Na Mira Edição 65

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios - Edição 65

Franquia Divino Fogão

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Divino Fogão faz parceria com o Bar Filial
O Divino Fogão inovou com o investimento em uma loja flexível. Inaugurada na primeira quinzena de dezembro no AlphaShopping, em Barueri, na Grande São Paulo, a unidade funciona da seguinte forma: durante o dia, quando há grande movimentação para o almoço, o espaço é Divino Fogão, mas à noite, quando o forte é o happy hour, ela assume a identidade e o visual do Bar Filial. Idealizado pela arquiteta e cenógrafa Vera Oliveira, o espaço retrata, em detalhes, as características de cada um dos estabelecimentos no momento em que estão a pleno vapor. Outro destaque da nova loja é o apelo sustentável, com reaproveitamento de água da chuva, utilização de energia fotovoltaica (placas solares), iluminação com lâmpadas de LED, uso de madeiras de demolição e certificada, implementação de equipamentos a gás e reciclagem do lixo.
www.divinofogao.com.br

seletti-luis-felipe-camposSeletti Culinária traça estratégia para crescer
Para auxiliar os franqueados a manter ou aumentar o faturamento mensal em período de menor consumo, a rede de franquias Seletti Culinária Saudável decidiu apostar em produtos com alto valor agregado por preços bem atrativos e em campanhas especiais, como o apoio à Fundação Dorina Nowill para cegos. “Além disso, fechamos parcerias com marcas importantes do mercado de alimentação como Nestlé, Gomes da Costa e Philadelphia”, disse o fundador da marca, Luis Felipe Campos. Segundo ele, em menos de um mês da nova estratégia de comunicação e de preços, e com a adoção de novas mecânicas promocionais e de produtos complementares com promoções para horários diferentes, houve incremento de 15% nas vendas, de 5% no ticket médio e aumento de 10% na base de clientes.
seletti.com.br

San Martin investe em universidade
A San Martin Seguros passou a disponibilizar recentemente para seus franqueados a UniSan, uma universidade corporativa com cursos de aprimoramento totalmente gratuitos e online.
“Era uma ideia antiga, e hoje conseguimos concretizá-la. Estamos muito satisfeitos, os resultados estão sendo muito bons, a aceitação dos franqueados tem nos surpreendido”, disse o diretor executivo da San Martin Franchising, Carlos Alexandre Gomes. Atualmente, a franqueadora tem mais de 165 unidades distribuídas em todos os estados brasileiros, além dos másters franqueados.
www.sanmartinseguros.com.br

morana-revista-franquia-negocios-ed65Morana inaugura terceira unidade nos Estados Unidos
O Grupo Ornatus acaba de inaugurar mais uma unidade da rede de acessórios femininos Morana nos Estados Unidos. A nova operação está instalada na cidade de Houston, a mais populosa do estado do Texas, no The Galleria, o principal destino de compras da cidade. Com 90m2, a unidade é a terceira da rede nos Estados Unidos. A nova operação faz parte do plano de internacionalização da Morana, que também está presente em Los Angeles, no Westfield Fashion Square Mall, e em Orlando, no The Florida Mall. Para os próximos meses, o Grupo Ornatus prevê a abertura de mais uma unidade da Morana na Flórida, na região de Miami, além de Atlanta e Washington.
www.morana.com.br

cna-revista-franquia-negocios-ed-65CNA lança cartão de crédito para alunos
Em parceria com a bandeira e administradora de cartões CREDZ, o CNA lançou um cartão de crédito próprio para os alunos da rede. A ideia do CNA é que os estudantes tenham mais facilidade na hora de pagar seus cursos com o cartão, que também é aceito em mais de 1,6 milhão de estabelecimentos que operam com as máquinas da Cielo. Já para os diretores de escolas, além de minimizar custos e aumentar a fidelização dos alunos, o cartão garante maior controle sobre o fluxo de caixa, por conta da transferência do risco de crédito para a administradora do cartão. O serviço será disponibilizado sem custo para o franqueado.
www.cna.com.br

