Na Mira Edição 68

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 68


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Ducha aposta em modelo econômico
Para driblar a crise econômica, a Ducha – Perfumaria e Cosméticos lançou na ABF Franchising Expo novo modelo de operação, mais compacto e acessível. Diferente da loja convencional, que conta com 75 fragrâncias, o modelo menor oferecerá 30 delas, as mais procuradas. Os quiosques contarão também com sabonetes, loções hidratantes, óleos de banho, esfoliantes, difusores de ambiente e acessórios. Outra novidade da marca: em breve, serão ofertados perfumes em frascos de 10ml e 30ml. Hoje, os frascos são de 50ml e 100ml. Atualmente com dez unidades, a marca espera fechar o ano com 12 lojas convencionais e 14 quiosques.
www.duchacosmeticos.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-02-ed68Demanda por franquia da Fini aumenta 20%
Desde que o País ingressou na crise, a procura por quiosques da Fini aumentou cerca de 20%, informou o diretor-administrativo de Franquias Fini, Donizete Ferreira. “Nosso modelo exige um investimento mais baixo e retorno mais rápido em relação à concorrência indireta, já que somos os únicos fabricantes no setor de balas de gelatina e guloseimas com o sistema de franquia”, disse. Atualmente, a marca tem 52 unidades no País, das quais 40 são quiosques e 12 são lojas. Em 2016, a Fini espera crescer 30% em unidades, com maior foco de expansão nas regiões Sudeste e Sul. O investimento na marca parte de R$ 100 mil para quiosques e de R$ 200 mil para lojas.
www.finistore.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-03-ed68Contém1g lança modelo de franquia de venda direta
A Contém1g lançou na ABF Franchising Expo o modelo compacto de franquia Contém1g Make-up Center para a realização de venda direta de produtos por maquiadoras revendedoras, que serão cadastradas pelos franqueados e receberão treinamento técnico. A nova franquia não exige loja, nem ponto de venda com exposição de produtos. Segundo a marca, basta ter um espaço mínimo de 30m2 para o estoque inicial, atendimento, treinamento e abastecimento de produtos. O investimento vai de R$ 49 mil a R$ 79 mil e o faturamento médio mensal gira em torno de R$ 50 mil, com aproximadamente 50 maquiadoras revendedoras. Até o final deste ano, a empresa pretende abrir 100 franquias no modelo Contém1g Make-up Center e ter uma rede de cinco mil maquiadoras revendedoras.
www.contem1g.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-04-ed68Della Via Pneus entra para o franchising
A Della Via Pneus acaba de iniciar operação no sistema de franquias. A meta da empresa é alcançar a adesão mínima de cinco franqueados nos próximos 12 meses. A empresa, que em 2017 completa 50 anos de atuação no mercado de reposição de pneus da marca Pirelli, tem mais de 60 centros automotivos no País. “As perspectivas são muito positivas, porque a ABF Franchising Expo nos permitiu medir o interesse do mercado e a força da nossa marca”, disse o sócio e diretor comercial da empresa, Sérgio Delamuta. O investimento em uma franquia da Della Via é de R$ 500 mil a R$ 850 mil e as regiões Sudeste, Sul e Nordeste são as que, segundo a rede, apresentam maior capacidade de abertura a curto prazo das franquias.
www.dellavia.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-05-ed68Internautas optam por McDonald’s e Subway
Estudo realizado pelo CONECTA, plataforma web do IBOPE Inteligência, revelou que 37% dos internautas foram ao McDonald´s nos últimos 30 dias da pesquisa e 35% foram ao Subway, o que coloca as duas redes de franquias no topo do ranking de frequência de lanchonetes fast food. Em seguida, aparecem Bob’s (21%), Burguer King (20%), Habib’s (19%), Giraffas (14%), Casa do Pão de Queijo (6%), Pizza Hut (5%), KFC (1%) e Outras (10%). A pesquisa também apontou que 18% dos internautas não foram a nenhuma lanchonete desse tipo no último mês e que 10% deles não frequentam fast food. A pesquisa foi realizada com dois mil internautas em março de 2016 por meio do CONECTA Express, pesquina online, multiclientes e com cobertura nacional.
www.conectaibrasil.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-06-ed68Único Asfaltos apresenta três modelos de negócios
A Único Asfaltos lançou três modelos de negócios na ABF Franchising Expo: home based (franqueado vende apenas a aplicação do produto e não o asfalto), buldog (franqueado adquire uma mini usina com capacidade para produzir duas toneladas por hora de asfalto) e locação das usinas Cayman (franqueado loca o maquinário para produzir seu asfalto na usina com capacidade de produção de dez a vinte toneladas por hora de asfalto). O primeiro modelo tem investimento inicial de R$ 78,4 mil, o segundo de R$ 85 mil e o terceiro, de R$ 173 mil. Antes, a Único operava só com dois modelos de negócios: a compra da usina Cayman (investimento total a partir de R$ 424 mil) e a compra da usina 911 (investimento total a partir de partir de R$ 710 mil). Criada há 15 anos, a marca entrou no franchising em 2014 e hoje tem mais de 60 unidades franqueadas. A previsão da empresa é fechar mais de 100 contratos até o fim do ano.
www.unicoasfaltos.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-07-ed68Chiquinho Sorvetes renova layout e lança quiosque
A Chiquinho Sorvetes aproveitou a ABF Franchising Expo, em junho, para apresentar o novo layout de suas lojas e lançar a operação de quiosque. O novo modelo pode ter entre 9 e 12 metros quadrados e ser implantado em hipermercados, shopping centers, aeroportos, galerias comerciais e até mesmo ao ar livre. Com o novo formato, a marca prevê acelerar a expansão e inaugurar 90 operações em todos os estados brasileiros. Atualmente, a Chiquinho Sorvetes tem 380 unidades em 25 estados e, segundo a companhia, atende mensalmente mais de 1,5 milhão de clientes em suas lojas, com um mix de mais de 100 produtos.
www.chiquinho.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-08-ed68Grupo AD Shopping comemora resultados da ABF Expo
O Grupo AD Shopping e a AD Mall – empresa do grupo que atua na comercialização de lojas, quiosques e propriedades para mechandising em shopping centers – espera que 18% dos contatos feitos em seu estande na ABF Franchising Expo, em junho, revertam-se em negócios. “Essa edição foi mais uma oportunidade para firmar bons negócios com o mercado de franquias. Mesmo com um cenário de retração econômica, foi possível realizar o contato com um público interessado, empreendedor e qualificado que está em busca de alternativas e aposta no segmento de franchising”, disse a diretora comercial da AD Mall, Magali Sanches.
www.adshopping.com.br

