Na Mira Edição 67

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Santander dispõe R$ 1 bilhão às franquias
Com o plano de reforçar sua atuação no mercado de franquias, o Santander Brasil passou a disponibilizar R$ 1 bilhão ao segmento. O Banco também criou um núcleo de profissionais especializados que serão responsáveis, entre outras atividades, pelo atendimento aos clientes franqueados e franqueadores e pelo treinamento dos gerentes comerciais.

“Queremos ser reconhecidos como o banco das franquias”, destaca o diretor de Empresas e Instituições do Santander, Ede Viani. Em outubro, o Santander já havia anunciado que dispõe até R$ 375 milhões em crédito às franquias com garantias do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), tendo o Sebrae como avalista.
www.santander.com.br

antilhas-revista-franquia-negocios-ed67Antilhas conquista empresas do Grupo CRM
Diversificando sua atuação para além dos serviços tradicionais de uma indústria de embalagens, a Antilhas passou a ser a nova responsável pela logística da Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, do Grupo CRM. Quase mil lojas serão atendidas com a gestão dos estoques de material de apoio, como xícaras, sachê de açúcar, display, guardanapo, bobina térmica etc. A empresa usa um sistema de pedidos on-line (Jit Evolution), que mostra o perfil de consumo da rede e otimiza o gerenciamento de estoque. “Isso reafirma o compromisso da Antilhas em atender às demandas do cliente”, afirmou o gerente de Logística da Antilhas, Luís Gustavo Bragatto.
www.antilhas.com.br

iGUi Piscinas foca na expansão internacional
A iGUi Piscinas pretende aumentar sua participação no exterior em 50% em 2016. “Estamos abertos a procurar novos países. Hoje, contamos com 170 lojas no exterior. No ano passado, passamos de 23 para 33 países e em 2016 esperamos aumentar esse número”, explica Marcelo Pazos, do Departamento Internacional da rede. O investimento mínimo para iniciar uma franquia iGUi no exterior gira em torno de US$ 50 mil, incluindo o estoque inicial de produtos.
www.igui.com.br

yum-revista-franquia-negocios-ed67Pizza Hut acelera expansão no Brasil
A expansão da Pizza Hut está a todo vapor. Recentemente, a marca abriu a terceira unidade em Belo Horizonte (MG), a primeira operação no estado de Pernambuco – na capital Recife – e a primeira unidade em Mogi das Cruzes (SP). No estado mineiro, diz o diretor de expansão da Yum!Brands, Agustin Dominguez, a intenção é inaugurar, no mínimo, nove unidades em três anos. Já em Recife, duas lojas devem ser abertas ainda este ano. Atualmente, a Pizza Hut conta com mais de 100 unidades distribuídas por 18 estados.
www.pizzahut.com.br

rabusch-revista-franquia-negocios-ed67Rabusch quer crescer com unidades franqueadas
A Rabusch – marca de moda feminina criada em 1986, em Porto Alegre (RS) – quer expandir para outros estados e crescer via franchising. A projeção da marca é fechar 2016 com 50 unidades abertas e faturamento de R$ 80 milhões, cerca de R$ 5 milhões a mais do que em 2015. Da receita da marca, 25% vem do canal franquias, 65% das lojas próprias e 10% das multimarcas. A expectativa da Rabusch é inverter essa participação com o crescimento da rede no franchising. Hoje, a empresa tem 25 lojas franqueadas e 17 próprias no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte; além de estar presente em 70 lojas multimarcas.
www.rabusch.com.br

petz-revista-franquia-negocios-ed67Petz oferece novo serviço: ensaio fotográfico
A Petz inaugurou, na sua unidade Marginal Tietê, em São Paulo, um estúdio em parceria com o fotógrafo argentino Lionel Falcon, pioneiro em ensaios fotográficos de pets. O estúdio está localizado no mezanino da loja e tem 28 m2, com iluminação e equipamentos especiais, além de uma sala de exposições de 72 m2. O serviço custa a partir de R$ 500,00 e os clientes que tem cartão fidelidade Petz têm 5% de desconto nos ensaios. É necessário realizar o agendamento uma semana antes por meio do site lionelfalcon.com. Outra novidade na empresa: a inauguração de um Centro de Distribuição de 13 mil m2 em Embu. O investimento foi de R$ 5 milhões.
www.petz.com.br