vivenda-camarao-revista-franquia-negocios-ed65Vivenda do Camarão reformula cardápio
A Vivenda do Camarão incluiu novos pratos em seu cardápio, como o Filé de Bacalhau Fresco do Alaska, produto importado que não possui adição de sal. Outra novidade são os molhos que acompanham as massas nas versões taglierini ou penne, como o Molho de Camarão ao Provençal, que leva margarina, alho, salsinha, vinho branco e ervas de provance, e o Molho Alfredo de Camarão, preparado com creme de leite, queijo parmesão, alho e margarina. Na categoria de risotos, os novos pratos da rede são Risoto de Camarão ao Parmesão e Risoto de Camarão ao Provençal.
www.vivendadocamarao.com.br

mundo-verde-revista-franquia-negocios-ed65Mundo Verde inaugura primeiro quiosque
O Mundo Verde, especializado em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar, inaugurou sua primeira loja em formato de quiosque. Com o novo empreendimento, localizado no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, a rede espera atrair novos perfis de empreendedores e levar a marca para pontos onde não há espaço físico para comportar uma loja padrão. A empresa também tem aumentado o investimento na marca própria Mundo Verde Seleção: recentemente, lançou a Proteína Vegana, suplemento feito à base de proteína de arroz e ervilha, que serve como alternativa para consumidores alérgicos à proteína do leite da vaca. Mais de 80 itens integram esse portfólio.
www.mundoverde.com.br

Let’Sushi aposta no delivery
O Let’Sushi pretende abrir, até o final de deste ano, oito unidades delivery, iniciando no Rio de Janeiro e expandindo pela região Sudeste. A operação delivery da rede conta com uma central de atendimento ao cliente, gerido pela franqueadora, onde os pedidos são encaminhados automaticamente para as unidades, conforme a região em que se encontrem. “Nosso foco atual é abrir franquias no formato delivery, onde o custo de implantação e operacional é bem reduzido”, diz o fundador da marca, Martin Vidal. O investimento da franquia de delivery da Let’Sushi é de R$ 149 mil.
www.letsushi.com

fantasia-store-revista-franquia-negocios-ed65Fantasia Store investe em marketing solidário
A Fantasia Store, empresa licenciada em produtos Disney, Marvel e Star Wars no Brasil, fechou parceria com a ONG Orientavida para a venda de Mickeys decorativos. Com 48 cm cada, eles são produzidos em plush e tecido 100% algodão e estão disponíveis nas cores azul, rosa, preto e amarelo e uma estampada (arco-íris) pelo valor de R$ 199,90 cada. Parte do valor da venda é revertido para a instituição localizada em Potim, a 180 km de São Paulo, que combate à pobreza e a falta de oportunidades com a oferta de oficinas de bordado e costura para pessoas menos favorecidas.
www.fantasiastore.com.br

oppa-revista-franquia-negocios-ed65Oppa chega a Belo Horizonte
A Oppa, marca de móveis e acessórios de design para casa que trabalha com showroom para experimentação dos produtos e vendas on-line, abriu a primeira franquia em Belo Horizonte (MG). O objetivo da empresa, que entrou para o franchising em 2015, é abrir dez unidades no início deste ano e de vinte a trinta até dezembro. A Oppa tem sete showrooms no Brasil, sendo três em São Paulo (Market Place, Vila Madalena, Moema), três no Rio de Janeiro (Fashion Mall, Casa & Gourmet, Plaza Niterói) e um em Brasília (Shopping CasaPark). Nos últimos três anos, a companhia recebeu investimentos da Monashees Capital (investidores de Peixe Urbano), Peter Thiel (investidor do Facebook), Kaszek Ventures (investidores do Mercado Livre) e de alguns investidores anjos, como Fernanda Feitosa, da SP Arte.
www.oppa.com.br

