Na Mira

Na Mira

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.


Muda o comando no Burger King

O Burger King Worldwide anunciou as mudanças que fará na empresa após o fim da aquisição da H. J. Heinz. O CEO da rede de fast-food, o brasileiro Bernardo Hees, continuará no comando até o fim do processo, em julho. A partir daí, ele será nomeado vice-presidente do Conselho de Administração do Burger King e CEO da H. J. Heinz.
www.burgerking.com.br 

Bom desempenho

A rede de franquias Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos) prevê crescimento de 35% em 2013 em número de alunos. Um dos motivos para a boa expectativa está no desempenho que a marca obteve no ano passado, quando passou de 30 mil matrículas em janeiro para cerca de 45 mil em dezembro.
www.cebrac.com.br

Kit cervejeiro

A Mr. Beer, rede de franquias de cervejas especiais, fechou parceria com a ArteBrew e lançou a Sua Cervejaria, um kit cervejeiro com equipamentos próprios para produzir até cinco litros de diferentes estilos de cervejas caseira. Disponível nas lojas e quiosques do Mr. Beer.
www.mrbeer.com.br

Consumo em alta

Estudo da IPC Marketing Editora – empresa especializada no cálculo de índices de potencial de consumo – aponta que o consumo dos brasileiros ultrapassará a marca dos R$ 3 trilhões em 2013.
Em termos reais, o IPC Maps 2013 mostra que as despesas das famílias crescerão acima do PIB, equivalente a 3,8%.

Conselho mundial

Em maio de 2014 São Paulo será sede da reunião do Conselho Mundial de Franchising, que recebe representantes do setor de diferentes países. A escolha do Brasil aconteceu na mais recente edição do Conselho, ocorrida no Líbano. A presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cristina Franco, estima a vinda de 35 delegações internacionais.

Ásia na mira 

A Portobello Shop quer fortalecer os negócios com o mercado asiático. A marca já exporta, há 14 anos, para países como Japão, Coréia, Cingapura, Hong Kong, Taiwan, índia, Filipinas entre outros.

Portobello

Como parte da estratégia de reforço de atuação, a Portobello realizou, recentemente, evento exclusivo para distribuidores, arquitetos e designers na cidade de Foshan, na China. Durante três dias a companhia recebeu mais de 150 pessoas.
www.portobello.com.br

Natura, Renner e Walmart

Segundo o relatório anual Best Retail Brands 2013 (melhores marcas de varejo), da consultoria internacional de branding Interbrand, a Natura é a marca mais valiosa do varejo no País, com valor de quase US$ 4 bilhões. O ranking prossegue com a Renner, avaliada em US$ 500 milhões. O primeiro lugar mundial é do Walmart, com valor de marca de US$ 141 bilhões. Entre os critérios de avaliação, a consultoria considera o monitoramento das necessidades dos consumidores, cultura de resposta eficiente e experiência de marca, entre outros. Foi a primeira vez que o estudo apontou marcas brasileiras.

Aumenta teto de microfranquias

A ABF anunciou mudança no teto das microfranquias passando o valor de investimento de R$ 50 mil para R$ 80 mil. A mudança ocorreu devido ao aumento de custos nos últimos cinco anos, onde se incluem o valor dos aluguéis e impostos. No ano passado, as microfranquias representavam 4,4% do total do setor. Em 2011, essa participação era de 4,2%. No caso das marcas, a participação era de 17% em 2011 e, em 2012, caiu para 15,2%. Já no número de unidades a participação era de 13,5% em 2011 e diminuiu para 12,8% em 2012.

Meninos da VilaMeninos da vila 

Impulsionado pela nova safra de jogadores, liderada por Neymar, o Santos Futebol Clube viu o faturamento de sua rede de franquias Meninos da Vila crescer 34,7% em 2012. O número de escolas saltou de 11 em 2010 para 88 no ano passado.

O objetivo é chegar a 100 unidades em 2013.

Tupperware inova

A Tupperware anuncia o seu primeiro lançamento em vidro após 37 anos de atuação no Brasil. Trata-se da Chaleira Teaz Me, que permite acompanhar o preparo da bebida e o nível de líquido. Segundo a marca, o vidro passou por tratamento para garantir resistência. Em caso de queda, a quebra acontece em pedaços grandes, em vez de cacos pequenos.

