Na Mira

Na Mira
Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.
Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios Ed. 57

 

Bombuello anuncia entrada no varejo
A rede de franquias pertencente ao Grupo Frutiquello ampliará a comercialização de seus produtos para o varejo multimarca a partir de 2015. A marca foi criada para suprir a produção de chocolates para a Frutiquello e acabou caindo no gosto do consumidor, estimulando a criação da franquia, razão pela qual mira o varejo.

São Paulo ganha mais seis lojas da Los Paleteros

São Paulo ganha mais seis lojas da Los PaleterosSó no primeiro semestre de 2014 a marca de paletas mexicanas faturou R$ 22 milhões. O bom resultado em solo paulista inspirou a abertura de mais seis unidades que serão inauguradas em shopping centers e centros comerciais da capital da região do ABC Paulista.

Recentemente a franquia ultrapassou a marca de três milhões de paletas vendidas no ano.

Carsystem anuncia expansão por franquias
A marca de rastreamento e segurança de automóveis anuncia expansão por meio de franquias, para atingir outras regiões metropolitanas. De acordo com o presidente da marca, José Melo, o franqueado poderá criar uma central de vendas e todas as chamadas da região serão redirecionadas para ele. A primeira praça mapeada para atendimento é a Grande Curitiba.

J.Alves adquire redes Montana Steaks e Montana ExpressJ.Alves adquire redes Montana Steaks e Montana Express
A holding detentora da marca Griletto finalizou, em setembro, a aquisição das redes Montana, fundadas pela dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. A J. Alves passa a ter sob seu guarda-chuva 240 unidades franqueadas. O presidente da holding, Ricardo Alves, vê o negócio com bons olhos, baseado no crescimento do setor de alimentação dentro do franchising, que foi de 16,6%, em 2013.

Global Study chega ao Rio de JaneiroGlobal Study chega ao Rio de Janeiro
A rede de intercâmbio inaugurou sua primeira unidade na capital fluminense no último mês de setembro. A franquia está no bairro da Tijuca e atenderá as demandas da Baixada Fluminense e das regiões Serrana e dos Lagos.

Bob´s tem plano audacioso para garantir o crescimentoBob´s tem plano audacioso para garantir o crescimento
Interessada em abrir 140 lojas até dezembro, o Bob´s reabre as portas da unidade Senador Dantas, no Centro do Rio de Janeiro, com um novo modelo de ponto de vendas. As novas unidades, que serão distribuídas em todo o Brasil, representarão um crescimento de 20% da rede em relação ao ano anterior. Atualmente, a empresa tem mais de mil restaurantes em todas as capitais brasileiras.

BRCondos avança no franchisingBRCondos avança no franchising
Com um ano de atividades no mercado de administração condominial, a BRCondos pretende chegar a 30 franquias em 2015 e pelo menos dez mil propriedades administradas. Hoje, a empresa joinvilense administra mais de 3,5 mil propriedades e conta com nove franquias em importantes cidades do Sul e Sudeste do Brasil: Balneário Camboriú, Blumenau, Curitiba, Itajaí, Joinville, Lages, Ponta Grossa, Rio de Janeiro e Rio do Sul. A BRCondos é um investimento da HFPX Participações, empresa que tem como CEO Hugo Fabiano Cordeiro, profissional da área de tecnologia, varejo e franchising que enxergou a necessidade de emplacar no mercado uma solução para otimizar o gerenciamento de condomínios.

Para crescer, China House aposta no interior paulistaPara crescer, China House aposta no interior paulista
A China House, rede de delivery e restaurantes especializada em culinária chinesa, quer ampliar sua atuação no interior de São Paulo. E, para isso, pretende chegar à Campinas. A meta da empresa é inaugurar seis pontos em cidades da Região Metropolitana de Campinas nos próximos três anos. A China House tem 16 unidades entre a capital e o interior paulista, mais o estado do Maranhão e o Distrito Federal.

Cebrac quer 200 escolas até o final de 2015Cebrac quer 200 escolas até o final de 2015
O Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) inaugurou, em agosto, duas escolas, nos estados de Pernambuco (Caruaru) e Goiás (Luziânia), dando continuidade ao crescimento da marca. Com elas, o Cebrac passa a operar mais de 150 unidades em todo o Brasil. Até 2015, a meta é chegar a 200 unidades em funcionamento em todo o País.

On Byte pretende inaugurar 20 unidades até dezembroOn Byte pretende inaugurar 20 unidades até dezembro
A rede On Byte Formação Profissional está com 20 unidades em processo de implantação e corre para tê-las funcionando até o final deste ano. Essas novas franqueadas se juntarão às 97 escolas em funcionamento em 16 Estados e no Distrito Federal.

