Na Mira Edição 43

Na Mira Edição 43

Number One renova exclusividade com Oxford

Márcio Mascarenhas, fundador e presidente da rede nacional de franquias Number One, especializada no ensino de inglês, comemora a renovação, por mais um ano, do contrato de exclusividade da tecnologia desenvolvida para o aplicativo ‘e-reader’ com a editora da Oxford University.

A ferramenta exclusiva  proporciona ao usuário o aumento de sua exposição ao idioma, que resulta em expansão de vocabulário, melhora a fixação de estruturas da língua e amplia sua capacidade de compreensão auditiva e pronúncia em inglês. Presente, atualmente, em 14 estados brasileiros com cerca de 160 unidades franqueadas e 35 mil alunos a Number One é a única franquia brasileira no segmento de Educação e Treinamento a receber pela 20ª vez consecutiva o Selo Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
www.numberone.com.br

João gordo é do rei do mate

O novo garoto propaganda para a linha de sanduíches do Rei do Mate é  João Gordo. Durante os  próximos meses, as mais de 300 lojas da rede em operação em todo o País terão o apresentador  nos displays, banners e cardápios. Segundo Antonio Carlos Nasraui, diretor comercial do Rei do Mate, a escolha do apresentador para divulgar os novos sanduíches veio para criar um impacto diante do público consumidor que até então estava acostumado a ver modelos femininas (Luize Altehofen, Maryeva e Ana Luiza Castro) divulgando esses produtos. ‘Ele é irreverente, jovem e conversa com nosso público- alvo. Apostamos no sucesso dessa campanha’, enfatizou Nasraui.
www.reidomate.com.br

Tam inaugura novas lojas

Para ampliar a sua participação no mercado brasileiro de varejo e oferecer ao consumidor mais facilidade na hora de escolher seus roteiros de viagem, a operadora TAM Viagens inaugurou duas franquias nas lojas Pão de Açúcar de Alphaville, em Barueri (SP), e da Vila Clementino, na capital paulista. Atualmente, a TAM Viagens possui 170 lojas franqueadas em todo o Brasil. É reconhecida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) como uma das protagonistas da expansão desse segmento no setor de Hotelaria e Turismo, que registrou crescimento de 85,9% em 2011.
www.tam.com.br

Tutto Italiana!

No ano da Itália no Brasil, o Spoleto lança prato e campanha legítimos e inspirados no país da Tarantela. A campanha do Penne ao Pomodoro é assinada pelas agências Packaging Brands, responsável pelo conceito, e Artplan, que desenvolveu o novo filme animado da marca. Nele, o Chefinho do Spoleto roda a Itália em uma ‘lambreta’ em busca de inspiração para elaborar o novo prato. O investimento no projeto foi de R$ 1,5 mil e a estimativa é incrementar em 15% o volume de vendas da maior rede de culinária italiana do País nos dois primeiros meses.

A Rede começa também a colher os resultados do Projeto Spoleto 21 (Sustentável), lançado há dois anos. Com base no resultado apresentado nos 38 restaurantes que atualmente operam com o modelo, a economia em 2011 chegou a 35.454.000 litros de água; 115.459,2 m3 de gás e 4.560 litros de produtos de limpeza não despejados no meio ambiente. A projeção é finalizar 2014 com 88 lojas reformadas no modelo 21 e outras 45 operando com práticas sustentáveis.
www.spoleto.com.br

Portobello Shop acelera expansão

A Portobello Shop, única rede de franquias do segmento de revestimentos cerâmicos no Brasil, inaugurou em 2011 cinco novas franquias, totalizando 106 lojas em todo o País. A franqueadora planeja a inauguração de 20 lojas em 2012, seis delas já em fase final de implantação. O foco da expansão da Portobello Shop  são os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e investidores capitalizados, com sólido conhecimento em gestão de empresas.

‘O aquecimento do mercado de construção civil, aliado ao desejo crescente do consumidor por produtos diferenciados e de fácil utilização, tem impulsionado as nossas vendas’, enfatiza o diretor da Portobello Shop Juarez Leão.
www.portobelloshop.com.br

Franquias aderem às rádios corporativas

Não é de hoje que marqueteiros e publicitários usam a música como ferramenta para favorecer a lembrança da marca pelo consumidor. A novidade é que agora é o ponto de venda que faz uso estratégico da música, tanto para branding, como para divulgar promoções e fomentar vendas.