Tupperware

Comissão de franchising da OAB elege presidente

O Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro (ABF-Rio), Julio Monteiro, tomou posse no último dia 18, como presidente na nova Comissão de Franchising da OAB/RJ. Essa é a primeira vez na história da Ordem que uma Comissão desta natureza é criada. “É uma honra para mim e uma vitória para o sistema. Depois de 19 anos da Lei do Franchising ser criada a OAB entendeu a real necessidade do suporte jurídico para esse setor, que movimenta praticamente 3% do PIB nacional”, destacou o novo presidente.

Um computador por habitante

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou que a expectativa, baseada em estudos, é ter um computador por habitante até 2016. Anteriormente a projeção era 2017, mas o crescimento da venda de tablets acelerou o processo. Atualmente, existem 118 milhões de computadores em uso, o que equivale a três a cada cinco habitantes.

Boticário tem novo conceito

A marca O Boticário lançou, no Shopping Morumbi, em São Paulo, um novo conceito de loja que será aplicado pela rede de franqueados em mais de 3,5 mil pontos de venda nos próximos quatro anos.

Grupo Boticário

Com investimento de R$ 1 bilhão, a rede apostou na valorização e exposição mais atrativa dos produtos para incentivar a experimentação, tudo isso aliado à tecnologia. Agora, o consumidor pode interagir com produtos por meio de tablets, sonorização e guias que apresentam vídeos, músicas e tutoriais.

Fórmula avança no interior 

Após superar as expectativas de sua meta inicial de expansão, a Fórmula Academia, uma empresa do grupo Bodytech, ampliou seu projeto de 100 para 120 unidades até o fim de 2015 e escolheu a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, para encabeçar seus planos de crescimento, principalmente no interior paulista.

Formula Academia

Desde que o projeto foi lançado, em 2011, a Fórmula conta com 38 unidades em funcionamento ou em fase final para entrar em operação. A proposta de abrir mais de 80 academias em dois anos e meio é reflexo do ótimo momento que o setor vive. De acordo com dados da IHRSA, o mercado de fitness nacional faturou US$ 2,4 bilhões em 2012 e registrou 7,3 milhões de alunos matriculados em 23,4 mil academias em operação, o que coloca o Brasil atrás apenas dos Estados Unidos neste último quesito.

Parceria seguradora

Em noite de premiação aos melhores do franchising em 2012, ocorrida em meados de abril, a ABF e as empresas Mapfre e Safe Group Seguros, assinaram convênio que permitirá o desenvolvimento de produtos exclusivos para todos os tipos de franquia, como seguros empresariais customizados, criados especialmente para atender as necessidades de franqueados e franqueadores.

Parceria Seguradora

Prêmio destaque sustentabilidade

A ABF e a Associação Franquia Sustentável (Afras) realizarão no dia 27 de junho, no Buffet Mansão Cidade Jardim em São Paulo, a 7ª edição Prêmio Destaque Sustentabilidade. O Prêmio reconhece as empresas integrantes do sistema de franquias que mais se destacaram com a realização de ações, projetos ou programas de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial.

Em 2013, o Destaque Sustentabilidade contará com algumas novidades. Na categoria Franqueador, o projeto que atingir a nota de corte mínima (6,0), será reconhecido com o Selo Destaque Sustentabilidade. E, em cada uma das cinco categorias, será escolhido um projeto destaque, que será agraciado, além do selo digital, com um troféu. “Receber o selo é um reconhecimento inédito e mais uma ferramenta de diferenciação e visibilidade para a marca que possui a vertente da sustentabilidade desde a sua criação”, destaca Fernanda Esposito, gerente de sustentabilidade da Afras.

Veja as categorias do Prêmio Destaque Sustentabilidade ABF-Afras:

Franqueador: dividido em três subcategorias (máster, pleno e sênior), o prêmio reconhece as empresas que se destacaram com a realização de ações de sustentabilidade ou responsabilidade social empresarial;

Franqueado: a inscrição nessa categoria é feita através de indicação de cases de sustentabilidade ou responsabilidade social empresarial. Os franqueadores que recomendam os cases dos franqueados;
Parceiro AFRAS: indicado através da Diretoria e Conselho da AFRAS, o prêmio reconhece a empresa que mais participou e colaborou com atividades e eventos da AFRAS durante o ano de 2012.