fastacai-revista-franquia-negocios-ed67Fast Açaí faz primeiro carregamento para o exterior
A Fast Açaí prepara a abertura de duas unidades em Orlando, na Flórida (EUA). Para tanto, a empresa enviou, em maio, 12 toneladas de açaí e 4 toneladas de cupuaçu ao porto de Jacksonville. De acordo com o gerente de operações internacionais da Fast Açaí, Odilon Moura, a carga é suficiente para abastecer as duas lojas por cinco meses. Segundo ele, outras cinco unidades devem ser abertas nos Estados Unidos até dezembro. Diante do crescimento internacional, a rede também pretende constituir uma nova sede nos Estados Unidos, bem como uma unidade para fabricação de outros itens do cardápio, como sucos, wraps e sanduíches naturais. No Brasil, a Fast Açaí tem 95 lojas, número que deve alcançar a marca de 200 até dezembro.
www.fastacai.com.br

pingus-revista-franquia-negocios-02-ed67Pingu’s English estreia no Rio de Janeiro
A Pingu’s English inaugurou sua primeira unidade no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, zona Norte da capital fluminense. Inspirada no desenho infantil Pingu, a Pingu’s English tem mais de 110 unidades em todo o mundo.

A marca chegou ao Brasil através de uma parceria entre o Grupo Prepara e o inglês LinguaPhone Group, que fornece soluções de aprendizado de idiomas em sala de aula e à distância para cerca de sete milhões de alunos em 25 países.
www.grupoprepara.com.br/pingusenglish/

yoggi-revista-franquia-negocios-ed67Yoggi abre unidade em Mogi das Cruzes
O Yoggi, rede de frozen Yogurt, ampliou a atuação no mercado de São Paulo com a inauguração da primeira loja na cidade de Mogi das Cruzes. A unidade localizada no Mogi Shoppping tem novo layout, que inclui um espaço clean, com detalhes em tijolinhos na cor branca, além de um cardápio especial com brownie e cookies. Atualmente, o Yoggi tem 36 lojas em oito estados, entre eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
www.yoggi.com.br

 

aaclass-revista-franquia-negocios-ed67AAClass Franquias lança portal
A AAClass Franquias acaba de lançar um portal: www.aaclassfranquias.com.br. A consultoria nasceu como um braço da KMV2 Soluções Corporativas, sendo focada em franqueadores com necessidades em gestão ou expansão, interessados em investir em franquias e empresários com o desejo de transformar seu negócio em franquia. Segundo o sócio Wladimir Brandão, a empresa adota o conceito de parceria. “Vamos além da relação fornecedor-cliente, visando uma parceria de longo prazo”, disse.
www.aaclassfranquias.com.br

alergoshop-revista-franquia-negocios-02-ed67Alergoshop cria novo recurso para alérgicos em site
A Alergoshop lançou novo site com a possibilidade de, no cadastro, o usuário selecionar quais substâncias de uma lista podem lhe causar alergia. Dessa forma, sempre que o cliente escolher algum produto que contenha uma ou mais substâncias indicadas, receberá o alerta “Fique de Olho na Composição!”. O site também avisa se o produto contém alguma matéria-prima de origem animal ou glúten. “Embora tenhamos excluído as 105 principais substâncias com potencial alergênico ou nocivo da maioria dos nossos produtos, ainda assim um ou outro pode conter alguma substância sensibilizante que não tenha sido possível evitar”, explica a sócia-diretora da Alergoshop, Julinha Lazaretti.
alergoshop.com.br

quem-disse-berenice-revista-franquia-negocios-ed67Quem disse, Berenice? obtém certificação LEED
A Quem disse, berenice?, marca especializada em maquiagem do Grupo Boticário, conquistou para a sua loja do Shopping Cidade São Paulo (SP) a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria CI Retail e em nível Platinum – o mais alto. A avaliação reconhece todas as ações implementadas em eficiência energética, gestão de recursos hídricos, redução das emissões de gases de efeito estufa, melhoria da qualidade de ar interno e gestão de recursos naturais.
www.quemdisseberenice.com.br

mr-beer-revista-franquia-negocios-ed67Mr. Beer quer crescer 50% em 2016
A Mr. Beer, rede de franquias de cervejas especiais, planeja crescer 50% em números de unidades em 2016. A marca conta atualmente com 50 lojas no Brasil. “Buscamos chegar a regiões com muitas oportunidades para o mercado de cervejas especiais, como em Belo Horizonte, por exemplo”, explica o fundador da Mr. Beer, Fabiano Wohlers. A Mr. Beer oferece mais de 150 rótulos de cervejas especiais, 100 deles importados com exclusividade para o País pela própria franqueadora, além de cerca de 80 acessórios relacionados ao mundo cervejeiro e kits licenciados e comemorativos de diversas marcas.
www.mrbeercervejas.com.br