Mordidela inicia no franchising com meta de 300 lojas até 2018

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Criada em 2014 em São José do Rio Preto, a Mordidela iniciou a expansão via franchising este ano com a meta de abrir 300 lojas até o final de 2018. “A crise financeira do País não fez com que as pessoas parassem de comprar comida, mas sim diminuíssem seu tíquete médio. Nós adequamos os produtos a esse novo tíquete, sem abrir mão da qualidade”, afirmou o fundador da Mordidela, Bruno Zanetti.revista-franquia-negocios-na-mira-10-ed68 Com dez unidades no interior de São Paulo, a rede especializada em mini porções aposta em um modelo de loja compacto, com necessidade de capital inicial a partir de R$ 45 mil (incluindo taxa de franquia). Sua linha de produtos conta com coxinhas de três sabores, kibes, bolinha de queijo, churros, pão de queijo, café, suco e mini paletas.
www.mordidela.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-11-ed68Pearson anuncia expansão
A Pearson anunciou que pretende abrir mais 150 unidades de franquias de idiomas no Brasil até o final deste ano. O anúncio faz parte do plano de expansão da companhia no País e da consolidação das marcas Wizard, Yázigi e Skill. De acordo com o presidente da Pearson Brasil, Luciano Klima, os investimentos devem alcançar de Norte a Sul do País, em especial Norte e Nordeste. “Nossa meta é levar o melhor do que temos em know how e qualidade de ensino para todo o Brasil. Para atingirmos este nível de excelência, vamos priorizar as marcas mais fortes”, disse.
www.pearson.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-12-ed68YES! quer abrir dez unidades
Após a participação na ABF Franchising Expo, em junho, a rede de escolas de idiomas YES! informou que pretende inaugurar dez unidades este ano. Segundo a marca, a maior parte dos visitantes do seu estande veio de estados como Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o que direciona a expansão da rede principalmente na região Sudeste neste segundo semestre. “A presença na feira é fundamental para entrar em contato com possíveis franqueados do País todo”, afirmou o presidente da rede, Clodoaldo Nascimento. A rede, que trabalha com isenção do pagamento da taxa de royalties e de publicidade, tem hoje 150 unidades.
www.cursoyes.com.br