dumond-revista-franquia-negocios-ed65Dumond traça estratégia para atrair a clientela
Para driblar o momento de baixa atividade econômica, a grife de calçados Dumond decidiu apostar em um mix maior de produtos e na remodelagem de alguns de seus pontos de venda. Para isso, a empresa convocou o arquiteto Julio Takano, especialista em projetos completos de reposicionamento de marcas no varejo, para criar o novo conceito das lojas, que devem ser pontos de encontro para o público-alvo da marca: mulheres modernas, que amam moda e querem encontrar o que precisam de forma rápida. Outro diferencial é a vitrine aberta, na qual o consumidor pode identificar os produtos sem ter que entrar na loja. A primeira unidade com o novo layout foi inaugurada no Shopping Bourbon (SP) e este ano o layout chega aos Emirados Árabes, na loja Dumond do Dubai Mall, um dos maiores shoppings do mundo.
www.dumond.com.br

Clube Turismo aumenta vendas em 215%
A rede de franquias de agências de turismo Clube Turismo obteve aumento de 215% nas emissões de cruzeiros marítimos em relação ao ano anterior. O resultado é a soma de todas as vendas realizadas pela rede nas principais companhias do mundo: MSC, Costa, Royal Caribbean, Pullmantur, Azamara, Celebrity Cruises, NCL, entre outras. “As promoções melhoraram as condições de pagamento e congelaram o câmbio deixando as viagens até 30% mais baratas”, disse a gerente de contas e relacionamento da Clube Turismo, Jaciara Soares. A rede, presente no mercado desde 2003, conta com mais de 400 franqueados das modalidades loja, quiosque, escritório e home office.
www.clubeturismo.com.br

Habib’s promove manifesto pela coletividade

habibs-revista-franquia-negocios-ed65A rede de restaurantes Habib’s lançou o movimento #todomundoseajudando, que tem como objetivo ajudar os brasileiros a ampliar as possibilidades de reposicionamento no mercado de trabalho ou aumentar o fluxo de clientes em seus estabelecimentos comerciais. A ação é um manifesto pela coletividade, na qual as pessoas promovem a si próprias e reforçam a promoção Bib’sfiha em Dobro, realizada às segundas, terças e quartas, no sabor de carne, e sextas e sábados, no sabor queijo. Para participar, basta que o interessado leia o regulamento, grave um vídeo e faça o upload no hotsite da campanha, que foi criada pela Publicis.
www.todomundoseajudando.com.br

patroni-pizza-revista-franquia-negocios-ed65Patroni abre unidades na Arena Corinthians
A Patroni abriu abrir seis unidades do modelo Expresso na Arena Corinthians. O processo de inauguração das lojas teve início em dezembro, data que marcou a última rodada do Brasileirão 2015. Com um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, o franqueado da Patroni e diretor da AR Fast Food – empresa que detém a concessão da área de alimentação fast-food do estádio –, Juliano Aniteli, trouxe dos Estados Unidos a operação inédita no Brasil. As lojas da Patroni tiveram seus layouts adaptados em homenagem ao Corinthians, passando a ter o preto e branco predominantes na marca. “Em dias de jogos estamos esperando um público que varia de 30 a 45 mil pessoas e a expectativa é que sejam vendidas, em média, seis mil pizzas por jogo”, disse. A marca também inicia em breve a venda de delivery nas arquibancadas.
www.patronipizza.com.br

terra-madre-revista-franquia-negocios-ed65Terra Madre estreia no franchising
A Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, empório especializado em produtos para alimentação equilibrada e bem-estar, entrou para o franchising com uma meta audaciosa: chegar a 75 unidades em cinco anos. Para este ano, a previsão da marca é alcançar vinte unidades, entre contratadas e abertas, em cidades do Sudeste e Centro-Oeste, totalizando investimento de cerca de R$ 4,8 milhões e geração de 80 empregos diretos. Hoje, a Terra Madre tem uma unidade na cidade de Goiânia (GO). O investimento inicial para abertura de uma franquia Terra Madre vai de R$ 190 mil a R$ 240 mil. O faturamento médio mensal está estimado em R$ 100 mil, com retorno do investimento entre 24 e 36 meses.
www.terramadresaudaveis.com.br

