Na Mira

Matéria reproduzida da revista Franquia & Negócios – Edição 47

Franquia móvel

A rede Açaí no Ponto lançou um novo modelo de franquia: o quiosque móvel, que oferece serviço por meio de um carro autônomo e totalmente equipado para oferecer frozen de açaí com dez tipos de acompanhamentos e mais de 56 combinações. A taxa de franquia do quiosque móvel é de R$ 20 mil. A rede oferece aos franqueados treinamento operacional, comercial e serviços de apoio para captação de novos pontos de atendimento, auxílio na roteirização de visitas e ações de marketing para divulgação do negócio.

Açai no Ponto
www.acaidoponto.com.br

De olho no Norte e Nordeste

O Yázigi, rede de escolas de idiomas que pertence ao grupo Multi, terá como foco de expansão em 2013 os estados do Norte e Nordeste do País. A primeira fase desse projeto começará no final de fevereiro em Pernambuco, quando serão inauguradas três escolas Yázigi, duas em Recife e uma em Olinda. A meta é abrir 12 escolas nas principais capitais do Norte e Nordeste até o final do ano.

Cachaças de grife

A cidade de Salinas inaugurou, recentemente, o Museu da Cachaça de Salinas. O investimento consumiu R$ 4 milhões. São cerca de 1,7 mil rótulos espalhados pelos mais de 10 mil metros quadrados projetados pela parceria da Secretaria de Estado e Cultura de Minas Gerais, com a Prefeitura de Salinas e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Além de poder conhecer os mais diferentes tipos de cachaça, os visitantes poderão usufruir de cursos e ações educativas sobre todas as etapas da produção, desde o plantio da cana até a distribuição e o consumo responsável. O espaço, projetado pela arquiteta Jô Vasconcelos, possui salas para reuniões, uma cozinha gourmet e a Sala de Aromas onde podem ser observadas as etapas da produção da cachaça.

Agora nos shoppings

A Mil Milkshakes, rede com mais de 40 lojas de rua em todo o País, passa a oferecer os mais de 100 deliciosos sabores de milk-shakes que compõem seu cardápio em lojas de shopping centers. A primeira unidade foi inaugurada em meados de janeiro, no Shopping Mais Largo 13, em São Paulo.
www.milmilkshakes.com.br

Primeira loja

A Marcyn, empresa que há 30 anos produz moda íntima para a mulher brasileira, abriu as portas de sua primeira loja em São Paulo. Com uma fabricação anual de seis milhões de peças, a Marcyn tem 850 funcionários em duas fábricas em São Paulo e em Campo Grande (MS).

A empresa também atua em private label e exporta para 15 países, o que responde a 4% de sua receita.Os produtos Marcyn são distribuídos para mais de cinco mil lojistas em todo o território nacional.

Novos horizontes

Após inaugurar, no ano passado, a sua primeira franquia no Estado de São Paulo, na cidade de Santos, o Centro Europeu, referência no segmento de escola profissional e educacional da América Latina, anunciou a abertura de nova unidade, desta vez na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Fundado no ano de 1991, o Centro Europeu oferece centenas de cursos, como Design de Moda, Sommelier, Comércio Exterior, Fotografia, Cinema, 3D Computação Gráfica, Turismo, Marketing, Hotelaria, Chef de Cuisine – Restaurateur e Gestão de Empresas. Todos essencialmente práticos e de curta duração.
www.centroeuropeu.com.br

A vez da microfranquia

Com investimento inicial de R$15 mil é possível adquirir uma microfranquia da Number One. A meta da rede é abrir 40 unidades desta modalidade até 2014.
www.numberone.com.br

Rabush avança

Acelerando seu processo de  expansão nacional, a Rabusch, rede de moda feminina, hoje com  28 lojas em todo o País projeta oficializar a abertura de 50 novas unidades até 2015. Com operações nas principais cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a Rabusch agora mira o centro do País, com novas lojas nos estados de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Para seus franqueados, a marca oferece os serviços de auxílio na busca do ponto, manualização, treinamentos teóricos e práticos, sistema gerencial, suporte permanente antes e depois da abertura e da loja.
www.rabusch.com.br

100 mil clientes na rede

Com 24 lojas por shoppings de todo País, a Premiatto teve um crescimento de 15% no segundo semestre de 2012, com a inauguração de seis unidades.
A rede prevê mais dez até o final de 2013. O faturamento médio mensal é de R$ 115 mil por unidade. Mais de 100 mil clientes são atendidos mensalmente em toda a rede.

