Início Notícias ABF em Ação Franchising brasileiro embarca para China em missão com BTR-Varese

Franchising brasileiro embarca para China em missão com BTR-Varese

Franchising brasileiro embarca para China em missão com BTR-Varese
Delegação brasileira BTR-Varese/ABF em Xangai, na China

Delegação ABF participa, de 2 a 9 de setembro, de imersão nos ecossistemas de negócios da China em Xangai e Beijing.

O Varejo na China é referência quando o assunto é inovação. Detentora de uma enorme quantidade de trabalhadores e impulsionadora dos negócios, não é por acaso que é a segunda maior economia do mundo. Em mais uma missão internacional com a BTR-Varese, a ABF chegou ao país para cumprir uma agenda imersiva nos negócios que vai de 2 a 6 de setembro, em Xangai, e depois de 6 a 9 na capital Beijing (ou Pequim).

A delegação brasileira conta com 52 participantes e, representando a entidade, temos Cristina Franco, presidente do Conselho da ABF, e Bruno Amado, gerente de Projetos Internacionais. A missão tem por objetivo principal proporcionar aos participantes conhecimento sobre os ecossistemas de varejo, e-commerce, cross border, meios de pagamento e tecnologia envolvida nos negócios chineses.

Nos primeiros dias, a programação foi composta por workshop inaugural da missão, city tour em Xangai, visita técnica às operações das empresas de tecnologia Huawei e ANT Group, além de visita ao Shopping IFC. O grupo também assistiu palestras sobre: Economia, cultura e cenários pós-covid; Ecossistema de negócios na China; Varejo e e-commerce com cenário pós-pandemia; Inteligência Artificial; Os novos rumos da economia e política externa chinesa; Plataformas e ecossistemas de saúde e digitalização de farmácias na China, e modelos fast fashion cross border.

A delegação brasileira chega a Beijing, considerada a capital do varejo e da indústria, nesta quarta-feira (6/9) para a segunda parte da missão. Os membros participarão de novas visitas técnicas às empresas Bytedance, Alibaba, Hema, Tencent e JD.Com, além de realizar um city tour em Beijing no último dia.

Além de ABF e BTR-Varese, entre as entidades e empresas integrantes da missão estão representantes da: Abrafarma, Akkí Atacadista, Boticário, Cielo, Cobasi, Dotz, F360º, Grupo Eletromec, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Veste, Hapvida, Hipartners, Looqbox, Magazine Luiza, Mercado Livre, Nexass, Partners Group, Payface, Petz, Raia Drogasil, SEE Consultoria, Speed Assessoria, Stix, Stone, Studio Z, Tik Tok, Unilever e USP.

“É um prazer enorme acompanhar essa missão da BTR-Varese e ABF trazendo lideranças empresariais tão importantes do Brasil para conhecer esse grande ecossistema do varejo e de franquias na China. Como cônsul geral do Brasil em Xangai, sou testemunha das oportunidades que Xangai e a região leste da China, que é a região mais desenvolvida neste país, oferecem para as empresas brasileiras”, disse o cônsul geral do Brasil em Xangai, Augusto Pestana.

“E no caso específico da ABF, acompanhei muito de perto na Apex – primeiro como diretor de Negócios e depois como presidente da Agência – a excelência do trabalho que é feito pela ABF em parceria com a Apex para promover a internacionalização das nossas franquias”, acrescentou o cônsul geral.

Segundo ele, a Ásia é o grande motor da economia mundial e é fundamental que mais franquias brasileiras conheçam as oportunidades do mercado chinês. “Uma das coisas que considero das mais importantes no setor de franquias é que uma rede que se internacionaliza contribui para mais exportações do Brasil. Agora, como diplomata, vejo também que elas exportam uma ideia de Brasil. Coisas que são só nossas e isso não tem preço”, finaliza.

Acompanhe a cobertura dessa missão nos canais da ABF e se você ainda não está inscrito na ABF CON 2023, a Convenção ABF do Franchising, corre para garantir sua vaga. Um dos conteúdos será exatamente a redescoberta da China no pós-pandemia, com palestra de Cristina Franco, Eduardo Terra e Alberto Serrentino, ambos da BTR Varese, e Ricardo Geromel, da 3G Radar.

Foto: ABF/Divulgação