Início ABF Rio II Mercado de Franquias no Rio cresce 19,9% no 1º trimestre de 2023

Mercado de Franquias no Rio cresce 19,9% no 1º trimestre de 2023

Mercado de Franquias no Rio cresce 19,9% no 1º trimestre de 2023
Faturamento no Estado chegou a mais de R$ 5 bilhões de receita

O setor de franquias comemora os resultados positivos alcançados nesse primeiro trimestre de 2023. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro deu sinais de crescimento, sendo responsável por movimentar R$ 50 bilhões no primeiro trimestre de 2023 com um crescimento de 17,2% no faturamento.

No Sudeste, o mercado de franquias na Região faturou mais de R$ 27 bilhões no primeiro trimestre de 2023, o que representa um aumento de 22,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o número de unidades de franquia na Região cresceu 4,7%, chegando a 98.872 mil operações.

Segundo o estudo da entidade, o mercado de franquias no estado do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 19,9 % no faturamento no 1º trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior com mais de R$ 5 bilhões de receita. Já em unidades, o mercado fluminense expandiu 3,9%, totalizando 17.962 operações. Já o volume de empregos diretos chegou a 157.635, isso representa 9,3 % a mais que em relação ao 1º trimestre de 2022.

De acordo com o presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nacimento, os dados do Franchising do Estado, assim como em todo o país, mais uma vez mostram a trajetória de recuperação do setor de franquias, já pontuada nos estudos anteriores. “ As redes fizeram o dever de casa e se prepararam. Os dados mostram os  avanços dos players do setor com mais investimentos na digitalização dos negócios, omnicanalidade, em fazer mais com menos, mantendo ganhos de escala, entre outros fatores”, concluiu o executivo.

Os segmentos que mais se destacaram em faturamento no Estado em faturamento foram Casa e Construção (+39,3%), Hotelaria e Turismo (+32,9%), e Comunicação Informática e Eletrônicos (+29,3%).  Em relação ao crescimento das operações, aqueles com maior expansão foram Alimentação, Hotelaria e Turismo e Casa e Construção.