mauricio-crevelin-revista-franquia-negocios-ed65Inovar Locações cresce 400%
A Inovar Locações quadruplicou de tamanho em 2015 e alcançou faturamento superior a R$ 15 milhões. Com 37 unidades, a rede fundada em 2011 e que inicialmente apenas locava containers agora tem como objetivo explorar mais o mercado de locação de equipamentos, aumentando o portfólio em 2016, segundo o fundador Maurício Crivelin Zanata. “Temos uma excelente oportunidade de crescimento. Se compararmos o Brasil com Estados Unidos e a Europa, a demanda por locação chega a ser 18 vezes maior nesses países e, com a crise que estamos enfrentando, muitas empresas buscam a locação como forma de reduzir custos e evitar investimentos”, disse.
www.inovarlocacoes.com.br

flytour-revista-franquia-negocios-ed65Flytour e Gapnet anunciam fusão
Depois de nove meses em negociações, a Flytour e a Gapnet anunciaram fusão que cria um dos maiores players do mercado brasileiro de turismo. O novo grupo terá mais de 2,3 mil colaboradores, com mais de 300 pontos de vendas, uma rede B2B que ultrapassa 6,5 mil agências clientes, com volume de vendas de R$ 5,5 bilhões e receita bruta combinada de R$ 340 milhões em 2015. Todas as empresas sob o comando dos grupos Flytour e Gapnet passam a integrar um único grupo, administrado de forma conjunta pelos seus sócios-fundadores.“São dois grupos de grande porte, que juntos vão diversificar e ampliar suas linhas de negócios, o que nos fortalece e nos torna ainda mais competitivos”, afirma o presidente da Flytour, Eloi D’Avila de Oliveira.
www.flytour.com.br

Coxinha Du Chef inaugura duas unidades na Bahia
A rede de franquias Coxinha du Chef acaba de inaugurar duas unidades na Bahia: uma em Salvador e outra em Feira de Santana. Atualmente, a marca tem 18 unidades em operação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia e perspectiva de abrir mais 44 lojas até o final de 2016. O investimento inicial para empreender na franquia é de R$ 79,9 mil.
www.coxinhaduchef.com.br

ortodontic-center-revista-franquia-negocios-ed65Ortodontic Center comemora resultados em 2015
A Ortodontic Center não tem do que reclamar de 2015. No ano passado, comercializou 47 franquias e inaugurou 55. Com isso, a rede de franquias de clínicas odontológicas contabilizou faturamento de R$ 81,5 milhões, 16% acima do ano anterior. “Este ano, além das 47 unidades já comercializadas que iremos inaugurar, pretendemos vender mais 74 franquias e aumentar nosso faturamento em 59%”, prevê um dos fundadores da Ortodontic Center, Fernando Massi. Atualmente, marca tem 141 unidades em funcionamento e está presente em 19 estados brasileiros.
www.ortodonticcenter.com.br

ronaldo-academy-revista-franquia-negocios-ed65Ronaldo Academy firma parceria com Márcio Atalla
A Ronaldo Academy – rede de escolas de futebol do ex-jogador Ronaldo Nazário em parceria com o empresário Carlos Wizard Martins – fechou parceria com o preparador físico Márcio Atalla. O especialista em treinamento de alto rendimento elaborou exercícios específicos para pais, mães e alunos das escolas de futebol, que visam à estimulação cardiovascular e física, no prazo de uma hora. Nas aulas infantis será incorporado um aquecimento de dez minutos antes do treino e, durante esse período, as crianças farão exercícios funcionais adaptados para cada categoria.
ronaldo.academy/pt/