Cotton On chega ao BrasilCotton On chega ao Brasil
A rede australiana de vestuário Cotton On anuncia sua primeira loja no Brasil. O local escolhido para iniciar suas operações no País é o Shopping Center Norte, localizado em São Paulo.

Bolos da Cecília em expansãoBolos da Cecília em expansão
Com foco de expandir nas grandes capitais e principais cidades do interior, a franqueadora Bolos da Cecília, pretende inaugurar quinze lojas neste ano. Destas, nove já estão com contrato fechado.

Posé Depilação apresenta novo modelo de loja
Posé Depilação apresenta novo modelo de lojaA rede de franquias goiana Posé Depilação Expressa acaba de abrir sua primeira unidade em Teresina (PI). Esta é a primeira unidade da rede inaugurada no modelo de microfranquia, e oferecerá serviços de depilação expressa, design de sobrancelha, manicure, pedicure e escova de cabelos expressa. A rede tem 15 unidades em funcionamento e, até o final deste ano, pretende inaugurar mais 12 lojas.

Divino Fogão lança livro comemorativo

Divino Fogão lança livro comemorativoMais de 200 convidados compareceram ao evento promovido em São Paulo, em comemoração aos 30 anos da rede Divino Fogão, no início de agosto. Na ocasião, os presidentes da rede, Reinaldo e Nani Varela lançaram e autografaram o livro “Divino Fogão 30 anos: uma história de sucesso”.

A publicação, produzida pela Lamonica Comunicação Integrada, contém depoimentos dos fundadores, diretores, gerentes, chefs e sinhás que contribuíram para a história da marca, além das receitas de cada região do País. Durante o evento, os convidados puderam degustar os pratos apresentados na obra.

Arranjos Express projeta cinco inaugurações para este ano
Arranjos Express projeta cinco inaugurações para este anoA Arranjos Express, franquia especializada na customização de roupas, prevê inaugurar este ano cinco unidades no Estado de São Paulo, duas no Rio Grande do Sul e uma no Paraná.

A rede tem como estratégia ter lojas em shoppings e hipermercados, onde alcançará mais facilmente seu público-alvo; as classes A e B.

TIP TOP quer dobrar de tamanho em Minas GeraisTIP TOP quer dobrar de tamanho em Minas Gerais
Atualmente com cinco unidades no Estado, a rede busca interessados em abrir outras cinco lojas na região. Ao todo, a empresa possui 90 unidades distribuídas por todo o território nacional, sendo oito próprias e deve alcançar a centésima ainda este ano.
Doctor Feet mira o Nordeste
Doctor Feet mira o Nordeste
Com 74 lojas, a Doctor Feet, franquia de serviços e produtos de tratamentos para os pés, quer agora chegar em todas as localidades do Brasil onde ainda não possui lojas. E no planejamento da empresa, o Estado da Bahia é o principal alvo da expansão da rede este ano. A empresa enxerga como estratégicas, inicialmente, as cidades de Salvador e Lauro de Freitas.

Vivenda do CamarãoVivenda do Camarão anuncia expansão no Paraguai
A Vivenda do Camarão busca novos franqueados para o Paraguai. A marca está presente em Pedro Juan Caballero, Ponta Porã, desde 2008. De acordo com a marca, estudos realizados no mercado local apontam para o potencial de três restaurantes em shoppings da capital paraguaia nos próximos dois anos.

Lavapor foca no mercado carioca para o próximo ano
Lavapor foca no mercado carioca para o próximo anoA rede de franquias Lavapor, especializada em lavagem automotiva, colocou o Estado de São Paulo como foco de seu projeto de expansão para este ano. Até dezembro, a empresa espera inaugurar seis unidades, sendo que destas, quatro estão em negociação. Em 2015, a empresa deve mirar o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e Minas Gerais.

Alergoshop acrescenta produtos ao catálogoAlergoshop acrescenta produtos ao catálogo
A Alergoshop, empresa especializada em produtos hipoalergênicos e que previnem as alergias, iniciou a venda de alimentos que não possuem lactose ou glúten. A primeira gama de produtos será comercializada em todas as lojas da rede e pelo site da empresa.