‘A transmissão remota de dados, que permite a atualização em tempo real tanto das músicas como das promoções e a possibilidade de gestão à distância está atraindo as franquias para a rádio corporativa’, explica Vinicius Bandechi Lorusso, sócio e responsável pelo conteúdo das programações da DMC Media Manager.

‘Graças a um controle centralizado, ficou possível assegurar que o consumidor terá a mesma experiência musical de marca, independente da loja que visite. Nenhuma marca precisa mais depender da memória do gerente da loja para colocar sua trilha musical no ar’, destaca.

A DMC Media, que já atende franquias como Colcci, Arezzo, Iódice e Casa das Calcinhas, entre outros, oferece um serviço atualizado remotamente e que permite a introdução e retirada de promoções e mensagens personalizadas para os clientes.

‘A função de uma programação musical dentro de uma loja é fazer com que os clientes se sintam à vontade, e com isso consumam mais. Além da música, é possível desenvolver vinhetas, jingles, spots comerciais e mensagens divulgando produtos, lançamentos, eventos ou campanhas, tudo com atualização automática e em tempo real’, detalha Lorusso.

Para ele, a rádio corporativa é uma estratégia de marketing e funciona como uma versão moderna e clean dos velhos locutores de porta de loja. As mensagens sonoras devem ser planejadas com um conjunto de ações sensoriais, como o visual da loja e até aromas no ar.

As rádios corporativas também permitem a realização de campanhas motivacionais e treinamentos no horário em que a equipe já chegou à loja, mas ainda não abriu as portas ao público.
www.dmcmedia.com.br

Maurício Groke é reeleito presidente da ABRE

Maurício Groke foi reeleito Presidente da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE). O novo mandato irá até março de 2014. Em seu mandato anterior, Groke desenvolveu ações que fortaleceram ainda mais a representatividade da Associação junto ao setor. Entre elas, o Programa de Branding que possibilitou o alinhamento da plataforma de valor da entidade frente ao mercado, alicerçando os quatro novos pilares da Associação que nortearão suas atividades nos próximos anos: integrar, informar, representar e fazer parte.

O programa também desenvolveu a nova identidade visual da ABRE, mantendo os équites da trajetória da Associação, traduzindo esta nova dinâmica que começa a ser implementada.

Outro excelente resultado em sua gestão foi a assinatura do Pacto Setorial entre a ABRE e o Ministério do Meio Ambiente que promove o emprego da simbologia técnica de descarte seletivo em embalagens e de identificação de materiais. O Pacto traz as definições sobre as diferentes modalidades de rotulagem ambiental, a definição da simbologia técnica e as formas de emprego de cada uma no rótulo das embalagens.
www.abre.org.br

Showcolate volta a crescer

Com 45 unidades espalhadas por shopping centers de todo o Brasil, a Showcolate preparou este ano, uma série de mudanças para acelerar sua expansão: reestruturou a rede, implantou o conceito ‘Sabor e Saúde’, reformou e padronizou seus quiosques e criou  três tamanhos de embalagens para servir os clientes. A expansão em 2012 tem foco na maioria dos shopping centers de todo o Brasil que possuem perfil para os quiosques da rede. O investimento total  é de R$ 89 mil, incluindo já a taxa de franquia e o faturamento médio mensal é de R$ 30 mil.

A rede comercializa, por mês, 15 toneladas de chocolate e 30 toneladas de frutas.
www.showcolate.com.br

Estreitando Relacionamentos

Para estreitar relacionamentos e informar o atual mercado brasileiro de software, a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), promoveu encontro com representantes da Korea Electronics Association, KEA, uma das principais entidades do mercado eletrônico na Coréia. Representada pelo diretor de Marketing, Carlos Sacco, e o diretor Executivo, Anselmo Gentile, a ABES apresentou aos convidados a atual situação do mercado brasileiro de software, recentemente divulgado pelo IDC Brasil.

‘Queremos com esta parceria elevar a balança comercial a futuros negócios entre os países, a fim de também oferecer troca de informações quanto aos serviços e soluções oferecidos por nós e pela Coréia’, ressaltou o diretor de Marketing, Carlos Sacco.