rede-hotel10-revista-franquia-negocios-ed65Rede Hotel 10 avança 24%
Inspirada nos hotéis de viajantes dos Estados Unidos, que oferecem praticidade, comodidade e valores econômicos, a rede Hotel 10 cresceu 24% no ano passado sobre o ano anterior. Com nove hotéis em seis estados, a franquia prevê abrir este ano nova unidade em Palmas (TO) e em 2017 em Lorena, no interior de São Paulo. Um diferencial da rede Hotel 10 é a oferta da hospedagem Pet Friendly, onde o hóspede pode acomodar em seu apartamento até um animal de pequeno porte ou então nos canis externos, no caso de animais maiores.
www.hotel10.com.br

cacau-show-revista-franquia-negocios-ed65Cacau Show entra para o segmento de sorvetes
Com investimento de R$ 5 milhões, entre maquinário e mão de obra para a produção de uma linha própria, a Cacau Show ampliou os negócios para o segmento de sorvetes com a Gelateria Cacau Show. Em um primeiro momento, a linha contemplará seis sabores: os frutados Morango Fresco e Limão-Siciliano e os produtos recriados da marca LaCreme, Trufa Tradicional, Intensidade e Mezzo. Inicialmente, os sorvetes estarão disponíveis em 343 lojas da marca localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A expectativa é que, até o final de março, os produtos tornem-se parte do cardápio das 1,3 mil lojas, em todas as regiões do País. Os preços variam entre R$ 5,90 e R$ 6,90.
www.cacaushow.com.br

yes-revista-franquia-negocios-ed65Yes! busca 20% mais alunos
Para alcançar a meta de matricular 20% mais alunos este ano, a Yes!, rede de franquia de escolas de idiomas, decidiu investir em valores diferenciados, na capacitação de equipes comerciais e em campanhas de marketing. Uma delas, intitulada #VemParaYes! e estrelada pela garota-propaganda Maisa Silva, dá um headphone personalizado da Yes! aos alunos que efetuarem a matrícula e comprarem o material didático para os cursos de inglês e espanhol, nas 152 escolas da rede espalhadas pelo Brasil. Outra vantagem para o aluno é o parcelamento do valor do módulo e material didático por boleto bancário ou cartão de crédito. A marca também quer implantar 30 novas escolas este ano, em diferentes estados brasileiros.
www.cursoyes.com.br

cvc-revista-franquia-negocios-ed65CVC inaugura milésima loja no Brasil
A CVC inaugurou em meados de dezembro a sua agência de número 1.000. A unidade está localizada em Piripiri, cidade no interior do Piauí com 62 mil habitantes. Segundo a CVC, foram abertas uma loja a cada quatro dias em 2015, o que demonstraria que, independente do momento econômico, a demanda por viagens de lazer continua aquecida no interior e nas cidades com mais de 60 mil habitantes. “O produto viagem já está incorporado na cesta de consumo das famílias brasileiras e, mesmo em tempos de retração econômica, nossa experiência de 43 anos no setor mostra que o brasileiro não deixa de viajar a lazer, nas férias, aos finais de semana e feriados prolongados”, disse o presidente da CVC, Luiz Eduardo Falco. Em 2016, o plano da empresa é abrir 100 agências por ano – 60% delas em cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes.
www.cvc.com.br

china-house-revista-franquia-negocios-ed65China House reformula site para vender mais
Com a reformulação do seu site, a China House aposta na tecnologia para alavancar as vendas realizadas pela plataforma. Por meio de um sistema que facilita a navegação e que se adapta a qualquer aparelho, seja ele notebook, tablet ou celular, a marca pretende aumentar em 10% o número de pedidos feitos pelo portal. “O acesso à informação é rápido e a navegação é muito mais contínua e limpa do que em sites que não tenham essa tecnologia”, disse o diretor de franquias da marca, Jorge Torres. O endereço eletrônico oferece mais de 40 opções de pratos. A marca também disponibiliza na página a tabela nutricional.
www.chinahouse.com.br