Método de ensino flexível na Learning FunMétodo de ensino flexível na Learning Fun
A Learning Fun, escola de inglês para crianças de oito meses a sete anos, aposta na adoção de um método flexível de ensino para crescer. Com a possibilidade de adaptar esse método à proposta pedagógica do cliente, a marca consegue atuar em estabelecimentos diversos, como berçários e creches, escolas regulares, escolas bilíngues, condomínios, academias, clubes, centros de estimulação para bebês e outros. A rede está presente em dez estados brasileiros e possui 120 escolas parceiras.

Megamatte abre primeira loja em BrasíliaMegamatte abre primeira loja em Brasília
A Megamatte inaugura a sua primeira loja em Brasília, na Zona Sudoeste da capital federal. Para atender melhor as suas franquias, a empresa investiu R$ 500 mil em uma nova operação logística, que reforçará a distribuição da marca no País. No primeiro semestre deste ano, a Megamatte apresentou uma nova identidade visual e inaugurou oito unidades.

Novos modelos de negócios na Mister SaladNovos modelos de negócios na Mister Salad
A rede de franquias Mister Salad Home Spa inaugurou dois novos modelos de negócios, que funcionarão exclusivamente para São Paulo. Um deles é o sócio investidor, no qual interessados podem entrar como sócios numa das três lojas próprias da rede na cidade. O outro é por meio de franquias Home Spa, na qual uma das lojas próprias prepara kits de produtos e o franqueado os venderá em academias ou em sua rede de contatos.

Side Walk lança plano de expansãoSide Walk lança plano de expansão
A Side Walk, especializada em vestuário, tem a meta de chegar ao número de 60 lojas até 2016. Hoje, a rede atua com 21 lojas próprias e 12 franquias.
O investimento médio para abrir uma unidade da marca varia entre R$ 450 mil a R$ 600 mil.

Instituto Augusto Cury inaugura unidadesInstituto Augusto Cury inaugura unidades
O Instituto Augusto Cury, centro de estudos e pesquisas sobre a inteligência socioemocional, inaugurou recentemente três unidades em São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e Recife (PE). A expectativa do instituto é encerrar 2014 com dez unidades em funcionamento.

Cartão fidelidade na Suplicy Cafés Especiais

Cartão fidelidade na Suplicy Cafés EspeciaisA rede de cafeterias Suplicy Cafés Especiais criou o cartão fidelidade we love café, que permite aos consumidores acumularem pontos a cada visita que fizerem a uma das lojas da rede. O sistema foi implementado recentemente pela Aatag, plataforma de serviços que auxilia no aumento do tráfego e da rentabilidade de empresas no pequeno e médio varejo.

Bella Gula vê espaço em São Paulo
Bella Gula vê espaço em São Paulo
A rede gaúcha de franquias Bella Gula, atuante na área de tortarias e cafés, está em busca de investidores paulistas. A meta é alcançar 20 unidades em São Paulo nos próximos três anos e 50 unidades em operação no País.Galeria Urban Arts pretende chegar a 35 franquias até dezembro
A Urban Arts, galeria especializada na divulgação e comercialização de trabalhos de artistas, designers e ilustradores de talento, espera chegar a 35 lojas franqueadas até o final de 2015. Hoje a empresa tem 12 unidades físicas em funcionamento e uma loja virtual.Nexar dá início à segunda fase de seu plano de expansãoNexar dá início à segunda fase de seu plano de expansão
Ao completar 21 anos de atuação no segmento de varejo de produtos de informática, tecnologia digital e equipamentos para telefonia, a rede de lojas Nexar dá início à segunda fase de seu programa de expansão por franquias. Até o final de 2015, a empresa pretende agregar mais 14 lojas e quiosques à sua rede franqueada.Marca californiana de Skate chega ao Brasil
A marca californiana de skate Kryptonics acaba de desembarcar no Brasil. Há quase 50 anos no mercado, a empresa desenvolve skates, cruisers, longboards, rodas, trucks e acessórios para skatistas.VAI E VEM: Hertz anuncia novo vice-presidente para o BrasilVAI E VEM: Hertz anuncia novo vice-presidente para o Brasil
O ex-diretor de finanças da rede de aluguel de automóveis, Luciano Bianchi, foi alçado ao cargo de vice-presidente nacional da marca, acumulando a função de diretoria e se reportando diretamente ao presidente, Roy Ritenour. Bianchi atuava na diretoria de finanças desde o segundo semestre de 2013.Franquias brasileiras participam de feira na Argentina
As marcas Academia Tonus, Água Doce Sabores do Brasil, Ortoplan, Emagrecentro, Walking Party e Unilever formaram o pavilhão brasileiro na 20ª edição da feira Argentina Franquicias, em Buenos Aires. O diretor-executivo da ABF, Ricardo Camargo, capitaneou o projeto e analisa o mercado argentino como promissor para expansão de marcas brasileiras.

