Na Mira

Na Mira

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.

Nutty Bavarian procura novos franqueados
A rede de grãos glacelados Nutty Bavarian continua angariando novos empreendedores em regiões consideradas estratégicas. A meta é abrir 30 unidades até o final do ano, em São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Acre, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará, Pará, Maranhão e Rondônia.

Rede Banorte Revista Franquia & Negócios - Ed. Junho 2014Mais 50 unidades na rede Banorte
O Banco Gerador, especialista em crédito na região Nordeste, abrirá 50 unidades franqueadas da rede de crédito Banorte em 2014. O objetivo é expandir os serviços direcionados para pessoa física, que buscam crédito para empreender, e geralmente não conseguem o apoio em outras instituições financeiras. Atualmente a rede possui 102 lojas nas regiões metropolitanas de Recife (PE) e João Pessoa (PB) e em cidades médias e pequenas dos Estados de Pernambuco e da Paraíba.

Grupo Ornatus abre lojas do Jin Jin Sushi no interior
O fast food de culinária japonesa Jin Jin Sushi inaugurou em abril uma unidade no PrudentShopping, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Com essa, a rede completa três lojas no Estado, sendo as outras no Shopping Mooca, em São Paulo e no Golden Square Shopping, em São Bernardo do Campo.

Expande 20% em 2014
Mais 15 unidades serão inauguradas pela Big X Picanha até o final do ano, consolidando um crescimento de 20%, em relação ao ano passado. Atualmente, a rede tem 45 lojas em operação e espera chegar a 100 unidades em 2017.

Salão Garagem - Revista Franquia & Negócios - Ed Junho 2014Salão Garagem inaugura primeira franquia
Depois de consolidar o conceito em São Paulo, o salão de beleza masculina, Garagem, desenha modelo de franquias e já tem unidade pré-instalada. A primeira franquia da marca será inaugurada próximo à Praia de Boa Viagem, no Recife (PE), e a expectativa é fechar o ano com mais três unidades.

Orthocrin - Revista Franquia & Negócios - Ed. Junho 2014
Orthocrin inaugura primeira franquia em Vitória

A Orthocrin, fabricante de colchões e travesseiros, acaba de inaugurar uma franquia em Vitória e se prepara para alçar voo para outras cidades no Espírito Santo. Após fechar 2013 com crescimento de 38%, a empresa tem previsão de fechar 2014 com faturamento na casa dos R$ 140 milhões. Atualmente, as franquias da marca representam 10% do faturamento da empresa.

Pelé Club disponibiliza conteúdo on-line
Seguindo as tendências do atendimento multicanal, a rede de academias Pelé Club anuncia o lançamento de uma plataforma digital para a comercialização do conteúdo de Treinamento e Gestão Pelé Club, direcionado para fitness, futebol, aquático e poliesportivo. Os treinos são baseados nas técnicas desenvolvidas pelo jogador Pelé.

Subway Brasil é a quarta maior no mundo Com 1.432 restaurantes em 440 cidades brasileiras, a representação brasileira da Subway superou a Austrália e se tornou a quarta maior do mundo. A meta da empresa é ultrapassar até setembro o Reino Unido, que possui 1.631 lojas. À frente ficam apenas o Canadá, com 3.053, e os Estados Unidos, com 26.554 lojas, respectivamente.

POP Idiomas espera crescimento agressivo em 2014
A rede de ensino de inglês interativo, focada nas classes C e D, anuncia inaugurações em Varginha (MG), Natal (RN), Maceió (AL) e Cunha (SP) ainda no primeiro semestre. A marca pretende atingir 200 unidades até o final do ano e consolidar faturamento de
R$ 19 milhões.

Grupo Zaiom foca expansão em São Paulo
O Estado de São Paulo é o que concentra a maior quantidade de franquias do Brasil, e no que depender do Grupo Zaiom, só aumentará. A empresa iniciou 12 operações na região só entre fevereiro e março desse ano. Na capital foi inaugurada uma franquia da Dr. Jardim e outra da Home Angels.

Glass Vetro em todo o Brasil
Interessados no segmento vidreiro e de arquitetura ganham mais uma opção no franchising: a Glass Vetro anuncia início de expansão para todo o território nacional. A meta é abrir 35 franquias nos próximos três anos, consolidando um crescimento de 20% ao ano.

