Na Mira

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Matéria reproduzida da revista Franquia & Negócios – Edição 48

Muito mais emprego

Cerca de 40 mil vagas de trabalho serão abertas em 2013 pela empresa Multi, holding de franquias de ensino de idiomas e profissionalizantes. A expectativa da empresa é inaugurar pelo menos mais 250 escolas de ensino de idiomas e 150 de ensino profissionalizante até o final do ano.

Serão contratados profissionais das áreas de ensino, comercial e administrativa, e o principal pré-requisito é ter experiência prévia na atividade a ser exercida. Além das vagas para o mercado brasileiro, a Multi conta ainda com oportunidades de trabalho para as unidades internacionais da rede Wizard. Das 40 mil novas vagas estimadas, 15 mil devem ser em escolas da rede Wizard e as outras 25 mil distribuídas entre as outras oito redes de ensino comandadas pela holding. Cadastro de currículo no link

`Trabalhe Conosco` do website da Multi: www.mh1.com.br

Vivenda do Camarão amplia capacidade

A Vivenda do Camarão anuncia o investimento de R$5 milhões para a ampliação da capacidade produtiva da Central Processadora de Alimentos (CPA) e a construção de um novo Centro de Estoque e Logística. No final do processo, a produção será dobrada e o quadro de funcionários também será ampliado em aproximadamente 20%, com a contratação de cerca de 40 colaboradores.
www.vivendadocamarao.com.br

Novo formato de fast-food

O China In Box, rede especializada em entregas em domicílio, fortalece neste ano o investimento em restaurantes de rua e cria um formato de fast-food para atuar também nas praças de alimentação de shopping centers. A empresa estuda ainda a possibilidade de atendimento em comunidades pacificadas. Os novos canais de venda, restaurantes e fast-food, terão cardápios exclusivos com pratos novos. O custo médio inicial é de R$ 500 mil para uma loja equipada com os serviços de refeição no local e entregas, e o tempo estimado para o retorno do investimento é entre três e quatro anos.
www.chinainbox.com.br

Sucesso de vendas

A Arcor do Brasil trás para o País a marca de bombons Bon o Bon. O produto é sucesso de venda em mais de 60 países e já existe há 28 anos. Com características brasileiras, o bombom ganhou por aqui os sabores brigadeiro com cobertura granulada, beijinho com raspas de coco e amendoim.
www.arcor.com.br

A empada que conquistou o nordeste

Fundada em 1996, Empadinhas Barnabé tornou-se sucesso em João Pessoa graças à sua tradicional massa e diferentes tipos de recheios doces e salgados. Em 2005, já eram seis lojas espalhadas em locais estratégicos da cidade, com abastecimento diário de empadas e padronização do atendimento nos pontos de venda. O passo seguinte foi iniciar o plano de expansão de franquias e para isto foram feitos investimentos em tecnologia, pessoal especializado e estrutura. Hoje a central administrativa e de produção possui capacidade de levar Empadinhas Barnabé para toda a Região Nordeste.
Em 2012 foram inauguradas as primeiras unidades fora do Estado da Paraíba e a rede obteve um crescimento acima de 4%, o que representa mais de duas milhões de empadas vendidas. Atualmente, a marca conta com catorze lojas, das quais doze são franquias e está presente nos maiores shoppings do Nordeste gerando mais de duzentos empregos diretos. A meta da rede até 2015 é fortalecer a marca em Recife e Natal e fixar-se em Mossoró, Fortaleza, Maceió e Salvador.
www.empadinhasbarnabe.com.br

Visão de longo alcance

Nos próximos quatro anos, a meta da Chilli Beans é abrir outras 30 lojas em Las Vegas, Nova York e Miami, e mais 35 pontos de venda em 12 países do Oriente Médio, incluindo Dubai, Emirados Árabes Unidos, Catar, Omã e Líbano.