Franquias brasileiras participam de feira na Argentina

“Nas 157 empresas apuradas dentro do guia de franquias argentino, houve um crescimento médio de 15%. Para uma economia que deve ser negativa, é um número espetacular. Isso mostra que o sistema de franchising é adequado e dá certo principalmente em países sul americanos”.

Durante o evento, a ABF foi premiada em 2º lugar no prêmio Melhor Anúncio do Ano no Catálogo de Franquias, e também foi anunciada a exclusão das PMEs da Lei de Abastecimento, ponto de intensa discussão no empresariado local.

Dubnet fecha parceria com o Clube TattooDubnet fecha parceria com o Clube Tattoo
A DubNet Varejo & Franchising, que atua no segmento de consultoria, formatação, implementação e expansão de inúmeras redes em diferentes segmentos, acaba de fechar parceria com o Clube Tattoo. O estúdio, que entrará no franchising, oferece um conceito diferenciado de loja com estúdio de tatuagem e piercing além de moda com acessórios, roupas e calçados.

Revista Franquia & Negócios ABF é vencedora no X Prêmio AnatecRevista Franquia & Negócios ABF é vencedora no X Prêmio Anatec
Chancelada pela ABF, produzida e editada pela Lamonica Comunicação Integrada, a revista Franquia & Negócios ABF foi premiada com o troféu Prata na categoria Business to Business (B2B) na décima edição do prêmio Anatec – Os Melhores da Comunicação Segmentada, promovido pela Associação Nacional de Editores de Publicações (Anatec) e organizado pela Garrido Marketing, com o case “Revista Franquia & Negócios ABF: A valorização do franchising brasileiro”.

A presidente da ABF, Cristina Franco, e a diretora de produção da Lamonica, Andréa Cordioli, receberam o prêmio no último dia 28 de agosto, na Fecomercio, em São Paulo. “É mais uma demonstração de reconhecimento dos trabalhos realizados pela ABF. A revista traduz a credibilidade, força e pujança da entidade e do setor como um todo”, afirma Cristina. A Lamonica foi premiada mais uma vez durante a cerimônia com o case “Revista Dr. Faz Tudo: O elo que potencializa o mercado”, que recebeu o troféu Bronze na categoria Relacionamento com o Mercado.

Evento internacional discute inovação no franchising
O Grupo Bittencourt promoveu o 5º Fórum Internacional Gestão de Redes de Franquias e Negócios, nos últimos dias 16 e 17 de setembro, na Fecomercio, em São Paulo. A presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cristina Franco, foi uma das personalidades
a discursar na abertura do evento sobre o panorama atual do setor, que reflete o período fraco da economia brasileira.

“O momento agora é de se preparar para o próximo ciclo que não será nada fácil também”.
A sócia e diretora de marketing e desenvolvimento do Grupo Bittencourt, Lyana Bittencourt, apresentou os resultados do estudo Cultura de Inovação nas Redes de Franquias. “É preciso ter menos ação pela necessidade e mais projeções. Como inserir a inovação em uma pauta perene?”, questiona. Os 94 executivos respondentes afirmaram que 38% das ideias inovadoras vêm de insights de pesquisas, 33% de um processo formalizado de inovação dentro da empresa e 15% reação ao inesperado. “Quando a empresa está em dificuldades, aumenta em 82% o potencial de inovação”. As ideias vêm prioritariamente de diretores e sócios, seguido de gestores, franqueados, consultores de campo, funcionários, clientes e por último fornecedores. De acordo com 64% dos respondentes, o seu desempenho pós-inovação melhora.

Evento internacional discute inovação no franchising

Durante o evento foram reconhecidas as 25 franquias brasileiras mais inovadoras na segunda edição do Top 25 do Franchising no Brasil. Os cases da Chilli Beans, CNA e Alphagraphics foram homenageados e premiados com consultorias da Bittencourt e do Facebook pelos próximos dois meses visando estratégias em redes sociais.

Um dos destaques do evento foi a presença do diretor para a América Latina da espanhola Desigual, Horacio Broggi. “Nossa meta é colocar pelo menos uma peça de roupa em cada armário do mundo”. A marca chegou ao Brasil em 2013, manterá filial local e pretende expandir por meio de lojas próprias, franquias e multimarca. Atualmente a Desigual tem 90 franquias em 28 países e o Brasil é o primeiro em que a rede dará preferência a multifranqueados para a expansão.