Patroni Pizza quer chegar a 500 lojas
No ano em que completa três décadas, a Patroni Pizza estipula meta agressiva para os próximos cinco anos: 500 franquias. A rede tem 179 lojas atualmente. Até o final de deste ano, 46 unidades devem ser inauguradas em São Paulo, Ceará, Bahia, Piauí, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Alagoas, Goiás, Pará, Maranhão, Piauí, e Mato Grosso. Com isso, é esperado que o faturamento da rede cresça 19%.

Lig Lig - Revista Franquia & Negócios - Ed. Junho 2014Lig-Lig mira a Bahia
Depois de 20 anos de atuação, a rede de culinária chinesa Lig-Lig quer expandir suas operações para o Nordeste, e a estratégia é começar pelo estado da Bahia, considerado vitrine de toda a região pela empresa. As cidades prioritárias, onde empreendedores estão sendo prospectados, são Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Camaçari, Juazeiro, Ilhéus, Lauro de Freitas e Jequié.

Tip Top chegará a 100 lojas em 2014
Com as inaugurações previstas para o segundo semestre, a rede de roupas infantis, Tip Top, chegará à marca de 95 lojas e acredita que a primeira centena será atingida até o fim de 2014. As cidades de Manaus (AM), Piracicaba (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Roque (SP), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Cotia (SP) são as próximas a receber uma operação.

Pello Menos investe R$ 50 mil em treinamento on-line
Para aumentar em 50% o número de funcionárias treinadas por período e impulsionar a rentabilidade da rede, que pretende crescer R$ 8 milhões em relação a 2013, a Pello Menos anuncia investimento de R$ 50 mil em treinamento on-line. Dessa forma, as funcionárias não precisarão se deslocar para o Rio de Janeiro, cidade-sede da marca, e o número de alunas aumentará de 100 para 150 por turma.

Espetto Carioca vai para o shopping center
Após inaugurar 15 lojas em condomínios autônomos e lojas de rua, a marca abriu sua primeira loja em shopping center, na praça de alimentação do Américas Shopping, no Rio de Janeiro, no fim de abril. Até o início da Copa, mais duas unidades devem ser inauguradas.

Cidades menores são novo alvo para o Bon Grillê
A rede de restaurantes completa 20 anos de atuação em 2014 e comemora com um novo projeto: expandir para cidades com mais de 250 mil habitantes por meio do franchising, através de um pacote mais lucrativo para franqueados. Atualmente, o Bon Grillê tem lojas abertas em oito estados brasileiros.

BelloPastel Express comercializa nove franquias em 2013
Em menos de dois anos de atuação no franchising, a marca já contabiliza onze unidades comercializadas. As operações estão em shopping centers do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Paraná e Porto Alegre. Para 2014, a marca pretende chegar a 20 lojas.

Pão To Go - Revista Franquia & Negócios - Ed. Junho 2014Pão To Go quer ir para o metrô
Mais de cem unidades foram comercializadas apenas no primeiro ano de atuação da rede de padarias drive-thru e um novo modelo de negócios está a caminho: o walk-thru. O objetivo é implantar quiosques em estações de metrô e trem para que o consumidor possa comprar o item, sem entrar na loja.

Capital Steak house chega à dez unidades
A rede de casual dinner chega aos dez anos contabilizando conquistas: dez restaurantes comercializados em todas as regiões do País. A comemoração dá ainda mais fôlego para a rede de churrascarias, que tem trabalhado a prospecção cada vez maior de novos mercados.

Pressto - Franquia & Negócios - Ed. Junho 2014Pressto anuncia retorno ao Brasil em breve
Depois de uma tentativa em 2005, a marca espanhola de lavanderias articula o retorno ao Brasil com um plano ambicioso: tornar-se a líder do setor. Para isso, conta com a aposta Green Earth, modelo de lavagem a seco que faz do processo ecologicamente correto. A Global Franchise, consultoria responsável, procura por um máster-franqueado regional ou nacional e calcula potencial de 300 franquias no País.

Social Lounge expande atuação em São Paulo
A Zona Leste da capital paulista ganhou a primeira unidade da franquia Social Lounge, especializada em redes sociais. De acordo com a empresa, foi identificado que a região carece de serviços nessa seara. Ações de marketing digital, campanha de links patrocinados, e-mail marketing e criação de web sites institucionais personalizados são alguns dos serviços que a marca pretende levar para a região.