Revogada Lei que criou taxa única de serviços tributários
A Lei 7.176/15, que criou a Taxa de Única de Serviços Tributários da Receita Estadual no Rio de Janeiro, foi revogada pela Lei Complementar 171/16. A Lei revogada obrigava os contribuintes ao recolhimento, a cada três meses, de montantes que poderiam chegar a R$ 30.023,00. A Lei Complementar 171/16 produziu efeitos retroativos a 28 de março de 2016, data em que a primeira parcela da taxa única deveria ser recolhida. Segundo o diretor jurídico da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Fernando Tardioli, a atuação da entidade foi fundamental na revogação da Lei, reforçando o compromisso da entidade com seus associados.
www.abf.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-13-ed68TOTVS Consulting registra crescimento de 25% em 2015
A TOTVS Consulting, unidade de consultoria de negócios da TOTVS, registrou crescimento de cerca de 25% em 2015. Segundo a empresa, o resultado foi impulsionado, principalmente, pelos serviços relacionados à redução de custos e aumento de produtividade. “Um cenário instável economicamente e de grandes transformações, como o que estamos vivenciando, exige uma atitude das empresas. Investir em soluções que permitem redução de custos e maior produtividade e em tecnologias disruptivas é fundamental para garantir a sustentabilidade necessária às organizações”, afirmou o Head de Serviços da TOTVS, Denis Del Bianco.
www.totvs.com

Empório do Aço apresenta novidades

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O Empório do Aço aproveitou a ABF Franchising Expo para apresentar novidades: novos logos, modelo de quiosque, peças e conceito de joias em aço. Segundo o Empório do Aço, a mudança foi primordial para atrair mais investidores e aumentar a visibilidade da marca, que conta com cinco anos de mercado e 300 unidades vendidas no Brasil, Estados Unidos e Europa. “A feira foi ótima. Fizemos 80 cadastros de investidores em potencial interessados em fazer negócio com a empresa”, afirmou o gerente de expansão, Eolo Benmaman.
www.emporiodoaco.com.br

Antilhas conquista seis troféus no prêmio Embanews
A Antilhas conquistou seis troféus no 25º Prêmio Embanews 2016, ocorrido em junho, em São Paulo. Foram dois ouros, que contemplaram os “Estojos de Pais, para O Boticário” e os “Envoltórios para a Linha Água de Coco, da L’Occitane au Brésil”. A empresa também levou mais quatro pratas, todas para trabalhos realizados para O Boticário: Sacolas Malbec, cartuchos Elysée, Dimitri e Egeo.
www.antilhas.com.br

