprias e 971 franquias, a rede de ensino de idiomas Fisk anunciou a abertura de 30 unidades até o fim do ano. As primeiras escolas acabam de ser inauguradas nas cidades de São Paulo (SP), Santa Cruz do Sul (RS), Osório (RS) e Fortaleza (CE). Segundo o diretor superintendente da Fundação Fisk, Elvio Peralta, outras unidades serão inauguradas nas regiões Sul, Norte e Sudeste do País até o final de dezembro. “Nossa expectativa é crescer cerca de 30% no número de novas escolas e receber nove mil novos alunos – em média, cerca de 300 por escola”, afirma. O investimento mínimo para abrir uma franquia Fisk é de R$ 73,5 mil e não há taxa de franquia.
www.fisk.com.br

santander-revista-franquia-negocios-ed70Santander oferece R$ 220 milhões em crédito pré-aprovado às franquias
O Santander anunciou na 16ª Convenção ABF do Franchising a liberação de R$ 220 milhões em crédito pré-aprovado ao setor, disponível automaticamente a uma grande parte dos clientes franqueados e franqueadores da instituição. Do total, R$ 40 milhões possuem garantias do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), do Sebrae. Além disso, o banco criou, em 2016, um núcleo de profissionais responsáveis pelo atendimento exclusivo às franquias e, mais recentemente, disponibilizou R$ 1 bilhão em crédito ao segmento. Segundo o diretor de Empresas e Instituições do Santander, Ede Viani, o banco iniciou 2016 com 57 parceiros franqueadores e encerrou setembro com mais de 162 parcerias.
www.santander.com.br

grupo-prepara-revista-franquia-negocios-ed70Grupo Prepara faz aliança com Sorocred e com Turma da Mônica
O Grupo Prepara firmou recentemente aliança com a Sorocred, financeira especializada em produtos e serviços voltados para a nova classe média brasileira. Com o cartão, é possível parcelar em até 18 vezes o pagamento dos 80 cursos de qualificação profissional nas 600 unidades da Prepara Cursos, além dos materiais didáticos. O benefício também estará disponível, até o fim do ano, nas 200 franquias da Ensina Mais, voltada para apoio escolar. Com análise e aprovação instantânea, o cartão, da bandeira Sorocred, é aceito em máquinas da Cielo, Rede, BIN e Sipag e ainda pode ser utilizado em compras on-line pelo Pag Seguro, do UOL. O Grupo Prepara também fechou parceria com a Mauricio de Sousa Produções, que agregará à metodologia da marca Ensina Mais o universo da Turma da Mônica em uma estrutura lúdica de narrativa.
www.grupoprepara.com.br

grandvision-by-fototica-revista-franquia-negocios-ed70Grandvision by Fototica apresenta 1ª flagship store
A Grandvision by Fototica abriu em outubro a sua primeira flagship store, localizada no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Com tamanho e layout diferenciados, além de oferecer ao consumidor os principais lançamentos e tendências entre 25 grifes exclusivas e 30 grifes internacionais, o estabelecimento torna-se referência para as mais de 100 unidades que compõem a rede, nas regiões Sudeste e Nordeste. Com 215 m2, a maior loja da rede conta com duas entradas para facilitar o fluxo de pessoas e possui ampla vitrine suspensa. A GrandVision by Fototica, pertencente ao grupo holandês GrandVision, tem 100 lojas em quatro estados brasileiros: São Paulo, Bahia, Pernambuco e Sergipe.
www.fototica.com.br/franquias

parme-revista-franquia-negocios-ed70Parmê opta por modelo express no franchising
Com 60 operações próprias (restaurantes, lojas express em shopping centers, unidades de delivery e lanchonetes) no estado do Rio de Janeiro e mais de 40 anos de mercado, a rede Parmê decidiu expandir seu negócio por meio de franquias express. O modelo – já implantado em 17 praças de alimentação de shoppings do Rio de Janeiro – tem de 40 metros quadrados a 60 metros quadrados e cardápio simples, formado por pratos executivos, pizzas, lanches e tortas. O aporte mínimo para a abertura de uma franquia é de R$ 840 mil e o retorno de investimento é de 36 meses, com faturamento médio mensal de R$ 200 mil. A Parmê projeta assinar até três contratos de franquia em 2016, com previsão de abertura de 25 pontos de venda até o final de 2017.
www.parme.com.br

