InicioFranchising BrasilNoticiasFranquias sustentáveis: conheça cinco marcas brasileiras com iniciativas alinhadas com a preservação ambiental

Franquias sustentáveis: conheça cinco marcas brasileiras com iniciativas alinhadas com a preservação ambiental

Franquias sustentáveis: conheça cinco marcas brasileiras com iniciativas alinhadas com a preservação ambiental

Com a crescente preocupação dos consumidores com a natureza, o que se tornou ainda mais importante depois da pandemia, segundo pesquisa da consultoria AlixPartners, criar modelos de negócios sustentáveis tem se tornado uma prioridade. Com isso em mente, investir em franquias engajadas com causas ambientais pode ser uma alternativa acertada para empreendedores que desejam criar um negócio rentável sem colocar em risco a preservação do meio ambiente.

Se você está em busca de uma franquia sustentável para começar a investir agora mesmo, trouxemos a seguir cinco excelentes redes brasileiras participantes do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) — que fazem da preservação do meio ambiente um dos pilares de seus negócios. Confira:

CleanNew

Com quase de 10 anos de existência no mercado, a CleanNew é uma franquia brasileira especializada em higienização a seco e blindagem de estofados. De olho nas práticas sustentáveis, a marca desenvolveu uma tecnologia que envolve a fibra do estofado, protegendo o sofá por muito mais tempo, o que evita lavagens desnecessárias e gera uma economia estimada em cerca de um bilhão de litros de água por ano. E a preocupação com o meio ambiente não para por aí: todos os produtos utilizados são biodegradáveis e suas embalagens são recicláveis.

Acquazero

Conhecida como a maior franquia de limpeza ecológica do mundo, a Acquazero está em operação desde 2009 e se dedica a oferecer serviços de limpeza automotiva e outros serviços para cuidados para o carro, como Enceramento, Polimento, Impermeabilização, Vitrificação, entre outros. Para evitar o alto consumo de água geralmente utilizada nessa atividade, as lavagens ecológicas realizadas pela marca contam com um método único: elas utilizam apenas 300 ml de água misturada a produtos de limpeza biodegradáveis, que se dissolvem na natureza.

Energy Brasil

Sendo cada vez mais buscada tanto por quem deseja diminuir a conta de energia quanto por quem está preocupado com o meio ambiente, a popularidade da energia solar cresce cada vez mais. De olho nesses consumidores, a Energy Brasil, a maior rede de franquias de energia fotovoltaica do país, oferece serviços de instalação de painéis solares para residências, comércios e indústrias. Com seu portfólio de fornecedores renomados, que garantem escolhas seguras para seus franqueados e consumidores, a marca se tornou a mais premiada do setor em apenas 4 anos.

Anjos Colchões & Sofás

Com mais de 30 anos de história e atualmente com mais de 280 lojas no Brasil e no exterior, a Anjos Colchões & Sofás é uma rede brasileira de franquias especializada em colchões e estofados. A fim de diminuir o desperdício durante a fabricação de seus produtos, a marca reutiliza os retalhos de panos restantes para criar um manto que envolve a região das molas. Além de garantir uma maior durabilidade do estofado, a prática ainda garante uma destinação mais correta e segura desse excedente, que na natureza poderia causar danos ao longo de várias décadas.

eiON Mobilidade Sustentável

Os veículos elétricos são uma realidade em todo o mundo, mas ainda a preços distantes da realidade da maioria dos consumidores. Desde 2018, a eiON, franquia de mobilidade sustentável, oferece bugues 100% elétricos, garagens solares e estações de recarga de veículos elétricos a preços mais acessíveis. O foco da marca atualmente é um quiosque de compartilhamento de bugues elétricos controlados por aplicativo, que inclui instalação, revisão e manutenção dos equipamentos e veículos, para resorts, hotéis, pousadas, agências de turismo, clubes, condomínios e muitos outros lugares.  

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio  de ações de promoção comercial.