Cursos para empresas

A Seven Idiomas encerrou 2012 com faturamento 10% maior em cursos oferecidos às empresas e manteve a demanda pelos cursos In House (cursos dentro de suas unidades) e Colégios (soluções em idiomas nos colégios). Para 2013, as perspectivas são de crescer 15% em faturamento (envolvendo todas as áreas de negócios) e abrir mais cinco unidades em diferentes regiões.
www.sevenidiomas.com.br

Franquia ecológica

A AMA TERRA, franquia de produtos ecológicos e sustentáveis, chega a 15 unidades distribuídas em nove estados do Brasil. A rede, que possui cerca de 200 itens no portfólio, deseja chegar a 50 franquias até o final de 2013.

Cronograma em dia

Segundo o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, que monitora a evolução dos mercados hoteleiros nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o Rio de Janeiro deverá atender de forma satisfatória a demanda por hospedagem. Até 2015, a cidade terá 24.643 unidades habitacionais, cerca de 30% a mais que o existente atualmente (18.957). A maioria dos novos hotéis será construída na Barra da Tijuca.

Vodka popular

O Grupo Petrópolis, detentor de marcas como Crystal, Itaipava, TNT Energy Drink e do Blue Spirit Ice, anunciou o lançamento da Nordka, sua mais nova vodka a preços populares (entre R$ 18 e R$ 22). Segundo a empresa, essa categoria de bebidas registra crescimento de 30% ao ano. O produto está à venda no food-service e começa a veiculação em supermercados nos próximos meses.

Carlos Wizard Martins lança blog

O empresário Carlos Wizard Martins, fundador da Wizard – maior rede de ensino de idiomas do mundo – e presidente da Multi – maior grupo de franquias do País – lançou um blog sobre educação e empreendedorismo. A página terá atualizações diárias com notícias do setor e opiniões do empresário, conhecido por mensagens de motivação ao leitor, focadas no desenvolvimento profissional e pessoal.

Para alcançar um sonho, ou até mesmo dar o primeiro passo, a maioria das pessoas precisam de encorajamento. E é isso que eu quero oferecer às pessoas, a coragem que faltava, a motivação que elas precisam para alcançar o sucesso profissional’, afirma Martins.

O endereço do blog é www.carloswmartins.com

Redesign

Uma nova geração de embalagens do McDonald’s já está nas  lojas no mundo todo. O redesign da identidade visual permitiu a inclusão de QR Codes, através dos quais os consumidores poderão acessar informações nutricionais sobre os produtos. Além da novidade tecnológica, as novas embalagens serão utilizadas como plataforma para transmitir a história da marca ‘de forma interessante e moderna’, misturando texto e ilustrações.

Maísa Silva protagoniza campanha da YES!

Para estreitar ainda mais o relacionamento com o público infantil, a Yes! Idiomas escolheu Maisa Silva, estrela da novela Carrossel, do SBT, como protagonista de sua nova campanha pubicitária. Desenvolvida pela C+A, o fio condutor da campanha é o Tech Team, novo material didático da YES!, que integra o programa do curso Kids e leva para a sala de aula um conteúdo mais moderno, com jogos e brincadeiras, despertando nos alunos o prazer de aprender uma língua estrangeira.

