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Franquia, um bom negócio

JORNAL ESTADO DE MINAS – REDAÇÃO – 09/08
 
Estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que no período entre 2002 e 2012 o número de redes de franquias atuando no país subiu de 650 para 2.426 marcas (crescimento de 273%). Para melhor compreensão, em síntese, o negócio de franquia compreende a cessão de direito de uso de uma determinada marca, realizada entre empresários, mediante o pagamento de taxa de franquia e taxa de royalties. O investidor que pretende abrir uma franquia tem altas expectativas de entrar em uma rede altamente lucrativa.
 
Contudo, alguns pontos precisam ser observados para assegurar esse sucesso almejado. Estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento contém informações valiosas do negócio da franquia e deve ser entregue ao candidato 10 dias (no mínimo) antes da assinatura do contrato de franquia. A COF traz a lista completa das unidades franqueadas, o histórico da marca, o prazo para retorno financeiro, entre muitos outros pontos que devem ser, obrigatoriamente, analisados com cautela e cuidado. Portanto, observe se o que denota a COF está de acordo com a expectativa depositada na marca.
 
É preciso analisar questões financeiras. A relação que se dá entre o franqueado e franqueadora é inteiramente comercial, o que significa que não há parte hipossuficiente, pois ambos são empresários e assumem o risco do seu próprio negócio. Por essa razão, atente-se aos números apresentados de faturamento, valor necessário para investimento inclusive do capital de giro, pois, assim que assinar o contrato de franquia, é necessário cumprir as obrigações ali ajustadas. Vale atentar para o perfil do candidato ideal. Ele deve ter em mente que para abrir uma franquia não basta tão somente gostar do produto oferecido pela marca. O candidato deve ter perfil de gerenciador e comunicador, porque ele vai ter que coordenar uma equipe, administrar seu negócio e, nos limites da marca, empreender.

Comprometer-se. Essa é uma das principais causas de insucesso da franquia. O franqueado deve estar ciente que o sócio operador deverá estar presente na franquia durante o funcionamento dela, mesmo que ainda não seja por período integral. Por vezes, significa trabalhar muitas vezes aos domingos, feriados ou férias de fim de ano. Esse é ponto fundamental para o bom desenvolvimento do negócio. Não há o que se falar em comprar uma franquia para uma outra pessoa sem analisar os pontos aqui abordados. Outra questão é se informar com franqueados da rede. O candidato deve conversar com outros franqueados e investigar os pontos ruins da franqueadora, para esclarecer todas as dúvidas.

Analisar o contrato de franquia é outra providência importante. Ele dispõe todas as obrigações, taxas, multas, entre outros pontos que podem comprometer o negócio diretamente. Não realize acordos verbais, pois tudo tem de estar documentado. Fique atento se o que foi acordado verbalmente está estipulado no contrato. Depois de todos esses cuidados, veja se está de acordo. Estando, o trabalho o espera.