Já são mais de 300 unidades na Chiquinho Sorvetes
Só nos últimos meses, a sorveteria inaugurou 56 pontos de venda. A meta é abrir cerca de 40 franquias por ano, dentre as centenas de solicitações que recebe mensalmente, e alcançar faturamento de R$ 190 milhões em 2014, ante os R$ 104 milhões do ano passado.

Instituto Embelleze - Revista Franquia & Negócios - Junho 2014Instituto Embelleze lança curso para barbeiros
Modalidade recém-lançada, Barbeiro Academy Hair já é a quarta mais procurada entre os 15 cursos oferecidos pela rede de 360 franquias. A marca faturou R$ 200 milhões em 2013 e espera que o novo curso represente metade do crescimento previsto de 20% para esse ano.

REMAX inaugura nova sede no Brasil
A rede internacional de franquias imobiliárias REMAX realizou um coquetel de lançamento da nova sede, chamada de Novo Centro Empresarial RE/MAX, em São Paulo, no último dia 13 de maio. De acordo com a marca, o passo representou a união de vários serviços oferecidos aos franqueados e o público final, num espaço único.

Consultoria Vecchi Ancona comemora 20 anos
2014 é ano de festa para os consultores Ana Vecchi e Paulo Ancona Lopez. A consultoria Vecchi Ancona chega aos 20 anos colecionando cases com a estruturação do Quiosque Chopp Brahma como franquia, assim como a entrada de vending machines em ambientes como laboratórios, academias, bancos e postos de gasolina.

Praxis Business ensina como estimular equipe de campo
O curso Consultoria de Campo & Negócios, promovido pela Praxis Business Franchising & Varejo, chegou à 10ª turma no último mês de maio, em São Paulo. O objetivo foi estimular a criação de uma equipe de campo capacitada a auxiliar os franqueados a maximizar a lucratividade do negócio e participação ativa no mercado em que estão inseridos.

Pizza Hut - Revista Franquia & NegóciosPizza Hut espera crescer 20% no Brasil
O mercado brasileiro tem se mostrado cada vez mais importante para a Pizza Hut, marca da Yum! Brands. Prova disso é que a rede espera crescer 20% em 2014, e chegar a 100 lojas, e para isso prepara ações de marketing direcionadas. O faturamento da divisão brasileira ano passado foi de US$ 130 milhões, com 84 unidades.

Em 2014, Amor aos Pedaços quer faturar R$ 75 milhões
A rede de doçarias prevê um faturamento de R$ 75 milhões em 2014, devido à forte expansão do franchising, ao dinamismo e à renovação no mix de produtos. A capacitação em gestão dos franqueados também colaborará. O plano é chegar a 160 lojas até 2018.

Grupo Boticário - Revista Franquia & Negócios - Ed. Junho 2014Grupo Boticário direciona investimentos para o Nordeste
Empresa investiu R$ 155 milhões no novo centro de distribuição, em São Gonçalo dos Campos (BA), que começou a operar em fase de testes no mês de abril. O espaço gerou 129 empregos diretos e vai atender a demanda de cosméticos e perfumaria nas regiões Norte e Nordeste. Para o segundo semestre está prevista a inauguração de uma nova fábrica, em Camaçari, para produção de até 150 milhões de itens por ano.

Minds Idiomas retém alunos com curso anti-preguiça
De acordo com pesquisas conduzidas pela empresa, um dos maiores desafios no aprendizado de inglês não é financeiro ou de tempo, e sim a preguiça. Por essa razão, a marca desenvolveu os cursos “anti-preguiça”, com duração de 18 meses. A escola garante que o método ajuda a fidelizar alunos, uma vez que, segundo a Minds, a taxa de desistência no mercado é de 20% e na rede é de 15%.

Classe C impulsiona negócios da OdontoCompany
Em apenas três anos, a rede OdontoCompany chegou a 190 unidades e acredita que a ascensão da Classe C, e a maior preocupação desse público com a saúde bucal, impulsionaram os negócios da marca. Só em 2013, o faturamento foi de R$ 30 milhões e a expansão da rede em 118%. Para esse ano, a previsão é chegar a 236 unidades e faturar R$ 50 milhões.

