Na Mira

Na Mira

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios Ed. 56


Doutor Lubrifica inicia expansão pelo franchising

A recém-lançada franquia de reparo automotivo Doutor Lubrifica espera encerrar este ano com, ao menos, 47 unidades em funcionamento. Em março, a rede abriu as portas de sua primeira franquia, que fica na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. O negócio é formatado para prestar serviços de trocas de óleo e de filtros do óleo e ar do motor de carros, motos e até caminhões.

Revista Franquia & NegóciosWeb4br começa pelo interior
A franquia de criação de sites para micros, pequenos e médios empresários inicia suas operações no franchising com a inauguração da primeira unidade em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. O foco da marca são as empresas que querem ter seu negócio presente na internet, através de um site institucional, de forma rentável e qualitativa.

Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e NegóciosGrupo Bittencourt promove evento, em São Paulo
Nos próximos dias 16 e 17 de setembro, o Grupo Bittencourt promove a quinta edição do Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios na Fecomercio, em São Paulo. A expectativa é reunir 600 participantes de todo o Brasil e de outros países. No segundo dia do evento está agendada a entrega do prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro, que reconhece as redes que se destacam em inovação, de acordo com a empresa. O Fórum conta com o apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Lamonica Comunicação Integrada, a editora oficial do franchising brasileiro e um elo na cadeia produtiva do varejo.

Parceria Grupo Multi e Safe GroupGrupo Multi fecha parceria com Safe Group
A empresa escolheu a seguradora para criar novas coberturas para a sua rede de franquias. Trata-se do seguro empresarial com previsão de cobertura para responsabilidade civil, e o seguro educacional, focado nos estudantes de cursos técnicos ou de idiomas oferecidos pelas escolas do Grupo Multi.

Ri HappyRi Happy inaugura loja do futuro em Brasília
O novo conceito da rede varejista, considerado mais interativo e tecnológico, escolheu o Park Shopping Brasília, na capital federal, para receber a primeira unidade. O ponto de venda conta com área de 722m², e abriga um espaço Disney, com 67m², com produtos dos personagens da marca e lançamentos relacionados aos filmes.

Cliente oculto monitora qualidade da inFlux
Interessada em avaliar a qualidade do atendimento da rede, a inFlux adotou em sua política de relacionamento com o franqueado a estratégia do cliente oculto. A ação é realizada com o consentimento dos franqueados, mas de forma que eles não saibam que estão sob avaliação. Duas vezes por ano, uma equipe interna da rede ou uma empresa contratada entra em contato por telefone ou pessoalmente com as unidades franqueadas, como se fossem alunos interessados em se matricular, para verificar se o padrão da rede está em linha com as orientações da franqueadora.

Central de IntercâmbioCI projeta crescer 15% em 2014
A agência de viagens e intercâmbio planeja inaugurar 22 unidades franqueadas em um ano e meio e, deste modo, chegar a cem unidades. Para isto, a marca aposta em um novo modelo de loja, de menor porte, que possibilitará a implantação de franquias em cidades do interior. Para este ano, a empresa vislumbra um crescimento de 15% no faturamento e, em 2015, de 20%.

Clube Caramelo
Clube Caramelo inicia no franchising

O Grupo Albero, que administra as redes Via Verde e Toca do Biscoito, acaba de lançar uma nova marca no mercado, a Clube Caramelo. O modelo de franquia de biscoitos será oferecido para todo o País, com uma proposta de atender ao empreendedor que deseja abrir seu primeiro negócio com pequeno investimento. A rede Clube Caramelo comercializará marcas nacionais e importadas de doces, chocolates e biscoitos para o consumidor.

Astral Saúde AmbientalAstral Saúde Ambiental chega aos Estados Unidos
As primeiras unidades da marca especializada no controle de vetores e pragas urbanas nos Estados Unidos devem ser inauguradas no primeiro semestre de 2015. De acordo com a empresa, já existem empreendedores americanos interessados em abrir franquias da rede na Flórida, Califórnia, Texas e Arizona.