Marcas da Halipar vencem 18º Prêmio Alshop

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Três marcas da Halipar (holding de alimentação e participações) venceram o 18º Prêmio Lojista Alshop 2016. Criado em 1998, o prêmio reconhece anualmente os principais players do varejo de shopping brasileiro. O Griletto venceu na categoria culinária rápida; o Montana Grill conquistou a categoria fast food, e o Jin Jin Wok foi premiado na categoria restaurante. Foram 31 categorias participantes, representando os principais segmentos atuantes no varejo de shopping. Os vencedores foram definidos pelo voto do consumidor, realizado online, por meio do hotsite do evento.
www.halipar.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-16-ed68Louyt almeja 200 unidades no País
A Louyt, agência espanhola de marketing digital para PMEs integrante da holding Sharing Global Business, prevê finalizar o ano com 200 unidades em funcionamento no País. “Com 168 milhões de smartphones – o quarto maior mercado do mundo e o primeiro da América Latina –, o Brasil é o local com maior potencial de crescimento no continente latino-americano”, disse o CEO da Louyt, Alessandro Ribas. Com investimento inicial de R$ 31 mil e a possibilidade de o franqueado trabalhar home office, a agência iniciou atividade no Brasil em julho de 2015 e hoje tem 35 unidades. A rede também tem operações no México, Colômbia e Uruguai, além de atuar na Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra e França.
www.louyt.com

revista-franquia-negocios-na-mira-17-ed68Mahogany lança modelo de quiosque
A Mahogany lançou na a 25ª edição da ABF Franchising Expo, em junho, seu modelo de quiosque, com investimento de R$ 59 mil (preço promocional). “Sabemos que nosso modelo de negócio é ideal para o momento de recessão econômica que o País atravessa, tanto que a adesão à franquia da Mahogany está com aumento de dois dígitos”, disse o presidente do Laboratório Sklean, empresa detentora da marca Mahogany, Jaime Drummond. A marca também oferece o modelo Mahogany Light para cidades com 60 mil a 200 mil habitantes. Nesse caso, o investimento inicial é de R$ 99.525,00. Segundo Drummond, a ABF Expo deve gerar a venda de cerca de dez franquias. A marca tem hoje 173 unidades e prevê inaugurar vinte até dezembro, além das dez já abertas no primeiro semestre.
www.mahogany.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-18-ed68Bon Grillê de cara nova
Recentemente adquirida pela Platinan Franquias, o Bon Grillê decidiu renovar o cardápio, mudar o layout das lojas, criar novo posicionamento de vendas, reformular a identidade visual e investir mais em mídias sociais. O novo modelo de loja e de logomarca – mais jovem e atual – teve início este ano e foi representado na ABF Franchising Expo. “Ficamos muito satisfeitos com a nossa participação na feira, pois percebemos um público mais qualificado em relação à última edição. Sentimos que as pessoas que passaram pelo estande estavam realmente interessadas no negócio”, afirmou o diretor de operações, Néocles Junior. Segundo ele, a meta é reestruturar a rede em 2016 para, a partir do ano que vem, dar início a um “plano consistente de expansão”.
www.bongrille.com.br

Grupo Paquetá lança tendência na Francal
O Grupo Paquetá – detentor das marcas Capodarte e Dumond, entre outras – apresentou na Francal 2016, em junho, novas linhas com cores quentes, inspiradas no verão das costas tropicais. Entre as tendências estão os couros metalizados, tons “candy colors” em sintonia com cores quentes, tênis com ares luxuosos e couro rendado. Além de sandálias e sapatos, a Capodarte também lançou a bolsa para pets. Já a Dumond apresentou calçados com design variado – de flat à efeito tridimensional – e bolsas com mais de um modo de uso. Ambas as marcas também desenvolveram a tecnologia Meia Pata Bidensidade, que promove conforto aos sapatos de salto.
www.paquetatheshoecompany.com/pt/company