bon-grile-revista-franquia-negocios-ed70Bon Grillê remodela operação para atrair público jovem
Para atrair um público mais jovem, a rede de fast food Bon Grillê reformulou seu posicionamento e gestão. Com mudança no visual, menu, atendimento ao consumidor e software de gestão (para o Linx Degust), a rede, que antes não era muito procurada pelo público entre 16 anos e 22 anos, afirma que os resultados foram expressivos. “Ganhamos mais agilidade e passamos a trabalhar na pré-venda com tablets, o que fez nossa meta de atendimento de sete minutos ser cumprida em cerca de 80% dos pedidos – o que não conseguíamos fazer no passado”, disse o diretor de operações da Bon Grillê, Neocles Junior. Para 2017, a marca tem a meta de crescer 50% em expansão na região Sudeste.
www.bongrille.com.br

cvc-revista-franquia-negocios-ed70CVC inaugura 1ª loja de intercâmbio em SP
A operadora de viagens CVC inaugurou a sua primeira loja CVC Intercâmbio na cidade de São Paulo. Localizada no bairro do Tatuapé, a loja conta com layout diferenciado do modelo de agência tradicional, fazendo uso da tecnologia para gerar maior interatividade e experiência ao cliente, atendendo, segundo a empresa, aos anseios do público jovem; principal consumidor desse produto. Até o final do ano, a companhia irá inaugurar mais três lojas com a bandeira intercâmbio nos bairros de Pinheiros, Morumbi e Vila Mariana.
www.cvc.com.br

Acqio Franchising quer 500 unidades fora do Brasil
A marca de pagamentos eletrônicos via POS, Acqio Franchising, deu início ao seu processo de internacionalização. O primeiro passo é estrear operações ano que vem nos Estados Unidos e conquistar 500 unidades fora do País até 2018. A busca, por ora, é por países considerados destinos típicos do franchising brasileiro, como: Estados Unidos (hoje com 37 marcas de franquias brasileiras, segundo a Associação Brasileira de Franchising), Paraguai (25 marcas), Portugal (21 marcas) e pontos como Chile, Uruguai, Colômbia, Peru e Canadá. “A modalidade que os novos franqueados exercerão será a de máster internacional, inclusive estamos procurando um sócio-investidor que tenha perfil adequado para operação”, disse o diretor executivo da Acqio, Kawel Lotti.
www.acqio.com.br

Código Girls leva lojas para novos públicos
A rede de moda teen feminina inaugurou sete lojas nos últimos dois meses e com duas delas pretende atingir um novo perfil de público. A unidade inaugurada no shopping Anália Franco, será voltada para as meninas de alta renda, e a do shopping D, que será a primeira mega loja da marca, com 400 metros e atrações digitais, pretende criar experiências diferentes e interativas para os consumidores.
www.codigogirls.com.br

cacau-show-revista-franquia-negocios-ed70Cacau Show redesenha logotipo em novo modelo de loja
Com o objetivo de ampliar seu portfólio, a Cacau Show lançou um espaço em que a experiência do café ganha grande destaque e, junto com ele, apresentou seu novo logotipo, com foco no fortalecimento de sua comunicação como especialista. A primeira unidade do novo modelo de loja foi inaugurada no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo. Com cores mais sóbrias e materiais nobres, o projeto foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura norte-americano JGA. Na nova unidade, o consumidor poderá saborear sobremesas diferenciadas como petit gateau, sticks com ganache, waffle belga e fondue. Além disso, será possível personalizar o gelato tipo italiano ou mini trufas com ingredientes especiais.
www.cacaushow.com.br

Mundo Verde comemora 29 anos com promoção nacional
Para comemorar seus 29 anos de atuação, a Mundo Verde, rede especializada em produtos naturais e orgânicos, promoveu entre 28 de setembro a 16 de outubro sua primeira ação promocional nacional comemorativa de aniversário. No período, cerca de 17 produtos entraram em promoção (descontos entre 5% e 30%) nas 380 unidades da rede. A ação contou com tabloide especial de aniversário distribuído nas lojas e merchandising em TV aberta e fechada e informativo eletrônico.
www.mundoverde.com.br