Jani-King apoia projetos de ex-jogador Zico

A Jani-King do Brasil, maior franquia de limpeza comercial do mundo, iniciou a primeira ação de seu programa de responsabilidade social, assumindo os trabalhos de asseio e conservação das dependências Centro de Futebol Zico, no Rio de Janeiro, complexo esportivo que possui 34 mil m2 de área construída. Para a conservação do local a empresa destacou uma equipe de auxiliares de limpeza que mantêm a higiene impecável durante suas dezesseis horas de funcionamento em cinco dias da semana utilizando as mesmas técnicas usadas na desinfecção de hospitais, não agressivas ao meio ambiente, para garantir a saúde dos atletas. Esta é a primeira de uma série de outras ações sociais programadas e que serão desenvolvidas pela Jani-King Brasil ao longo de 2012.
www.janikingbrasil.com.br

Universidade Corporativa

O grupo Trigo, que administra as redes Spoleto, Domino’s e Koni Store, projeta, para 2013, a abertura de uma universidade corporativa, uma espécie de pós-graduação em administração de franquias com duração de um ano. O objetivo é buscar uma postura mais profissional dos franqueados, informou  Renata Rouchou, diretora de expansão da marca. O Grupo  faturou R$ 450 milhões em 2011, alcançando crescimento de 5,4% durante o ano, com a abertura de 44 franquias.

Atualmente, a companhia possui 334 pontos de venda e a projeção para 2012 é inaugurar mais 60 unidades para as três marcas da empresa, encerrando o ano com quase 400 restaurantes.

Valisere planeja inaugurar uma mini flagship

A Valisere, atualmente com 28 lojas espalhadas pelo Brasil, quer dobrar o número de franquias até o final do ano e anuncia a  inauguração de uma mini flagship no luxuoso JK Shopping, em São Paulo. A empresa, criada em 1934 e conhecida pela campanha ‘O primeiro sutiã a gente nunca esquece’ quer reforçar o conceito e dar suporte de expansão. A meta é chegar a 200 lojas até 2016.
www.valisere.com.br

Centro Britânico capacita policia militar

Segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado pelo Sebrae, a Copa do Mundo de 2014 vai gerar oportunidades para 300 mil micro e pequenas empresas paulistas. Juntas, elas devem movimentar R$ 10 bilhões em negócios até o final do evento. Para atender a necessidade desses profissionais, o Centro Britânico desenvolveu um curso focado em atendimento.

‘Diferente de outras marcas, que só deram uma nova roupagem para aulas existentes, nós criamos um novo curso, pensando nas dificuldades e necessidades desse público’, explica Bruno Gagliardi, gestor da marca.

As aulas serão ministradas em duas frentes: nas unidades do Centro Britânico e no Batalhão da Polícia, Militar.

O benefício pode ser usado pelos 100 mil militares do Estado de São Paulo. Esse mesmo curso também é voltado para taxistas, comerciantes, garçons, ou seja, profissionais que prestam atendimento ao cliente.
www.centrobritanico.com.br

A Yoggi é da BFFC

A Brazil Fast Food Corporation (BFFC), holding que controla e opera redes de restaurantes no Brasil, anunciou  a compra da marca de frozen iorgurte Yoggi. Com a aquisição, a BFFC passa a ter em seu portfólio as marcas próprias Bob´s e In Bocca al Lupo Café; a gestão no Brasil da rede Doggis e a operação de franquia das marcas Pizza Hut na Grande São Paulo e KFC nas praças do Rio de Janeiro e São Paulo.

A BFFC vai alavancar, no Brasil, o crescimento da rede Yoggi pelo sistema de franquias. A expectativa é de abrir, ao longo dos próximos cinco anos, 150 novos pontos de venda (atualmente a marca possui 60 unidades distribuídas por todas as regiões do País).

‘A chegada da marca Yoggi na BFFC  concretiza a nossa estratégia de ter um portfólio completo de segmentos complementares na área de alimentação. Estamos satisfeitos em comunicar esta aquisição e de receber os franqueados Yoggi no nosso Grupo’, informa Ricardo Bomeny, CEO da BFFC.

A Yoggi permanecerá sob o comando de Alexandre Tenenbaum, um de seus fundadores, que passa a atuar no Grupo BFFC exercendo o cargo de diretor da marca. A holding  também indica que o executivo Bruno Grossman, co-fundador da Yoggi, assume, a partir de agora, o cargo de diretor da marca Doggis no Brasil. Ambos os profissionais respondem diretamente a Ricardo Bomeny.

