Durante a cerimônia de abertura do evento, estiveram presentes algumas autoridades, dentre elas, Jonas Donizette, Prefeito de Campinas e Samuel Rossilho, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo. Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, esteve por lá, representando a Associação, e prestigiando a única feira de franquias da Região Metropolitana de Campinas, importante fomentadora do franchising nacional. “Queremos aproximar franqueadores de franqueados e novos clientes em potencial, pois a região vem recebendo uma demanda muito grande de novos negócios”, ressaltou Camargo.
Com cerca de 1 milhão de habitantes, de acordo com dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Campinas reúne 58,4% das unidades (próprias +franqueadas) em operação na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Das 1200 marcas associadas à ABF, a cidade de Campinas conta com 44 marcas. No ranking das 30 maiores cidades com unidades próprias, ela ocupa o 8º lugar com 1.041 unidades.
Giovana Torres, da Merko Eventos, organizadora da Campinas Franchising Business, acredita que a feira é uma oportunidade para empreendedores que primam pela segurança de investir no sistema de franquias. “A feira contribui para que bons negócios sejam realizados, e a cidade se consolide como um grande polo de investimento no interior de São Paulo”, declarou a empresária.
Para os expositores, os resultados foram muito positivos e a movimentação nos estandes foi intensa. De acordo com Artur Zaiom, sócio diretor do Grupo Zaiom e também diretor do comitê de microfranquias da ABF, a cidade de Campinas era carente de um evento como a Campinas Franchising. “O Grupo Zaiom nasceu na região e nós nos sentimos anfitriões das outras marcas que estão expondo. Aqui é possível encontrar uma gama completa de empreendimentos para quem deseja conhecer mais de perto o franchising”, afirmou o diretor.
O máster franqueado do Grupo Prepara, Ronaldo Vieira, afirmou que a empresa participa da feira desde a sua primeira edição e que, para expandir regionalmente, é preciso estar perto do investidor. “Somos chancelados pela ABF, então, o público visita o estande, conversa e sai com uma excelente impressão da nossa marca. Além disso, somos procurados depois para a concretização do negócio.”, avalia o executivo.