Na Mira Edição 60

Na Mira Edição 60
Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.

Mercadão dos óculos expande para o Rio de Janeiro
Já com uma loja em Barra Mansa (RJ), o Mercadão dos Óculos prevê chegar a 20 unidades no território fluminense. Contando com o total de 28 lojas distribuídas também em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Ceará e Pernambuco, a marca atende seis mil clientes por mês e possui aproximadamente 800 itens por loja.
Viva Eventos abre a 15° unidade
Com o objetivo de alcançar 150 unidades em cinco anos, a Viva Eventos, especializada em festas de formaturas, acaba de lançar uma unidade em Petrópolis (RJ). De acordo com o plano de expansão, o foco estará nas grandes capitais em cidades universitárias. Atualmente, a Viva Eventos possui 15 unidades e o investimento inicial é de R$ 150 mil.
Balonè chega a Minas Gerais
A Balonè, rede de acessórios femininos do Grupo Ornatus, inaugura a primeira unidade em Minas Gerais. Lançada no modelo light, a opção é econômica e para os que querem investir fora das grandes capitais. O investimento necessário é em torno de R$ 200 mil, enquanto que a Balonè tradicional custa a partir de R$ 300 mil.
Selo de Excelência - Revista Franquia & Negócios - Ed.60Selo de Excelência em Franchising ABF bate recorde de chancelados
A noite de 24 de abril será um marco na história do franchising brasileiro. Durante a entrega do Prêmio ABF Destaque Franchising e Selo de Excelência em Franchising serão chancelados 205 associados. No total foram inscritos mais de 240 cases. Para a cerimônia, são esperados mais de 800 convidados.
Hope Lingerie inaugura loja com conceito flagship
A rede de franquias Hope Lingerie anuncia a inauguração de loja com o conceito flagship, na unidade franqueada já existente da marca, localizada no shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. A reformulação da loja demandou investimento de R$ 200 mil. Outras cinco unidades serão abertas no mesmo modelo até junho deste ano.
Yes Inglês e Espanhol - Revista Franquia & Negócios - Ed. 60Yes! quer abrir 11 escolas em São Paulo
Há 40 anos no mercado, a rede de idiomas Yes! projeta abrir 11 escolas em São Paulo até o final de 2015 e finalizar o ano com 24 franquias no estado. Com 149 escolas em todo o território nacional, a marca é bastante consolidada no Rio de Janeiro. Para abrir uma unidade, o investimento inicial é a partir de R$ 100 mil e o lucro médio é de 25% sobre o faturamento.
VAI E VEM
Roland de Bonadona é o novo presidente da CCFB
A Câmara de Comércio França – Brasil (CCFB) acaba de eleger o seu novo mandatário. Roland de Bonadona, CEO do Grupo Accor para as Américas e Caribe, assume a presidência da entidade em eleição realizada na capital paulista.
Lig-Lig Sob 
nova direção
Com mais de 40 lojas franqueadas, a rede de culinária chinesa Lig-Lig tem novo diretor geral: Frederico Loriggio. No setor de alimentação, o profissional passou por redes como Pizza Hut, KFC, Habibs, Mixirica e Yakissoba Factory, entre outras.
Spá das Sobrancelhas - Revista Franquia & Negócios - Ed.60Spa das Sobrancelhas chega aos Eua
A rede de franquias Spa das Sobrancelhas inicia este mês seu processo de internacionalização com a inauguração da primeira loja nos Estados Unidos: em Clermont, na Flórida. Em maio, será aberta mais uma unidade na Flórida, em Naples. O modelo escolhido para a expansão dos negócios no exterior é o store-in-store em parceria com a Regal Nails, rede norte-americana de serviço rápido de manicure. No Brasil, a primeira loja resultante dessa parceria foi inaugurada no final do ano passado em Natal (RN) com o nome de Real Spa.
5asec - Revista Franquia & Negócios - Ed.605àsec abre unidade em Taubaté
A rede de franquias 5àsec inaugurou mais uma unidade no município de Taubaté, no interior de São Paulo. O município é o segundo maior polo industrial e comercial da Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, além de abrigar importantes empresas do ramo automobilístico. A 5àsec tem 430 unidades no Brasil e este ano espera crescer 10% com a abertura de 30 a 40 lojas.
Ortodontic Center na campanha pela água
A rede de franquias Ortodontic Center desenvolveu projetos para reduzir o desperdício de água. Um deles é a implantação de sensores nas cuspideiras, que garantem a economia de até 95% da água com o acionamento desse fluxo apenas no momento em que o usuário se aproxima e entra no alcance do sensor. As clínicas da rede também instalaram descargas econômicas, que consomem até 20 litros de água a menos que as convencionais, e investiram em lâmpadas com sensores de presença, além de campanhas educativas.
Sharing quer 100 unidades até 2017
A Sharing Clínica Odontológica pretende alcançar 100 unidades até 2017. Hoje, a marca tem uma unidade própria e 15 franquias em dois estados da região Sul. O investimento em uma unidade custa a partir de R$ 100 mil, incluindo taxa de franquia e a média mensal de atendimentos é de 450 pacientes.
Federal Invest: Mais crédito para as franquias
A Federal Invest apresentou seu mais novo serviço para médias e grandes empresas: o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC). Segundo a rede de franquias, as taxas são compatíveis com as cobradas nos empréstimos de instituições bancárias e menores do que as do segmento de factoring em geral.
Mr. Beer - Revista Franquia & Negócios - Ed.60Mr. Beer mira o Centro-Oeste
A Mr. Beer, rede de franquias de cervejas especiais, busca franqueados no Centro-Oeste do País. E, ainda este ano, cerca de cinco unidades devem ser inauguradas na região. Com 83 lojas já em funcionamento, a marca prevê chegar a 110 unidades em 2015 e objetiva um aumento de 10% no faturamento. No ano passado, a Mr. Beer faturou R$ 60 milhões.
Igui - Revista Franquia & Negócios - Ed.60iGUi Piscinas e Kubota firmam parceria
A iGUi Piscinas firmou parceria com a Kubota, marca líder mundial em miniescavadeiras. O anúncio foi feito durante convenção da marca, em março, para mais de 450 franqueados e convidados da empresa.
Fisk - Revista Franquia & Negócios - Ed.60Fisk aposta em campanha digital para atrair jovens
A rede de escolas de idiomas Fisk lançou ação promocional com alguns dos vloggers mais prestigiados pelos jovens na Internet. Com o objetivo de mostrar a importância de um segundo idioma, os participantes postaram em seus canais do YouTube vídeos nos quais descrevem experiências pessoais utilizando a língua inglesa. A ação foi desenvolvida pela Agnelo Pacheco em parceria com a Buzzer Digital.
Grupo OrnatusOrnatus obteve receita de R$ 347 milhões em 2014
O Grupo Ornatus obteve R$ 347 milhões em faturamento em 2014. Durante o período, a empresa inaugurou 68 lojas, chegando a 416 unidades em funcionamento. Das franquias inauguradas no ano passado, mais de 50% foram da rede Morana.
Vice-Presidente da República e Ministro de Estado reúnem-se com Entidades do varejo
A presidente da ABF, Cristina Franco, foi uma dos 15 líderes das principais entidades representativas do varejo brasileiro recebidos pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, em março.
Vice-Presidente da República e Ministro de Estado reúnem-se com Entidades do varejo
O objetivo do encontro foi dar um passo maior na abertura de diálogo com o governo e apresentar um estudo inédito, feito em conjunto pelas entidades, que detalha o varejo no Brasil e revela participação de 22% do setor no PIB nacional. A cada cinco empregos gerados no País, um é no setor.
Além do estudo, fora apresentados mais seis assuntos de interesse dos profissionais do setor: simplificação das relações com as instâncias governamentais, maior aproximação do setor com o governo, alternativas para manutenção do emprego, análise das condições de crédito das empresas de varejo, propostas para economia de energia e água e intensificação da formalização das empresas de varejo.
Além da ABF, estiveram presentes representantes das entidades Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), Associação de Lojistas de Shoppings (ALSHOP), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA), Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Associação Paulista de Supermercados (APAS), Associação Brasileira de Atacados de Autosserviço (ABAAS), Associação Brasileira de Relações Empresa Cliente (ABRAREC), Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP).
ABF-Rio: Beto Filho é empossado na para o biênio 2015-2017ABF-Rio:  Beto Filho é empossado na para o biênio 2015-2017