Investir para crescer

Com mais de 36 mil unidades em 100 países, a Subway, rede de comida rápida saudável, investirá, até o final deste ano, cerca de 30% a mais do que foi investido em 2011 para crescer no Brasil. A expectativa é que sejam abertas cerca de 260 lojas no País. Em 2011, a marca abriu mais de 219 unidades. Hoje, a rede possui 840 unidades e gera cerca de 10 mil empregos diretos no Brasil.

ABF aproxima jornalistas e assessores

Em 17 de maio, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) promoveu o 4º Simpósio de Comunicação. O evento, direcionado aos profissionais de comunicação que atuam direta ou indiretamente com empresas do setor de franquias, apresentou as publicações e os principais eventos do segmento.

Ao longo do dia foram realizadas duas palestras: uma com um dos produtores do Jornal Nacional, da Rede Globo, Marcos Aidar, e a outra com Sidney Rezende, âncora da Rádio CBN e apresentador de telejornais da TV Globo e dos programas ‘Em Cima da Hora’ e ‘Conta-Corrente’, na Globonews. As discussões basearam-se em como emplacar pautas e chamar a atenção dos jornalistas. Também foram apresentadas três histórias de empresas que investiram na relação com a imprensa e conseguiram lucrar com isso. Donato Ramos, diretor de marketing e Recursos Humanos da rede Mundo Verde, mostrou aos participantes as estratégias da marca em comunicação. A empresa mudou a maneira como apresenta seus produtos aos jornalistas: agora todas as informações repassadas baseiam-se em pesquisas e estudos desenvolvidos e acompanhados por uma equipe interna de nutricionistas.

Raquel Pirola, gerente de marketing do Grupo Trigo, e Renata Rouchou, diretora de expansão do Grupo, apresentaram os resultados da iniciativa Spoleto 21, loja sustentável da marca, criada há três anos, e a repercussão que ações dessa natureza geram na mídia.

Há 20 anos como assessora de imprensa da Lupo, a jornalista Marilda de Carvalho Martins apresentou a evolução da marca na mídia e as dificuldades de emplacar assuntos de nicho na grande imprensa.

Design no varejo

Entre os dias 24 e 25 de maio a BySide e a Gouvêa de Souza realizaram o 1º Fórum de Retail Design do País. O evento debateu a reinvenção do ponto de venda na era digital e apresentou as soluções de empresas como Havaianas, Magazine Luiza, Riachuelo, O Boticário, Hering e outras marcas para atrair consumidores para as lojas físicas e fazer dessa visita uma experiência que resulte em mais vendas.

‘O ponto de venda é a entrega de um convite de uma marca. A internet faz o convite, mas é no PDV que você tem a experiência’, afirmou Julio Takano, CEO da Kawahara e Takano Soluções para Varejo. A ideia, segundo ele, é unir atributos emocionais e racionais na hora de fazer o design da loja.

George Nauman, VP Executivo da consultoria Chute Gerdeman, afirmou que os varejistas precisam pensar em cinco fatores: os primeiros seis metros da loja, cor, ambientação digital, áreas flexíveis e fator ‘uau’.

‘É preciso fazer o consumidor descobrir a loja e ampliar as compras por impulso. Quando falamos de design pensamos nos objetivos que queremos atingir’, disse o norteamericano.

1 milhão de fãs no facebook

O Habib’s maior rede de fast-food do País genuinamente brasileira e a maior do mundo como fast-food de cozinha árabe, tornou-se a primeira do País, em seu segmento, a conquistar a marca de um milhão de fãs na rede social Facebook no final de semana. Somente no mês de estreia, o Habib’s conseguiu 200 mil fãs na rede social com uma única ação, tornando-se uma das maiores fanpages brasileiras no segmento Quick Sevice Restaurant (QSR). Esse resultado garantiu à rede, em março deste ano, ser considerada como case internacional de sucesso chancelado pelo próprio Facebook.

Com 24 anos de história e 20 mil colaboradores a rede Habib’s soma, atualmente, cerca de 407 lojas no Brasilque produzem, anualmente, cerca de 680 milhões de Bib´sfihas, mais de 34 milhões de kibes, 20 milhões de pastéis de Belém, 10,5 milhões de pratos árabes e 6 milhões de pizzas.  Seu sistema delivery é considerado um dos mais avançados da América Latina.