`No meio deste ano lançaremos modelos baseados nas festas religiosas do México. Há um mundo inteiro a ser descoberto, que vai além dos circuitos tradicionais de moda de Paris, Londres ou Milão. As tendências da Chilli Beans saem da própria essência da marca. Prefiro negociar com um designer da Colômbia do que com um francês`, conta Caito Maia.
www.chilibeans.com.br

E-bit tem novo site

Para ajudar o consumidor na decisão de compra em lojas virtuais, a e-bit, empresa especializada em informações do e-commerce, reformulou o seu site. Agora é possível checar rankings mensais de confiabilidade, lojas mais indicadas para amigos e as melhores no quesito `entrega no prazo`.
www.ebit.com.br

Invasão de celulares

Em 2014, o mundo terá mais celulares do que pessoas. Esse é um estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que retrata também que hoje há mais de 100 países com penetração de telefonia móvel superior à 100% da população, e em sete desses países, a densidade ultrapassa os 200%. O estudo mostra também que as receitas deste setor superam U$ 1,5 trilhão por ano, equivalente à 2,4% do PIB mundial. Há mais de 6 bilhões de assinaturas de celular no mundo.
www.onu.org.br/onu-no-brasil/uit/

Parceria financeira

O Magazine Luiza e o Itaú Unibanco, parceiros na joint venture Luizacred desde 2009, acordaram que a varejista brasileira vai continuar recebendo 50% dos resultados da Luizacred por meio de equivalência patrimonial e 50% do cartão Luiza por meio de participação sobre os resultados. O crédito direto ao consumidor e os empréstimos pessoais continuarão sendo executados pela Luizacred dentro do acordo existente com o Itaú Unibanco.
www.magazineluiza.com.br

Fundação Xuxa Meneghel - Revista Franquia & Negócios Ed. Abril de 2013Ação do bem

Acordo assinado recentemente entre a Fundação Xuxa Meneghel e a Microlins garante oferecimento de cursos profissionalizantes e de inglês aos mais de 300 adolescentes e jovens atendidos pela Instituição, além de moradores da comunidade. Os cursos oferecidos são: Inglês, Profissional Completo, Profissional de Vendas, Profissional Web, Informática Essencial, Designer e AutoCAD.
www.microlins.com.br

Super desempenho têxtil

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), em pesquisa com suas 15 associadas, informa que o varejo de moda das grandes redes de magazines encerrou o ano de 2012 com 4.771 lojas e 385.940 empregos diretos. Isto representa um acréscimo de 13,38% e de 4,92 %, respectivamente, quando comparado a 2011. A expansão acompanhou o crescimento do setor de shopping centers no País, já que as grandes redes são lojas âncora destes empreendimentos. O aquecimento do mercado consumidor, especialmente no segundo semestre do ano passado, e os planos de expansão traçados pelas redes foram responsáveis pelo bom desempenho.
www.abvtex.org.br

Intercâmbio em alta

A IE Intercâmbio, rede de agência de intercâmbios com o selo de excelência de franchising da ABF chegou a 40 agências no final de 2012 e espera abrir mais 10 unidades em 2013. O setor de intercâmbio cultural espera um crescimento de 35% em 2013 aproveitando o bom momento e forte demanda por intercâmbios culturais.
O aumento do poder aquisitivo do brasileiro e a maior facilidade de parcelamento e pagamento incluíram a nova Classe C brasileira como consumidora de programas de intercâmbio cultural.
www.ieintercambio.com.br

Vaidade masculina

De acordo com o IBGE, existem cerca de 90 milhões de homens no Brasil. A participação deles no mercado de cosméticos rende cerca de U$ 4 bilhões anuais no Brasil, sendo ultrapassado somente pelos homens norte-americanos. Assim, a indústria de cosméticos decidiu investir em produtos exclusivos para eles. O crescimento de 163% nas vendas revela que os homens estão mesmo cada vez mais vaidosos.

Japonesa de verdade

A apresentadora Sabrina Sato, garota-propaganda da Gendai, volta a estrelar mais um comercial da rede, que dá continuidade ao conceito `Comida japonesa de verdade`.