Instituto Brasileiro de Coluna prospecta profissionais da saúde
Fisioterapeutas, ortopedistas e terapeutas ocupacionais são os perfis procurados pelo Instituto Brasileiro de Coluna, especialista no tratamento de Chiropatia, para expandir por meio de franquias no mercado brasileiro. De acordo com o franqueador, 90% dos pacientes tiveram êxito no tratamento e o negócio se torna rentável uma vez que consumidores das classes A, B e C procuram cada vez mais alternativas não invasivas para dores.

Café com Franqueados - Revista Franquia e Negócios - Ed. Junho 2014Café com Franqueados
A presidente da ABF, Cristina Franco, e o diretor de franqueados da ABF e franqueado do O Boticário, Erik Cavalheri, receberam franqueados representantes de 16 marcas para o primeiro Café com Franqueados, em maio, em São Paulo. O intuito foi aproximar a entidade da ponta do negócio e apresentar os trabalhos exercidos para o setor.

La Quotidiana - Revista Franquia & Negócios - Ed. Junho 2014Sergio Arno lança franquia do La Quottidiana
O famoso chef dividiu os seus conhecimentos culinários e decidiu expandir o restaurante La Quottidiana por meio de franquias. As massas premiadas, feitas artesanalmente na massaria do próprio Sergio Arno, juntamente com molhos, hambúrgueres, carnes, pratos prontos e diversos produtos da linha estão no cardápio da marca.

I Congresso Internacional Franchising - Revista Franquia & Negócios Ed. Junho 2014I Congresso Internacional de Franchising
Entre os dias 24 e 25 de abril, a ABF promoveu a primeira edição do Congresso Internacional de Franchising. O objetivo do evento foi promover intercâmbio de conhecimentos e práticas de franqueadores nacionais e internacionais. Entre os palestrantes, destaca-se Sean Tuohy, multifranqueado norte-americano com mais de 90 unidades em sete estados. Leia, nessa edição, a entrevista exclusiva com Sean. O evento foi patrocinado pelo Santander e Sebrae, e contou com o apoio da Alphagraphics, Bematech, Bradesco, Caixa Economica Federal, Governo Federal, Grupo Cherto e Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba.

Recorde de chancelados
Na última semana de abril, a ABF revelou as marcas chanceladas pelo SEF 2014. Ao todo, 197 franqueadores voltaram para casa com o troféu em mãos. A cerimônia recebeu cerca de 800 convidados. Na mesma noite foi entregue o Prêmio ABF Santander Destaque do Franchising, em que a ganhadora do prêmio Franqueador do Ano foi a marca Multicoisas. Leia a cobertura completa da cerimônica no encarte Selo de Excelência 2014.

Presença na NRA Show 2014
Pela terceira vez consecutiva, a entidade liderou um grupo de executivos para a NRA Show, em Chicago, entre os dias 16 e 22 de maio. O evento é referência no setor de alimentação, hotelaria e varejo das Américas.

Portal de Assinaturas ABF
No mês de maio, a ABF e a Certisign apresentaram ao mercado o resultado da parceria firmada em 2013. Trata-se do Portal de Assinaturas ABF, um serviço de assinatura digital, exclusivo para franqueadores. A solução é integrada à certificação digital para assinatura digital e armazenamento de documentos eletrônicos. Por meio do Certificado Digital ICP-Brasil, o usuário pode assinar, transmitir e ainda armazenar no sistema o documento. Com apenas alguns cliques e validade jurídica.

Novo presidente na Multicoisas
Sandro Benelli é o novo presidente executivo da rede Multicoisas. De acordo com Lindolfo Martin, fundador da marca, a contratação vem trazer mais profissionalização à rede de franquias. Tem 26 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais de varejo como Pão de Açúcar, Carrefour e Casino France, onde atuou por dois anos em Lyon e Grenoble.

Presidente do Grupo Multi assume cargo na Pearson Brasil
A Pearson anunciou o novo diretor-presidente para o Brasil no último mês de abril. Giovanni Giovanelli entrou para o Conselho de Administração do Grupo Multi há dois anos e em setembro de 2012 assumiu o cargo de presidente.

ABRE tem novo comando
A executiva Gisela Schulzinger assumiu a presidência da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), no último mês de abril. Gisela é a primeira mulher a assumir o cargo na entidade desde sua fundação, em 1967. A executiva é sócia da Pande, agência especializada em desenvolvimento de projetos de Branding e Design Estratégico e Inovação, fez parte do conselho consultivo da Abre, foi diretora da ABEDESIGN e delegada da Comissão de Design do Brasil no Festival de Cannes.