ABF integra missão do varejo e franchising brasileiros à China realizada pela BTR-Varese e cumpre uma intensa agenda de atividades em Xangai e Pequim.
A missão da BTR-Varese com participação da ABF à China terminou no último dia 9 de setembro e foi um sucesso. De acordo com Cristina Franco, presidente do Conselho da entidade, “retornar à China pós-pandemia reforça o conceito de que há uma grande oportunidade para as empresas brasileiras colocarem seus produtos e serviços neste imenso mercado de aproximadamente 450 milhões pessoas na classe média. Além disto, a China com seus incríveis ecossistemas digitais, segue sendo um benchmark a ser explorado pelo empresariado brasileiro”.
Outro membro da missão e também representante da ABF, Bruno Amado, gerente de Projetos Internacionais, destacou a relevância da missão. “Foram dias intensos de muito aprendizado. Tivemos a oportunidade de visitar e conhecer as principais empresas que integram as soluções de e-commerce da China, como Alibaba, JD, Bytedance e Tencent. Além da escala impressionante nos números do e-commerce e do ‘mobile payment’, que já conta com quase um bilhão de usuários no país, conhecemos um ecossistema digital verticalizado, onde os grandes grupos apresentam soluções de marketplace, logística e pagamento, incrivelmente eficientes”, declarou.
Ainda segundo Amado, é um mercado em ebulição que, apesar de longe, das barreiras culturais e de comunicação, não pode ser ignorado. “O cross border tem aberto as portas do mercado brasileiro para empresas chinesas e precisamos aproveitar as oportunidades que se abrem para levarmos nossas marcas ao mercado chinês”, ressaltou. Audaces, Bateras Beat, Bibi e Ronaldo Academy são exemplos de franquias que exportam ou já têm operações na China.
Com uma intensa agenda em Xangai e na capital Pequim (Beijing), o grupo formado por representantes do varejo e franchising brasileiros participou de palestras, visitas técnicas monitoradas e encontros de networking. A delegação brasileira também participou de um coquetel oferecido pela Embaixada do Brasil em Pequim em comemoração ao 7 de Setembro, Dia da Independência do País.
O que de mais importante aconteceu na missão será detalhado no painel “A redescoberta da China pós-pandemia: ecossistemas, inovação e oportunidades para marcas brasileiras”, que é parte da programação da ABF Con 2023. A tradicional convenção da entidade será realizada de 25 a 29 de outubro no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba (BA), neste ano com o tema “A inovação transforma você”. As vagas são limitadas. Garanta a sua aqui.
Saiba mais:
Foto: ABF/Divulgação