No filme, criado pela Babel, Sabrina interpreta diversos tipos de consumidores, como a patricinha, o executivo e a moderninha. Também foram criados anúncios e materiais para pontos de venda.
www.gendai.com.br

Rede Dia em Minas

Rede Dia anuncia a abertura de 100 novas lojas em 2013. O plano de expansão no País também contempla a entrada da rede no mercado mineiro. Segundo a empresa, presente também na Europa, o Brasil é um dos países que mais receberá investimentos em 2013.

Atualmente, o Dia conta com mais de 500 lojas de proximidade em São Paulo e Rio Grande do Sul. No ano passado, sua receita bruta total foi de 1,52 bilhão de euros, um crescimento de 14% em relação a 2011. Somente o Brasil representou 46% de tudo o que foi faturado em mercados emergentes.
www.dia.com.br

Tecnologia para escolha do ponto

Para orientar empresários no momento da escolha do ponto e torná-lo cada vez mais atrativo, a Duopo investiu em tecnologia para disponibilizar estudos com recursos do Google. Tudo de forma fácil e econômica. `O empresário consegue visualizar em mapas a concorrência, o público alvo, os locais de maior fluxo, as barreiras geográficas e tudo que pode influenciar no desempenho da sua loja`, afirma o responsável pelo atendimento na empresa, Fernando Bertelli. É antes de tudo uma forma de democratizar o acesso à ferramentas antes acessíveis somente às grandes empresas.

Para poder ser imparcial e oferecer ao cliente uma visão de mercado com fundamento e sem polarização a Duopo não opera a expansão de franquias, mas educa, orienta e acompanha a estruturação deste serviço com análises e ferramentas práticas e simples.
www.duopo.com.br

Mulheres na liderança

Nos últimos cinco anos, aumentou em 15% o número de mulheres que alcançaram cargos de sócia e diretora na KPMG no Brasil. A ocupação de posições de liderança pelas executivas é um dos objetivos do KNOW (KPMG`s Network of Women), grupo de mulheres líderes da KPMG, que é composto por 48 sócias e diretoras da empresa e tem como principal objetivo valorizar a atuação e a integração das mulheres à empresa.
www.kpmg.com/br

600 mil pizzas por ano

A Didio Pizza, rede de franquias de pizzarias 100% delivery, tem uma meta bastante ousada para 2013: a venda de 1.650 pizzas por dia (600 mil pizzas durante o ano) em sua rede que hoje conta com 22 lojas e que chegará a 33 lojas até o final deste ano. A expansão de 2013 segue praticamente o mesmo plano do ano passado. A capital de São Paulo continua sendo o grande alvo e agora, cada vez mais, o Grande ABCD e diversas cidades do interior até Campinas também estão sendo selecionados para a abertura de novas lojas.

www.didio.com.br

Pontos comerciais alternativos

O Rei do Mate inova na busca de pontos comerciais e abre lojas em lugares inusitados como postos de gasolina, hospitais, faculdades e até mesmo em um dos pontos turísticos mais conhecidos do País, o Morro do Pão de Açúcar (RJ). Atualmente, a rede conta com mais de 300 unidades em operação em 19 estados brasileiros e, até o final de 2013, deve abrir mais 30 novas lojas.
www.reidomate.com.br

Amor aos Pedaços - Revista Franquia Negócios Ed.Abril 2013Investimento e expansão

O Fundo Mercatto Alimentos, fundo de private equity especializado no setor nacional de alimentos e bebidas, adquiriu 33% do capital do Grupo Amor aos Pedaços. Esse acordo fortalece os planos de expansão da rede líder no segmento de doces e sobremesas. Com mais de 60 lojas distribuídas por vários estados brasileiros, o Grupo Amor aos Pedaços prevê para 2013 atingir o faturamento de R$ 70 milhões. Recentemente, com investimentos em torno de R$ 5 milhões, a rede inaugurou sua nova fábrica, três vezes maior que a fábrica anterior, o que aumentará a capacidade de produção da empresa de 800 toneladas de produtos para 2.500 toneladas por ano.
www.amoraospedacos.com.br