Comitê de moda discute redes sociais

O Comitê de Franquia de Moda e Cosméticos da Associação Brasileira de Franquias (ABF) reuniu franqueados, no dia 23 de maio, para discutir como o uso das redes sociais pode ajudar a alavancar um negócio.

‘Todo mundo tem rede social, mas são poucos os que sabem utilizá-la para gerar venda’, afirmou Celina Kochen, presidente do Comitê, na abertura do evento.

Para mostrar que mídias sociais podem ser um bom negócio, Carlos Zilli, sócio-diretor da Imaginarium, rede de ‘fun design’, apresentou como a marca atua no universo virtual. Do total de investimentos em comunicação da rede, 76% é direcionado a internet. Para Zilli, o mais importante não é a quantidade de pessoas que seguem o perfil da marca em redes como Twitter e Facebook, mas como trabalhar bem com as que eles já agregaram.

‘Esse ambiente é mais delicado, porque existe o risco de detonar a sua reputação’, afirmou. Para atuar nas redes sociais, a marca estudou o perfil dos seus internautas que tem relação com a marca e os consumidores das lojas físicas, lançou estratégias direcionadas ao público online e investiu em equipe própria que desenvolve conteúdo para o ambiente virtual.

‘Não adianta utilizar as redes sociais apenas como ferramentas, é preciso ter uma história para contar.’

Personalidade de vendas

A empresária Sônia Regina Hess de Souza, eleita Personalidade de Vendas 2012, foi homenageada no início de maio pelo vice-presidente, Dino Arrigoni que representou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, em almoço oferecido no restaurante Massimo, localizado na capital paulista. Sônia Hess, presidente do Grupo Dudalina é a primeira mulher a receber, em 50 anos, o título ‘Personalidade de Vendas’. Gandini conquistou por duas vezes a premiação. A homenagem teve apoio da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (FENADVB) e contou com a participação de empresários, autoridades e formadores de opinião.

O prêmio Personalidade de Vendas do Ano, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) é um dos mais aguardados e desejados pelo mercado corporativo. A cerimônia oficial para a entrega do prêmio acontece no mês de agosto, em São Paulo, com data a ser definida pelos organizadores.

Convenção anual marca aniversário de 25 anos da Wizard

Entre os dias 3 e 5 de maio, a Wizard promoveu sua convenção anual, no Hotel Iberostar, Praia do Forte, Bahia. Mais de mil franqueados  participaram do evento que mostrou as principais novidades, diretrizes e dicas que devem orientar o trabalho comercial e pedagógico dos franqueados durante o ano e ofereceu um roteiro bastante diversificado de premiações, palestras, excelente gastronomia e entretenimentos.

Na oportunidade, Carlos Wizard,  o fundador e presidente da rede, lembrou o início da Wizard, em 1987, em Campinas (SP), e seu sonho de tornar a marca uma grande rede de franquias.
‘Hoje somos mais de 1200 unidades no Brasil e em vários países, com mais de 750 mil alunos formados todos os anos e cerca de 20 mil colaboradores diretos e indiretos’, disse ele.

Martins lançou também no evento o livro ‘Desperte o Milionário Que Há em Você’, que detalha sua trajetória e os preceitos que norteiam sua empresa e que foram fundamentais para o sucesso da rede. Publicado pela Editora Gente, o livro mostra que Martins, na época com 30 anos, tinha diversos motivos para estar desanimado, mas usou esta lição para tornar-se um empreendedor de sucesso. Fluente em inglês, que aprendeu com os jovens missionários mórmons, começou a dar aulas do idioma em casa. Do primeiro aluno, logo conseguiu dezenas de outros e concluiu que ganhava mais dando aulas de inglês do que trabalhando na multinacional. Foi assim que surgiu a primeira escola Wizard.

Hoje, a rede, que completou 25 anos, tornou-se uma importante propulsora da economia brasileira empregando cerca de 20 mil trabalhadores diretos e indiretos. A marca investe constantemente na formação de seus franqueados e de seus professores por meio de treinamentos específicos, convenções, congressos e iniciativas como o MBA Wizard e a WizardTV, canal corporativo disponível 24 horas ao franqueado. Um dos destaques do evento foi a apresentação da cantora Ivete Sangalo que encantou e descontraiu os convidados na primeira noite do evento.