Ambev, Coca-Cola e Pepsico mudam portfólio para escolas
A Ambev, a Coca-Cola Brasil e a PepsiCo Brasil anunciaram que, a partir de agosto, vão ajustar o portfólio de bebidas vendidas diretamente às cantinas de escolas no País. A principal mudança é que as empresas venderão às escolas para crianças de até 12 anos (ou com maioria de crianças de até essa idade) apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos. O novo portfólio tem como referência diretrizes de associações internacionais de bebidas. Novos produtos lançados pelas empresas poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências.
www.ambev.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-19-ed68Oggi Sorvetes decide ampliar expansão no Nordeste
A Oggi Sorvetes decidiu ampliar o plano de expansão para a região Nordeste, após participar da 25ª edição da ABF Franchising Expo. “O expressivo número de visitação do público nordestino em nosso estande abriu nossos olhos para um mercado que, até o momento, não era nosso foco”, afirmou a diretora de franquia da Oggi Sorvetes, Marina Gentil. Segundo a empresa, mais de 1,2 mil contatos foram realizados no evento, que geraram o início do processo de venda de 40 novas lojas. A Oggi Sorvetes tem atualmente seis lojas, presentes em cinco cidades e três estados. O investimento médio total na marca é de R$ 100 mil, com retorno estimado em 18 meses, e o faturamento médio mensal é de R$ 50 mil.
www.oggisorvetes.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-20-ed68Deltaexpresso chega a Salvador
A rede Deltaexpresso, que trabalha com o modelo Coffee Convenience Store – agregando serviços de cafeteria, conveniência e coffee shop –, acaba de chegar a Salvador. A unidade está localizada na centro histórico da capital da Bahia, na rua Ladeira da Praça. A rede, que aderiu ao franchising em 2004 e hoje conta com mais de 50 operações em cerca de 12 estados brasileiros, também abriu recentemente a primeira operação em hospitais. A nova unidade está localizada na recepção geral do Hospital Esperança, em Recife (PE). Para este ano, a meta da empresa é expandir seu alcance em aeroportos e firmar presença nos principais centros comerciais do País, bem como por meio das parcerias store in store.
www.deltaexpresso.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-21-ed68Puket mira cidades com menos de 300 mil habitantes
A Puket incluiu em seu target cidades com menos de 300 mil habitantes. Segundo a marca, para entrar nessas praças e manter o prazo de retorno do investimento, a franquia poderá ter um projeto arquitetônico customizado e produtos alinhados com a realidade desses locais. A Puket também está concedendo desconto de 30% na taxa de franquia para os candidatos que fecharem negócios até dezembro deste ano. Com mais de 160 lojas no País, a Puket mapeou cidades para expansão, como Campo Grande (MS), Caruaru (PE), Macapá (AP), Palmas (TO), Petrolina (PE), Piracicaba (SP), Porto Alegre (RS) e São Carlos (SP).
www.puket.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-22-ed68Espanhola Equivalenza abre lojas no Brasil
Após abrir as primeiras unidades no Brasil em Curitiba (PR) e no Rio de Janeiro (RJ), o grupo espanhol Equivalenza inaugurou mais dois pontos de venda em solo brasileiro, em Belo Horizonte (MG) e em Vila Velha (ES). A previsão da marca especializada em perfume, cosmética e aroma é abrir mais vinte lojas até o final do ano. “O potencial da Equivalenza é enorme e estamos convencidos do seu êxito, tanto pelo novo modelo de negócio, como pela qualidade dos seus produtos, que conquistou os consumidores de 34 países em apenas cinco anos”, disse o diretor da Equivalenza Brasil, Miguel Tormo. A rede tem mais de 800 pontos de venda em 34 países, a maior parte deles na Espanha, Itália, Portugal e França.
www.equivalenza.com.br

revista-franquia-negocios-na-mira-23-ed68UV.Line ESTÁ DE OLHO NO Nordeste e EM cidades praianas
A UV.Line – marca de roupas e acessórios com proteção UV FPU50+, que bloqueia 98% dos raios UVA e UVB – planeja abrir oito lojas este ano. O foco de expansão da empresa é a região Nordeste e as cidades praianas. Outra aposta da UV.Line é a linha infantil, com personagens da Warner e da Disney, e as luvas anti-aging, que conta com nanopartículas com ativos naturais hidratantes e clareadores. Criada em 2004, a empresa tem 12 lojas próprias e 22 franqueadas e está em mais de 700 pontos de venda multimarcas.
www.uvline.com.br