200 maiores e mais rentáveis franquias
A Franchise Times publicou o Ranking das 200 maiores e mais rentáveis franquias do mundo. Nas dez primeiras colocações ficaram, nessa ordem: McDonald’s, 7-Eleven, KFC, Burger King, Subway, Ace Hardware, Pizza Hut, RE/MAX, Wendy’s e Marriott Hotels & Resorts. Segundo o ranking Franchise Times Top 200, após 16 anos consecutivos de ganhos, foi a primeira vez que, no top 10, as marcas perderam vendas: – 2,6% ou US$ 7,3 bilhões. Já no total, as 200 maiores marcas de franquias aumentaram suas vendas em 2,2% ou US$ 12,5 bilhões no ano passado. O levantamento também detectou que as marcas franqueadas continuam a conquistar uma parcela cada vez maior da economia norte-americana: as 200 maiores empresas produziram um total de US$ 596,1 bilhões em vendas em todo o sistema durante 2015. Em unidades, o top 200 registrou 15.050 novos pontos em 2015, para um total de 497.335 (+3,1%).
www.franchisetimes.com/Resources/Top-200/

mania-de-churrasco-revista-franquia-negocios-ed70Mania de Churrasco! promove festival com corte de carne
A Mania de Churrasco! Prime Steak House lançou em novembro o 1º Festival Prime com a Fraldinha do Churrasqueiro, corte de carne criado especialmente para a marca pelo expert em carnes Sylvio Lazzarini. Segundo o sócio-diretor da rede, Alessandro Pereira, a expectativa é a de que 15 mil pratos com a Fraldinha do Churrasqueiro sejam comercializados no período de 30 dias em duas versões: 1 tira de fraldinha de aproximadamente 130g ou 2 tiras de fraldinha de aproximadamente 260g. O 1º Festival Prime – Fraldinha do Churrasqueiro acontece por tempo limitado.
www.maniadechurrasco.com/prime

unico-asfalto-revista-franquia-negocios-ed70Único Asfaltos fecha sociedade com Fornecedora de Máquinas
A Único Asfaltos anunciou sociedade com a empresa Fornecedora Máquinas, especialista em equipamentos e máquinas industriais com mais de 60 anos no mercado. Com a união, cria-se a Único Fornecedora, que fará a venda, a locação, a entrega e a manutenção das usinas para toda a rede de franquias. De acordo com o presidente da Único, Jorge Coelho, a rede ficará responsável pela captação e qualificação do franqueado, enquanto a Fornecedora Máquinas vai negociar os equipamentos, entregá-los e dar manutenção quando necessário. A marca também não vai mais cobrar a taxa de franquia e a manutenção das usinas será sem custo. No franchising desde o final de 2014, a Único prevê a abertura de mais de 100 unidades de franquias em 2016.
www.unicoasfaltos.com.br

espetinhos-mimi-revista-franquia-negocios-ed70Espetinhos Mimi quer chegar a 100 unidades em 2017
A Espetinhos Mimi contratou a consultoria Vecchi Ancona para responder pela estratégia de crescimento da marca. O objetivo é alcançar 100 unidades até o final de 2017. Estão na mira investidores localizados nas capitais dos estados do Nordeste, em cidades da região Sul e Centro-Oeste, e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje, a marca tem 60 unidades franqueadas. “Buscamos, para a rede, jovens com idade acima dos 25 anos, com experiência no varejo e perfil empresarial, mas com maleabilidade para seguir a padronização que exige uma franquia”, disse a sócia-diretora da Vecchi Ancona, Ana Vecchi.
www.espetinhosmimi.com.br

Arranjos Express PLANEJA chegar a outros países
Com três anos de operação no Brasil e 55 unidades em dez estados do País, a Arranjos Express – rede portuguesa especializada na customização, ajustes e reparos de roupas e acessórios de têxtil lar – espera fechar 2016 com 90 lojas, inauguradas em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A estimativa reforça os planos da empresa de fechar 2016 com faturamento de R$ 24 milhões. Além das atuais 55 franquias em território brasileiro, a marca ainda conta com 30 lojas em operação em Portugal e espera manter sua internacionalização, chegando a outros países, como Angola, Rússia e Estados Unidos.
www.arranjosexpress.com.br

bono-pneus-revista-franquia-negocios-ed70Bono Pneus ALMEJA crescer 12% em 2016
A Bono Pneus inaugurou recentemente mais duas operações de franquias nas cidades de Dracena (SP) e Manaus (AM), elevando para 55 pontos da marca em estados como São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Amazonas. Em 2015, a franquia registrou crescimento de 10% e, para 2016, a perspectiva é expansão de 12%. Segundo a rede, que atende a uma frota de mais de 15 mil veículos por mês, as novas lojas oferecerão ao público a praticidade de encontrar todos os serviços “under car” em um único local.
www.bonopneus.com.br

kfc-revista-franquia-negocios-ed70KFC chega a Mogi das Cruzes
A rede de restaurantes KFC, especializada em frango frito, inaugurou sua primeira unidade na cidade de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. A nova operação é a 31ª da rede no Brasil e está localizada no Mogi Shopping. Segundo Agustin Dominguez, diretor de Expansão da Yum! Brands, empresa detentora e franqueadora do KFC no mundo e também das marcas Pizza Hut e Taco Bell, a abertura da unidade reforça a presença da marca no interior do estado paulista, fazendo parte de sua estratégia de expansão que prevê 100 lojas no Brasil nos próximos três anos.
www.kfcbrasil.com.br