Minds mira o interior
O foco de expansão da rede de ensino de idiomas no segundo semestre do ano será o interior do País. A estratégia é baseada em números como os apontados pelo estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG). Segundo a pesquisa, o Brasil ganhará 11 milhões de pessoas das classes A e B até 2020; sendo metade desses residentes no interior. Com 70 unidades, a Minds tem perspectiva de inaugurar cinco escolas até o final deste ano e outras dez em 2015.

Com tecnologia, Kopenhagen aprimora programa de fidelização
Com o objetivo de coletar o maior número possível de informações de clientes e elaborar estratégias de marketing personalizadas, a Kopenhagen firmou parceria com a Cadmus Consultoria para aprimorar o KopClub, programa de fidelização da marca que conta com mais de 500 mil inscritos, e tem meta de atingir um milhão em 2014. De acordo com a marca, os usuários do programa consomem até 30% mais que os clientes comuns, potencializando os resultados das lojas.

Skate Center adere ao franchising
Com meta de abrir 40 unidades franqueadas em cinco anos, a rede de lojas Skate Center, especializada em artigos para a prática do skate, aposta no franchising para crescer. O alvo da empresa são as cidades com mais de 500 mil habitantes.

Mundo Verde rumo à primeira centena em São Paulo
Com 81 lojas em operação no estado paulista, sendo 50 só na capital, a rede Mundo Verde pretende chegar a 100 unidades nos próximos meses. A marca espera alcançar em toda a região Sul e Sudeste o mesmo feito no Rio de Janeiro, onde é possível encontrar ao menos uma loja em cada bairro. O aumento no faturamento em 2014 é estimado em 34%, ante os 22% do ano passado.

Pão To Go traça plano no exterior
Com mais de 120 unidades abertas em solo nacional, com menos de um ano no franchising, a rede de padarias drive-thru já tem contratos assinados para levantar voo para o exterior. Quatro unidades da Pão To Go serão abertas em Miami e Orlando (FL), nos Estados Unidos, com adaptações no cardápio, comercializando, por exemplo, pão de forma. Os próximos passos são a inauguração em Buenos Aires, na Argentina, que já conta com um máster-franqueado, Chile, Colômbia e Angola.

Bacon ManiaBacon Mania chega ao Brasil
O Grupo Multifranquias, detentor dos direitos da marca Emagrecentro, anuncia a chegada da Bacon Mania ao franchising brasileiro. As lojas serão em formato convencional e trailer, com investimento entre R$ 30 mil e R$ 80 mil e um retorno estimado em até 12 meses.

Big X PicanhaSão Paulo recebe primeira loja delivery do Big X Picanha
No último mês de julho, a rede de sanduíches inaugurou a primeira loja delivery, no bairro da Lapa, em São Paulo, com a expectativa de receber dois mil clientes por mês. A rede espera abrir 50 unidades em cidades com mais de 200 mil habitantes ou grande concentração de prédios comerciais e residenciais até 2017.

M.Officer quer ultrapassar 140 franquias neste ano
Com mais de 200 lojas, entre próprias e franquias, localizadas nos principais shopping centers do Brasil, a marca de roupas M.Officer tem como meta alcançar um número superior a 140 franquias em todo o Brasil. Em 2013, o segmento de vestuário cresceu 12,1%, e a M.Officer acompanhou essa evolução com o aumento de 13% no número de lojas franqueadas.

Makis TemakeriaTemakeria Makis Place visa expansão internacional
Mesmo com a previsão de fechar 2014 com 138 lojas em operação no Brasil, foi a unidade de Miami, nos Estados Unidos, que aguçou a expansão da Temakeria Makis Place. Para o segundo semestre, cinco unidades serão inauguradas tanto em Miami, quanto em Orlando, também na Flórida (EUA).