Com investimento de R$ 3,5 milhões, a campanha será veiculada em 13 estados. Luigi Barriceli, que há dois anos é o principal comunicador da marca, continua sendo âncora para o público juvenil e adulto, além de centralizar as ações de comunicação institucional da rede.
www.cursoyes.com.br

Em alta

A rede Seu Professor encerrou 2012 com aumento de 600% no faturamento. Segundo a empresa, a marca passou de sete para 64 franquias em 2012 e prevê expansão no número de alunos em 2013, que hoje é de cerca de 50 mil pessoas.
www.seuprofessor.com.br

Em busca da meta

Em 2013, a inFlux English School, rede de escolas de idiomas com 90 unidades distribuídas em 13 estados, planeja abrir mais 32 franquias e ultrapassar o número de 120 escolas em todo território nacional. Para alcançar a meta, a rede está investindo na estrutura física da franqueadora, com a construção de um Centro de Distribuição na cidade de Curitiba (PR), e na capacitação do corpo de colaboradores.

Segundo Ricardo Leal, diretor-presidente e criador da metodologia de ensino da rede, o segredo da inFlux para ultrapassar a marca de 100 unidades sem perder a qualidade é o constante trabalho de qualificação dos profissionais, que, além dos treinamentos, identifica dentro do próprio corpo de colaboradores novos talentos.
www.influx.com.br

Portobello Shop traça metas

A Portobello Shop, rede de franquia do segmento de revestimentos cerâmicos, registrou receita líquida de R$ 231 milhões entre novembro de 2011 e o mesmo mês de 2012. A cifra representa um aumento de 20% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A rede encerrou 2012 com 110 lojas no País, oito a mais do que em 2011. A meta para 2013 é chegar a 130 unidades. O foco da expansão será o interior de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e cidades do Nordeste.
www.portobelloshop.com.br

Benefícios da Conectividade no varejo

A tecnologia tem papel fundamental no concorrido mercado varejista ao auxiliar os lojistas no processo de atualização de suas coleções, vitrines, mostruários e até mesmo na identidade visual e sonora dos ambientes. A Linx, empresa de TI especializada em soluções de gestão para o varejo, desenvolve recursos em conectividade que viabilizam tais necessidades.

‘Cada vez mais os lojistas enxergam a necessidade de estarem conectados. Trata-se de um senso de urgência em permanecer online justamente para que possíveis mudanças na estratégia do negócio e novos planos de ação possam ser implantados em toda a rede de estabelecimentos no momento exato em que são definidos’, explica o vice-presidente de Operações da Linx, Jean Carlo Klaumann.

O executivo elucida a relevância da tecnologia em questão no mercado varejista. ‘Nos estabelecimentos de moda e calçados, por exemplo, há marcas que trocam suas coleções de produtos toda semana. Com a utilização da conectividade é possível fazer com que todas as lojas de determinada grife, de Norte a Sul do Brasil, estejam em linha com as orientações mais atuais da matriz’.

Além do impacto visual, por meio da conectividade é possível alinhar para que todos os estabelecimentos estejam tocando simultaneamente a mesma música.
‘São soluções que asseguram à loja a manutenção de sua identidade, permitindo que  o cliente não sinta diferença ao entrar em uma unidade que fique em Porto
Alegre ou em Fortaleza’, pontua Klaumann.

Os ganhos provenientes dessa tecnologia, contudo, não se restringem apenas ao setor de moda e vestuário. Em lojas de fast-food, por exemplo, a central administrativa pode atualizar de modo online e instantâneo o cardápio de suas unidades, ajustar preços ou mesmo iniciar promoções. ‘É a tecnologia em prol dos negócios’, finaliza o vice-presidente.

Há quase três décadas produzindo soluções tecnológicas, a Linx, software de sistemas de  gestão para o varejo, adquiriu, recentemente, a Compacta Tecnologia – empresa que oferece soluções para o setor de food service. A operação é a décima realizada pela companhia nos últimos quatro anos e faz parte da estratégia da Linx de crescer na área de soluções para redes de alimentos.
www.linx.com.br