Início Notícias Open SEF destaca importância da chancela e traz novidades

Open SEF destaca importância da chancela e traz novidades

Open SEF destaca importância da chancela e traz novidades
  • Primeiro de outros eventos que detalharão todo o processo da chancela do Selo de Excelência em Franchising da ABF apresentou case de sucesso do Rei do Mate, Franqueador do Ano, e destacou o maior peso do bloco-bônus ESG da Pesquisa, que renderá às redes que obtiverem a nota mínima nele um selo especial.
  • As inscrições para o SEF 2024 já estão abertas e se encerram dia 15 de dezembro.

“Franchising é relacionamento e o caminho para crescer é através da ética, pois esse crescimento deve ser de forma responsável. Não se pode crescer a qualquer custo”, afirmou Sylvia Barros, presidente da Comissão de Ética da ABF, na abertura do Open SEF.

Realizado de forma online na manhã de terça-feira (12/9), o evento reuniu mais de 130 participantes, e é apenas o primeiro de outros encontros que detalharão o trabalho da Comissão, o que é o Selo de Excelência em Franchising da ABF, sua importância, o regulamento e como as redes associadas podem participar.

Tema intrinsicamente ligado à Comissão de Ética e ao próprio SEF, Sylvia iniciou sua fala tratando do Franchising Íntegro, movimento criado pela ABF, que envolve ética, transparência e responsabilidade na relação entre franqueador e franqueado. “O franchising é pautado em relacionamento e para que a gente possa ter esse relacionamento entre todas as partes bem azeitado, entendemos que o caminho mais adequado é através da ética, da transparência e da integridade”. Ela observou que a expansão está na essência do franchising, mas que as redes não devem crescer a qualquer custo. “O que a gente entende é que esse crescimento deve acontecer de forma responsável, consciente”, afirmou.

A presidente da Comissão de Ética ressaltou que o Selo de Excelência não é concedido pela ABF, mas sim pelos próprios franqueados da rede. “A ABF apenas promove o Selo”, salientou Sylvia. Eliana Lemos, responsável pela área de Entendimento do Consumidor na Nielsen, acrescentou: “Ele [o SEF] é conquistado pelo franqueador”.

Para a advogada Andréa Oricchio, membro da Comissão de Ética, “é incrível como o mercado, os investidores, os potenciais franqueados, a mídia em geral valorizam a concessão do Selo de Excelência. Por isso que a Comissão de Ética tem esse cuidado enorme de trazer para o regulamento do Selo critérios que realmente possam premiar as melhores franqueadoras do ponto de vista de aprovação dos seus fundamentos na medida em que são aprovados pela própria rede”.

Novidade no SEF: selo especial ESG
Feita de forma totalmente virtual, a Pesquisa do SEF consiste num questionário dividido em quatro blocos ou pilares: Performance Global (que neste ano passa de peso 2 para 3), Econômica (1), Operacional (2) e Relacionamento (2). E nesta edição 2024, a ABF trouxe uma novidade à Pesquisa e ao próprio SEF: o bloco extra ESG, implementado na edição 2022, subiu de nota 1 para 2 e renderá às marcas chanceladas, que atingirem pelo menos 85% da nota máxima no bloco (mínimo 1,7), um exclusivo Selo de Excelência em Franchising + ESG. Com essa iniciativa, a ABF evidencia a importância e a valorização das práticas de sustentabilidade ambiental, sociais e de governança nas redes de franquias, e dá ainda mais visibilidade a elas. O bloco ESG acrescentará pontos às marcas mais bem avaliadas nessas práticas, mas não retirará daquelas que eventualmente não pontuem nesse aspecto.

“Este é o primeiro ano que estamos usando esse selo especial com a sigla ESG. (…) Entendemos que ESG não é só um assunto da moda, mas é muito importante que as empresas prestem atenção, cuidem disso e pratiquem. Quem receber esse selo com o bônus ESG vai ter ainda mais destaque no mercado do que as marcas que recebem o selo normal, e a gente entende que são práticas muito condizentes com o que a Comissão de Ética e a própria ABF trazem para o mercado”, afirmou Sylvia.

Se a nota geral resultante da Pesquisa for maior ou igual a 75, a marca recebe o Selo de Excelência em Franchising.

A diretora-executiva Fabiana Estrela salientou a relevância da Pesquisa e observou que ela está além da utilização do Selo como associado da ABF e da chancela em si pelas redes que a conquistam. “Aproveitem ao máximo tudo o que a pesquisa tem para oferecer. Lembrem-se sempre disso: a chancela é superimportante, sim, ela valoriza muito a marca de vocês. Temos alguns estudos do Portal [do Franchising] que mostram o aumento de conversão quando a rede tem o selo de associada à ABF e o Selo de Excelência em Franchising, mas não é só isso, ele proporciona principalmente essa melhoria contínua nos negócios e em toda a rede”, disse.

Case do Rei do Mate
Franqueador do Ano, o case de sucesso do Rei do Mate foi detalhado por João Baptista Junior, coordenador da Comissão de Food Service da ABF e diretor de Franquias e Expansão da tradicional rede, com 45 anos de história, 31 anos como franquia (completados em outubro) e 24 SEFs conquistados. “Falar do Rei do Mate é falar do Selo, porque se confundem não pelas conquistas, mas pela jornada de relacionamento da franqueadora com seus franqueados”, afirmou. Atualmente, a rede conta com 193 franqueados para 305 lojas – 55 deles têm 163 operações, ou seja, mais de duas unidades por franqueado.

O executivo recomenda que as redes associadas participem do Selo independentemente de conquistarem a chancela ou não. “Nunca participei do Selo com o objetivo de obtê-lo, mas como ferramenta aplicada aos processos”, ressaltou. Ainda segundo Baptista, a grande vantagem da Pesquisa do SEF é que ela é confidencial e é um importante instrumento para a melhor gestão do negócio.

Como recomendação final, o diretor do Rei do Mate orienta os gestores a incluírem a Pesquisa do SEF no planejamento anual da rede. “O Selo é a recompensa de um processo”, concluiu.

As inscrições para o Selo de Excelência em Franchising 2024 estão abertas desde 5 de setembro e vão até 15 de dezembro.

Saiba tudo sobre o SEF 2024 aqui.

Foto: ABF/Divulgação