Informe de calorias

O McDonald`s passou a informar as calorias dos produtos em seus painéis luminosos em todos os 700 restaurantes do País. O objetivo é tornar a informação mais acessível e clara aos cerca de 1,7 milhão de consumidores que frequentam os restaurantes da rede. A ação também será adotada até o fim deste ano nos restaurantes McDonald`s dos demais países da América Latina.
www.macdonalds.com.br

Grupo Boticário inaugura Centro de Pesquisa no Paraná

No último mês de março, o Grupo Boticário inaugurou um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR). O espaço recebeu investimento de R$ 37 milhões e tem capacidade para 230 funcionários em seus mais de oito mil metros quadrados. Cerca de 2,5% do faturamento do Grupo é aplicado em Pesquisa e Desenvolvimento e a aposta tem surtido efeitos positivos, na visão da empresa.

Grupo Boticário - Revista Franquia & Negócios Ed. Abril de 2013

Nos últimos dois anos, a área cresceu 40% e estruturou-se por categoria: perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Ao todo, dois mil produtos são desenvolvidos ao mesmo tempo, em média.

Atualmente, metade do faturamento do Grupo Boticário é resultante dos lançamentos originados em unidades de negócios como essa. O presidente do Grupo, Artur Grynbaum afirma que 1,6 mil novos produtos foram colocados no mercado em 2012. Somente a rede quem disse, berenice?, inaugurada em setembro, foi responsável pela criação de 500 produtos em um ano.
www.grupoboticario.com.br

A cachaça é nossa

O Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau (TTB), órgão do governo americano especializado no comércio de álcool e tabaco, publicou um registro que reconhece a cachaça como produto genuinamente brasileiro. A produção da cachaça faz parte da cultura brasileira, e este reconhecimento evita que aconteça com o Brasil o que aconteceu com a Rússia, que perdeu o direito exclusivo internacional de usar o nome Vodca como uma marca do País, porque não tinha seu registro na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Segundo o Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comercio Internacional (Ibrac), o reconhecimento deve impulsionar as exportações para os Estados Unidos. Hoje, são vendidos para o mercado americano 700 mil litros por ano. E cidades como Salinas em Minas Gerais (Capital Mundial da Cachaça), que abrigam cachaçarias como a Seleta – a maior do Brasil – vão ganhar muito com o reconhecimento.
www.ttb.gov

3i compra Óticas Carol

Grupo de investidores liderado pela gestora britânica 3i fechou a aquisição da Óticas Carol, segunda maior rede de varejo do segmento no País, em um negócio de R$ 108 milhões. Criada em 1997, a Carol possui atualmente 490 lojas em 19 Estados. Os novos donos, que incluem ainda os fundos americanos Siguler Guff e Neuberger Berman, têm planos de triplicar o número de lojas em um período de três a cinco anos. Além da abertura de lojas, a gestora pretende fortalecer a equipe da Óticas Carol. Um dos reforços já confirmados está no conselho de administração, que terá como um dos integrantes o presidente do Magazine Luiza, Marcelo Silva.
www.oticascarol.com.br

Alimentação fora do lar

Segundo o IBGE, o mercado da gastronomia emprega mais de 6 milhões de pessoas no Brasil e movimenta mais de R$ 180 bilhões por ano. A previsão é de que, em 2014, 38% do orçamento das famílias brasileiras seja gasto com a alimentação fora do lar.
www.ibge.gov.br

Mercado dos óculos

Vista como uma marca emergente, o Mercadão dos Óculos atende a um público sintonizado com o mundo fashion e esportivo. Moda, estilo, design e personalização são características da marca que acelera seu plano de expansão apostando no baixo investimento, alta lucratividade e conceito administrativo que envolve completo suporte para que novas unidades sejam instaladas: seleção do ponto comercial, apoio jurídico, escolha dos equipamentos, material promocional, projeto arquitetônico, financeiro e mercadológico.
www.mercadaodosoculos.com.br

Água de Cheiro muda operação

Depois de ser vendida à Brasil Beauté, a rede de franquias Água de Cheiro pode se tornar uma revendedora multimarcas de produtos de beleza para as consumidoras da classe C. A reestruturação ocorrerá porque a bandeira, mesmo com mais de 800 pontos de venda, não é rentável o suficiente e não consegue ser competitiva em um mercado que tem nomes como O Boticário e empresas de venda direta como Natura e Avon.