kumon-revista-franquia-negocios-ed67Kumon triplica número de treinamentos
Após a criação de um departamento de expansão, em outubro do ano passado, a Kumon apurou aumento de 41% no número de interessados em abrir uma franquia da marca. Além disso, entre janeiro e abril de 2016, triplicou o número de treinamentos na matriz da rede, considerada a última etapa do processo de seleção. Com essa ação e mais investimentos em marketing, a Kumon espera manter o número de alunos de 2015 e abrir 50 unidades no País, apoiada no aumento de alunos que migraram da escola particular para a pública. “Considerando que muitas empresas estão prevendo fechar com números negativos, o fato de conseguir manter o mesmo número de alunos de 2015 será um bom resultado”, afirma gerente do departamento Planejamento e Suporte do Kumon, Veronica Adriana Maldonado Islas.
www.kumon.com.br

giraffas-revista-franquia-negocios-ed67Giraffas cria campanha #tamojunto
O Giraffas pegou carona no atual momento político do País e lançou a campanha #tamojunto, idealizada e desenvolvida pela Mood\TBWA. Segundo a marca, os filmes objetivaram mostrar aos consumidores que, mesmo em um período econômico e político desafidor, o Giraffas continua ao lado de seus clientes. “No que depender do Giraffas, não vai faltar arroz e feijão para o Brasil voltar a crescer”, é uma das frases do projeto. A campanha também divulgou a promoção que deu desconto de 25% para cada consumidor que fosse acompanhado de outra pessoa a um dos restaurantes da rede.
www.giraffas.com.br

terra-madre-revista-franquia-negocios-ed67Terra Madre prevê triplicar faturamento
Com investimento de R$ 4,8 milhões, a Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, empório especializado em produtos para alimentação equilibrada e bem-estar, pretende triplicar o faturamento este ano e alcançar vinte lojas no País, com a geração de 80 empregos diretos. Em cinco anos, a marca prevê chegar a 75 lojas em operação. Entre as principais praças de interesse para abertura das unidades franqueadas estão as cidades localizadas nos estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O investimento inicial para abertura de uma franquia Terra Madre é de R$ 190 mil a R$ 240 mil.
www.terramadresaudaveis.com.br

Uptime lança nova plataforma digital para ensino de idiomas

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A Uptime criou o My Uptime Online, plataforma digital online que vai contar com aulas diárias para que seus estudantes pratiquem os conteúdos trabalhados, mesmo quando não estiverem em sala de aula. “O objetivo do My Uptime Online é aproximar o aluno da escola, permitindo que ele tenha acesso ao aprendizado mesmo fora da sala de aula, e assim, desenvolver suas tarefas de modo mais prático e dinâmico”, explica o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Uptime, José Alves. A empresa tem 220 unidades, sendo 31 unidades próprias e 189 franqueadas, e espera inaugurar cerca de vinte unidades até dezembro.
negociouptime.com.br

influx-revista-franquia-negocios-ed67InFlux supera meta de abertura de franquias
Com novas estratégias de marketing, a inFlux English School superou em 50% a meta de novos contratos para o primeiro trimestre de 2016. Ao todo, são 15 novas unidades que iniciarão suas atividades nos próximos meses. Diante desse desempenho, a inFlux subiu em 20% sua meta e almeja, para 2016, 50 novas escolas em todo o País. Entre as novas ações trabalhadas pela rede estão os road shows em cidades estratégicas para os negócios. A empresa tem mais de 100 unidades franqueadas e cerca de 45 mil alunos em todas as regiões do País.
www.influx.com.br

mr-kids-revista-franquia-negocios-e67Mr Kids fecha parceria com a rede Assai
Após vender 17 franquias nos três primeiros meses do ano, o Mr. Kids fechou parceria com a rede Assai, que possui 60 pontos de venda no Brasil, dos quais 13 já foram ocupados por franqueados. Esses pontos se somam aos mais de 800 disponíveis para a instalação das máquinas da marca em redes como Carrefour, Extra, Walmart, Socicam e Infraero. O Mr. Kids tem 115 franquias e 6,2 mil máquinas em diversos pontos de venda. No ano passado, a rede faturou R$ 3,2 milhões. A meta para 2016 é a venda de 50 novas franquias e um crescimento de 40%.
www.mrkids.com.br