Bittencourt mapeia mercado infantil
Em função do Dia das Crianças, comemorado em outubro, o Grupo Bittencourt preparou um estudo para entender o comportamento desse mercado e seu impacto no franchising. Segundo o levantamento, com o envelhecimento populacional, o Dia das Crianças tende a ser menos significativo no calendário do varejo no longo prazo – hoje o Brasil tem 23 milhões de pessoas entre 0 e 14 anos. Em termos comportamentais, o estudo detectou que a compra é influenciada pela insistência dos filhos e as brincadeiras educativas perderam espaço para as atividades on-line, resultando, em linhas gerais, em pais “culpados”, que tornam-se compradores para compensar a ausência. Quanto ao local de compra, as lojas de shopping foram apontadas como as preferidas (72% das respostas). Além de detectar tendências de serviços com a economia compartilhada (espaços ociosos em condomínios e escolas, por exemplo), a consultoria também fez um mapeamento das franquias que operam nesse nicho e o valor inicial de investimento.
www.bittencourtconsultoria.com.br/

Zip lube lança site para interessados em abrir uma franquia
A Zip lube lançou um site voltado àqueles que desejam inaugurar o próprio empreendimento ou converter a revenda nesse modelo de negócio exclusivo. Com uma linguagem leve e direcionada para esse público, o site apresenta os procedimentos fundamentais para operar uma franquia da rede, além de ser um canal de comunicação direto com a empresa, levando informação aos franqueados em potencial. “Com a iniciativa, esperamos melhorar nosso banco de dados para obter um aumento significativo na captação de franqueados em potencial, intensificando nosso trabalho de prospecção”, explica o gerente executivo da Zip lube, Lucio Guedes. Com 50 lojas em operação, a expectativa é inaugurar outras 15 unidades até o final de 2016
www.franquiaziplube.com.br

Divino Fogão fecha ano com 186 lojas
Com a abertura de duas lojas até o final de 2016 – Nova Iguaçu (RJ) e Suzano (SP) –, o Divino Fogão, que tem como estratégia atuar em shopping centers, encerra 2016 com 186 unidades. Para o próximo ano, a expectativa é abrir dez lojas pelo Brasil, além de buscar novos espaços em aeroportos, após a estreia no Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro. Para o presidente e fundador do Divino Fogão, Reinaldo Varela, a possibilidade de atuar em novos espaços é um desafio, mas também uma grande oportunidade de testar novos modelos de negócios. “O desempenho da loja do Galeão tem sido muito positivo e queremos levar esse formato para outros aeroportos”, disse.
www.divinofogao.com.br

Dídio Pizza lança massa sem glúten
A Dídio Pizza lançou a Linha Healthy de produtos sem glúten. A massa das pizzas é produzida com farinha de arroz, sal, açúcar, batata doce, ovos, polvilho doce e goma xantana. Com 26 lojas espalhadas pela capital paulista e cidades do interior do Estado, a previsão da marca é chegar a dezembro de 2016 com 770 mil pizzas vendidas e um crescimento de 28% no faturamento. O plano de expansão da Dídio Pizza em 2016 incluiu, além de diversos bairros da capital paulista, cidades próximas como Guarulhos, Paulínia, Americana, Piracicaba, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Santos, entre outras.
www.didio.com.br

Ortodontic Center bate recorde de vendas
A Ortodontic Center informa ter registrado recorde de vendas no segundo semestre de 2016. Somente no mês de agosto, a rede contabilizou aumento de mais de 4,3 mil novos clientes em relação ao mesmo mês do ano passado (de 7.137 em agosto de 2015, para 11.459 novos clientes em agosto de 2016). Segundo a franqueadora, o resultado é reflexo do incentivo aos franqueados dentistas a deixarem a odontologia e passarem a ter foco somente na gestão de seus negócios, indo a campo para prospectar clientes e administrar a franquia e contratando dentistas para a realização dos serviços odontológicos. Nos próximos dez anos, a rede prevê a abertura de 873 franquias em 300 localidades selecionadas com, no mínimo, cem mil habitantes concentrados nas classes B2, C e D, com potencial para captação de sete mil clientes.
www.ortodonticcenter.com.br