Rede BanorteBanorte turbina bancarização do Nordeste
O Banco Gerador, especializado na Região Nordeste, ampliará sua rede de franquias de crédito Banorte, com a abertura de 50 unidades em 2014. O público-alvo do negócio são pessoas físicas que não conseguem obter crédito junto aos grandes bancos, em sua maioria microempreendedores com negócios em fase de formalização. Segundo estudo recente do Banco Central, o maior número de cidades com a falta de serviços bancários se encontra na região: 9,1% dos 1.794 municípios não dispõem de agência bancária. Atualmente, a Rede Banorte tem 102 lojas nas regiões metropolitanas de Recife e João Pessoa e em cidades médias e pequenas dos Estados de Pernambuco, da Paraíba e de Alagoas.

Casa do ConstrutorCasa do Construtor investe R$ 3,3 milhões no Sudeste
A rede de franquias especializada em locação de equipamentos de pequeno e médio porte direcionados à construção civil dá continuidade ao seu plano de expansão e anuncia o investimento de R$ 3,3 milhões nas inaugurações de mais seis unidades até o final de julho no Sudeste, totalizando 111 lojas em toda a região. O objetivo da
expansão para 2014 é chegar a 252 lojas e encerrar 2014 com
faturamento de R$ 180 milhões.

5 à SecVAI E  VEM: 5àsec Brasil tem nova diretora de operações
A rede 5àsec anuncia a chegada da nova diretora de operações do grupo no Brasil, Sabrina Taranto. A executiva será a responsável por atender necessidades pontuais dos franqueados e coordenar estratégias locais e ações operacionais.

Lojas menores aceleram expansão da Coxinha Du Chef
A marca anuncia a abertura de mais 35 lojas este ano, todas com metragem compacta (a partir de 40 m²) e uma operação na qual o franqueado e os funcionários recebem as coxinhas prontas.

CrepelocksCrepelocks inaugura as primeiras franquias no Rio de Janeiro
Após 13 anos de operação e quatro lojas próprias no Rio de Janeiro, a creperia Crepelocks inaugurou suas primeiras unidades franqueadas entre o final de maio e o início de junho no Recreio Shopping e Américas Shopping. A meta é fechar 2014 com 12 unidades em funcionamento e, no ano que vem, iniciar a expansão em outros estados, começando por São Paulo.

AlphagrapicsFranquias da AlphaGraphics promovem campanha do agasalho
No último mês de julho, a marca realizou a entrega dos agasalhos coletados nas unidades paulistanas Faria Lima, Bela Vista, Jardins, Pinheiros, Vila Olímpia e Cenu à Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos (Sobei). Durante a ação foram arrecadadas centenas de agasalhos, blusas, moletons e calças por meio de doações feitas por clientes, parceiros e colaboradores. As instituições Helen Drexel, Nasce e Lar Pequeno Leão também receberão as peças.

HSBC amplia crédito para o setor
O valor do financiamento de novas franquias pelo HSBC foi ampliado para R$ 300 mil, para algumas redes parceiras. O prazo de pagamento passou de 42 para 48 meses. O banco afirma que as redes tiveram um desempenho positivo dentro do segmento de franquias no HSBC, o que proporcionou a ampliação do crédito. Entre os mais de 100 parceiros do banco para a área, se juntaram recentemente Casa do Pão de Queijo, CNA, Dry Clean e Scala.

Décio Pecim CNALeão de ouro para o CNA
A ação Speaking Exchange da FCB para o CNA levou três leões de ouro no Festival de Cannes, nas categorias Cyber, Direct e Branded Content. A campanha coloca os alunos da rede de idiomas para conversar com idosos norte-americanos via videochat. O conceito é proporcionar contato com pessoas que vivem em casas de repouso e praticar o inglês, numa estratégia que atende as necessidades de ambos os lados.

ObentomaniaObentômania traz marmita japonesa para o franchising
A rede especializada em bentô – comida japonesa individual, separada em repartições, em uma bandeja específica, como uma marmita – anuncia expansão por meio do franchising. Fundada em 2013, a marca aponta a boa aceitação da iguaria pelo brasileiro, e principalmente do paulistano como motor para os negócios. Atualmente, a Obentômania conta com três unidades próprias na cidade de São Paulo.