O presidente da ABF-Rio, Beto Filho, foi empossado, em abril, para mais um mandato, válido até 2017. O evento aconteceu no auditório do escritório Dannemann Siemsen Advogados, no último dia 9, no Rio de Janeiro. O executivo já esteve à frente da diretoria da Seccional entre 2007 e 2009, retornando em 2013.

A diretoria desta próxima gestão terá algumas modificações. O advogado Janssen Hiroshi Murayama deixa o Conselho Fiscal e assume a diretoria administrativa. Em seu lugar, entra o advogado Daniel Gudiño. Na diretoria adjunta de Projetos Especiais, assume o franqueador da rede Billy The Grill, Luiz Felipe da Costa.

Ri happy expande venda de brinquedos
A Ri Happy, do mercado varejista de brinquedos, inaugurou uma nova franquia, no shopping Itaboraí Plaza, Rio de Janeiro. Com 500 m2, a loja é a oitava franquia da rede no Brasil. Até julho deste ano serão mais cinco franquias em diferentes Regiões do País.
Imaginarium lança modelo “Fit”
A Imaginarium lança novo modelo de franquia para reforçar a presença em novos mercados, com mais de 100 mil habitantes. Batizado de Fit, o negócio tem de 30 m2 a 35 m2 e investimento inicial de até R$ 129 mil. Em 2015, a empresa espera inaugurar 40 endereços, sendo 30 dentro da nova proposta nas seguintes regiões: Sul, Sudeste e Nordeste. A Imaginarium tem hoje 177 operações exclusivas: 167 lojas e 10 quiosques, além de 600 pontos multimarcas
em todo o Brasil.