Gendai ABRE loja exclusiva para delivery
O Gendai inaugurou sua primeira loja focada exclusivamente no serviço delivery. O Gendai Delivery funciona das 10h45 às 22h45 no bairro Vila Mariana, em São Paulo, e oferece o mesmo cardápio das demais lojas, sempre acompanhando as novidades lançadas em toda a rede. A marca aposta nesse novo formato de loja como parte do plano de ampliação de seus canais de venda. Segundo Robinson Shiba, presidente do Grupo TrendFoods que detém as marcas Gendai e China in Box, oferece ao cliente a possibilidade de apreciar os pratos da rede em qualquer lugar e da forma como quiser. Atualmente, outros 36 Gendai fazem delivery.
www.gendai.com.br

Learning Fun lança Escola Bilíngue
A Learning Fun lançou na Feira BETT Educard 2016 a Escola Bilíngue. A nova operação contempla três modelos de negócios, desde transformar uma escola já existente em bilíngue até a montagem de uma escola completa partindo da construção. A meta da marca é abrir cinco escolas em 2017 e dez em 2018. Na Escola Bilíngue, os dois projetos pedagógicos, em inglês e em português, têm a mesma carga horária. “Quanto mais estímulos na segunda língua a criança receber, maior será o domínio da mesma, e quanto mais células nervosas estimuladas, melhor o seu desempenho geral”, afirmou a fundadora da marca, Teresa Catta-Preta.
www.learningfun.com.br

Megamatte planeja 30 novas lojas
A Megamatte, rede especializada em alimentação saudável com 130 lojas distribuídas por oito estados brasileiros, espera fechar 2016 com 30 novos contratos. Segundo o diretor-executivo da Megamatte, Julio Monteiro, em 2015 o faturamento da rede foi de R$ 130 milhões e a expectativa é encerrar 2016 com um aumento entre 20% e 30%. Ainda de acordo com ele, a rede vem crescendo, em média, 20% ao ano. “Somos uma marca muito forte e conhecida no Rio de Janeiro e agora o desafio é levar nosso conceito de alimentação rápida, porém saudável, para outras cidades”, afirmou. Outra novidade é que a Megamatte renovou o contrato de licenciamento com a DreamWorks.
www.megamatte.com.br

Spoleto lança campanha assinada pelo público
Em sua nona edição, a campanha de pratos colecionáveis Minha Cozinha Italiana, do Spoleto, foi aberta ao público pela primeira vez. Mais de 500 obras de arte foram recebidas, vinte foram selecionadas por um júri para votação popular e seis criações receberam mais votos e, hoje, estampam a coleção de pratos da marca. Os vencedores têm entre 24 e 38 anos, ligação com a arte e são naturais de cinco estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Nesta edição da campanha, que contou com investimento de R$ 2,2 milhões e teve início em novembro, serão distribuídos 220 mil pratos para quem comprar uma refeição com preço a partir de R$ 28,90. Os pratos também podem ser adquiridos por R$ 29,90. O Spoleto estima incremento de 8% nas vendas no período da ação (enquanto durarem os estoques).
www.spoleto.com.br

Petland chega ao Rio de Janeiro
A rede norte-americana de petshop Petland acaba de inaugurar uma unidade na cidade turística de Rio das Ostras, a primeira no estado do Rio de Janeiro. “Acreditamos no potencial do mercado pet no Rio de Janeiro e nosso plano de expansão é ter 18 lojas em operação nessa região, cobrindo de Niterói a Campos e também Nova Friburgo”, afirma o sócio-diretor da Petland e responsável pela expansão da rede, Rodrigo Albuquerque. Atualmente, a Petland conta com 30 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo e Paraná. Fundada em 1967, a marca iniciou em meados da década de 1970 seu processo de expansão via franquias e internacionalizou-se a partir do Canadá. Hoje, está em 19 países.
www.petlandbr.com.br/

iGUi e Ipiranga firmam parceria
A iGUi e a Ipiranga firmaram uma parceria que levará quiosques da iGUi Trata Bem, marca especializada em limpeza e manutenção de piscinas, para os postos Ipiranga de todo o Brasil. A primeira unidade foi inaugurada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Segundo a iGUi, a realização de parcerias é uma das estratégias para se manter em crescimento. “Hoje tudo é conveniência. Comodidade é muito importante para a iGUi e principalmente o ponto de venda estratégico”, afirmou o diretor de expansão da iGUi, Antonio Pinhatari. Segundo ele, a meta é oferecer a venda de produtos, acessórios e a prestação de serviços da iGUi Trata Bem inicialmente em 30 a 50 pontos de venda da rede de combustíveis até o fim de 2016 e avançar nos próximos anos.
www.igui.com