vanessa-silveira-revista-franquia-negocios-ed67Clínica Vanessa Silveira lança primeira unidade no exterior
A rede de clínicas Vanessa Silveira, especializada em micropigmentação e outros procedimentos estéticos, estreou em abril no mercado internacional com a chegada à Colômbia. Segundo a rede, a desvalorização do real e a recuperação dos mercados de outros países têm contribuído para o movimento de internacionalização de franquias. No ano passado, a rede Vanessa Silveira faturou R$ 1,6 milhão com nove clínicas. Para este ano, a previsão é movimentar R$ 29,6 milhões, com a inauguração de 20 franquias.
vanessasilveira.com.br

frans-cafe-revista-franquia-negocios-ed67Fran’s Café planeja INAUGURAR 36 lojas este ano
O Fran’s Café projeta a abertura de 36 lojas este ano. Em 2015, a rede alcançou a marca de 150 unidades em todo o País. Entre as regiões alvo da expansão estão Rio de Janeiro, São Paulo (capital e interior), Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Os nossos clientes são fiéis e gostam da nossa marca e dos nossos produtos. Uma conquista que foi conseguida ao longo dos 43 anos de existência da rede e da reinvenção da gama de produtos oferecidos”, afirmou o gerente geral da rede Fran’s
Café, João Augusto Penna.
www.franscafe2.com.br

yes-revista-franquia-negocios-ed67Yes! PREVÊ fechar 40 novos contratos em 2016
Após fechar o ano de 2015 com 154 unidades em funcionamento e registrar aumento de 15% no número de novas matrículas, a Yes! – rede de franquia de escolas de idiomas – dá continuidade ao plano de expansão, tendo como foco São Paulo e alguns estados do Nordeste. Para este ano, o objetivo da marca é fechar 20 novos contratos. Hoje, a Yes! atende 50 mil alunos em suas escolas, e a expectativa da rede é que este número aumente, principalmente com a chegada dos Jogos Olímpicos.
www.cursoyes.com.br

Mestre-Cervejeiro.com vai abrir capital
A rede curitibana de franquias especializada em cervejas artesanais Mestre-Cervejeiro.com planeja abrir parte de seu capital para investidores visando o financiamento de sua expansão internacional. Os dois principais mercados para abertura inicial de lojas fora do Brasil são os Estados Unidos e Bélgica, países onde a empresa já está em processo de registro de marca e conceito de negócio. A abertura de capital também será destinada ao investimento em uma base de negociações com produtores locais, que ficará instalada na Bélgica, a fim de garantir melhores acordos e facilitar contratos de exclusividade na importação de produtos para o Brasil, além de garantir a exportação de cervejas artesanais brasileiras para solo europeu.
www.mestre-cervejeiro.com/franquias

piticas-revista-franquia-negocios-ed67Piticas: Franquia deixa de terceirizar fabricação de camisetas
Para reforçar o posicionamento da marca no mercado, a Piticas, franquia de camisetas criativas, adotou como estratégia ter equipe própria em todas suas etapas de produção, ao invés de baixar custos com a terceirização. Segundo o sócio-proprietário da marca, Felipe Rossetti, a franquia tem 400 funcionários diretos e indiretos, reúne mais de 150 lojas e deve abrir 70 unidades até o final deste ano. “A empresa cresceu, em média, 18% de 2014 a 2015 e deve registrar expansão de 20% este ano”, disse. Para atrair novos franqueados, a empresa desenvolveu um quiosque econômico com capacidade para estocar mais de três mil camisetas. O investimento inicial é de R$ 80 mil e dispensa a cobrança de royalties sobre o faturamento.
www.piticas.com.br

oboticario-revista-franquia-negocios-ed67Grupo Boticário fecha parceria com a Saraiva
A partir de agora, os produtos da marca The Beauty Box estão disponíveis por meio da plataforma de market place do e-commerce da varejista de livros. Lançada em 2011, a plataforma Shopping Saraiva conta hoje com assinaturas de revistas, audiolivros, brinquedos, cursos, instrumentos musicais, óculos e lentes, revelação digital, viagens (passagens e hotéis) e presentes, além de eletrônicos em parceira com o Walmart. Entre os novos itens oferecidos estão maquiagens, perfumes masculinos e femininos, colônias, shampoos e muitos outros do segmento de beleza.
www.thebeautybox.com.br

esmalteria-nacional-revista-franquia-negocios-ed67Esmalteria Nacional espera gerar 15% mais empregos
A rede Esmalteria Nacional estima vender, até dezembro, mais 70 franquias, o que aumentará em 15% o número de empregos diretos e indiretos na rede. No primeiro trimestre, 27 contratos já foram assinados. “Esse momento de crise é a oportunidade para aqueles investidores que sempre vislumbraram abrir uma franquia. Muitos aproveitam o valor da rescisão do antigo emprego convencional para iniciar um negócio próprio”, avalia o fundador da rede, Gustavo Andare. Atualmente, a Esmalteria Nacional tem mais de 200 unidades no Brasil.
www.esmalterianacional.com.br