odontoclinic-revista-franquia-negocios-ed65Odontoclinic inaugura 1ª clínica focada em crianças
A Odontoclinic, rede de franquias de clínicas odontológicas, inaugurou uma unidade exclusiva para atendimento de crianças de até 12 anos. Inspirado em brinquedotecas, o espaço foi equipado com piscina de bolinhas, escorregador, pebolim e diversos personagens das histórias infantis. “Montamos uma equipe de auxiliares com especialidade em Pedagogia para divertirem as crianças e ajudar no atendimento na cadeira. A ideia é proporcionar um espaço agradável para que os pequenos pacientes aprendam de maneira agradável a cuidar dos dentes”, disse a odontopediatra e gerente da unidade, Dra. Priscila Rodrigues. Atualmente, a rede possui 170 unidades instaladas em 12 estados pelo País.
www.odontoclinic.com.br

hope-revista-franquia-negocios-ed65Grupo HOPE lança grife NU
O Grupo Hope lançou a marca NU, que, segundo a empresa, remete à forma que viemos ao mundo, proporcionando liberdade à mulher com roupas confortáveis e que modelam o corpo. Assinada pelo renomado estilista brasileiro André Lima, a coleção tem cerca de 480 opções de produtos beachwear, fitness e ballet, com preços entre R$ 200 a R$ 500. De acordo com a diretora de marketing da rede, Sandra Chayo, a criação da marca é uma das estratégias para atingir outros nichos. A primeira loja própria está prevista para ser inaugurada no Shopping Higienópolis, em São Paulo. Os produtos já estão disponíveis no e-commerce www.nubodywear.com.br e nas unidades da rua Oscar Freire, no Jardins e no Shopping Morumbi, onde a marca pretende aumentar em 40% o número das vendas por meio das novas peças.
www.hopelingerie.com.br

pizza-hut-revista-franquia-negocios-ed65Pizza Hut abre a loja de número 100
A Pizza Hut, maior rede de pizzarias do mundo, abriu a centésima loja no País, localizada no bairro do Tatuapé, na cidade de São Paulo. A nova unidade, de operação própria, tem foco no delivery e no balcão para viagem – onde os clientes podem retirar os produtos no local. Para este ano, a rede planeja a abertura de 50 unidades, a maioria no formato Express, localizados nas praças de alimentação dos shoppings, e no novo modelo Super Delco, que une a praticidade do delivery com um espaço agradável para consumo no local. O novo formato terá um buffet na hora do almoço onde o consumidor só paga o que consumir.
www.pizzahut.com.br

Cresce a demanda na Campinas Celulares Franquias
Se por um lado o aumento do desemprego e a redução do consumo podem diminuir a compra de eletrônicos, por outro podem aumentar a procura por assistência técnica de celulares, smartphones e tablets. A Campinas Celulares Franquias registrou aumento de mais de 30% na procura por consertos desses aparelhos. “A crise econômica passou longe daqui. Tivemos, inclusive, que contratar novos funcionários e abrir um turno a mais de trabalho para suprir a demanda. É baixo custo no investimento para um alto retorno garantido, até mesmo em tempos de crise”, disse o proprietário da empresa Campinas Celulares, Clayton Mangulin. Fundada em 2009, a empresa tem duas unidades próprias na cidade de Campinas e Piracicaba.
campinascelulares.com.br/site/franquias/

petland-revista-franquia-ed65Petland faz primeira conversão de bandeira
A marca de franquia norte-americana Petland realizou no início deste ano a primeira conversão de bandeira com três lojas no Guarujá, no litoral paulista. A empresa, que iniciou operações no País em maio de 2014, caminha a passos largos em direção à meta de alcançar 300 lojas nos próximos anos. Uma das estratégias da empresa para crescer fora de São Paulo é descentralizar a operação com máster franqueados regionais. Atualmente, a Petland tem quatro másters franqueados na Bahia, no Paraná, no Espírito Santo e no litoral de São Paulo, abrangendo de Peruíbe a Ubatuba. A Petland tem cerca de vinte lojas, entre abertas e em construção.
www.petlandbr.com.br