ACONTECE NA ABF

ABF anuncia nova Diretoria para o Biênio 2017-2018


A Associação Brasileira de Franchising (ABF) promoveu no dia 23 de novembro uma Assembleia Geral Ordinária para eleição do Conselho Diretor para o Biênio 2017-2018 e do novo Conselho Fiscal. A liderança da nova equipe ficou a cargo de Altino Cristofoletti Junior, atual vice-presidente da ABF e presidente da rede Casa do Construtor. A proposta da nova chapa é baseada em três pilares principais: Protagonismo, Educação e Sustentabilidade dos Negócios. “Vamos trabalhar, além da expansão, temas como governança, sucessão, controle das operações, consistência no planejamento e na formatação da rede”, afirmou Cristofoletti Junior. “Competência, garra e alegria você já tem. Desejo a você todo sucesso à frente da ABF”, disse Cristina Franco, presidente atual e que a partir de janeiro de 2017 atuará como membro do Conselho de Associados da entidade.

Franchising fatura R$ 38 bilhões no terceiro trimestre 2016
O faturamento do franchising brasileiro registrou crescimento nominal de 8,8%, no terceiro trimestre de 2016, de acordo com a Pesquisa de Desempenho Trimestral, da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em valores reais, o faturamento passou de R$ 35,699 bilhões para R$ 38,836 bilhões e foi amparado, principalmente, no aumento de receita da mesma base instalada, segundo a presidente da Associação, Cristina Franco. O número de unidades em funcionamento é 7,2% maior se comparado ao mesmo período de 2015, totalizando 143,5 mil. O índice de fechamento ficou em 1,4%. No acumulado do ano, entre janeiro e setembro de 2016, o franchising evoluiu 7,9% no faturamento, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Resultados DO FRANCHISING são celebrados na 16ª Convenção ABF
Conexão e resiliência nortearam os temas debatidos pelas cerca de 600 pessoas reunidas no grande encontro dos líderes do franchising brasileiro. O evento ocorreu no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, em Una (BA), entre os dias 26 e 30 de outubro, e trouxe palestrantes nacionais e internacionais de grande renome no franchising, além de histórias inspiradoras, como a da presidente da instituição Amigos do Bem, Alcione Albanesi, e do diretor, escritor e cineasta, Andrucha Waddington. Na ocasião, a ABF também apresentou o inédito Hall da Fama, um memorial para homenagear redes que se destacaram na história do setor, no Brasil.

Vencedores do Prêmio ABF+RDI de Design 2016 são homenageados
A ABF revelou na 16ª Convenção ABF do Franchising os vencedores da 6ª edição do Prêmio ABF+RDI de Design. Os 28 contemplados em seis categorias foram selecionados entre 84 projetos de 52 marcas inscritas. A premiação foi criada em parceria com o Retail Design Institute (RDI). “O design é um elemento qualificador do varejo e também do franchising”, afirmou o membro do Conselho de Associados da ABF e um dos idealizadores do Prêmio, Carlos Zilli. Confira no site www.editoralamonica.com.br o livro sobre o prêmio produzido pela Editora Lamonica, com os cases de todos os vencedores e a palavra dos jurados. Este ano, a publicação de 2015 também recebeu o troféu ouro do XII Prêmio Anatec na categoria Lançamento do Ano.

ABF se prepara para NRF e IFA, em janeiro
Em parceria com a BTR & Varese, a ABF promoverá a imersão na NRF’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo, que acontece entre os dias 13 e 20 de janeiro, em Nova Iorque. A programação ainda prevê matchmaking com fornecedores e marcas locais, além de visitas técnicas e imersão em Harvard Club. A partir de 29 de janeiro, a ABF marca presença na 57ª edição da convenção da International Franchise Association (IFA), que acontecerá em Las Vegas. Antes de chegar ao evento, o grupo realizará visitas técnicas em Miami, a partir de 24 de janeiro.
nrf.abf.com.br e ifa.abf.com.br