www.aguadecheiro.com.br

A meta é 30 lojas

Depois de 50 anos de mercado e com 11 lojas próprias a Spot Shoes, loja de calçados femininos e masculinos, franquia a marca e projeta abrir cerca de 30 lojas franqueadas em até 4 anos. O investimento é de R$234 mil com retorno previsto entre 22 a 26 meses.
www.spotshoes.com.br

Dr. Shape expande marca

De olho em um setor que está em alta, a Dr. Shape torna-se a primeira rede de franquias especializada em suplementação alimentar e acessórios para esportes. A expansão da marca, que cresce 50% ao ano, resulta do interesse crescente de pessoas preocupadas com saúde, qualidade de vida e bem-estar. Projeto prevê 500 lojas em cinco anos.
www.drshapesuplementos.com.br

Sushi Way no franchising

Depois de nove anos de atuação em Brasília, a rede de comida japonesa Sushi Way anuncia a entrada no modelo de franquias. Nos próximos cinco anos a meta é abrir 50 pontos de vendas.
www.sushiway.com.br

Festa no ônibus

A Bus Party, empresa que customiza ônibus para a realização de festas e oferece serviços de DJ e bar para as comemorações, virou uma rede de franquias. A empresa atua em São Paulo e no Rio de Janeiro e está em expansão para outras capitais e regiões metropolitanas. A primeira unidade franqueada foi vendida para Campinas e deve entrar em operação nos próximos meses.

Por trabalhar com uma estrutura móvel, o investimento na aquisição de uma unidade Bus Party é mais baixo em relação às que trabalham com aluguel de salões. Custa entre R$ 180 mil e R$ 220 mil (ônibus customizado + taxa de franquia + capital de giro).
www.busparty.com.br

Franqueado antenado

A marca de moda masculina Reserva inaugurou suas três primeiras franquias em Brasília, Porto Alegre e Recife, e projeta abrir mais duas até o final do ano de 2013. Para 2014 a ideia é aumentar o ritmo da expansão, focando nas praças do interior de São Paulo, Nordeste e Centro-Oeste. Com apenas seis anos e presente em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, através de 26 lojas próprias e em mais de 650 multimarcas, a Reserva busca um franqueado antenado com o espírito inovador da marca. O valor estimado para o investimento inicial para abertura da unidade franqueada é de R$ 650 mil e a taxa de franquia de R$ 100 mil.
www.usereserva.com

Brasil no radar da Petit Bateau

A Petit Bateau, marca francesa de roupas infantis, deu prioridade ao Brasil em seus projetos de expansão internacional. E projeta abrir por aqui, cerca de 25 lojas no prazo de dois a três anos.

Atualmente, a Petit Bateau possui uma unidade franqueada em São Paulo, loja que registra os melhores resultados de vendas entre as 30 franquias da marca no mundo. As futuras lojas da Petit Bateau no Brasil serão um `mix de butiques próprias e franquias`.
www.petibateau.com

Customizadas

A Camisetas da Hora começou a atuar em 2005 com vendas pela internet. Em 2012, atingiu um faturamento de R$ 1,6 milhão. Agora, a marca aposta o modelo no franchising para ampliar seu volume de vendas, projetando um faturamento de R$ 2,5 milhões em 2013. Para atingir esse montante, quer fechar negócio com 60 franqueados em modelo de quiosque. A marca possui em torno de três mil modelos diferentes de camisetas.
www.camisetasdahora.com

Rosa Valverde chega ao mercado de franquias

A Rosa Valverde, rede de lojas de acessórios especializada em semijoias, formatou modelo de negócio para franquia. A rede conta com oito lojas próprias nos principais shoppings da capital, grande São Paulo e ABC paulista. Seu foco é a expansão no Estado de São Paulo. A marca trabalha com produtos que unem qualidade, design exclusivo e as últimas tendências da moda, isso tudo com preço mais acessível que os dos concorrentes.