Chilli Beans coloca armações de grau em óticas multimarcas
A partir deste ano, a Chilli Beans passa a vender suas armações de grau também em óticas multimarcas, além dos pontos de venda próprios e franquias. A ideia é alavancar a venda das armações que, segundo a marca, são procuradas por um número cada vez maior de consumidores. Em 2016, a Chilli Beans completa 18 anos de operação, com 700 pontos de venda em nove países: Brasil, Estados Unidos, Portugal, Abhu Dhabi, Kuwait, Peru, México, Colômbia e Chile. A intenção da marca é chegar a mil pontos de vendas nos próximos três anos.
www.chillibeans.com.br

ACONTECE NA ABF
ABF promove o 3º Congresso Internacional de Franchising Com o tema “Crescer no Brasil: Diferentes Olhares”, a ABF reuniu 550 congressistas no dia 14 de abril, no WTC, em São Paulo, para o 3º Congresso Internacional de Franchising. No evento, os profissionais do setor debateram as tendências da economia global, a internacionalização de marcas brasileiras, o olhar dos fundos de investimento sobre o franchising brasileiro, entre outros temas. Participaram do Congresso o economista Ricardo Amorim, o presidente da International Franchise Association (IFA), Robert Cresanti, o presidente do Burger King Brasil, Iuri Miranda, o diretor da Casa Bauducco, Paulo Cardamone, e o historiador e professor da Unicamp Leandro Karnal, entre outras personalidades.
www.abf.com.br

199 redes são chanceladas no Selo de Excelência em Franchising
Em uma cerimônia para mais de 700 convidados ocorrida no dia 15 de abril, no WTC, em São Paulo, a ABF anunciou as marcas que receberam o SEF 2016 nas categorias Máster, Pleno e Sênior. A entidade também revelou os vencedores do Prêmio Destaque Franchising 2016 nas categorias Franqueador do Ano, Franqueado do Ano, Personalidade do Franchising, Jornalismo e Trabalho Acadêmico. Entre os destaques, Artur Grynbaum, de O Boticário, foi premiado como Personalidade do Franchising e a iGUi Piscinas recebeu o prêmio Franqueador do Ano.

ABF participa de reunião do WFC, na Itália
Líderes de franchising de 33 países participaram da reunião do World Franchise Council (WFC), entre os dias 26 e 30 de abril, em Bolonha, na Itália. A presidente da ABF, Cristina Franco, e o diretor de inteligência de mercado e sustentabilidade da entidade, Claudio Tieghi, representaram o franchising brasileiro. A ABF é vice-secretária de assuntos legais do WFC e o relatório jurídico apresentado no encontro pela Associação – com coleta organizada de informações, o que facilitou para que um maior número de países enviasse suas informações – foi muito bem aceito pelos presentes. De acordo com Cristina, todas as nações têm expectativas otimistas para o franchising em seus países. Ainda na reunião, o ingresso da Espanha e do Peru no conselho foram tratados pelos executivos.

Prepare-se para a 16ª Convenção ABF do Franchising
O maior encontro com conteúdo sobre o franchising nacional já tem data para acontecer. Entre os dias 26 e 30 de outubro, a Ilha de Comandatuba, na Bahia, será novamente celeiro de conteúdo qualificado e networking com os maiores nomes do franchising nacional. A 16ª Convenção ABF do Franchising terá como tema Conexão e Resiliência e mostrará os caminhos para que o setor continue agindo com flexibilidade, superação e confiança para sobreviver no cenário atual. Para garantir sua vaga, entre em contato com [email protected] ou (11) 3020-8846.

Lançamento de livros no 5º Simpósio Jurídico da ABF Rio
Durante o 5º Simpósio Jurídico e Gestão Empresarial, realizado pela ABF Rio em maio, foram lançados os livros “Aspectos Jurídicos do Franchising” e “Franchising nas Linhas e Entrelinhas”. A primeira obra aborda as questões jurídicas que norteiam o mercado de franchising no Brasil, principalmente a Lei do Franchising, que entrou em vigor em 1995. Já o segundo livro conta as experiências dos consultores Rogério Gama e Flávio Maia, que passaram boa parte de suas vidas como executivos de grandes redes de franquias.
www.abf.com.br/abf-rio