Micro e pequenas empresas lançam franquias em Minas

JORNAL DO COMÉRCIO (RS) – REDAÇÃO – 13/08
 
Mais quatro franquias de micro e pequenas empresas de Belo Horizonte e região metropolitana estarão no mercado a partir do dia 21 deste mês. Apoiados pelo projeto Minas Franquia, do Sebrae em Minas Gerais, os empreendimentos são opções de bons negócios para quem quer investir entre R$ 80 e R$ 300 mil.

A Massa Pizzaria, Brother Games, Nature Derme Pharmacia de Manipulação e Clube dos 13 são as novas franqueadoras mineiras. Elas fazem parte do grupo de 22 pequenos negócios que entraram no segmento de franquias com a ajuda do projeto. “São empreendimentos pouco complexos, alguns inovadores, com gestão organizada, que conseguem deslanchar no mercado de franchising”, conta a analista de Acesso a Mercados e Relações Internacionais, Alessandra Simões.
 
Criado em 2010, o projeto Minas Franquia tem o objetivo de estruturar o setor de franchising no estado, disseminar e ampliar o acesso às informações e dar suporte aos empreendedores que desejam expandir seus negócios pelo sistema de franquias. Para quem quer investir nesse negócio, a grande vantagem em adquirir uma franquia de uma pequena empresa é o investimento, que chega a ser de 15% a 20% menor que o de uma grande empresa. É o caso do Clube dos 13, loja que vende produtos do mundo futebolístico. O custo para quem quer adquirir a franquia varia entre R$ 80 mil e R$ 250 mil.

A empresa começou com uma unidade na Savassi, em 2010. Por ser período da Copa do Mundo, o estabelecimento chegou a faturar 150% a mais em relação a outros meses. Já de olho no mundial de 2014, o proprietário Lúcio Flávio Aleixo Filho abriu uma nova loja no Shopping Estação BH, no ano passado. “Minha expectativa é aumentar em até 250%. O segmento de esportes é um bom negócio para quem quer investir nos próximos anos”.

Além das lojas físicas, a empresa vende mais de 900 produtos nacionais e internacionais licenciados para a prática de futebol. São camisas de times, bolas, luvas, uniformes entre outros artigos esportivos. Além de expandir a empresa, o empresário vê a franquia como uma estratégia de fortalecimento da marca e uma oportunidade de comprar uma maior quantidade de produtos a preços mais baixos.
 
Para ele, o projeto do Sebrae Minas, pioneiro no estado, foi essencial para que o sonho da empresa saísse do papel. O empresário recebeu consultorias especializadas em formação de franquia, criação de manuais de padronização e orientação em finanças. Ele ainda participou este ano de uma missão empresarial à maior feira de franquias do país e conheceu como funciona o mercado de franchising.