Os franqueados receberão todo suporte necessário, desde treinamento para franqueado e equipe, auxílio no planejamento de compras e reposições, até projeto arquitetônico e visual merchandising. O investimento inicial para abertura de uma unidade é de R$ 305 mil para uma loja de 35 m2 na Capital de São Paulo. Neste valor está previsto desde a obra civil, taxa de franquia até estoque com todos os acessórios de loja.
www.rosavalverde.com.br

Simpósio de moda e cosméticos na ABF

Celina Kochen, coordenadora do Comitê de Moda e Cosméticos da Associação Brasileira de Franchising, comandou, no dia 20 de março, na sede da ABF, o Simpósio de Franquia de Moda e Cosméticos que tratou de temas referentes à escolha do franqueado e treinamento, entre outros. Jae Hoo Lee, diretor do Gruop Ornatus, abordou a importância de ter uma equipe de expansão bem afinada para a melhor escolha dos franqueados da rede.

`Nosso trabalho é na base. Investimos na estrutura interna para minimizarmos erros`. Segundo ele, além de toda análise financeira e de afinidade com a marca, a companhia adota cuidados extras com o perfil do candidato: `ele pode preencher todos os requisitos, mas se for chato, não entra`, afirmou.

Janine Araújo, coordenadora de treinamentos de gestão de pessoas da rede O Boticário, apresentou a forma como a maior rede de franquias do País realiza o treinamento de franqueados, vendedores, gerentes e revendedores. Até o ano passado, a área de treinamento pertencia ao setor de marketing, mas ganhou autonomia e conta hoje com 22 pessoas que desenvolvem internamente os programas de treinamento e organizam a agenda para atender a rede. Janine explica que o treinamento é elemento-chave em um setor que lança produtos e inova a todo momento.

`Sob nossa responsabilidade está a modelagem das competências da rede e o desenvolvimento das ferramentas de gestão de pessoas`, explica a executiva.

O evento teve também a apresentação do case da Chilli Beans. Caito Maia, criador e presidente da marca, contou a história da rede, cuja meta é ter mil lojas até as Olímpiadas de 2016.

CNA oferece financiamento a juro zero

Para acelerar o crescimento interno da rede, a escola de idiomas CNA lançou o `Projeto Incentivo – Plano de Expansão 2013`, estruturado para contemplar franqueados que desejam abrir novas unidades da marca ainda nesse ano.

Proprietários de escolas que aderirem ao projeto terão benefícios especiais, como a linha de crédito especial com taxa zero de juros e prazo de 30 meses para pagamento, incluindo carência de 6 meses. De acordo com estudos internos da franqueadora, o projeto possibilitará, até dezembro de 2013, a abertura de mais de 150 novas escolas da rede em todo o Brasil Está previsto o investimento de R$ 5 milhões para o projeto de expansão da marca.

`Além de incentivar o crescimento interno da rede, o projeto mantém o nosso compromisso de respeitar o espaço territorial de todos os franqueados, sem gerar concorrência entre escolas da marca`, explica Décio Casarejos Pecin, presidente do CNA. Em contrapartida, a franqueadora ganha maior escala em mercados estratégicos ou onde a atuação da marca ainda é limitada, garante o executivo. `A iniciativa facilita a entrada da rede em regiões onde já possuímos atuação, porém não em grande escala ou ainda limitada frente ao potencial do mercado local`, acrescenta.

Paralelamente ao projeto de crescimento orgânico, a rede CNA planeja manter o nível de investimento de novos interessados em franquias da marca. Segundo a franqueadora, em 2013 cinquenta novos contratos devem ser fechados com novos empresários. A aquisição de outras redes não está descartada.

A aceleração no ritmo de crescimento da rede é fruto do aporte feito pelo fundo de private equity britânico Actis no CNA, realizado em setembro de 2012. Entre os pontos definidos na negociação está a meta de duplicar o tamanho da rede nos próximos cinco anos, saltando das atuais 530 escolas em operação para mais de mil até o final de 2017, início de 2018, período de abertura de novas unidades.

Ainda antes disso, o faturamento da rede deverá ser dobrado, ultrapassando R$ 1,5 bilhão até 2016.